Cidade italiana separatista declara sua independência do Estado.

Autor Mensagem
Devil Boy
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
É um local privilegiado e de padrão de vida elevado tipo Mônaco?

Monaco, San Marino, Liechtenstein e Andorra são os povoados mais ricos do mundo precisamente porque em toda sua História jamais tiveram uma burocracia estatal (muito menos uma de dimensões continentais) para sustentar.

Experimente dizer para uma população nacional de 180 milhões de pessoas que eles precisam, digamos, produzir tudo que consomem e que devem ser proibidos de comprar produtos estrangeiros porque "prejudica os produtores nacionais".

Agora tente dizer isso para uma população nacional de 30 mil pessoas.

(Se o absurdo do mercantilismo ainda não estiver patente, tente dizer isso para a população de 500 pessoas de Filettino ou para as dezenas de pessoas que moram na mesma rua que você.)

Em qual das duas nações parece mais provável que os produtores nacionais incompetentes e seus padrinhos políticos consigam persuadir a população mais ignorante a aceitar políticas absurdas que restringem a divisão do trabalho, impedem transações comerciais mutuamente benéficas e aumentam o custo de vida dos consumidores?

Eu não defendo a desintegração do Estado federal por simples romantismo. Acredito que desconcentrar o poder o máximo possível é a única forma de assegurar que os parasitas, os chantagistas, os enganadores, os corruptos e a esquerda como um todo jamais chegarão perto dele. Só mesmo fazendo as pessoas sentirem imediatamente na pele o impacto das políticas toscas em que votam, privando-as o máximo possível da possibilidade de transferir esse impacto para outras pessoas, haverá uma chance de se melhorar a qualidade geral dos governantes e tirar o Brasil da lama.

Se nada no mundo funciona sem que as pessoas assumam suas responsabilidades e paguem por seus erros, por que votar deveria funcionar? =)

DrStrangelove
Declararam independência por causa da parada no aporte de esmolas provenientes da metrópole?

Os custos administrativos a que a matéria se refere são os de funcionalidade da prefeitura. Se foi mesmo por isso, o tiro está saindo pela culatra, já que agora estão trabalhando de graça:

http://www.nytimes.com/2011/08/30/world/europe/30italy.html?_r=1

http://notizie.tiscali.it/articoli/cronaca/11/09/02/filattino-morteron e-paesi-piccoli.html

http://www.volkskrant.nl/vk/nl/2668/Buitenland/article/detail/2890380/ 2011/09/04/Italiaans-dorp-roept-eigen-onafhankelijkheid-uit.dhtml

Konrad
Esses ai têm culhões. Quanto mais eu vivo, mais eu acho que a descentralização de poder/administração de recursos é a única solução provável para não entrarmos ainda mais fundo no caos.

Meus parabéns pela sua lucidez!

Eu realmente não esperava uma colocação tão sensata e precisa vinda de um brasileiro.

Uma dúvida: você não estudou no exterior nem teve contato com literatura alemã dos séculos XVII ao XIX nem nada do tipo não, não é? Pergunto isso porque o seu post escrito em português realmente soa muito estranho aos meus olhos (não é metáfora, sou sinesteta mesmo).

Pedro_Borges
Penso que o Brasil é formado por um sentimento muito forte de brasilidade, de norte a sul, leste a oeste, e isso é difícil de se abrir mão.

Esse sentimento só existe na mente de dois tipos de pessoa: na dos velhacos que se beneficiam da centralização e na dos ingênuos que acham que ganhar uma Copa do Mundo é motivo para existir um parlamento nacional.

Vá um dia a Porto Alegre e se inscreva em algum congresso na PUC-RS ou na UFRGS. Você muito provavelmente notará que, na hora de cantar o hino brasileiro durante a abertura dos trabalhos, o pessoal canta com aquela apatia medíocre e caquética típica de quem faz as coisas sem vontade. E muitos nem mesmo chegam a cantar, preferindo continuar sentados lendo sei lá o quê. Já quando chega a vez do hino do RS, não só todos se levantam como a maioria ainda coloca a mão no peito.

