Empregos públicos são produtivos?

Autor Mensagem
tambourine man
Veterano
# nov/11 · Editado por: tambourine man
· votar


há um tempo atrás uns matemáticos criaram uma geometria perfeitamente inútil, a não euclidiana. Ela ficou esquecida até um físico usar ela para a teoria da relatividade, hoje a tal geometria é usada para lançar objetos ao espaço.

Julgamentos servem para algo?

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man

Pois é, pois é, pois é!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man
há um tempo atrás uns matemáticos criaram uma geometria perfeitamente inútil, a não euclidiana. Ela ficou esquecida até um físico usar ela para a teoria da relatividade, hoje a tal geometria é usada para lançar objetos ao espaço.

Até alguém descobrir para que ela servia, a geometria não euclidiana era completamente inútil mesmo.

Só que pelo menos sua inutilidade não era mantida às custas dos nossos bolsos.

Se você está comparando mesmo com a geometria euclidiana, então você está assumindo que existe um montão de empregos públicos que a gente não sabe pra que servem e mesmo assim deveríamos mantê-los só porque um dia podem vir a ser úteis?

Pã.

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Só que pelo menos sua inutilidade não era mantida às custas dos nossos bolsos.

o seu bolso sustenta vários matemáticos.

Só estou dizendo que definir "produtivo" é um problema espinhoso. E que eventualmente pode ocorrer o caso citado por você, vai saber

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man
E que eventualmente pode ocorrer o caso citado por você, vai saber


Mas cara, uma coisa é produzir conhecimento "puro" e esperar que algum dia ele se torne "aplicado".
Outra coisa é você criar um cargo, mantido pela população, que aparentemente não serve pra nada e ninguém sabe a utilidade e esperar que algum dia ele se torne útil para quem o mantém...

Que qualquer conhecimento teórico venha a se tornar útil algum dia, isso é quase certeza, mas a mesma coisa não vale para os cargos.

Só estou dizendo que definir "produtivo" é um problema espinhoso.

Sim, é verdade.
Mas cá ente nós, você sinceramente acha que o governo se preocupa com isso quando vai criar os cargos? I mean, todos os cargos que ele cria?

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas cá ente nós, você sinceramente acha que o governo se preocupa com isso quando vai criar os cargos? I mean, todos os cargos que ele cria?

acho que não, só queria ilustrar um contraexemplo

-Dan
Veterano
# nov/11
· votar


a questão no fundo é qual o papel do Estado numa economia capitalista,
no sentido de produtividade de mercado, não é produtivo mesmo, não serve pra produzir mercadorias.

mas pense em tudo o que o Estado faz: Leis, Infraestrutura, Polícia (entre muitas outras coisas).
e se não houvessem leis? alguém tem que faze-las. o custo disso é socializado, ou seja, todos pagam. ninguem sozinho vai se dispor a pagar, mas tem que ser feito.
o mesmo com infraestruturas. se não houverem condições mínimas de produtividade, a economia trava.

contrariando os keynesianistas, os gastos estatais não vão voltar monetariamente, mas eles vão garantir que o mercado continue funcionando.
se não for feito isso, acontece o que temos aqui em são paulo: congestionamentos quilometricos semanais.
não é uma questão de investimento e retorno financeiro, é uma questão de necessidade produtiva.


é por aí.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


tambourine man

Digno!

Konrad
É sempre uma leitura interessante e produtiva, mas em alguns campos eu os acho tão utópicos e às vezes lunáticos quanto os marxistas do outro lado.

Bom saber que eu não sou o único!

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas cá ente nós, você sinceramente acha que o governo se preocupa com isso quando vai criar os cargos? I mean, todos os cargos que ele cria?

Depende. O Ministério do Planejamento pensa justamente nesse lance - da utilidade do cargo e do papel no mesmo para o melhoramento da sociedade. Claro que a gente não pode confundir Cargo Público com DAS em troca de favores.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Empregos públicos são produtivos?