Pra você, o que é arte?

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


KaTy
outra coisa é FAZER arte

outra coisa é VENDER arte

KaTy
Miss Simpatia 2012
# out/11 · Editado por: KaTy
· votar


Die Kunst der Fuge
outra coisa é FAZER arte

outra coisa é VENDER arte


outra coisa é COMPRAR arte

SODAPOP
Veterano
# out/11
· votar


outra coisa é FAZER arte

outra coisa é VENDER arte

outra coisa é COMPRAR arte

outra coisa é ALUGAR arte

KaTy
Miss Simpatia 2012
# out/11
· votar


outra coisa é FAZER arte

outra coisa é VENDER arte

outra coisa é COMPRAR arte

outra coisa é ALUGAR arte


outra coisa é EMPRESTAR arte

SODAPOP
Veterano
# out/11
· votar


outra coisa é FAZER arte

outra coisa é VENDER arte

outra coisa é COMPRAR arte

outra coisa é ALUGAR arte

outra coisa é EMPRESTAR arte


outra coisa é BOLINAR katy

Dental Floss Tycoon
Veterano
# out/11 · Editado por: Dental Floss Tycoon
· votar


Arte é essa externalização dos conceitos subjetivos contidos no êxtase interno da alma, em harmonia com o infinito.

Tudo que expresse sentimentos e/ou emoções. Só.

Pô, se fosse assim, tudo que foi produzido na música e nas artes plásticas de 1900 pra cá não é arte.

Muito (maior parte) do que é feito na música erudita atual não quer causar nem externalizar nada de subjetivo, mas sim explorar os limites da própria linguagem.

neologist_
Veterano
# out/11
· votar


Dental Floss Tycoon
Foi uma brincadeira com esse post.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# out/11
· votar


neologist_

FAIL. :(

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


Alguém quer fazer arte comigo atrás da bananeira?

TaylorBass
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge

voce nunca me mandou um beijo.

arte = música

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


TaylorBass

Se tu tivesse comparecido estaria um beijo lá pra tu!
Mas no de amanhã vou mandar um especial pra você.

Headstock invertido
Veterano
# out/11
· votar


neologist_
Se a confeccção da carta, ou o que quer que seja, for baseada em uma expressão externa de algum sentimento e se houver um receptor dessa mensagem, que a codifique como tal, fazendo assim despertar nele uma emoção, seja a que o autor quis passar ou não, então será arte.

O "e" é muito importante. Pra mim, arte é algo feito de um indivíduo para pelo menos outro. Se o cara pinta um quadro impressionante e guarda debaixo da cama aquilo não é arte até que alguém o encontre e o exponha.

SODAPOP
Veterano
# out/11 · Editado por: SODAPOP
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas no de amanhã vou mandar um especial pra você.

-> + -> + B + A

neologist_
Veterano
# out/11 · Editado por: neologist_
· votar


Headstock invertido
Perdão, eu não entendi muito bem.

Suponhamos um emissor e um receptor. Da parte do emissor, há a expressão externa de algum sentimento, mas não há a intenção artística. A natureza artística da mensagem depende, então, de que o receptor a perceba como arte?

Resumindo: o caráter artístico é dado pela intenção do emissor ou pela percepção do receptor?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Arte é tudo aquilo que usa o método artístico.

Simples assim.






Não =/

Headstock invertido
Veterano
# out/11
· votar


neologist_
Suponhamos um emissor e um receptor.

Correto, premissa indispensável para que exista arte.

Da parte do emissor, há a expressão externa de algum sentimento, mas não há a intenção artística.

Então, é que pra mim, se o emissor produz algo que expresse externamente um sentimento ele já está a meio caminho de fazer arte, seja a intenção dele ou não, sacou?

A natureza artística da mensagem depende, então, de que o receptor a perceba como arte?

Também. Se o produto final do emissor despertar qualquer tipo de senimento ao receptor, o processo está concluído. Aquilo é arte. Independente das intenções.

Esse é o conceito que eu tenho de arte já há bastante tempo e é muito abrangente, porém não é padronizado. Ser uma pintura não implica em ser arte pura e simplesmente por se tratar de uma pintura.

Eu queria saber explicar melhor as coisas, pqp.

neologist_
Veterano
# out/11 · Editado por: neologist_
· votar


Headstock invertido
Se a expressão externa bastasse - com ou sem intenção, o receptor seria dispensável. Mas você foi ligeiro com o "meio caminho". =P

Se eu entendi bem, você entende que o caráter artístico é conferido pela percepção do receptor, já que: a) expressão e intenção não são suficientes; b) quando há a expressão e a percepção, a intenção é dispensável. Ou seja: a expressão é necessária, mas o que a define enquanto arte é a percepção.