Pedro_Borges
Veterano
# set/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Devil Boy
Esse sentimento só existe na mente de dois tipos de pessoa: na dos velhacos que se beneficiam da centralização e na dos ingênuos que acham que ganhar uma Copa do Mundo é motivo para existir um parlamento nacional.

Só faltou você dizer em qual das duas categorias eu me enquadraria. Você esqueceu de uma coisa importante. Eu não sou gaúcho e meu sentimento é diferente do que você descreveu.

Se todos os gauchos voltarem para o Rio Grande do Sul pelo menos um grande ganho vai haver para nossa região. O Serrado se recupera, pois agricultor gaúcho é depredador.

Quero ver vocês produzirem por aí já que acabaram com suas terras. Vão produzir vinho? Pelo menos aprendam a fazer, pois até hoje o que vocês chamam de "vinho" não passa de vinagre azedo.

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


Por estes motivos é que eu sou contra fronteiras... países e estados deveriam ser extintos...

Snakepit
Veterano
# set/11
· votar


Murillo Wendel
Vão ter de pedir dinheiro emprestado para São Paulo para aumentar a lavoura de erva para fazer chimarrão para poder sobreviver.

Não viaja... é exatamente o contrário. Essa é exatamente a maior implicancia dos gauchos. Do dinheiro que vai pra brasilia retorma apenas 25% para o estado.

Pedro_Borges
Veterano
# set/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Snakepit

a maior implicancia dos gauchos. Do dinheiro que vai pra brasilia retorma apenas 25% para o estado.

Isso é a idéia mais arrogante e extremista que se poderia ter. Em qualquer parte do mundo, de qualquer país, de qualquer província, município ou mesmo o perímetro urbano de qualquer cidade sempre haverá uma parte menos produtiva que outra, nem por isso se sai por aí dividindo tudo. A parte boa existe para sustentar a ruim mesmo.

Menos de 25% do produto da arrecadação da Califórnia retorna a seu benefício, pois é um dos mais produtivos estados americanos se comparado a grande maioria. Nem por isso se está cogitando separação. Essa história dos gaúchos é a mesma do cara que casa com viúva e não quer assumir seus filhos.

Hoje vocês vão querer separar o Rio Grande do Sul. Amanhã vão querer tirar a parte ruim do estado e assim sucessivamente.

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


BOREU

Boreu, eu parto do princípio de que um poder local é mais fácil de ser fiscalizado do que um poder centralizado em uma capital a milhares de quilômetros. Portanto, existe a possibilidade de corrupção generalizada, mas por outro lado, existe a de uma fiscalização mais ativa e direta.

Konrad
Veterano
# set/11
· votar


Devil Boy
Uma dúvida: você não estudou no exterior nem teve contato com literatura alemã dos séculos XVII ao XIX nem nada do tipo não, não é? Pergunto isso porque o seu post escrito em português realmente soa muito estranho aos meus olhos (não é metáfora, sou sinesteta mesmo).

Pô cara, eu vivi os primeiros 10 anos da vida fora, aprendi português no susto, por assim dizer. É tão ruim assim? Contrução frasal? O que é?

Quanto à Literatura, a alemã só por curiosidade e prazer, pois a formação é em Inglesa/Americana.

Por que pergunta?

Snakepit
Veterano
# set/11
· votar


Pedro_Borges
Em qualquer parte do mundo, de qualquer país, de qualquer província, município ou mesmo o perímetro urbano de qualquer cidade sempre haverá uma parte menos produtiva que outra, nem por isso se sai por aí dividindo tudo. A parte boa existe para sustentar a ruim mesmo.

Obrigado por concordar com o que eu falei, provando que o Murillo Wendel esta errado.

Sobre o resto do seu post, chega a ser curioso, ou até comico, ver quem é o arrogante.

Murillo Wendel
Veterano
# set/11
· votar


Snakepit
Obrigado por concordar com o que eu falei, provando que o Murillo Wendel esta errado.


