Sobre comentários como 'só no Brasil' ou 'se fosse em X e não no Brasil '

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


Viciado em Guarana
Se já deu, não adianta editar.

Já ouvi falar de uma cirurgia restauradora...

Joseph Conrad
Membro Novato
# dez/16
· votar


Certo.

Ainda tenho que conhecer cerca de 180 países para poder usar a expressão "só no Brasil".

Anotado.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Joseph Conrad
faz sentido

sallqantay
Veterano
# dez/16
· votar


Joseph Conrad
cerca de 180 países para poder usar a expressão "só no Brasil".

+ 34 livros de antropologia

CindyFerrari
Veterano
# dez/16
· votar


fora apostilas

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


E os artigos científicos, vão ficar de fora? Teses de doutorado?

JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


Tem que olhar de longe também, pra ter uma visão mais "geral", mais "ampla". Da Lua, por exemplo...

Leo Zanon
Veterano
# dez/16
· votar


Complexo de Vira-Lata cumulado com infantilidade mais apoio ao Bolsonaro.

Jack Holland
Veterano
# dez/16
· votar


Pior que complexo de vira-lata é politicamente correto e comodismo... a diferença vai muito além de "gosto musical superior", mesmo como turista em países desenvolvidos vc já vê uma diferença brutal em absolutamente tudo, educação, ordem, segurança, honestidade, eficiência e qualidade dos serviços, preço justo, etc. e isso está muito mais ligado à mentalidade e à cultura do povo do que à riqueza do país.

Ah, temos samba? Bossa nova? Foda-se. Primeiro eu quero poder sair na rua sem medo de um funkeiro-aba-reta-juliette enfiar uma faca na minha garganta por causa de trinta reais.

alanis morre7
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: alanis morre7
· votar


Toda vez que alguém tece críticas ao Brasil, a resposta é sempre a mesma: "lá vem o complexo de vira-lata". Dane-se se a pessoa tem ou não seus motivos para descer o sarrafo no país. O OP tem a audácia de rotular alguém como alienado só por manifestar uma opinião contrária que, na maioria das vezes, é completamente justificável e respaldada na realidade. Eu não preciso morar em 70 países diferentes para saber que a Noruega é, sim, um lugar menos violento, mais justo, menos poluído, mais livre, com um nível educacional melhor, com uma renda per capita maior e com uma qualidade de vida infinitamente superior à do Brasil. As estatísticas não mentem, afinal. Ou os dados tem complexo de vira-lata também?

James Joyce, um dos maiores escritores de todos os tempos, odiava Dublin - a terra onde ele nasceu e viveu por boa parte de sua vida. Ele não só odiava a cidade, como ainda escreveu um livro expondo os podres de Dublin para o mundo. E quer saber? Ele estava certo. A Irlanda é maravilhosa hoje, mas na época dele era uma merda insuportável e ele só falou verdades. Seria Joyce um alienado então? Era ele o ser problemático que não fazia o mínimo esforço para se adaptar? Ou alienados são apenas os que criticam o Brasil, especificamente?

Vivemos na república federativa intocável, esse lugar pitoresco onde as pessoas enchem o peito para dizer que são cultas e politizadas, mas não aceitam qualquer tipo de crítica à sua nação.

Tópico patético.

alanis morre7
Membro Novato
# dez/16
· votar


Jack Holland

Ah, temos samba? Bossa nova? Foda-se. Primeiro eu quero poder sair na rua sem medo de um funkeiro-aba-reta-juliette enfiar uma faca na minha garganta por causa de trinta reais.

YEAH!

sallqantay
Veterano
# dez/16
· votar


Noruega

AKA reino das feminazis

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Não tem nada a ver com complexo de vira lata, é que tem uns lugares por aí que são uma bosta mesmo, e não precisa ir longe.

exemplo:
Na rua onde eu moro tem várias casas medíocres, uma vila comum, nada mal.
A dez quadras de distância temos o centro da cidade, muito bacana também.
A dez quadras pro outro lado temos a terceira maior e pior favela da cidade.
A tres quadras de distância temos um viaduto perto do terminal de ônibus que se vc passar de noite a pé, a chance de ser assaltado, assassinado ou violentado é de 100%, normalmente as pessoas têm que dar a volta no quarteirão e andam o dobro pra não passar por alí.

A fita é que todo lugar (menos as raras exceções como a noruega) têm partes melhores e piores, quem não aceita isso nem no próprio país e diz que é complexo de vira lata, deve ser no mínimo alienado da realidade. Se você for à Alemanha, verá que lá também tem lugares bons e ruins.

