me formei no tiro de guerra - acabou

Autor Mensagem
One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


Brasil? Brasil é time de futebol.

frase épica de um velho bebado ai.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


brunohardrocker

Eu perguntei porque eu li, mas queria então que você me mostrasse onde que nesse texto tem algo relacionado com o que estava sendo discutido aqui sobre patriotismo. Porque fiquei com a impressão de que você me fez ler o texto a toa sem ter lido.

O que percebi é que o texto é apenas sobre a questão Estado x Neo-Liberalismo, com um descarado viés pró-Estado.

-Dan
Veterano
# dez/11
· votar


Chap
Mas o que é esse orgulho? Por que tê-lo? Como diz George Carlin no vídeo, você tem orgulho por conquistas pessoais, não por acontecimentos que de forma alguma dependeram de sua vontade.
E por que você sente orgulho se sabe que não é superior?


A palavra orgulho pode ter um viés negativo, talvez não seja a melhor a ser empregada. O orgulho que trato, seria uma satisfação por fazer parte de uma coisa. Essa coisa não precisa ser superior a outra da mesma espécie. Precisa só ser boa e fazer você gostar dela. Você sente uma satisfação por fazer parte daquilo, entende, e não sente uma satisfação por aquilo que você gosta ser superior em comparação com a de outros.

Faz tempo que vi os videos do George Carlin, nem lembro, mas não me tornei fã dele não. Ele morreu de que?


tambourine man

porque o Brasil foi criado autoritariamente pelo estado na época do getúlio vargas a partir de um mito nacional falsificado.


Hum, o Brasil foi criado autoritariamente pelo estado, logo minhas afeições por jabuticaba, a bela natureza da minha terra, o bem estar que sinto na minha cidade ao ver meus pares, são tudo ladainha.
Faz sentido, vou me mudar daqui.

Excelion
Veterano
# dez/11
· votar


Hum, o Brasil foi criado autoritariamente pelo estado, logo minhas afeições por jabuticaba, a bela natureza da minha terra, o bem estar que sinto na minha cidade ao ver meus pares, são tudo ladainha.

O que indica que amar essas coisas que você mencionou significa amar o Brasil?

Uma coisa é amar a terra e seu ambiente de convivência social, outra a nação.

-Dan
Veterano
# dez/11 · Editado por: -Dan
· votar


Excelion
O que indica que amar essas coisas que você mencionou significa amar o Brasil?

Uma coisa é amar a terra e seu ambiente de convivência social, outra a nação.


Significa patriotismo. Patriotismo significa amor a pátria. Pátria significa lugar onde nasceu. O lugar onde nasci contem tudo isso que eu falei.

Agora amar a nação, hino, e essas frescuradas, eu não amo. Chamo isso de nacionalismo. Posso estar enganado em meus conceitos.

Bob Mauley
Veterano
# dez/11
· votar


antes de entrar achei que ia ser um saco acordar cedo anda no amto e na lama , agua , correr , flexao e tudo mais ... isso durou apenas 1 mes para comecar a fazer amizades

Me falaram a mesma cosia por aqui...mas bem, eu nao preciso de Estado pra conseguir amigos

brunohardrocker
Veterano
# dez/11
· votar


Die Kunst der Fuge

[...]

Vê-se que o Estado – nação já não é mais o responsável pelo seu próprio destino. O poder político do Estado está colocado frente a frente com o mercado e encontra-se dele dependente. A economia encontra-se globalizada e é impossível o isolamento do Estado – nação nessa área, sob pena de seu perecimento. É impossível controlar dinâmicas que extrapolam seus limites territoriais, fazendo com que ele tenha seu poder de decisão reduzido.

[...]
O processo de globalização, a cada dia que passa, tem de variadas formas interligado os povos dos mais longínquos recantos do mundo, das mais variadas culturas, religiões, línguas, economias, estreitando costumes e, com essa integração, possibilitando a elevação de níveis de vida de muitas comunidades, graças às sofisticadas tecnologias postas à disposição da comunidade internacional. Enquanto diminui o analfabetismo de um lado, contribui para a liberdade do ser humano, ao aproximar longínquos e esquecidos Estados, através dos meios de comunicação e da liberdade de imprensa.