Capitão óbvio é vc?

SuperGeo
Veterano
# set/11
· votar


Bom eu vejo que a maioria das pessoas contra qualquer movimento separatista usa mais argumentos baseados em um sentimento de raiva (por rejeição, n sei) do que motivos precisos pelo qual uma idéia como essa não faz sentido.

Murillo Wendel
Se vc diz que não fará falta nenhuma os gaúchos se separarem, vc deveria ser A FAVOR da separação pra eliminar um peso morto do resto do país, e não contra. Não?

Devil Boy
Veterano
# set/11 · Editado por: Devil Boy
· votar


Menos de 25% do produto da arrecadação da Califórnia retorna a seu benefício, pois é um dos mais produtivos estados americanos se comparado a grande maioria.

http://www.wnd.com/?pageId=87175

Nem por isso se está cogitando separação

http://www.wnd.com/?pageId=88218

http://www.leginfo.ca.gov/pub/93-94/bill/sen/sb_0001-0050/sjr_44_bill_ 940829_chaptered

A parte boa existe para sustentar a ruim mesmo.

hahahaha

Konrad
Pô cara, eu vivi os primeiros 10 anos da vida fora

Eu sabia!

É tão ruim assim? Contrução frasal? O que é?

Cara, não estava falando do seu português. Foi apenas uma piada com a tradição patrimonialista/paternalista/centralista da cultura brasileira que está inevitavelmente associada à língua portuguesa.

Falei da literatura alemã porque, como você deve saber, até 1871 nunca havia existido um Estado politicamente unificado na Alemanha. As "cidades-estados" alemãs praticavam livre comércio entre si e cooperavam militarmente contra invasores estrangeiros (como suas contrapartes gregas), mas não havia uma capital ou um governo central. Consequentemente, na literatura desse período, de Leibniz a Goethe, a coisa mais fácil do mundo é você encontrar louvores a esse sistema de "anarquia nacional".

Disse que soava estranho ler um discurso como o seu em português porque ao longo da vida eu cristalizei certas associações na minha cabeça:

Alemães, italianos e suíços: soberania local, desdém e subversão contra demagogos, direito romano-oriental e dialetos de montão.

Britânicos: rule of law e direito romano-ocidental. Sem mais.

Ianques: soberania local, desdém e subversão contra demagogos, rule of law e direito romano-ocidental. Simplesmente K. O.

Franceses: jacobinos malas, pomposos e pseudo-sofisticados que conseguem censurar até a duração dos comerciais na televisão.

Espanhóis: catalães, bascos, galegos e Madrid.

Brasileiros: "Pai dos pobres, salve-nos de nosso marasmo e nos diga o que fazer, pelo amor de Deus! Estamos desesperados e precisamos mais do que nunca de que alguém que dê jeito em nossas vidas. O Brasil é o País do Futuro, a Esperança venceu o Medo e a Hora da Mudança chegou. Em 500 anos não deu certo, mas agora temos fé de que o Senhor fará dar. E vê se não se esquece de dar uma sova naqueles separatistas safados, porque eles estão ferindo nossos sentimentos de brasilidade. Lula lá, amém."

brunohardrocker
Veterano
# set/11 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Devil Boy

Perfeito. A descentralização do poder deve ser pensada desde as empresas até o Estado. Não há grande empresa que sobreviva com o poder centralizado.

Eu só havia questionado sobre o padrão de vida porque é muito mais fácil você constituir um principado/Estado independente quando o local é auto-sustentável, com a economia voltada para o turismo. Em comparação com o número de habitantes, o PIB local se torna altíssimo. Em questão de padrões de vida/bem-estar, muito melhor uma cidade-estado que produza 100 para 100, do que um país gigantesco que produza 1000 para 10.

Mas agora, depois de tanto tempo e que a merda já tá feita, esse pensamento na África e na America latina só se cair do céu.

brunohardrocker
Veterano
# set/11 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Pedro_Borges
Se todos os gauchos voltarem para o Rio Grande do Sul pelo menos um grande ganho vai haver para nossa região. O Serrado se recupera, pois agricultor gaúcho é depredador.