Eu acho que um dos maiores problemas do Brasil que pode ser comparado com outros países é que aqui as coisas não se desenvolvem direito. Tipo assim: o maior problema não é ser ruim, é não melhorar, saca?

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Eu não tenho medo de sair na rua e um funkeiro-aba-reta-juliette enfiar uma faca na minha garganta por causa de trinta reais., mas teria se passasse pelo citado viaduto. Então de qualquer maneira vc tem que ter jogo de cintura e saber como viver na sua realidade. Isso é adaptação! Não é gostar e não criticar o que está claramente ruim, é saber como lidar com aquilo, e se está taõ ruim, eventualmente melhorar a sua realidade da maneira cabível.

Fidel Castro
Veterano
# dez/16 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Continuo achando o Brasil um lugar do caralho.

Oportunidade a rodo devido à baixa produtividade generalizada, pessoas sempre abertas a um papo, nunca fui assaltado e olha que vivo entre Rio e Sampa (é só ter procedimento), clima perfeito (Sampa é quase CNTP o ano inteiro em temperatura e o P são só 400m), serviços não faltam.

O grande problema do Brasil é a desigualdade estrutural em seguida e junto com problemas macroeconômicos. O problema político é derivado das duas acima.

Mas francamente, em que país eu saio de uma reunião com a CVM, de terno, para tomar uma Antártica no quiosque, faço amizade com o catador e ainda sou convidado em uma próxima oportunidade a ir no churrasco da cooperativa (mediante contribuição individual em breja e arroz)?

Eu amo puxar conversa e conhecer histórias, nesse sentido,o Brasil é maravilhoso.

Hão inúmeros problemas e quero conhecer outros lugares, mas minha prole terá passaporte brasileiro, vai nascer e ser criado aqui se minha vida ajudar

Um país é feito de pessoas, não de desenvolvimento. Possivelmente a Angola pode me ser bem mais interessante que o cu da Suécia onde eu só amei a arquitetura.

Oportunidade se gera, é evidente que não existe meritocracia plena, mas vê se o tio do Hot Dog perde tempo de trabalho reclamando do país. No Brasil com um pouco de suor da pra viver bem, não tô falando de comprar uma cobertura no Leblon, mas tomar uma cervejinha no boteco de fds e comer um churrasquinho grego. Aqui com pouca grana da pra ser feliz

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Fidel Castro

pessoas sempre abertas a um papo
Pra mim não faz tanta diferença assim, não so muito sociável.

Mas francamente, em que país eu saio de uma reunião com a CVM, de terno, para tomar uma Antártica no quiosque, faço amizade com o catador e ainda sou convidado em uma próxima oportunidade a ir no churrasco da cooperativa (mediante contribuição individual em breja e arroz)?

Eu amo puxar conversa e conhecer histórias, nesse sentido,o Brasil é maravilhoso.


Que bom que você é super sociável, eu sou desses tipinhos frescos que não bebe e só fica trancado em casa lendo livro de filosofia, ganhando e gastando dinheiro dentro da minha bolha impenetrável. Não que eu não bata papo com estranhos ou não saiba me relacionar, pelo contrário, normalmente todo mundo gosta de mim, mas nem sempre eu gosto das pessoas tanto quanto elas gostam de mim.
Anyway, todo mundo tem uma história, e o fato de o brasil ter um monte de gente que gosta de bater papo não significa que é todo mundo interessante.

Oportunidade a rodo devido à baixa produtividade generalizada
Isso não é uma coisa boa, é ruim!
Baixa produtividade é sinal de pouca tecnologia, organização, planejamento e infraestrutura. Neste caso, oportunidade é só pra quem vai ajudar a sanar esses problemas (poucos) ou pra quem vai apertar parafuso (Deus me livre).

nunca fui assaltado e olha que vivo entre Rio e Sampa (é só ter procedimento), clima perfeito (Sampa é quase CNTP o ano inteiro em temperatura e o P são só 400m)

Isso é bem verdade. Acho que as pessoas nascem por aqui e não sabem valorizar as partes boas.


mas peraí... cntp não é 0ºC ?

sallqantay
Veterano
# dez/16
· votar


Fidel Castro, post mais canastra de 2016

Fidel Castro
Veterano
# dez/16
· votar


Em tempo, quando me formei tive a oferta de ser transferido para a filial em Miami da empresa. Recusei prontamente, jamais trocaria Sampa por Miami muito menos Brasil por EUA. Mesmo com a remuneração (de curto prazo) maior.