É coerente.
Mas eu daria mais valor à intenção e tiraria importância à percepção.

Eu queria saber explicar melhor as coisas, pqp.

Relaxa, você foi muito claro.

AnaClara
Veterano
# out/11 · Editado por: AnaClara
· votar


Arte pra mim é o que foi consensualizado que é arte. O que está nos museus e nas exposições de arte, nos concertos de música e etc.

Já teve muita gente pensando sobre isso pra mim. E eu cansei de pensar nisso também.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


À luz da percepção quântica dos fenômenos primordiais da singularidade cada um tem dentro de si uma razão transcendental que se traduz em arte, que pode ser absorvida de maneiras diferente pelos mais diversos olhares.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


A arte é uma estrada larga, de dimensões desconhecidas. Que pode ser transitada por pessoas, idéias, pensamentos, expressões, de infinitas proporções. A arte é a tradução do que é a liberdade. Liberdade esta que pode ser bandida, pois posso chamar o que estou fazendo agora de arte, e não de elucubrações de um qualquer que não está sob efeito nenhum lisérgico, muito menos tem cacife pra se expressar dessa forma.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


neologist_
É coerente.

Coerente até é, mas eu achei uma péssima definição, pelos seguintes pontos:

1- Se o cara pinta um quadro impressionante e guarda debaixo da cama aquilo não é arte até que alguém o encontre e o exponha.

2- Então, é que pra mim, se o emissor produz algo que expresse externamente um sentimento ele já está a meio caminho de fazer arte, seja a intenção dele ou não, sacou?

3- Se o produto final do emissor despertar qualquer tipo de senimento ao receptor, o processo está concluído. Aquilo é arte. Independente das intenções.

Como é que vão determinar se despertou mesmo sentimento no receptor? Tipo o cara tira uma foto, posta num site - Não é arte. Aí ele sai pra beber água, enquanto isso alguém viu a foto e ficou emocionado, mas nem comenta nada. Agora é arte, mas o autor nem ficou sabendo... E eu poderia dar exemplos até mais bizarros que esse.

Fora que esse conceito aí não "define" nada, continua tudo subjetivo dependendo meramente da opinião de outra pessoa. A única mudança é que tira o direito do "artista" poder se auto denominar assim, bem como tira o seu poder de chamar de arte aquilo que ele mesmo faz, uma vez que tudo depende de outra pessoa.

neologist_
Veterano
# out/11 · Editado por: neologist_
· votar


AnaClara
Arte pra mim é o que foi consensualizado que é arte. O que está nos museus e nas exposições de arte, nos concertos de música.

Já teve muita gente pensando sobre isso pra mim. E eu cansei de pensar nisso também.


Quer que te digam o que pensar? Pense por si mesma, não espere alguém dar a resposta. Afinal:

"Even when all the experts agree, they may well be mistaken." - Bertrand Russell

Headstock invertido
Veterano
# out/11
· votar


neologist_
Exatamente.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Eu nem penso muito sobre o assunto, simplesmente porque eu acho que não tem como definir.

Chap
Veterano
# out/11
· votar


Eu até entendo a AnaClara, mas felizmente eu encontrei a resposta correta.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Chap

Qual é a resposta correta?

Headstock invertido
Veterano
# out/11 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Die Kunst der Fuge
Ah, se for pra definir arte de uma forma objetiva eu não sei. Minha definição é ainda mais subjetiva que a definição mais comum.

Sobre o artista, eu só acho que se ele faz algo com a intenção de expressar um sentimento e despertar no receptor esse sentimento (ou outro) ele já poderia se considerar um artista, pois a parte cabível a ele no processo já foi feita.

Só que aí não se aplica o significado:

Artista = quem faz arte.

Seria algo como:

Artista = sujeito que participa do processo de criação de arte com a função de emissor.

Mas apenas se considerar artista ou considerar outra pessoa artista também é só subjetividade. O que isso influencia no resultado final? Ou tu está falando de uma definição objetiva pra tornar palpável a alcunha "artista"? Tipo, criar um parâmetro que possibilite afirmar que fulano é artista e fulano não é?

Se for aí nem tento. Já pensei muito sobre isso e nunca cheguei a uma conclusão.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Headstock invertido

Sei lá, eu não entendo por que criar tantos parâmetros assim como tu fez se é pro negócio continuar sendo completamente subjetivo.

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
pintar um cachimbo num quadro e escrever "isso não é um cachimbo" em francês.

Excelion
Veterano
# out/11
· votar


Arte é tudo aquilo que é produzido por algum vagabundo que pode se dar ao luxo de ser ocioso.

Caso contrário, o nome se torna trabalho.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Pra você, o que é arte?