Trabalho infantil - Voce é contra ou a favor?

Autor Mensagem
Johnny Favorite
Veterano
# jun/11
· votar


totalmente contra, tem que começar a trabalhar com 40 e se aposentar com 45.

Paul Young
Veterano
# jun/11
· votar


Viciado em Guarana
Sou a favor!
O trabalho (independente da idade) dignifica o homem.


mas hein?

Ian Anderson
Veterano
# jun/11 · Editado por: Ian Anderson
· votar


"Não existe trabalho ruim, ruim é ter q trabalhar."
Seu Madruga

Jovem Idoso Antigo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Jovem Idoso Antigo
· votar


renansena777
a ultima cosia que tu quer nessa idade é agregar conhecimento e cultura

Mas tu leu tudo que eu escrevi? Olhando para a realidade, jovens desperdiçando a juventude com futilidades.
Isso que tu disse eu já escrevi.

e na maioria dos casos isso é muito bom
Não usar o privilegiado tempo que não é preciso gastar com trabalho para adquerir conhecimento e cultura é algo bom?

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jun/11
· votar


Claro que sou a favor, trabalhar nas minas de carvão ajudou a moldar meu caráter.

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


Desde que esteja estudando, eu sou a favor.

2.

paulinho pc
Veterano
# jun/11
· votar


AnaClara

Sou a favor.
Eu,como alguns aqui,comecei cedo também na lida. Meu pai tinha um estacionamento de carros e eu o ajudava. Foi bom,pois através disso consegui ter bons equipos logo.

Mas assisto na tv as vezes o trabalho escravo no norte e em outras regiões. Aí acho errado. E quem emprega dessa forma,tem que se ferrar mesmo.

Se bem fiscalizado,eu acho melhor a molecada trabalhando do que na rua fazendo cagada,ou em casa comendo e virando um leitão.

-Dan
Veterano
# jun/11
· votar


Mas não é a partir dos 14 anos que podem trabalhar como menor aprendiz? Qual o problema?

dibass
Veterano
# jun/11
· votar


Prostituição infantil é uma das consequencias desse lance de criança não poder, legalmente, trabalhar.

(além de vários outros fatores que levam à prostituição infantil, mas já que esse não é o foco...)

Konrad
Veterano
# jun/11
· votar


Acho interessante o começo da experiência de trabalho, em condições justas e dignas, numa idade assim por dizer baixa.

De uma forma geral pode contribuir para o aumento do senso de resposnabilidade, organização financeira, social e até no processo de maturação. Além de fazer o adolescente ter uma ideia bem mais real e próxima da realidade das profissões que pode vir a ter. Eu acho que hoje a molecada chega muito imatura no vestibular, não têm ideia das profissões e das carreiras que escolhem.....

Só duvido que num país com uma cultura tão idealista e pouco prática como o nosso a questão vai ser um dia discutidaa sério e com ações reais.

EternoRocker
Veterano
# jun/11
· votar


Lugar de criança é nas pedreiras, carvoarias e no canavial.

Qualquer coisa fora disso é mero discursinho pra eleger fulano ou ciclano.

Legalização da exploração infantil JÁ !!!

~:0)

Obs.: Aposto que quem "empregou" essas crianças estava pensando exclusivamente em ajudá-las no contexto miserável em que vivem.

EternoRocker
Veterano
# jun/11
· votar


Ta bom... só pra não falar que sou radical...

Imaginem uma criança com menos de 14 anos... nessa mesma realidade de Brasil em que vivemos.

Imagina uma criança de 13 anos recebendo, que seja, R$ 300,00 no final do mês.

Agora tente pensar com a cabeça de uma criança de 13/14 anos:

Que que é mais legal:

a) Se dedicar a uma atividade que te dá R$ 300,00 no fim do mês pra vc ou gastar com fliperama ou ajudar em casa ?

b) Se dedicar a uma atividade chata, imposta por chatos e com cobranças chatas e que não te levam a nada ? (não, vc com 13/14 anos não achava que estudar era legal)

Pronto... tá formado mais um trabalhador braçal pro disputado mercado nacional.

O buraco é bem mais embaixo.

