Por que as Igrejas não pagam impostos?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# dez/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Qual o real motivo, que não é dito pra ninguém?


Esse motivo não é dito pra mim.

Respondido?
:**

qwertyasdfgh
Veterano
# dez/11
· votar


mosca volante
Sabe a Igreja Católica da Sé? Eles possuem um tesouro guardado no sub-solo, de baixo da praça!

Amanhã eu volto galera, dá uns rolê por aí... Quem sabe eu acho umas onças no chão, ou melhor, no sub-solo...

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# dez/11
· votar


Joseph de Maistre
Estou falando da Santa Madre Igreja Romana com 2 mil anos de idade, não desses vira-latas ridículos de igrejas evangélicas.

ah claro, pq num era a igreja católica que cobrava pela salvação das almas dos fiéis

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/11
· votar


mosca volante
Sabe a Igreja Católica da Sé? Eles possuem um tesouro guardado no sub-solo, de baixo da praça!

hum... bom saber!

NESCAU
Veterano
# dez/11
· votar


Porque é lei. Está no código tributário.

Lucas Borlini
Veterano
# dez/11
· votar


Como você criou dois tópicos em um dia???

Por que as Igrejas não pagam impostos? . 2 . 34 Die Kunst der Fuge
ontem às 08:33


Citações memoráveis de filmes. . 2 . 3 . 66 Die Kunst der Fuge
ontem às 17:53


Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Lucas Borlini

Não criei dois no mesmo dia, isso é bug do fórum na hora de definir o "ontem".

ROTTA
Veterano
# dez/11
· votar


Joseph de Maistre
Instituição sem fins lucrativos.

Pode rir agora?
Abraços.

EternoRocker
Veterano
# dez/11
· votar


Então né...

Está lá na Constituição:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

(...)
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

(...)
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

III - cobrar tributos:

b) templos de qualquer culto;

Ou seja... Como o Brasil é um Estado laico, o Art. 5º, VI assegura o livre exercício a qualquer culto.

E visando que por uma razão ou outra determinado culto não seja prejudicado ou perseguido, concedeu-se imunidade tributária a todos eles.

Daí que se vc tiver um terreno enorme onde se pratica, por exemplo, a Umbanda, sobre aquele terreno não incidirá IPTU, assim como sobre o estacionamento de uma igreja.

A imunidade nada tem a ver com ser ou não entidade sem fins lucrativos.

Em resumo, é tão somente para evitar perseguição... haja vista que não tem nem como comparar o poder financeiro de determinadas igrejas com outras.

Por interesses poderiam majorar o imposto do local utilizado para cultos da religião X.... que não teria como suportar tal majoração e teria de "encerrar suas atividades" naquele local.

Sacaram ???

makumbator
Moderador
# dez/11 · Editado por: makumbator
· votar


EternoRocker
A imunidade nada tem a ver com ser ou não entidade sem fins lucrativos.

Exatamente. Existem várias outras entidades e fundações sem fins lucrativos (não-religiosas), que não são isentas de pagamento de tributos.

E por outro lado, as igrejas podem aferir "lucro", que mesmo assim continuam isentas.

Cavaleiro
Veterano
# dez/11
· votar


Acho que eu já discuti isto algumas vezes haha

É a forma do governo crente pagar seu dízimo.

luckitto
Veterano
# dez/11
· votar


Essa frase é péssima, mas cabe nesse topico:

PEQUENAS EMPRESAS. GRANDES NEGÓCIOS.

Por aê...

-Dan
Veterano
# dez/11
· votar


Joseph de Maistre
É tudo para a Glória do Senhor.

Do ponto de vista legal da coisa, não há lucro nenhum nas atividades da Igreja. Os caras fazem até voto de castidade e passam a vida inteira sem comer ninguém.

Quem tem mais credibilidade para investir o dinheiro dos fiéis? Esses aí ou o Silas Malacheia?


Um perturbado que segue dogmas anti-naturais ou um estelionatário profissional? Difícil escolher.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que as Igrejas não pagam impostos?