"The Economist": REAL é a moeda mais sobrevalorizada! Mas ( )

Autor Mensagem
BOREU
Veterano
# set/11


É que eles utilizam como índice o "BIG MAC", mas não falam em baixar os preços dos seus produtos em real, né? Pura pilantragem nas costas do brasileiro.

Enquanto nos Estados Unidos o Big Mac custa US$ 4,07, no Brasil o valor é de US$ 6,16 (R$ 9,50), e na China, é de US$ 2,27 (14,7 yuans). A comparação foi feita pela revista britância The Economist, que divulga a cada seis meses o seu Índice Big Mac.

Fonte G1 e Visão Viva (Jul de 2011).

Mas por que esses malucos desses economistas não usam como índice outro produto mundial, como um Honda Civic, por exemplo, para que todos saibam que é AQUI também onde são praticados os mais altos preços do mundo por empresas multinacionais, sobretudo as americanas?

É so comparar e ver a diferença.

Civic (USA) = US$ 17.000.00 (R$ 31.450,00 pela cotação de hoje).

E agora José, digo, Dilma? Explica agora por quê não compramos um Honda Civic pelos mesmos 17 mil dolares ou R$ 30.660,00?

HONDA CIVIC - USA - A partir de 16,575.00

Ou R$ 30.665,00 (Mais barato que um Uno Fiat)

HONDA CIVIC - BRASIL - A partir de R$ 59.600,00

Ou seja, o dobro!

Será que o nosso "realzinho" terá que cair pra 1/4 do valor do dólar para que a gente tenha a "sensação" que não estamos sendo enganados???

Esses pilantras acham que ninguém percebe que quanto mais o dólar sobe menor ficam os salários (em dólar) e acaba sobrando pra quem ganha salário minimo?

Um côco no Brasil custa em media R$ 2,00 e em NY sai por US$ 0.75 (mais barato que aqui onde é plantado e cultivado).

Tem outros produtos...mas não lembro agora!

Se alguém lembrar, por favor, fique à vontade!

Abraço a todos!

Snakepit
Veterano
# set/11
· votar


BOREU
Essa polemica do custo Brasil é bem complicada, a única verdade é que não existem inocentes entre os protagonistas dessa história.

O governo é culpado sim pela carga tributária irreal praticada no Brasil, e ao mesmo tempo as empresas metem a mão mesmo.

são praticados os mais altos preços do mundo por empresas multinacionais, sobretudo as americanas?

O Honda Civic citado é japones, não americano. Mas enfim, acho que não adianta culpar os outros países pela incompetência Brasileira, já que mesmo a nossa gasolina sendo brasileira continua entre as mais caras do mundo. Ou seja, o problema é aqui.

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


O MC Donalds deve pagar o The Economist para usarem o hamburguer deles como referencia.

NInguem tá salvo.

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


BOREU
E agora José, digo, Dilma? Explica agora por quê não compramos um Honda Civic pelos mesmos 17 mil dolares ou R$ 30.660,00?

É bem simples, temos que pagar as contas das autos que estão no vermelho lá fora.
Tenho um amigo da GM que me falou que um Celta tem o custo de 6k, se nós aplicarmos pelo menos 60% de imposto e fazer a conta, não ha motivo para esse carro custar 25k. A não ser a GM faturar 4 ou 5 vezes mais aqui do que no resto do mundo.

Kensei
Veterano
# set/11 · Editado por: Kensei
· votar


R$ 9,50 / 1,8220

Big Mac caiu para USD 5,21.

Se a cotação de 1 Dolar chegar a R$ 2,33 os preços vão se equiparar, daí você vai poder saborear o lanche de forma mais prazerosa. Em contrapartida, aquela sua Fender vai ficar mais cara.


Se não me engano, tem que aplicar o imposto em cima do preço do civic, lá eles têm o hábito de demonstrar os preços sem os impostos, é uma maneira de demonstrar o que fica com o negociante e o que fica com o governo.

Vocês acham que isso daria certo no Brasil?

AnaClara
Veterano
# set/11
· votar


tenho prova de economia amanha. Obrigada por lembrar.

Simonhead
Veterano
# set/11
· votar


Ou seja, o problema é aqui.

Ditto!

Bigodinho
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.
Snakepit
Veterano
# set/11 · Editado por: Snakepit
· votar


Bigodinho
Tópico errado manolo...

Kensei
R$ 9,50 / 1,8220

Big Mac caiu para USD 5,21.

