Produtos Apple: ideias "copiadas"?

Autor Mensagem
GuitarHouse
Veterano
# jan/12 · Editado por: GuitarHouse


O designer da Apple, johnatan Ive, criou muita coisa na empresa. Mas suas ideias foram influenciadas por Dieter Rams, designer da Braun, desde os anos 60 e mito hj em dia na área.

Esse sim é o cara. As ideias são dos anos 60 e a Apple, para variar, "adaptou".... Mas nao são inéditas em conceito:

http://gizmodo.com/343641/1960s-braun-products-hold-the-secrets-to-app les-future

http://saporra.com.br/images/macc/calciphone.jpg

http://walkbywalk.files.wordpress.com/2009/06/rams-ive.jpg

http://www.usernomics.com/images/apple-style.gif

http://saporra.com.br/images/macc/iphoneclock.jpg

http://saporra.com.br/images/macc/airport_braun.jpg

São todos da mesma empresa.

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/12
· votar


GuitarHouse

O artigo responde:

Some people will probably call these examples a "rip-off" but, in a world where industrial design and art are constantly being recycled into new work, I just see Apple's products as a great evolution to classic concepts.

GuitarHouse
Veterano
# jan/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


The Laughing Madcap
Nao concordo quando são quase todos os produtos descaradamente tendo como base outros de um mesmo cara, mesma empresa.

Além desses aí que pus tem mais uns 4 produtos.

O próprio artigo, após esta frase que vc colou, indaga qual o novo produto do Dieter eles vão "reviver".

Poxa, a Apple não é tão inovadora assim como eu pensava em design.

Comuna CCCP
Veterano
# jan/12
· votar


GuitarHouse

Conhece o termo benchmark?

fgr
Veterano
# jan/12
· votar


GuitarHouse
Absolutamente certo!
A Apple popularizou algumas coisas mas a maioria não foi idealizada por ela.. Vc mostrou a parte de design mas até o hardware é cópia de terceiros.. mouse, tela touchscreen, players de musica..

é a grife!

The Laughing Madcap
O artigo responde:Some people will probably call these examples a "rip-off" but, in a world where industrial design and art are constantly being recycled into new work, I just see Apple's products as a great evolution to classic concepts.

Não é uma resposta, é uma desculpa pra ficar bem com a Apple!

Isso não é reciclagem.. isso tá mais pra cópia mesmo! Na década de 60, o plástico ainda nem tinha uma manufatura desenvolvida.. tudo era de latão.. Agora eles pegam o mesmo design, montam em uma estrutra de plástico, colocam um lcd e pronto!! Design by Apple

Comuna CCCP
Conhece o termo benchmark?

Po cara, estamos em 2012!!.. até eu, se pegar um Atmega da vida, ligar num lcd com fundo verde, consigo um desempenho melhor do que os conceitos do camarada que criou isso em 60'

Comuna CCCP
Veterano
# jan/12
· votar


fgr
Po cara, estamos em 2012!!.. até eu, se pegar um Atmega da vida, ligar num lcd com fundo verde, consigo um desempenho melhor do que os conceitos do camarada que criou isso em 60'

Não entendi... Você está querendo dizer que hoje você consegue fazer desings melhores que o da Braun?

Ch4p0L1N
Veterano
# jan/12
· votar


GuitarHouse
O Rams é um mito, mas o Johnattan Ive é muito top tbm, não é a toa que ja foi nomeado designer do ano pelo museu de design de Londres e esse ano vai receber o título de Sir da rainha.

Não consigo ver o Ive como um cara que copia, ele é influenciado fortemente pelos trabalhos do Rams, mas ele faz muito mais que se basear. Admiro os dois.

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


Estou lendo a biografia do Jobs.

DarkMakerX
Veterano
# jan/12
· votar


GuitarHouse
Dessas imagens, algumas coisas foram bem forçadas, como o alarme, calculadora e o primeiro monitor.

E o iPod da foto, com o círculo no meio nem foi idealizado pelo Ive.

Mas claro que existe influência. Nesse caso são produtos diferentes. O que dizer das empresas (COFCOF...Samsung) que copiam para um mesmo tipo de produto?

