Sobre fazer faculdade no exterior

Autor Mensagem
Tonanteador
Veterano
# jun/11


Alguém aqui sabe de algo? Pensei no assunto e queria saber mais...

Abs

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


Existem empresas que oferecem intercâmbio e estudo em faculdades no exterior.

O link a seguir me chamou a atenção uma vez:

http://www.wttuc.com.br/cursos.asp

Algum país/curso em mente? Em todo o caso, boa sorte! : )

Tonanteador
Veterano
# jun/11
· votar


Simonhead
Jornalismo e Oxford. Mas é só uma idéia, por enquanto.

Abs

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


Tonanteador

E que ideia! Manda bala, mermão! The world is yours!

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/11
· votar


Oxford

Só sonho humilde.

Ken Himura
Veterano
# jun/11
· votar


É o seguinte: você tem que arrumar dinheiro pra pagar o curso (ou alguma bolsa que o pague pra você) e ser admitido no processo de seleção da faculdade.

Depois disso, é só felicidade! E estudo pra cacete.

Heil
Veterano
# jun/11
· votar


tem que ter um santo muito forte pra entrar numa oxford da vida. Se tiver saído do ensino público aqui no brasil então, vish...

Codinome Jones
Veterano
# jun/11
· votar


Primeiro Gato do OT, agora Oxford.. realmente, o céu é o limite.

brunohardrocker
Veterano
# jun/11
· votar


Bolívia.

José Alface
Veterano
# jun/11
· votar


Faça medicina na bolívia.

Fidel Castro
Veterano
# jun/11
· votar


A França é um bom lugar pra quem faz humanas.


Fica a dica aí.

brunohardrocker
Veterano
# jun/11
· votar


Só não façam em Cuba, seus subversivos.

Fidel Castro
Veterano
# jun/11
· votar


brunohardrocker

Medicina aqui é digno.

Na Mãe Rússia também dizem ser.

Fidel Castro
Veterano
# jun/11 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Safari joga 10

Codinome Jones
Veterano
# jun/11
· votar


no Acre

Codinome Jones
Veterano
# jun/11
· votar


seus subversivos.

da novela?

Kaíque
Veterano
# jun/11
· votar


faz a distancia, escolhe qualquer uma do mundo :)

Ken Himura
Veterano
# jun/11
· votar


Na Mãe Rússia também dizem ser.
É ótima! Mas não tem bolsa.

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


Tonanteador
Jornalismo e Oxford

Sem colocar a dificuldade de entrar em Oxford na discussão, três coisas que você precisa levar em conta:

1. A regulamentação da profissão. Atualmente, não há exigência do diploma para jornalistas, então não seria um problema. Mas em carreiras onde existe a exigência (medicina, engenharia, direito, etc.), você precisa revalidar o diploma no Brasil, e isso é um processo muito, muito, muito chato. E trabalhoso. E às vezes, caro. Tem gente que precisa refazer metade do curso em uma universidade federal do Brasil (ver item 2). Para mestrado e doutorado, a revalidação é um pouco mais tranquila, mas mesmo assim o processo tem me dado azia.

2. Às vezes, o conteúdo do curso tem muito a ver com a realidade local. Por exemplo, alguns engenheiros eletricistas brasileiros costumam fazer circuitos mais robustos do que é padrão no Japão, porque o fornecimento de eletricidade no Brasil é mais instável. Já os engenheiros civis japoneses passam bastante tempo aprendendo a fazer edificações resistentes a terremotos, coisa dispensável no Brasil. Não sei como é em jornalismo, mas se você quiser revalidar o diploma no Brasil, pode acabar tendo que fazer um monte de disciplinas numa federal.

3. Tenha sempre em mente que o que se aprende antes da faculdade no Brasil é diferente do que se aprende em outros países. Eu sei de gente que sofreu aqui no Japão, porque eles aprendem cálculo diferencial e integral no ensino médio, coisa que no Brasil normalmente só se aprende durante a faculdade. Novamente, não sei se isso será um problema para "Jornalismo em Oxford", mas é bom você conferir a fundo o programa do curso e as ementas das disciplinas antes de qualquer coisa.

PS - Como é o processo de seleção em Oxford? Quanto $ você precisaria desembolsar no total?

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/11
· votar


se vai para oxford, pelo menos faz um curso decente

Tonanteador
Veterano
# jun/11
· votar


Heil
Faço Pedro II. É público, mas é bom demais.

Abs

Fidel Castro
França, podes crer. É uma alternativa tbm, meu amigo me disse que não vale apena fazer jornalismo lá fora, nos EUA...