EUA é o inferno na terra. As pessoas não são ruins, quer dizer, em Miami mais ou menos, mas no interiorzão (true america) são pessoas com coração muito bom mas cabeça meio fechada.

Mas as relações sociais lá fora do privado são horríveis, as cidades no geral tem prioridades urbanísticas zoadas, as leis e relações trabalhistas são ruins, a desigualdade relativa lá é maior do que aqui, uma constante tensão étnica, país em eterno estado de vigilância policial de guerra (quase um estado de sítio). Canadá é o primo legal dos EUA, mas o clima é cu e não tem exatamente um grande mercado de trabalho ou oportunidades. Além de ter uma distribuição demográfica péssima e ser um tanto entediante morar lá.

Europa é esteticamente impecável no geral, historicamente maravilhosa e culturalmente pluralissima. Mas porra, a economia do Euro é toda bagunçada, as tensões étnicas e religiosas lá nunca estiveram tão altas desde as Cruzadas, custo de vida obsceno, oportunidades em baixa, clima geopolítico mórbido. Mesmo a famosa Escandinávia tá afundando na própria egotrip ultra-progressista (e olha que sou eh falando).

África eu realmente preciso conhecer, Ásia só conheço Singapura e Hong Kong que são Babel(s) orientais. Legal de passar, horrível de morar.

Oceania provavelmente seria o melhor lugar do mundo pra mim se eu fosse dos role natureza, praia e cachoeira. Como não sou, achei Nova Zelândia tédio, quase país de temporada e Australia nunca fui.

América Latina, por outro lado, amo todos os lugares que conheço de paixão e tenho carinho natural pelos que ainda vou conhecer. Só prefiro Brasil mesmo.

Fidel Castro
Veterano
# dez/16 · Editado por: Fidel Castro
· votar


sallqantay

Isso porque você não me viu esse ano. Meu cabelo começou a assumir ondas canastrissimas que eu adotei. Junto com terno...

Tô canastrão, para acentuar isso, brinco com minha namorada abrindo uns dois botões da camisa e colocando a gola por cima do terno quando encontro ela pra jantar pós-labuta hehe

sallqantay
Veterano
# dez/16
· votar


Fidel Castro é tipo um sommelier de lugares, très chic no jet set internacional

alanis morre7
Membro Novato
# dez/16
· votar


acabaramosnicks

Na minha opinião, uma cidade onde você tem que ficar restrito ao seu condomínio ou à sua quadra (ou a meia dúzia de quadras) para não correr o risco de ser esfaqueado por causa de um par de tênis é uma cidade que não vale a pena visitar nem morar.

Por um deslize na utilização do GPS, dois turistas italianos entraram em uma favela no Rio e foram metralhados:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/turista-italiano-e-morto-ap os-entrar-por-engano-em-favela-no-rio.ghtml

Esse tipo de coisa acontece rotineiramente em todo o Brasil, mas como o grosso da imprensa nacional está no Rio e em Sampa, as pessoas têm a impressão de que as outras cidades são mais seguras, o que não é verdade. Algumas podem até ser, mas eu não estou a fim de brincar de roleta russa com o meu corpo. Ainda não conheci nenhum lugar no Brasil onde a sensação de segurança seja uma constante, por isso penso em morar fora.

Tipo assim: o maior problema não é ser ruim, é não melhorar, saca?


O problema é justamente esse. O Japão foi completamente destruído pelos EUA depois da segunda guerra e, em apenas 40 anos, se tornou um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo. E olha que a terra deles é extremamente pobre em recursos naturais, se comparada ao Brasil. Chegou a hora de admitir que fracassamos e buscar inspiração nesse tipo de exemplo, em vez de ficar só vivendo de pão e circo, fingindo que tudo está bem.

Wade
Membro Novato
# dez/16
· votar


ITT: gente dizendo onde os outros devem ou não viver.

Fidel Castro
Veterano
# dez/16
· votar


alanis morre7

Cara, o "atraso" do Brasil é oportunidade. Quanto mais atrasado, mais fácil empreender. Não adianta ficar constatando, tem que agir.

Meu TCC (e quando tiver tempo, futura luta na pós) foi o estudo da desigualdade no Brasil, causas e impactos econômicos. Tudo bem geral, afinal foi nível graduação. Mas é o que mais me dói no Brasil. Por outro lado, trabalho no mercado financeiro.