Se a cotação de 1 Dolar chegar a R$ 2,33 os preços vão se equiparar, daí você vai poder saborear o lanche de forma mais prazerosa. Em contrapartida, aquela sua Fender vai ficar mais cara.


Isso é um dos motivos que acho essa comparação muito tosca. Nos vamos continuar pagando a mesma coisa pelo Big Mac, mas estaremos pagando menos (!!!).

Acho muito mais útil comparar o poder aquisitivo de cada país, o que se tem condições de fazer com um salário mínimo, e principalmente ter uma base do peso de um Big Mac em uma família sustentada por 1 ou 2 salários mínimos.

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


Snakepit

Acho muito mais útil comparar o poder aquisitivo de cada país, o que se tem condições de fazer com um salário mínimo, e principalmente ter uma base do peso de um Big Mac em uma família sustentada por 1 ou 2 salários mínimos.

Excelente observação.

Isso sim faria sentido numa pesquisa mundial sobre o valor real de cada moeda.

BOA.

BOREU
Veterano
# set/11 · Editado por: BOREU
· votar


Snakepit

O Honda Civic citado é japones, não americano.

Claro. Só o citei pois é um produto mundial.

Poderia ser o Corolla ou uma Fender Standard americana, entende?

Apenas seriam parâmetros que após tabulados, serviriaM como média ponderada, se incluídos fatores como poder de compra dos salários, renda per capita, etc.

Só isso.


EDIT/: Mas gostei da sua argumentação.

Abs.

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


carro e fast food para mim é lixo

Konrad
Veterano
# set/11 · Editado por: Konrad
· votar


BOREU
onde são praticados os mais altos preços do mundo por empresas multinacionais, sobretudo as americanas?

Quem decide o preço não é só a multinacional.

O preço é alto em grande parte por conta do consumidor, simplesmente porque ele continua a consumir, mantendo um padrão de vida falso, completamente incompatível com a renda. Usa crédito sem se dar conta de que aquilo é crédito......

Eu não sou economista, mas também não sou cego, acho que nos últimos anos o tal crescimento tão alardeado pelos petistas não passa de aumento de consumo sustentado por crédito vagabundo e barato. Bolha, bolha e bolha.

Crescimento real, distribuição de renda factual, melhoria de serviços e infraestrtutura, investimento em aprimoramento humano, desenvolvimento de tecnologia, nada disso está acontecendo.

Em resumo, a maior parte dos brasileiros é consumista sem noção, sem visão e projeção de futuro vamos todos pagar caro por isso.

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


Konrad
O preço é alto em grande parte por conta do consumidor, simplesmente porque ele continua a consumir, mantendo um padrão de vida falso, completamente incompatível com a renda. Usa crédito sem se dar conta de que aquilo é crédito......

Não era você que achava o liberalismo errado? Então...

Eu não sou economista, mas também não sou cego, acho que nos últimos anos o tal crescimento tão alardeado pelos petistas não passa de aumento de consumo sustentado por crédito vagabundo e barato. Bolha, bolha e bolha.

Ok, o aumento do crédito vem acontecendo desde da era FHC, quando tivemos uma inflação "controlada". Os mesmos PTistas que você inclui ai aumentaram o IPI para carros importados... pode não ter sido com o intuito de diminuir o consumo, mas com certeza ajuda. A bolha está praticamente "na porta de casa", principalmente por culpa dos Republicanos (EUA) e a maioria dos países da UE.

Em resumo, a maior parte dos brasileiros é consumista sem noção, sem visão e projeção de futuro vamos todos pagar caro por isso.

Brasileiros deveria ser substituído por países do ocidente... Que é onde existe essa cultura de endividamento, na China e Japão isso não é tão livre.

Konrad
Veterano
# set/11 · Editado por: Konrad
· votar


Comuna CCCP
Não era você que achava o liberalismo errado? Então...

Você:

a- está me confundindo com outra pessoa

b- tem uma concepção bem diferente de Liberalismo

Bom, em todo caso, eunão me atenho a esse tipo de definição: "sou x, sou y". Eu creio que isso seja bem útil para quem vive, disso: acadêmicos, baderneiros, sindicalista, idealistas sustentado pelos pais e etc.

Para quem tem que trabalhar, planejar, pensar, investir, viver uma vida normal e minimamente produtiva, essas definições não passam de termos vazios. Na atual conjuntura minhas únicas definições são Heterossexual e Botafoguense, já que elas têm implicações práticas na minha vida.