Se todos os "desmatadores" gaúchos voltarem para o RS, o centro-oeste volta a ser terra boa só pra calango morar.

Na boa, olha o que os portugueses/espanhóis/italianos/alemães fizeram com São Paulo. (com o perdão aos escravos africanos). Hoje o estado mais próximo ao "desenvolvido" que temos aqui.

Eles desmataram a mata Atlântica do mesmo modo que os gaúchos fizeram com o cerrado, isso não é horripilante? Eles não deveriam ter ficado na Europa e terem deixado os índios aqui em paz?

Acho vc um cara bacana, mas amizade a parte, foi um comentário preconceituoso e típico de verdolento eco-terrorista vegano e de esquerda. (Desculpe os xingamentos)

.omni
Veterano
# set/11
· votar


Eles não deveriam ter ficado na Europa e terem deixado os índios aqui em paz?

Sim.

Snakepit
Veterano
# set/11
· votar


Murillo Wendel
Obrigado por concordar com o que eu falei, provando que o Murillo Wendel esta errado.

Capitão óbvio é vc?


Olá, meu nome é ironia, acho que voce ainda não me conhece! Prazer em conhece-lo Mumu!

tsc tsc tsc...

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


Franceses: jacobinos malas, pomposos e pseudo-sofisticados que conseguem censurar até a duração dos comerciais na televisão.

Brasileiros: "Pai dos pobres, salve-nos de nosso marasmo e nos diga o que fazer, pelo amor de Deus! Estamos desesperados e precisamos mais do que nunca de que alguém que dê jeito em nossas vidas. O Brasil é o País do Futuro, a Esperança venceu o Medo e a Hora da Mudança chegou. Em 500 anos não deu certo, mas agora temos fé de que o Senhor fará dar. E vê se não se esquece de dar uma sova naqueles separatistas safados, porque eles estão ferindo nossos sentimentos de brasilidade. Lula lá, amém."

huahauahhua

wild.man
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker

Se todos os "desmatadores" gaúchos voltarem para o RS, o centro-oeste volta a ser terra boa só pra calango morar.

Na boa, olha o que os portugueses/espanhóis/italianos/alemães fizeram com São Paulo. (com o perdão aos escravos africanos). Hoje o estado mais próximo ao "desenvolvido" que temos aqui.

Eles desmataram a mata Atlântica do mesmo modo que os gaúchos fizeram com o cerrado, isso não é horripilante? Eles não deveriam ter ficado na Europa e terem deixado os índios aqui em paz?



Não é primeira vez que vejo você considerando que europeus e seus descendentes são os provedores do pouco de prosperidade e civilidade do país.
Assim como alguns estados são mais desenvolvidos sócioeconomicamente por ação deles, os que são mais precários o são também por conta destes europeus.
Sem contar que a mão-obra escrava foi utilizada justamente por consequência do repúdio que os "civilizados" que aqui chegaram tinham pelo trabalho.

Não posso falar pelo centro-oeste, mas Goiás não tem muitos gaúchos. O estado foi formado basicamente por paulistas, mineiros e nordestinos.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


wild.man

hahahahah

Velho, em momento algum eu falei em civilidade. Apenas falei de quem colonizou o Brasil. Foram quem? Portugueses, espanhóis e mais tarde a imigração de italianos, alemães, holandeses e etc.

Não falo em civilidade, falo de desnvolvimento. E não por serem europeus, mas apenas o que é FATO. Esse pessoal todo começou desmatando. Foi o Pau Brasil, a cana de açucar... isso no nordeste e no sudeste.

E o que mais é FATO? Não podemos citar outras nações pois essas não colonizaram aqui. Não é o caso dos Ingleses, não é o caso dos Chineses, Japoneses... NÃO, é daquele povo ali.