"Nesse sentido é que a formação da sociedade global modifica substancialmente as condições de vida e trabalho, os modos de ser, sentir, pensar e imaginar. Assim como modifica as condições de alienação e as possibilidades de emancipação de indivíduos, grupos, etnias, minorias, classes, sociedades, continentes. ( Ianni, 1996, p. 52)."
[...]
http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/getulio.html

Não vou citar mais que isso.

Agora compare com este post:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/275358/p1#7986979

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


Significa patriotismo
Não significa não. É esta a ideia de nacionalismo construido que o coltrane citou e que fora edificado partindo do nada e nada significa. O que você ama não é a patria, você ama algo que fora usurpada pela ''pátria''.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


O brunohardrocker só está criando uma teoria relativista centrada no hype das coisas

-Dan
Veterano
# dez/11
· votar


One More Red Nightmare
Não significa não. É esta a ideia de nacionalismo construido que o coltrane citou e que fora edificado partindo do nada e nada significa. O que você ama não é a patria, você ama algo que fora usurpada pela ''pátria''.

Significa sim. Patria, segundo a wiki pra não ir longe, é terra paterna, terra que eu nasci. Agora, nação, outros 500. Eu amo aquilo que me faz sentir bem, vc não? Minha terra natal me faz sentir bem, pois tem aquilo que mencionei: belezas naturais, povo que tenho empatia, costumes que nasci com eles.

Devemos estar falando de duas coisas diferentes, ou vc não gosta das características do lugar que nasceu?

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


-Dan

é como o One More Red Nightmare falou:

O que você ama não é a patria, você ama algo que fora usurpada pela ''pátria''.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


-Dan

sim, estamos falando de conceitos distintos.

-Dan
Veterano
# dez/11 · Editado por: -Dan
· votar


tambourine man
O que você ama não é a patria, você ama algo que fora usurpada pela ''pátria''.

Eu acho que amo uma coisa que fora usurpada pelo conceito de nação. Eu diferencio as duas coisas.

Tamos falando de coisas diferenças. Então morreu aqui. Bora jogar Social poker?

brunohardrocker
Veterano
# dez/11
· votar


Enquanto diminui o analfabetismo de um lado, contribui para a liberdade do ser humano, ao aproximar longínquos e esquecidos Estados, através dos meios de comunicação e da liberdade de imprensa.

Se bem que aqui o cara usou o lero-lero legal.

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


Sim, são coisas diferentes.

Volunteer
Veterano
# dez/11
· votar


O tópico é sobre exército, que pertence ao país, e a crítica com patriotismo veio disso aí, ter orgulho do/gosto pelo país... realmente não tem nada de errado em gostar da cidade/região natal, mas se era pra falar só da terra cidade/região natal, devia ser quando criticassem "patriotismo" num tópico da polícia. :S

-Dan
Veterano
# dez/11
· votar


Volunteer
O tópico é sobre exército, que pertence ao país, e a crítica com patriotismo veio disso aí, ter orgulho do/gosto pelo país... realmente não tem nada de errado em gostar da cidade/região natal, mas se era pra falar só da terra cidade/região natal, devia ser quando criticassem "patriotismo" num tópico da polícia. :S

Tá certo. Por mim, todos os exércitos do mundo todo deveriam se desmantelar, tal qual o programa de desmantelamento de armas nucleares, mesmo que muitos sargentos por aí entrassem em depressão.
Mas isso é utópico.

Volunteer
Veterano
# dez/11 · Editado por: Volunteer
· votar


-Dan
Tá certo. Por mim, todos os exércitos do mundo todo deveriam se desmantelar, tal qual o programa de desmantelamento de armas nucleares, mesmo que muitos sargentos por aí entrassem em depressão.
Mas isso é utópico.


Não dá pra desmantelar tudo mesmo, e enquanto não der pra fazer isso exército vai continuar sendo uma necessidade, infeliz, mas necessidade. Mas é tranquilo, basta não conversar muito com ninguém do meio pra não se estressar com as alienações e tá tudo tranks.

-Dan
Veterano
# dez/11
· votar


Volunteer
Não dá pra desmantelar tudo mesmo, e enquanto não der pra fazer isso exército vai continuar sendo uma necessidade, infeliz, mas necessidade. Mas é tranquilo, basta não conversar muito com ninguém do meio pra não se estressar com as alienações e tá tudo tranks.


Por falar nisso, ouvi dizer que no Japão não existe exercito e a segurança deles é feita por outros países. O Bog tá aí pra me informar se isso é verdade?

Headstock invertido
Veterano
# dez/11
· votar


Que surra.

