Qual a sua classe social?

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog


Ontem,neste tópico, perguntei para um usuário sobre os critérios para determinar essa coisa de "classe social". A pergunta não era retórica: eu realmente não conheço os critérios.

Uma busca de 20s no Google retornou isso aqui:

http://blog.thiagorodrigo.com.br/index.php/faixas-salariais-x-classe-s ocial-qual-a

É um blog que eu nunca tinha visto, de confiabilidade desconhecida para mim, mas a valerem esses números, e tomando como base um salário mínimo de R$ 545,00, eu estou na classe B2 da primeira tabela e na classe C da tabela do IBGE. Seria eu o que chamam de "classe média baixa"?

E o resto do pessoal? Tudo rico? Tudo pobre? Tudo mentiroso? Tudo com medo de dizer num site que é classe A1?

mateussch
Veterano
# dez/11
· votar


B 2.

The Laughing Madcap
Veterano
# dez/11
· votar


Como assim 300% da população está na classe E?

Bob Mauley
Veterano
# dez/11
· votar


Fugi das cruzes é minha classe social. Está acima de Baianazes, outra classe social criada para denominar funkeiros favelados (olha, um pleonasmo!)

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

eu to na mesma

ROTTA
Veterano
# dez/11
· votar


A2, mas nem sou rico. Pelo contrário...
Abraços.

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


pequeno burguês.

ROTTA
Veterano
# dez/11
· votar


Passei por praticamente todas as faixas ali, desde que me entendo por gente...
Abraços.

TASIVA
Veterano
# dez/11
· votar




Konrad
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

B2, C.

Na hora de declarar: E, E.

mosca volante
Veterano
# dez/11
· votar


Sei lá, nunca parei pra pensar nisso!
Minha mãe tem casa, meu pai tem carro, meus irmãos são bem sucedidos e não escutamos forró, pagode ou funk!

Acho que sou classe B =)

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


mosca volante

No link tem tabelas.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Agora, eu acho esse negócio de classe pela renda familiar bem furado. Eu tenho uma vida bem tranquila, mas se tivesse que sustentar 2 filhos, jamais poderia ter o padrão de vida que tenho. Acho que mesmo com um filho o aluguel aqui ficaria pesado demais para eu pagar.

ROTTA
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Agora, eu acho esse negócio de classe pela renda familiar bem furado. Eu tenho uma vida bem tranquila, mas se tivesse que sustentar 2 filhos, jamais poderia ter o padrão de vida que tenho.

Exatamente. Eu vivo sozinho. Se tivesse família morando comigo, o negócio seria outro...

Abraços.

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

Mas o critério da primeira tabela só está por renda familiar para facilitar um cálculo para 4 pessoas.

Sozinho basta utilizar o critério por pessoa.

Tmusic
Veterano
# dez/11
· votar


Revesamos entre C1 e B2

Minha mãe é comissionada u.u

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/11
· votar


Sou classe média baixa.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Viciado em Guarana

E de acordo com as tabelas?

Insinity
Veterano
# dez/11
· votar


B2

Insinity
Veterano
# dez/11
· votar


Alias, tava pensando agora: o custo de vida pode variar bastante dependendo onde tu vive. Eu não conseguiria de longe manter o padrão de vida que eu tenho aqui se eu morasse em São Paulo, por exemplo.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Insinity

É verdade. Esse negócio de classe social é bem complicado de categorizar. Mas uma coisa que eu reparei é que muita gente se enxerga como sendo mais pobre do que realmente é. É um fenômeno curioso.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# dez/11 · Editado por: Dental Floss Tycoon
· votar


Eu fico pensando no quanto isso não é relativo.