Ch4p0L1N
Veterano
# jan/12
· votar


DarkMakerX
O que dizer das empresas (COFCOF...Samsung) que copiam para um mesmo tipo de produto?

da caixa ao botão de volume

Comuna CCCP
Veterano
# jan/12
· votar


Apple atrai lovers & haters...

tambourine man
Veterano
# jan/12
· votar


depois do ano 2000 a apple virou o mainstream de boutique da inclusão digital.

nada digno

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


/\

Postando de um Mac.

tambourine man
Veterano
# jan/12
· votar


Atom Heart Mother

mini mac para ser exato

DarkMakerX
Veterano
# jan/12
· votar


tambourine man
Sempre que vejo seu nick lembro que preciso continuar a ler a biografia do Steve Jobs. Parei num trecho entitulado Mr. Tambourine Man.

tambourine man
Veterano
# jan/12
· votar


DarkMakerX

admiro o jobs por ter criado a apple, depois a pixar, e finalmente retornado à apple e mostrado que o marketing é muito mais importante que o design

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


DarkMakerX

Estou no capítulo do NeXT ainda.

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/12
· votar


Eu já li a biografia do Jobs, foi muito bem feita, um dos melhores livros que já li, recomendo a leitura.

Sobre os produtos, eu não considero cópia no design. Tudo parte de um referencial e assim que parece ter acontecido.

Comuna CCCP
Veterano
# jan/12
· votar


tambourine man
marketing é muito mais importante que o design

Cara, não tem sentido nenhum isso... O design dos produtos fazem parte do MKT, não tem como falar que um é mais importante do que o outro.

fgr
Veterano
# jan/12
· votar


Comuna CCCP
Não entendi... Você está querendo dizer que hoje você consegue fazer desings melhores que o da Braun?

Não, vc falou de benchmark..

Eu disse que melhorar algo feito em 60', com a tecnologia de hoje em dia, um garoto de 12 anos com uma noção de C e um atmega da vida consegue..

Isso do ponto de vista da Apple que clonou o design do cara e inseriu num conceito mais tecnológico!

GuitarHouse
Veterano
# jan/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Mas claro que existe influência. Nesse caso são produtos diferentes. O que dizer das empresas (COFCOF...Samsung) que copiam para um mesmo tipo de produto?
Mas a Samsung não é conhecida também pelo Design inovador...a Apple sim.



Eu disse que melhorar algo feito em 60', com a tecnologia de hoje em dia, um garoto de 12 anos com uma noção de C e um atmega da vida consegue..

Isso do ponto de vista da Apple que clonou o design do cara e inseriu num conceito mais tecnológico!


Se é cópia, benchmark ou esses temos eu não sei. O que ressalto é o fato de não ter sido original. Isso não tem como negar. Ao menos nesses produtos, não há originalidade na maior parte.

Isso fica mais para o o "metiê" do design, cada um com suas vaidades etc., do que algo que se deva ser levado muito a sério ou criticado pelo mercado. Afinal, a maioria sequer sabe quem é o Dieter, tampouco se importa se é inspirado ou não.

O que quero dizer é que a Apple não é tão inovadora assim quanto pensei, com relação ao design. Isso porque se não existissem os produtos da Braun e a Apple tivesse feito sem essa influência, seria uma situação diferente.

A Apple não perde valor da marca ou dos produtos por isso.

fgr
Veterano
# jan/12 · Editado por: fgr
· votar


GuitarHouse
Se é cópia, benchmark ou esses temos eu não sei. O que ressalto é o fato de não ter sido original. Isso não tem como negar. Ao menos nesses produtos, não há originalidade na maior parte.

Mas é exatamente isso que eu tô dizendo.. é o mesmo design feito a partir de melhores tecnologias!! É tão original quanto o hiPhone vendido por R$200,00..

O que quero dizer é que a Apple não é tão inovadora assim quanto pensei, com relação ao design. Isso porque se não existissem os produtos da Braun e a Apple tivesse feito sem essa influência, seria uma situação diferente.

O Ive deu uma entrevista antes da morte do Jobs dizendo se sentir "traído" pelo fato do Jobs dar a entender que foi responsável pelo design e não ele, Ive.
Quando no final das contas, ambos não tiveram originalidade alguma!

A Apple não perde valor da marca ou dos produtos por isso.
Aí é outro ponto!!! inegavelmente a Apple merece todas as honrarias de grande empresa.. Cópia ou não, a funcionalidade que a Apple deu aos seus produtos sem dúvida é algo grandioso!