Eu sou um liberal, tenho muitas afinidades com toda a obra de Adam Smith, li quase tudo, pois tive a sorte de conhecê-la fora dos meios acadêmicos brasileiros. Acho a perecepção dele simplesmente muito perspicaz, aguda e precisa para o momento em que vivia. Só Marx se equipara a ele em envergadura acadêmica e relevância para o período que decidiram estudar. Aliás, os dois tem muito mais pontos parelhos do que disparidades; a oposição entre eles se dá mais eplas interpretações absurdas posteriores do que pela letra do que cada um escreveu em si. Para ver isso basta pegar qualquer escrito de Marx e abrir numa página aleatória, é altamente provável que você encontre um ou mais citações do Wealth of Nations, e é muito provável também que não haja crítica a ela.

De forma geral, o Liberalismo é muito mais condizente com a natureza humana do que qualquer outro sistema de ideias. Ele respeita a propriedade privada, o indíviduo, as decisões individuais, mas não prevê de forma nenhuma a exclusão ou abandono de uma grande maioria à própria sorte; essa ideia de "sobrevivência do mais forte economicamente" é um enxerto de ideias darwinianas (por Herbert Spencer, que, curiosamente fez termendo sucesso nos EUA, sendo apenas mediano no UK).

O liberalismo clássico não prevê a inexistência do estado, nele a funçãodo último é bem definida: garantir o direito individual e mediar conflitos. Sempre de forma isenta. Infelizmente, eu nunca vi nem verei isso aqui no Brasil, onde o Estado cresce e cresce e cresce. Recomendo esse livro aqui sobre esse assunto:

http://www.travessa.com.br/CAPITALISMO_DE_LACOS/artigo/95507a57-e5d3-4 b37-a35c-3e3f87b1bf2e

O livro é tão preciso que o Paulo Henrique Amorim detestou. Ótimo sinal.

Eu sempre digo aqui que acho a Máquina Estatal (com letra maiúscula) Brasileira grande demais, ineficiente, burocratizada e disfuncional. E digo também que quem quer que seja que assuma opoder vai geri-la da mesma forma, se estou falando dos Petistas é porque são eles que lá estão agora; usando muito bem todos os recursos para garantir a estadia lá.

Minha crítica é muito mais abrangente do que você fez parecer: nunca se pagou tantos impostos, nunca houve tanto capital estrangeiro no Brasil, o Brasileiro nunca se endividou tanto, nunca se comprou tantas casas, os prazos nunca forma tão longos, a entrada nunca foi tão baixa, nunca se comprou tantos carros..... mas e as melhorias em estrututura? As estradas continuam ruins, a malha ferroviária não cresce, a ideia de que a indústria naval havia se expandido já está sendo revista, não se melhora a qualidade do ensino em geral, temos um déficit absurdo de engenheiros, físicos, pesquisadores em geral, não há desenvolvimento de tecnologia palpável.

Que desenvolvimento é esse que só gera consumismo a curto prazo? A demanda aumenta, a indústria não acompanha.... pois não há investimento (ou interesse) e os preços sobem. Vê o contra-senso?

Para mim todos esses estímulos ao consumo foram perniciosos uma vez que não geraram quase nada de bom para o cidadão. Só um prazer momentâneo.

Além de tudo isso, eu creio que a única solução para o futuro é a descentralização política ampla e efetiva. Só então com uma carga tributária menos sufocante pode-se pensar em alguma competição que beneficie tanto ao produtor quanto ao consumidor, de alguma maneira. Da forma que está, nãoé possível: há estado no Nordeste por exemplo que sobretaxa produto comprado no "Sul", pois aqui os preços são mais competitivos. Que medida louca é essa? Proteger mercado "interno"? Que República Federativa de merda a nossa, não?

Outro ponto: As agências reguladoras federais que deveriam supervisionar as empresas e punir práticas abusivas estão tão ocupadas de gente incompente que só está lá por indicação ideológica que simplesmente não funcionam. Quando muito multam ridiculamente grandes corporações.

E mais uma vez, minha produtividade e meu dinheiro sustentam isso.

Agora me diz. Eu acho o Liberalismo errado?

Os mesmos PTistas que você inclui ai aumentaram o IPI para carros importados... pode não ter sido com o intuito de diminuir o consumo, mas com certeza ajuda.

Os mesmo Petistas que o aumentaram agora que estão com a corda no pescoço cansaram de baixá-lo nos últimos anos:

http://www.abril.com.br/noticias/economia/governo-prorroga-reducao-ipi -carros-setembro-480542.shtml

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1392065-9356,00.h tml

http://noticias.r7.com/economia/noticias/preco-de-moveis-deve-cair-20- com-reducao-do-ipi-20091125.html

Está tudo errado.