Abs

Bog
Quanto eu precisaria desembolsar? Meu amigo pesquisa sobre fazer faculdade no exterior a algum tempo, e falou que seria por volta de 30 mil POR SEMESTRE. Basicamente inviável pra caramba, r3r3.
O Fidel falou a respeito da França, então vou procurar me informar melhor.

Tenha sempre em mente que o que se aprende antes da faculdade no Brasil é diferente do que se aprende em outros países.
Pensei nisso, tbm, mas acho que vale a pena correr o risco.

Abs

TaylorBass
Veterano
# jun/11
· votar


Tonanteador
Você é malandro, hein garotão..
Já saquei sua estrategia..
você ae, moreno, querendo ir pra país de branquelo..
aaaah moleque bom, qué passá o rodo estilo american pie!

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


Tonanteador
acho que vale a pena correr o risco.

Como eu disse, pesquise bastante sobre o curso antes, e esse "acho que" vira um "provavelmente" ou um "não".

Quanto à questão do dinheiro, existem bolsas, mas normalmente é muito mais fácil de conseguir para mestrado ou doutorado. Eu não gastei nada para estudar no exterior. Pelo contrário, eu fui pago para isso.

Uma outra coisa que você deve considerar: na hora de conseguir um emprego, bons contatos podem ser quase tão importantes quanto uma boa formação. Se você tem intenção de voltar para o Brasil, pode ser uma boa idéia fazer a graduação por aí mesmo, e uma pós no exterior. Durante a graduação, você pode montar uma rede de contatos, com colegas e professores na faculdade, e com outras pessoas em estágios. No exterior, você pode manter alguns desses contatos (além de fazer outros, internacionais), e na hora de voltar eles podem ser valiosos. Não falo aqui de ser interesseiro, mas só é lembrado quem é conhecido. Obviamente, ninguém vai te ajudar se você ficar marcado como um babaca.

A propósito, tudo o que eu fiz nos últimos 10 anos teve apoio de algum contato, feito no Brasil ou no Japão - estágio, dois trabalhos (mais uma proposta que eu recusei) e até o doutorado. Estou procurando algo para fazer quando voltar para o Brasil, e novamente meu plano A foi apelar para os velhos contatos. Acredite, ter alguém para dizer "opa, eu conheço ele, é honesto e bem esforçado" ajuda bastante. Dito isso, eu não teria feito graduação no exterior. Pelo menos para mim, ter esperado até o doutorado parece ter sido uma decisão acertada.

Ken Himura
Veterano
# jun/11
· votar


Tonanteador
Meu amigo pesquisa sobre fazer faculdade no exterior a algum tempo, e falou que seria por volta de 30 mil POR SEMESTRE. Basicamente inviável pra caramba, r3r3.

Então, já pode cortar da sua lista todas as faculdades do Reino Unido, as maiores da França e as maiores dos EUA.

BuBu Vodka
Veterano
# jun/11
· votar


Dá uma olhada, se vc for só estudar no exterior, nem sempre vc vem preparado ou não é considerado preparado quando volta pro Brasil.. aí tem de fazer um monte de cursinhos e reolver papeis...

tem de ver se vale a pena ...

de qualquer maneira Boa sorte

Xeper
Veterano
# jun/11
· votar


Já saquei sua estrategia..
você ae, moreno, querendo ir pra país de branquelo..
aaaah moleque bom, qué passá o rodo estilo american pie!


UHAUHUAHUAHAUAHHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHU

Carai, close topic!

Tonanteador
Veterano
# jun/11
· votar


TaylorBass
Espalha, não, ehauehuaheuhauheua!

Abs

Bog
Está me convencendo a fazer a graduação por aqui mesmo. Você achou melhor ter feito isso (graduação aqui e o resto no exterior), ou mudaria algo?

Abs

Codinome Jones
Veterano
# jun/11
· votar


Em minha opinião você é jovem e pode se dar ao direito de por uma ideia absurda na cabeça, pois você vai muda-lá 150 vezes.

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


Tonanteador
Você achou melhor ter feito isso (graduação aqui e o resto no exterior), ou mudaria algo?

Eu fiz a graduação e o mestrado no Brasil, e o doutorado no Japão. Como eu disse, para mim, ter esperado até o doutorado parece ter sido uma decisão acertada. Mas isso sou eu. Você precisa pesar os prós e contras de cada possibilidade, nenhuma delas é absolutamente melhor em todos os aspectos.

luiztx
Veterano
# jun/11
· votar


Bog
só de curiosidade, graduado em que e o mestrado e doutorado em que áreas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre fazer faculdade no exterior