Em vez de ficar "porra o Brasil é um cu de desigual", tô fazendo minha parte empreendendo por inclusão financeira dentro da empresa e se não der certo, faço eu mesmo. Óbvio que negada tendo ferramentas para uma melhor gestão pessoal financeira com investimentos de alfa baixo mas com benchmark acima da inflação e cercando a SELIC não vai matar a desigualdade. Mas já ajuda oferecer um produto nível Private com baixo custo (devido à menor customização e automatização de processos) para a população varejo que ainda perde cerca de 10bi ano na poupança, mais outros vários bilhões impossíveis de contabilizar estando totalmente fora do mercado.

O Brasil é um lugar do caralho e se todo mundo trabalhar em prol dele, vai ficar mais ainda

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/16
· votar


Fidel Castro
Posso dar uma olhada na sua dissertação?

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


alanis morre7
é uma cidade que não vale a pena visitar nem morar.

São poucas cidades que são assim



Por um deslize na utilização do GPS, dois turistas italianos entraram em uma favela no Rio e foram metralhados:

Na boa, quando vc olha ao seu redor e vê que as coisas não estão legais, vc simplesmente ignora o GPS, dá meia volta e pede informação no posto Ipiranga. Esses italianos aí deram uma de otários. Isso sim, é uma coisa que não aconteceria se não fosse no RJ, mas não dá pra generalizar e dizer que isso não aconteceria se não fosse no Brasil.



Esse tipo de coisa acontece rotineiramente em todo o Brasil, mas como o grosso da imprensa nacional está no Rio e em Sampa, as pessoas têm a impressão de que as outras cidades são mais seguras, o que não é verdade.
Vá além dos jornais e conheça as outras cidades. Vou citar algumas aqui na minha região:

- Campinas: grande pra caralho, tem partes boas e ruins
- Hortolândia: o povo tem cultura pobre, mas a cidade e as próprias pessoas não são muito pobres, principalmente depois do PT. Tem partes boas e ruins também.
- Indaiatuba (não confundir com INAIATUBA): Cresceu e se desenvolveu bastante nos últimos anos, tem partes boas e ruins também
- Paulínia: Cidade bem desenvolvida, bonita e rica. Cresceu muito rápido e a cultura do povo não acompanhou. As piores partes da cidade são melhores que os bairros medíocres de Jundiaí
- Osasco: Se o estado de sp fosse uma cidade, osasco seria uma das piores favelas. Eu passei pouco por lá, e não gostei do que vi.

Na boa, a situação da violência não é tão ruim desse jeito de maneira geral, só é tão ruim quanto nesses bairros tensos de rj e sp as regiões muito ruins de hortolância e osasco (que é quase sp). De resto é o de sempre: partes boas e ruins. Não é roleta russa, como o Fidel falou, tem que ter "procedência", saber conversar, disconversar, ter jogo de cintura, feeling, tato...


Chegou a hora de admitir que fracassamos e buscar inspiração nesse tipo de exemplo, em vez de ficar só vivendo de pão e circo, fingindo que tudo está bem

Essa hora chegou faz tempo, só não enxerga isso que não quer. A questão é que isso afeta primaria e necessariamente as grandes massas, os pobres, pra eles não está tudo bem mesmo.
Pra quem é classe média-baixa ou melhor que isso não precisa necessariamente viver de pão e circo, e o fato de o Brasil não desenvolver direito a sua própria economia e tecnologia não significa que vc tem que viver mal.
Aqui ainda tem um clima bom, bastante emprego, muita coisa que precisa ser desenvolvida (ou seja, oportunidades, como disse o fidel), e o ambiente onde você vive só vai ser ruim se vc for pobre e morar em um lugar fodido. Se você tiver um pouquinho assim de inteligência, força de vontade e jogo de cintura (interprete como quiser, o conceito não é bem definido), você chega longe, vive bem, e ainda pode conhecer os outros paises viajando.

sallqantay
Veterano
# dez/16
· votar


depois que vi nego falando que jundiaí é segura, eu nao sei de mais nada

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Fidel Castro
Em vez de ficar "porra o Brasil é um cu de desigual", tô fazendo minha parte empreendendo por inclusão financeira dentro da empresa e se não der certo, faço eu mesmo

É que o lance é muito cultural
O brasileiro em geral gosta de ser pobre pagando de rico, tipo assim, vivendo na quebrada, comprando roupa de marca, pagando cerveja e outras drogas pros amigo, fazendo churrasco de picanha, torrando o salário todo em porcarias que ficam obsoletas ou são consumidas rapidamente, etc...