Comuna CCCP
Veterano
# jan/12
· votar


fgr

Não tiro o mérito da Apple.
Eu também não consideraria que eles "clonaram"... Acho mais uma inspiração.

GuitarHouse
Veterano
# jan/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Comuna CCCP
Eu também não consideraria que eles "clonaram"... Acho mais uma inspiração.

Acho que isso deixa de ter cara de cópia porque os produtos não estão mais no mercado e porque o Ive tem a "permissão" do Rams, que não parece reclamar dessa situação.

Se fossem produtos contemporâneos, o que estou falando ficaria mais evidente.

Além, o que eu queria era chamar a atenção ao Rams...os produtos do cara são muito bem feitos!

Ps: inspiração em um monte de produtos para mim fica parecendo que o cara pega tudo do Rams para fazer igual...

A dificuldade é descobrir qual produto que não se parece com o da Braun.

"hum, vamos fazer um novo monitor....deixa eu pegar o porfólio do Rams, vamos ver..."

E mais: acho que há preciosismo demais e o pessoal da crítica não tem peito para bater de frente com a Apple em artigos acusatórios...ainda mais esses sites de tecnologia que recebem tudo em primeira mão.

fgr
Veterano
# jan/12
· votar


Comuna CCCP
Não tiro o mérito da Apple.Eu também não consideraria que eles "clonaram"... Acho mais uma inspiração.

De forma alguma, como eu falei logo acima, a Apple merece todas as honrarias por ter dado uma utilidade até revolucionária de certa forma.. mesmo utilizando tecnologias e design de terceiros..

Esse limiar entre cópia e inspiração é complicado demais.. é uma discução que poderia durar a eternidade.. Eu, particularmente considero mais cópia do que inspiração..

Por exemplo, o mostrador do Rams foi inspirado ou baseado em um design meio steampunk.. Enquanto o calendário do Ive puxa basiucamente a mesma idéia mecânica..

O design do rádio de Rams é uma das mais perfeitas aplicações da divina proporção em um objeto.. o circulo pra mudar a estação e etc foi por necessidade pois naquela época o componente "eletrônico" que modificava a estação era na verdade mais mecânico do que eletrônico.. Já o Ive nitidamente pega a mesma idéia estética e encontra uma aplicação pro iPod!!.. O circulo do iPod poderia ter outras características e até mesmo outras funcionalidades mas pra se encaixar no design do Rams, eles adaptaram e inseriram novas tecnologias como o lance de esfregar o dedo pra mudar alguns parametros...

Enfim, creio que o Rams tenha se baseado em outros designers enquanto o Ive, NA MINHA OPINIÃO, realmente copiou!

fgr
Veterano
# jan/12
· votar


GuitarHouse
"hum, vamos fazer um novo monitor....deixa eu pegar o porfólio do Rams, vamos ver..."

Verdade..
Tem um site que eu visito sempre que posso, é muito bom pra inspiração.. derrepente a galera já até conhece: Yanko Design

A criativade do pessoal é algo inesgotável.. acho que fazer algo tão próximo de outra coisa já existente como o caso do Ive com Rams, fica meio que nítido não a inspiração mas a cópia mesmo.

Nesse site que citei tem uns conceitos animais!! quem curte design derrepente vai gostar!!

E mais: acho que há preciosismo demais e o pessoal da crítica não tem peito para bater de frente com a Apple em artigos acusatórios...ainda mais esses sites de tecnologia que recebem tudo em primeira mão.

É muito complicado falar algo negativo da Apple, até aqui mesmo no forum tem muitos lovers que acham que qualquer crítica é despeito..

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


É uma reinterpretação.


Não vejo nada demais, aliás, não sei qual o problema nisso. Se tivessemos que pagar royalties pro Chuck Berry toda vez que compusesse algo com um lick dele, eu, o Keith Richards e meio mundo estariamos morando nos bancos da Sé.

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


/\

Postando de um iPhone.

DarkMakerX
Veterano
# jan/12
· votar


Atom Heart Mother
The Blue Special Guitar

Vocês não acharam que a narrativa da biografia devia ser mais linear?

Tipo, toda hora vai e volta no tempo. Tem hora que não sei em que ano está acontecendo o fato.

tambourine man
Veterano
# jan/12 · Editado por: tambourine man
· votar


...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Produtos Apple: ideias "copiadas"?