Guitar_Gafanhoto
Veterano
# jun/11
· votar


EternoRocker

lugar de criança é na escola! (e nas quadras e parques nos fds =] )

renansena777
Veterano
# jun/11
· votar


Jovem Idoso Antigo
Não usar o privilegiado tempo que não é preciso gastar com trabalho para adquerir conhecimento e cultura é algo bom?


Por mais imbecil que isso pareça, sim eu acho isso bom. Infancia/Adolescencia é a epoca que tu tem pra fazer merda, chutar o lixo, chingar os outros, cair de bicicleta e se achar o bonzão porque ganhou de todo mundo no fliperama.

Esse tempo nao volta e eu acho um puta desperdicio ver um moleque de 12, 13, 15 anos que se enfia nos estudos e ouvindo pink floyd achando que vai estar "garantindo seu futuro" com essa idade, pura ilusao isso ai

qew
Veterano
# jun/11
· votar


Pelamor, quanta bobagem...

Pessoal, a lei não determina que o cidadão só pode trabalhar depois dos 18, como alguns aí pensam.

Jovem Idoso Antigo
Veterano
# jun/11
· votar


renansena777
Por mais imbecil que isso pareça, sim eu acho isso bom. Infancia/Adolescencia é a epoca que tu tem pra fazer merda, chutar o lixo, chingar os outros, cair de bicicleta e se achar o bonzão porque ganhou de todo mundo no fliperama.

Ai vai da capacidade cognitiva de cada pessoa. Pessoas com percepções diferentes vão fazer coisas diferentes. Particularmente acho que quanto mais rápido um jovem entender a realidade e sair do mundinho alienado da adolescência melhor.

Esse tempo nao volta e eu acho um puta desperdicio ver um moleque de 12, 13, 15 anos que se enfia nos estudos e ouvindo pink floyd achando que vai estar "garantindo seu futuro" com essa idade, pura ilusao isso ai


Nunca gostei desda idéia de estudar apenas para "garantir seu futuro". O objetivo que exergo no ato de estudar é totalmente diferente.

Mas entendi seu ponto... respeito.

Tubaína
Veterano
# jun/11
· votar


Guitar_Gafanhoto
lugar de criança é na escola! (e nas quadras e parques nos fds =] )

pensando na sua e na minha infância e na de nossos filhos.. com fé em Deus será sim!! Na escola e tirando notas muito boas, inclusive.

Agora mostrando a realidade de uma família que precisa de renda...
de jovens que moram com os avó porque os pais foram mortos ou etc.. e que a única saída pra incrementar a renda é com o trabalho do menor.. acho válido sim.. Pior, querido, é passar fome... é não ter o que comer... porque quem é pobre, infelizmente não tem as regalias que crianças ricas têm... tem que trabalhar mesmo e ajudar em casa.. Não dizendo que isso seja certo.. mas que é o que a necessidade ordena.. são as condições em que se vive... as migalhas que aqueles meninos ganham vendendo jujubas Gomets nos ônibus é a sacola de pão pra comer todo dia... quando não se tem outra saída.. acho válido sim o trabalho infantil.. desde que não seja insalubre.. e muito arriscado...

É utopia demais achar que uma família realmente pobre e que tem necessidades urgentes e iminentes.. vá esperar que seu filho cresça.. passe por todas as etapas escolares... se forme ou alcance a maioridade pra poder dar algum auxílio em casa...

é ruim heim... é ruim...

Acorrda, povo...
Tem que ver essas situações de perto pra poder culpar os pais ou qualquer coisa do tipo

Gianyny
Veterano
# jun/11
· votar


Sou totalmente a favor, desde que seja um trabalho ao lado dos pais e desde que não haja exploração e que não atrapalhe na vida escolar nem prejudique a infância da criança. E sim, isso é possível.

Comecei a trabalhar com treze anos na lanchonete do meu pai, isso nunca me prejudicou, ao contrário, só me ajudou, ao invés de ficar vagabundando o dia inteiro na rua eu estava ajudando-o no trabalho.