A desigualdade ocorre por muitos fatores, mas o cultural é o mais difícil de "combater" (se é que deve ser combatido, já que as pessoas se contentam com a situação).

Pode dizer que eu sou filho da puta ou sei lá, mas sempre que tenho oportunidade eu me aproveito dessa cultura idiota pra ganhar dinheiro em cima desses caras. E o mundo inteiro tá fazendo isso com o brasileiro em escalas maiores ou menores, e não adianta ficar triste e lançar projetos pra mudar a desigualdade pq só os inteligentes e inconformados que vão abraçar a idéia, e eles mudariam a própria realidade mesmo sem o seu auxílio.

Eu mesmo trabalho pra uma multinacional chinesa.
Por que será que eles resolveram abrir uma planta no Brasil? Pq a galera aqui não liga de ser escravizada, pressionada, aceitam salários ridículos, condições ruins, não ligam de ser mandados embora pra depois serem recontratados, etc... pelo mesmo motivo a mesma empresa abriu uma planta na indonésia recentemente.



O Brasil é um lugar do caralho e se todo mundo trabalhar em prol dele, vai ficar mais ainda
A exploração no brasil é do caralho desde 1500, e vc vai ficar podre de rico se souber como se aproveitar disso. A vida do povo só vai melhorar se a cultura mudar.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


sallqantay
depois que vi nego falando que jundiaí é segura, eu nao sei de mais nada

Mano, eu moro aqui fazem só 23 anos e nunca tive problemas com seguraça. É como eu disse:

tem que ter "procedência", saber conversar, disconversar, ter jogo de cintura, feeling, tato...

alanis morre7
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: alanis morre7
· votar


Fidel Castro

Mas nem com um estilo de vida padrão Silvio Santos eu iria querer continuar no Brasil. Tanto que o próprio Sílvio Santos mora nos EUA há anos. De que adianta nadar em dinheiro e viver com medo, desconfiado de tudo, em um país onde eu não posso nem atravessar a rua carregando uma simples máquina fotográfica sem ser assaltada. Na Dinamarca, é comum os pais entrarem nos cafés e deixarem seus bebês dormindo do lado de fora, porque lá eles simplesmente confiam que ninguém fará mal às crianças, e é verdade. Ninguém rouba bebês (ou qualquer outra coisa, diga-se de passagem) na Dinamarca. Lá eles pagam pelo menos 50% do salário em impostos com um sorriso no rosto, porque sabem que a maior parte do dinheiro investido será utilizado em boas escolas, bons hospitais, boas creches, boas opções de lazer e outras melhorias públicas, coisas que elevam tanto os níveis de satisfação dos nativos locais que o povo dinamarquês hoje é considerado o mais feliz do mundo. Aqui você tem o carro do ano, mas o seu vizinho não consegue nem colocar comida no prato do filho; você estudou inglês e tem pós-graduação, mas o seu vizinho não consegue sequer escrever o próprio nome; você passa mal e é prontamente atendido, mas o seu vizinho definha até a morte na fila do SUS. Se a nossa sociedade exclui, humilha e mata as pessoas dessa forma, ninguém pode mesmo exigir que não exista alguma forma de revanche depois. E eu sinceramente estou cansada de apostar em um país que nunca vai pra frente, nunca melhora em nada importante, nunca se destaca nas coisas que realmente deveria, mesmo tendo todo o potencial do mundo para isso.

acabaramosnicks

Na boa, quando vc olha ao seu redor e vê que as coisas não estão legais, vc simplesmente ignora o GPS, dá meia volta e pede informação no posto Ipiranga. Esses italianos aí deram uma de otários.

É, a vítima é sempre a culpada.

Eu tenho certeza que Campinas é relativamente mais segura que a maioria das cidades do Brasil, mas não é um lugar que me atrai. É bonita, mas não é para mim. Pelo menos não agora.

sallqantay
Veterano
# dez/16 · Editado por: sallqantay
· votar


Na Dinamarca, é comum os pais entrarem nos cafés e deixarem seus bebês dormindo do lado de fora, porque lá eles simplesmente confiam que ninguém fará mal às crianças, e é verdade. Ninguém rouba bebês (ou qualquer outra coisa, diga-se de passagem)

olha o nível de auto ilusão da bagaça

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre comentários como 'só no Brasil' ou 'se fosse em X e não no Brasil '