Brasileiros deveria ser substituído por países do ocidente... Que é onde existe essa cultura de endividamento, na China e Japão isso não é tão livre.

Eu me pergunto o que você quis dizer com isso.

russobass
Veterano
# set/11
· votar


tudo para bancar os jogos olimpicos e a copa.

o deixa o brasil na miséria!

e sustentar a 3º guerra mundial.

SuperGeo
Veterano
# set/11
· votar


Como já disseram, o preço alto dos carros aqui no Brasil se deve ao fato que nós simplesmente aceitamos pagar o que é cobrado. A margem das empresas é relativamente alta comparado à de outros países.

kiki
Moderador
# set/11
· votar


BOREU
eu tambem nunca entendi direito por que esse indice big mac...

por que a variação cambial que o kensei citou faz sentido, a ideia desse indice é comparar nossa moeda em relação as outras com dois parametros, o cambio e alguma coisa do custo do pais.

mas acho que nao vale comparar com carro ou guitarra por que nao é produzido no pais, é importado.
é materia prima do japao (no caso do civic), com mao de obra do japao, e a importação + impostos
nosso imposto de importação faz com que o preço seja o dobro.

o big mac, acho, é feito com materia prima daqui e mao de obra daqui.
talvez ele seja o unico produto que encontraram que tem mais ou menos igual e varios paises pra comparar
=p

entao esse indice é algum produto que condensa preço de mao de obra + preço de materia prima, equiparado pelo cambio internacional.

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


kiki

o big mac, acho, é feito com materia prima daqui e mao de obra daqui.
talvez ele seja o unico produto que encontraram que tem mais ou menos igual e varios paises pra comparar
=p

entao esse indice é algum produto que condensa preço de mao de obra + preço de materia prima, equiparado pelo cambio internacional.


Tudo bem. Eu concordo que no caso da Fender não funcionaria. Mas não creio que o aço, alumínio, cobre, etc. usados nos automóveis sejam importados.

De qualquer maneira há a questão dos royalties pagos ao McDonalds que deve variar de país para país, assim como no caso dos automóveis que são TODOS de marcas estrangeiras.

Quem opera com FOREX saberia melhor explicar o real valor de cada moeda, pois é o tipo de aplicação mais arriscada e a mais rentável.

De qualquer forma, seu comentário pra mim faz sentido pois para se calcular um índice tabulando-se mais de um produto deve ser extremamente complicado.

Abs.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/11
· votar


Eu não tenho dinheiro pra comprar um Honda Civic, muito menos um Big Mac, e isso nunca afetou minha vida.

BOREU
Veterano
# set/11
· votar


Black Fire
Gato OT 2011

Eu não tenho dinheiro pra comprar um Honda Civic, muito menos um Big Mac

Pelo menos mata o Gato e faz um churrasquinho dele, mano!

Snakepit
Veterano
# set/11 · Editado por: Snakepit
· votar


Comuna CCCP
A bolha está praticamente "na porta de casa", principalmente por culpa dos Republicanos (EUA) e a maioria dos países da UE.

Culpar a bolha brasileira nos americanos???

Não quero defender os americanos, mas tenho pavor de pessoas que usam desculpas esdrúxulas pra culpar os outros, principalmente os EUA, pra evitar que se assuma o que está na cara mas ninguém tem coragem de falar: o culpado pelos problemas do Brasil... é o próprio Brasil! Não os EUA, não a UE, não o Papa.

O crédito vem aumentando no Brasil gravativamente sim desde o FHC, o que é bom, é normal, porém passou dos limites no últimos 5 anos na minha opinião. A bolha foi causada por CULPA e DOLO do governo federal unicamente, que viu nisso uma maneira que conseguir um crescimento economico fantasioso para impressionar e fazer marketing/multiplas reeleições, onde as pessoas gastam o que não tem e, logicamente, faz a economia crescer "artificialmente", já que não existe o verdadeiro crescimento e aumento de poder.

O que impede essa bolha de estourar são os juros altissimos praticados no Brasil com TOTAL apoio do Governo Federal, já que essa é a principal maneira de captação de recursos e investidores internacionais, pois tirando isso, o Brasil é um país continua sendo um país pífio. A prova disso ocorreu semana passada. No menor sinal de resbalo todos investidores preferem comprar a moeda "podre" norte-americana do que a do país "modelo" chamado Brasil.