Penta_Blues
Moderador
# dez/11
· votar


Boa tarde!!!

-Dan
Por mim, todos os exércitos do mundo todo deveriam se desmantelar, tal qual o programa de desmantelamento de armas nucleares, mesmo que muitos sargentos por aí entrassem em depressão.
É isso aí!
Depois é só colocar gente como vc pra fazer o trabalho que alguns Exércitos fazem...
Valeu!!!

Excelion
Veterano
# dez/11
· votar


Penta_Blues

Num mundo ideal, seria mesmo bom desmantelar exércitos.

Mas como não estamos num mundo ideal...

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11 · Editado por: Black Fire
· votar



Porque ter fortes vínculos afetivos com sua terra natal, sua história e cultura, suas pessoas e tradições, é uma ladainha sem sentido?


Qual o meu forte vínculo com um sujeito de chapéu de couro, comendo um prato com algum nome indígena, que eu nunca vi na vida, em algum lugar do Ceará que eu nunca fui na vida?
O único laço patriótico brasileiro é a Rede Globo.

Olhando bem, meus vínculos culturais e históricos são muito mais próximos do Uruguai, ou da Argentina do que do Brasil. Vou virar um nacionalista pampeano.

Penta_Blues
Moderador
# dez/11 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Excelion
Num mundo ideal, seria mesmo bom desmantelar exércitos.
A definição de "mundo ideal" deve ser bem complicada, já que isso passa pelo ponto-de-vista de cada um.
Acho que basicamente o mundo ideal para que pudesse não haver Exércitos tinha que ser um mundo com pessoas perfeitas, que não defendessem apenas seus interesses e que pensassem exatamente da mesma forma para que não houvessem divergências ou que pelo menos estas fossem resolvidas através do diálogo. Como isso pressupõem que um dos lados cederia, dá pra ter uma noção de que estamos realmente muito longe do tal "mundo ideal" e do desmantelamento de todos os Exércitos...
A questão é que o autor do tópico expõem sua experiência sobre como superou uma fase de sua vida e, pelo menos em minha opinião, o tema é justamente sobre a experiência que ele teve e não o debate sobre a razão de existir do Exército.
Valeu!!!

MestreJuca
Veterano
# dez/11
· votar


Penta_Blues

Nessa eu concordei plenamente contigo.

jailsondropz
Veterano
# dez/11
· votar


olha galera ...

vou colocar meu ponto de vista sobre quem fala que fui alienado ou coisa do tipo por que me orgulhei dos meus tempos de servico militar...

vi a galera falando muito de patriotismo... servindo o exercito aprendi a dar valores a muitas coisas que quase ninguem mais da hoje em dia...
como a bandeira nacional , o nosso hino que deve ser cantado em bom tom sempre com respeito e de forma correto ( o que muitas pessoas nao sabem )... saber dar valor ao nosso meio ambiente e licoes de cidadania ... nao vejo alienacao nenhuma no que aprendi... isso so falando da parte de instrucao...
pois nem falei que me sentia outra pessoa quando vestia a farda verde oliva ... um manto que poucos tiveram o prazer de honrar...
iria para a guerra sim defender nosso pais .... com arma na mao ou no braco mesmo ... nao tenho medo algum disso... os merdas dos americanos querem tomar a nossa amazonia ... quem ira impedir eles de fazer isso? a policia? eles nao tem treinamento de selva nem de guerra ... e o exercito brasileiro me orgulhei muito de vestir a farda e fazer parte da instituicao .... para quem falou dos erros de portugues tambem ... o que importa sao os sentimentos da palavra... parabens a todos os militares do exercito e ex - combatentes ... obrigado e por que nao... ate logo..

Volunteer
Veterano
# dez/11
· votar


Vish, já tá perdido.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


os merdas dos americanos querem tomar a nossa amazonia

já é tudo deles pela inserção subalterna do Brasil no sistema produtor mundial de mercadorias. Soberania é aparência do sistema

Penta_Blues
Moderador
# dez/11
· votar


Bom dia!!!

jailsondropz
Lendo alguns post aqui dá pra perceber que não é só o Estado que aliena...
Valeu!!!

Bob Mauley
Veterano
# dez/11
· votar


com arma na mao ou no braco mesmo

Mas e a bandoleira?

quem ira impedir eles de fazer isso?

óbivo que nao seremos nós

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a me formei no tiro de guerra - acabou