E pros que ficam de mimimi que lugar de criança é SÓ na escola e brincar, e atentar, e etc:

Trabalhei dois anos no PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e todos os professores, TODOS eram a favor de que as crianças trabalhassem. Crianças a partir de treze, quatorze anos, podem muito bem ajudar seus pais no trabalho. TODAS as crianças que tive contato no trabalho que NÃO trabalhavam, passavam o dia inteiro na rua, muitas vezes os pais nem sabia onde eles estavam, alguns chegavam a ficar dias longe de casa, crianças de treze, quatorze anos, um chegou a fugir e ficar mais de uma semana longe de casa. É por que não trabalham? Não sei, mas os que trabalham são crianças muito mais dóceis, amigas, e principalmente, sabem tratar as pessoas com RESPEITO, aprendem valores que guardarão por toda vida, como respeito e responsabilidade, o que muleque que não faz nada da vida não faz.

Guitar_Gafanhoto
Veterano
# jun/11 · Editado por: Guitar_Gafanhoto
· votar


Tubaína

corretíssimo, compreendo completamente. Meu post foi mais uma resposta ao último post do Eterno Rocker mesmo.

Abraços

;D

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# jun/11
· votar


Pode ser a favor de algo que é contra a lei?

Vocês são muito ousados, taloco.

Tubaína
Veterano
# jun/11
· votar


Arcanjo Lúcifer
lei lei lei lei lei lei lei lei lei....

discursinho de calouro em direito!!

Taxativamente, irredutivelmente, dogmático e absoluto!!

A lei que vige é a da sobrevivência.. é a lei da vida!!

Quando vc chegar mais à frente vc aprende...

Quem lida com a lei.. sabe que ela é falha... e como é falha!!

Volunteer
Veterano
# jun/11
· votar


Tubaína
Ele tava sendo irônico...

EternoRocker
Veterano
# jun/11
· votar


Tubaína
discursinho de calouro em direito!!

Sniper
Veterano
# jun/11
· votar


Melhor um moleque trabalhando do que vagabundeando

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# jun/11
· votar


Tubaína
Surtou?

No mais, recomendo umas aulas pra entender ironia e sarcasmo, Sheldon Cooper.

Tubaína
Veterano
# jun/11
· votar


Volunteer
Ahh, Desculpe aew!! Não entendi a piada...

E sendo este o 1º post dele... pensei que tivesse falando sério.

É que falta-me senso de humor pra certos assuntos.

Foi mal....

Sniper
Veterano
# jun/11
· votar


Vagabundo, vagabundo, respeita doente!

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# jun/11
· votar


Tubaína
Quem lida com a lei.. sabe que ela é falha... e como é falha!!


É falha mas tá lá. E goste você ou não tem que obedecê-la enquanto ela for efetiva. Posso estar errado e tu ser uma aborígene, mas acho que não, em Aracaju também se vive em sociedade, fato comprovado por mim, que também vivo aqui :]

A lei que vige é a da sobrevivência.. é a lei da vida!!

Aham, poder revolucionário ultra-jovem. Podemos tudo, estamos acima da lei, uhul \o\

Tubaína
Veterano
# jun/11
· votar


Arcanjo Lúcifer
Não fuja do contexto, meu conterrâneo...
Sem viagens.. ok!?

Em que tópico estamos??... sobre o que falei então né.. sobre que tema estamos discutindo né, colega...

Apenas complementei, com base no seu post 'irônico', que eu não percebi, desculpa, o que eu já havia falado há 3 posts atrás...

Sobre aquilo lá que eu postei sobre lei da sobrevivência...
Não vamos generalizar né?!

Leandro Rigon
Veterano
# jun/11
· votar


Hoje é possível trabalhar normalmente com carteira assinada a partir do 16 anos, e a partir dos 14 como aprendiz. A aprendizagem, que pode durar no máximo 2 anos, exigem várias coisas, uma empresa que fornecerá um curso, haverá o tempo de trabalho e nada disso pode comprometer a escola. Até uma das causas de encerramento do contrato de aprendizagem é se o aluno for reprovado por faltas na escola.

Claro que existem falhas, empregos irregulares, mas se seguidas as regras, elas me parecem bastante razoáveis.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trabalho infantil - Voce é contra ou a favor?