Da mesma forma que a culpa da bolha que ocorreu nos EUA a 3 anos atras foi culpa dos Republicanos, que não fizeram nada para impedir empréstimos de altissimo risco e a juros praticamente nulos em uma ultima tentativa desesperada de incentivar o consumo e empurrar com a barriga a crise que já estava com os 2 pes dentro da casa.

No mais, concordo com em muita coisa com o Konrad.

BOREU
De qualquer maneira há a questão dos royalties pagos ao McDonalds que deve variar de país para país, assim como no caso dos automóveis que são TODOS de marcas estrangeiras.

Concordo mas tenho uma observação, no caso dos automóveis creio que não exista royalties, já que o Honda Civic vendido no Brasil e em qualquer lugar do mundo, mesmo que seja fabricado em 2 ou 3 países, são fabricados pela própria Honda, ao contrario do McDonalds que são franquias, inclusive nos EUA.

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


Konrad

Então, minha questão sobre o "Liberalismo" e que no post anterior você coloca que a culpa dos preços altos é do consumidor, o que eu não posso concordar, e isso me pareceu um argumento liberalista... se estiver errado desculpe. Não acho que o consumidor é culpado pelos preços abusivos no Brasil, e nem que tão somente os impostos é que deixam nosso país caro. Os impostos são uns dos maiores pesos para nós, mas não o único.
Era exatamente isso tentava expor no meu post anterior: "Celta tem o custo de 6k, se nós aplicarmos pelo menos 60% de imposto e fazer a conta, não ha motivo para esse carro custar 25k."
Quando falamos que o problema são os impostos e os consumidores que continuam comprando, estamos excluindo um monte de outras variáveis para um problema que não é tão simples.

Sobre a Maquina Estatal, eu concordo com você, apenas não gosto de ver alguém criticando um estado de 500 anos sem investimentos em infra-estrutura citando apenas os últimos 8 anos. Faz parecer que se eu votasse no PSDB teria resolvido esses problemas, e a situação não é tão simples assim, é?

A última parte que você não entendeu, eu quis dizer que não podemos falar que apenas os Brasileiros são consumistas sem noção, afinal a crise hipotecária foi nos EUA não??



Snakepit
Culpar a bolha brasileira nos americanos???

Mundo todo está interligado, as grandes empresas americanas afundam, nos afundamos juntos... isso é bem simples, não?

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Comuna CCCP
A última parte que você não entendeu, eu quis dizer que não podemos falar que apenas os Brasileiros são consumistas sem noção, afinal a crise hipotecária foi nos EUA não??

Óbvio que não, mas o foco era o Brasil, uai.

A crise foi geral, muita gente copiou o modelo americano, ainda é o preferido dos acadêmicos em Economia. (Eu não tive um professor que não idolatrasse Friedmann. E todos eram completamente ignorantes sobre Smith).

Você deve estar fazendo alguma graduação em Universidade Pública, não? é muito comum essa reação segmentária, de colocar qualquer oposição como "direita" "liberal" etc....

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


Konrad

Que nada PUC-SP!! Mas eu não sou esquerdista tbm... inclusive detesto isso!!

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Celta tem o custo de 6k, se nós aplicarmos pelo menos 60% de imposto e fazer a conta, não ha motivo para esse carro custar 25k."
Quando falamos que o problema são os impostos e os consumidores que continuam comprando, estamos excluindo um monte de outras variáveis para um problema que não é tão simples.


Não está simplificando não. Eles estão interligados, completamente.

Não vai haver baixa de preços enquanto não hover consumo consciente e organização mínima por parte dos consumidores. Enquanto o brasileiro achar que comprar carro novo é oapogeu da vida, a situação vai continuar a mesma, com viés de piora.

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Comuna CCCP
Que nada PUC-SP!

Meu único professor de História decente veio de lá. Os outros, UFRJ, UFF e UERJ eram uns insuportáveis esquerdistas, nacionalistas, varguistas de carteirinha. Eu não sei como é feita a lavagem cerebral, mas é muito bem feita.

Kensei
Veterano
# set/11
· votar


Konrad
Em um post acima você criticou a postura do do governo em alterar o IPI, hora aumentando, e deu como exemplo o ano de 2009 quando houve uma redução no IPI.

Como você analisa a seguinte situação:


Ocorre uma catástrofe e uma região do país sofre muito, chuvas torrenciais, ocorre deslizamentos, prédios são destruídos, vidas são alteradas.

Você acha justo que o governo conceda algum tipo de auxilio para ajudar na recuperação dessa região?