Podemos citar os escravos africanos? Sim! Porém eles foram escravizados, foram forçados a virem aqui pra trabalhar para os europeus. Fatalmente isso aconteceu. Não é questão de achar isso certo ou errado, apenas que é fato, aconteceu e foi assim.


Não posso falar pelo centro-oeste, mas Goiás não tem muitos gaúchos. O estado foi formado basicamente por paulistas, mineiros e nordestinos.

Não deixa de ser um estado igualmente desmatado, tanto quanto MT e MS, para criação de gado e agricultura, para que o próximo passo fosse a industrialização.

Só fiz o meu post acima porque é um preconceito falar que agricultor gaúcho é depredador.
Aliás, percebo que atualmente falar mal de gaúcho é bacana e falar mal de nordestino dá cadeia.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/11
· votar


Devil Boy
Aí, como funciona uma kreisfreie Stadt?

Viciado em Guarana
Veterano
# set/11
· votar


Devil Boy
Vá um dia a Porto Alegre e se inscreva em algum congresso na PUC-RS ou na UFRGS. Você muito provavelmente notará que, na hora de cantar o hino brasileiro durante a abertura dos trabalhos, o pessoal canta com aquela apatia medíocre e caquética típica de quem faz as coisas sem vontade. E muitos nem mesmo chegam a cantar, preferindo continuar sentados lendo sei lá o quê.

Mas isso não é só no Sul não!
É em todo lugar do território nacional.

Snakepit
Veterano
# set/11 · Editado por: Snakepit
· votar


brunohardrocker
Aliás, percebo que atualmente falar mal de gaúcho é bacana e falar mal de nordestino dá cadeia.


Agente trabalhar e eles que são os pobre coitado...

Pedro_Borges
Veterano
# set/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


brunohardrocker

Bruno, desculpe amigo. Lhe tenho muita consideração. Fiz o post em resposta ao Devil Boy que, também em resposta a mim, colocou-me sob duas alternativas. Imbecil ou participante de um classe política que lucra com esse estado de coisas.

Quanto ao que disse sobre o agricultor gaúcho, digo-lhe que tenho muito respeito e admiração pelo povo gaúcho.

Em relação a agricultura tenho visto em toda a região do cerrado que começa em terras paulistas, passando por MS, MT, GO, DF, TO, BA e MA, muitos agricultores gaúchos que praticam muito a monocultura e, sobretudo soja.

É muito comun comprarem terras em regiões onde ainda é barato, desmatar e cultivar a soja, até a terra exaurir. Atualmente onde vejo grande participação gaúcha são em terras maranhenses onde ainda são baratas.

Pois bem, qualquer empreendedor que adquire uma máquina para produzir ele pensa primeiro em recuperar o capital investido com uma margem de lucro em retribuição ao risco e ao trabalho. Obviamente que a máquina depreciada não servirá para novo empreendimento.

No caso das terras baratas acontece isso. O retorno acaba sendo rápido e, claro, após a exaustão não há o que se explorar mais.

Ora, o problema que vejo não é de um povo que tem a técnica numa espécie de lavoura, e sim da falta de uma legislação que regulamente o uso adequado da terra, promovendo o manejo e sobretudo protegendo a vocação de cada região (sem pender para as ideologias esquerdistas).

Você bem sabe que essa caracteristica de lavoura (monocultura) já trouxe grandes prejuízos às terras gaúchas.

Quanto à minha irritação com o Sr. Devil Boy, não é pela sua idéia separatista, mesmo porque vejo que o pacto federativo hoje só está se mantendo às custas da centralização tributária. Cada estado e cada município tem que ir a Brasília com pires na mão, sempre, quando não deveria ser assim.

O que de fato me aborrece é o desdenho com nossa história, nosso hino e nossa bandeira que ele fez revelar. Não posso aceitar isso cordialmente. Tenho amor a pátria e o que está acontecendo que nos leva às mazelas, é justamente a falta de amor. Daquí a pouco o pessoal da esquerda vai dizer que pátria é invenção do capitalismo. Que seja. Sou um dos últimos dos moicamos então, e se isso for imbecilidade. Sou imbecil assumido.