Por exemplo, aqui em Brasília, você não compraria uma casa de quatro quartos por menos que R$ 800 mil (mais na região do Plano Piloto, que é a Brasília propriamente dita... mas nas cidades satélites tá começando a ficar assim). Ainda que fosse uma casa relativamente simples, você estaria pagando uma monstruosidade, não só pela casa como por tudo que consome, devido ao padrão da própria cidade. Em uma outra cidade, como Porto Alegre (me corrijam se eu estiver errado, mas tenho quase certeza que é assim), eu levaria esse mesmo padrão com muito menos. Uma tia minha morava num casarão lá, e disseram que ele vale cerca de R$ 150 mil. Ela pensava em se mudar pra Brasília (não as cidades satélites). Com esse dinheiro ela comprava uma kitnet, e olhe lá.

Com o tanto que eu gasto aqui pra levar uma vida simples de solteiro, num apartamento ou kitnet simples, eu poderia estar morando num lugar muito maior e vivendo com algum luxo, em outro estado.

Posso estar falando alguma bobagem, mas será que isso não dificulta estipular classes a partir do salário?

neologist_
Veterano
# dez/11 · Editado por: neologist_
· votar


Dental Floss Tycoon
Posso estar falando alguma bobagem, mas será que isso não dificulta estipular classes a partir do salário?

Na minha área de estudo, essa categorização fundada unicamente no fator renda é tão tosca quanto aquela que só considera a posse - ou não - dos meios de produção. Deve servir para alguns parcos fins estatísticos, e olhe lá; não costuma ser útil a nenhuma análise sociológica decente.

Gansinho
Veterano
# dez/11
· votar


300% é classe E. AUHUHA Legal.

TWT ICE
Veterano
# dez/11
· votar


Universitario fora de casa

abaixo da linha da pobreza =/

mvrasseli
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Classe Z :-(

Chespirito
Veterano
# dez/11
· votar


C2

Anderson Eslie
Veterano
# dez/11
· votar


C1, C1.

Bog
Vc tocou em suas questões interessantes.

1 - Agora, eu acho esse negócio de classe pela renda familiar bem furado. Eu tenho uma vida bem tranquila, mas se tivesse que sustentar 2 filhos, jamais poderia ter o padrão de vida que tenho. Acho que mesmo com um filho o aluguel aqui ficaria pesado demais para eu pagar.

É o mal do economicismo exagerado. E somente renda familiar não deveria ser critério pra definir o que é classe média, até pq quando se fala dessa classe se diz muito mais pelo seu lifestyle ou mesmo seu way of life, que difere de outros. Ou como diria um filósofo aí: "Eles são loucos pra serem burgueses ao mesmo tempo que têm aversão às camadas mais baixas". Por isso não é de se adimirar que maioria das reações contra o governo, POR EXEMPLO, sejam dessa faixa. É o medo de se equiparar aos menores.

2 - Esse negócio de classe social é bem complicado de categorizar. Mas uma coisa que eu reparei é que muita gente se enxerga como sendo mais pobre do que realmente é. É um fenômeno curioso.

Vi muito isso aqui no fórum. Parece contraditório com o que eu disse na citação acima, mas faz certo sentido pensar nesses termos. Ninguém quer ser taxado, seja por seu estilo de vida, ou sua maneira de ver o mundo. E sabemos que o "estilo classe média" de vida, pra muitos, pode ser bem fútil. Então nada melhor que criar relações horizontais. É como dizer que tbm é pobre vida loka e panz, mas manter um carro importado sem custos adicionais e ainda pegar umas cocotas na night.



Mas isso tudo é só achismo mesmo. Nunca parei pra analisar de fato. Só esses pensamentos desconexos. Dá até pra fazer um texto. Quem se admite?! \o\

neologist_
Veterano
# dez/11
· votar


Anderson Eslie
quando se fala dessa classe se diz muito mais pelo seu lifestyle ou mesmo seu way of life, que difere de outros.

Exato. Falar em classe social é falar em ethos, habitus; é falar em interação e campo social. Reduzir tudo isso à dimensão econômica não é mais que esvaziar e coisificar o conceito.

De qualquer forma, segunda as tabelas minha família se enquadra nas classes B2 e C, respectivamente.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Depende, meu pai não tem renda fixa, na maior parte do tempo B2, mas uns 2, ou 3 meses por ano C2/C1.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a sua classe social?