Do tipo:

Incentivo fiscal para empresas que decidirem investir na região; isenção fiscal de IPTU para moradores, comerciantes e indústrias, etc?

Eu seria e sou a favor de uma intervenção governamental.


O exemplo é radical, mas é bom para ilustrar, em 2009, o Governo Federal fez a mesma coisa. A crise era mundial, o Brasil foi um dos países que melhor passou por ela e essa medida do governo foi essencial.

O principal objetivo dos policemakers é garantir emprego e renda (com níveis de inflação adequados), e a redução do ipi contribuiu muito para isso. Te falo com conhecimento de causa, tenho acesso a valores de empresas

Empresas Xs com forte exposição ao mercado internacional, ou seja, que dependia de exportações: queda significativa na produção, queda no faturamento.

Empresas Ys voltadas mais ao mercado interno: segurou a onda, permitiu que muitos municípios passassem pela crise.

O que acontece é que as pessoas não conseguem enxergar o impacto de medidas macroeconômicas da mesma forma que as tragédias naturais (falando unicamente do ponto de vista econômico, sem considerar a perda de vidas).

Vale ressaltar que na China, mais de 20 milhões de pessoas foram parar abaixo da linha de pobreza.

Estou apenas tentando alertá-lo que ser contra um Estado grande e inchado é diferente de ser alheio os percalços econômicos.


Um salve!

Viciado em Guarana
Veterano
# set/11
· votar


Pô valeu! Esses tópicos são uma aula de economia!

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Kensei
Do tipo:

Incentivo fiscal para empresas que decidirem investir na região; isenção fiscal de IPTU para moradores, comerciantes e indústrias, etc?

Eu seria e sou a favor de uma intervenção governamental.


Mas sem dúvida que a intervenção governamental é a melhor opção.

Vou tentar expor qual a minha posição quanto a isso. Muito embora eu tenha muita afinidade com o liberalismo escocês, ele é muito falho, e o próprio Smith admitia algumas contigências, já que conhecia muito bem a natureza humana.

Eu não sou um liberal clássico. minhas criticas se direcionam ao Estado intervindo como ele intervem no Brasil (às vezes sufoca, basta ver as relações entre as empresas do Eike e o BNDES, por exemplo). Eu nem sonho que um dia pode-se almejar viver sem regulamentação (forte) de mercados e etc. (mas, como não sou economista, pode ser que minha opinião mude um dia). Para dizer a verdade, estou lendo umas coisas do Galbraith agora sobre regulamentação de preços (tabelamento) e estou repensando muita coisa.

Para ser meio pedante, eu diria que eu estou muito mais para keynes do que para Hayek. Hehehhe

Quanto à questão do IPI, eu catei um monte de links ali, só para mostrar relembrar o Comuna que o governo também já cansou de baixar o ipi para carros quando era interessante. (acho que estimular a compra de carros uma cultura perniciosa em todos os aspectos, na atual conjuntura)

Quanto ao setor de móveis, eletrodomésticos, e etc, eu não vejo problema nenhum, aliás, as baixas foram benéficas.

Em resumo, eu concordo com seu post inteirinho.

O que acontece é que as pessoas não conseguem enxergar o impacto de medidas macroeconômicas da mesma forma que as tragédias naturais (falando unicamente do ponto de vista econômico, sem considerar a perda de vidas).

Eu havia generalizado com os links, mas o foco da crítica era a redução do ipi para automóveis.


Estou apenas tentando alertá-lo que ser contra um Estado grande e inchado é diferente de ser alheio os percalços econômicos.

Mas sem dúvida que sim. (Estado mínimo não significa Estado inexistente; as agências regulamentadoras devem ser as principais partes de um Estado nos moldes que eu o concebo)

Minha posição não fica clara quando eu escrevo, eu escrevo mal e confusamente, isso é fato. Tenho muitas dificuldades em concatenar ideias no geral, muita informação passa pela minha cabeça e pronto, me perco. Se eu pudesse falar, seria mais fácil hhahah.

Além disso, me falta muita coisa para analisar tudo, digamos assim, corretamente. Eu li muito, Smith, Ricardo, Marx, Hobbes e até Hayek em Filosofia, e quando fiz Macro tive contato com Keynes, que para mim sintetiza todos os anteriores. Enfim, meu conhecimento de economia é mais político do que prático. Falta-me muito chão ainda. ;)

Obrigado por postar e contribuir!

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "The Economist": REAL é a moeda mais sobrevalorizada! Mas ( )