Também vejo que não assiste razão ao pessoal do sul alegar, com exclusividade, a falta de retorno sobre suas arrecadações. Devemos lembrar que os estados do sul foi os que mais receberam investimentos até aquí na história. Isso era necessário, pois o clima fazia com que muitos empreendedores europeus viesse para cá. Foi positivo sim.

Também do ponto de vista militar, sempre foi uma região muito bem servida haja vistas as proximidades com Paraguai, Argentida e Uruguai.

Pois bem, enquanto isso, as demais regiões (a nossa, por exemplo) tinha seus minérios explorados, sobretudo ouro para gerar a riqueza investida no sul.

Para você ter uma idéia, o centro norte no espigão central só iniciou seu desenvolvimento com a construção da Belém Brasília. E sabe qual foi o motivo de sua construção? Não foi para fomentar o desenvolvimento não. Foi estratégia militar. Para evitar bloqueios de guerra no transporte marítimo entre o sul e o norte, sobretudo no transporte da borracha, como o que foi feito pelos alemães na segunda guerra mundial.

Agora o resto do Brasil necessita de desenvolvimento e contar com o apoio da parte que primeiro se desenvolveu e agora eles só falam sem separação? Em desamor?

Os governos de nossa região têm feito das tripas coração para atrair investimentos e poder competir com o sul. Tudo isso às custas de volumosas renúncias fiscais, coisa que o sul não necessita, pois já tem o diferencial de alíquotas a seu favor.

Não sou esquerdista, aliás tenho lutado contra isso em nosso país, também não sou reacionário, mas uma coisa tenho muito saudade da época dos militares. Nas escolas tinha uma matéria chamada "Moral e Civismo" e toda segunda feira tinha a hora cívica.

Abraços.

/Não estou querendo ser moderador =)

Snakepit
Veterano
# set/11
· votar


Pedro_Borges
O que de fato me aborrece é o desdenho com nossa história, nosso hino e nossa bandeira que ele fez revelar. Não posso aceitar isso cordialmente. Tenho amor a pátria e o que está acontecendo que nos leva às mazelas, é justamente a falta de amor.

Mas só tem uma coisa que tu não esta levando em consideração e tenho certeza que voce sabe: o Rio Grande do Sul SEMPRE foi um estado separatista e já foi, inclusive, um país separado do Brasil.

Querer que os gaúchos renunciem a essa tradição é renunciar a própria sua história. Querendo ou não, a história do RS é de divergências com o Brasil, os nomes das ruas de Porto Alegre e de todas cidades gaúchas são dos heróis farroupilhas. Sim, heróis, dos quais muitos morreram lutando contra o império brasileiro e pra fazer o Rio Grande do Sul uma República. Não tem como separar uma coisa da outra.

Não estou de fato dizendo que tem que separar, isso acho um absurdo hoje em dia, mas o gaúcho tem a forte tendência de ser bairrista e falar nisso. Querer que um gaúcho pare com isso é querer que ele ignore a SUA história, a história do Rio Grande do Sul, ou até como está na própria bandeira do Estado: Republica Rio-Grandense.

Acho que ninguém aqui quer "desdenhar" a história do Brasil, mas não queira que os gaúchos "desdenhem" sua própria história.

Pedro_Borges
Veterano
# set/11
· votar


Snakepit

Compreendo seu ponto de vista e em nenhum momento eu critiquei essa postura, pois conheço a história - bonita por sinal. Você pode vê que o meu primeiro post neste tópico foi reconhecendo que deveríamos ser parte de uma monarquia com estados se transformando em países ligados a essa monarquia, como é no reino unido. Nem sei se isso funcionaria, porém a sugestão foi no sentido da manutenção da brasilidade e nesse ponto "brasilidade" foi que o tal PhD "entrou de sola arrancando as folhas da goiabeira".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cidade italiana separatista declara sua independência do Estado.