Doenças psiquiátricas roubam mais anos de vida do brasileiro

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# mai/11


Com mudanças no estilo de vida dos brasileiros, os transtornos psiquiátricos passaram a ocupar lugar de destaque entre os problemas de saúde pública do país.

De acordo com dados citados em uma série de estudos sobre o Brasil, publicada ontem no periódico médico "Lancet", as doenças mentais são as responsáveis pela maior parte de anos de vida perdidos no país devido a doenças crônicas.

Essa metodologia calcula tanto a mortalidade causada pelas doenças como a incapacidade provocada por elas para trabalhar e realizar tarefas do dia a dia.

Segundo esse cálculo, problemas psiquiátricos foram responsáveis por 19% dos anos perdidos. Entre eles, em ordem, os maiores vilões foram depressão, psicoses e dependência de álcool.

Em segundo lugar, vieram as doenças cardiovasculares, responsáveis por 13% dos anos perdidos.

Outros dados do estudo mostram que de 18% a 30% dos brasileiros já apresentaram sintomas de depressão.

Na região metropolitana de São Paulo, uma pesquisa, com dados de 2004 a 2007, mostrou que a depressão atinge 10,4% dos adultos.

Não é possível dizer se o problema aumentou ou se o diagnóstico foi ampliado, diz Maria Inês Schmidt, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e uma das autoras do estudo.

Ela afirma também que são necessários mais estudos para saber de que forma o modo de vida nas cidades pode influenciar o aparecimento da depressão, além das causas bioquímicas.
No caso da dependência de álcool, no entanto, há uma relação com o estilo de vida, uma vez que pesquisas recentes do Ministério da Saúde apontam um aumento no consumo abusivo de bebidas.

IDADE AVANÇADA

O envelhecimento da população também contribui para o aparecimento de transtornos psiquiátricos.

De acordo com o estudo, a mortalidade por demência aumentou de 1,8 por 100 mil óbitos, em 1996, para 7 por 100 mil em 2007.

"O Brasil mudou com consumo de álcool, envelhecimento e obesidade e, com isso, temos novos problemas de saúde", disse o ministro Alexandre Padilha (Saúde).

Em relação às doenças psiquiátricas, ele afirmou que a pasta irá expandir os Caps (centros de atenção psicossocial) e aumentar o número de leitos para internações de curto prazo.

A série de estudos do "Lancet" coloca como outros problemas emergentes de saúde diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, como o de mama. Eles estão associados a mudanças no padrão alimentar, como o aumento do consumo de produtos ricos em sódio.

Por outro lado, a mortalidade por doenças respiratórias caiu, principalmente devido à redução do número de fumantes.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/913536-doencas-psiquiatr icas-roubam-mais-anos-de-vida-do-brasileiro.shtml

18 a 30% com sintomas de depressão é uma estatística impressionante, vale a reflexão sobre o estilo de vida que vem levando.

Dissertem ou não, o poder é de vocês

buddy guy
Veterano
# mai/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Cavaleiro

Acho que o grande "X da questão",está justamente nos que residem nas grandes cidades.O stress,correria,transito,pressão em ter que pagar contas e sobrevivência.Em fim,tudo isto somado,acaba que vai causando algúm problema no cidadão.Pode reparar,grande maioria das pessoas de cidade grande,vivem muitos deles,no limite de quase tudo.Por qualquer coisinha o povo anda "estourando" e discutindo por pouca coisa.E este sistema de vida,acaba que vai causando danos ao cara,mesmo !!!


EDIT E claro,não dá para esquecer da má alimentação dos que trabalham nos grandes centros.Geralmente é só fast foold ou comida de buteco mal feita !!

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Doença psiquiátrica é um negócio sério.

Quem tem ou sabe de algum caso em família entende a parada por uma outra perspectiva.

Xeper
Veterano
# mai/11
· votar


Fracos
/oteensepadraoquenuncasaiudocolodamae

Lúthien Tasardur
Veterano
# mai/11
· votar


Simonhead
Doença psiquiátrica é um negócio sério.

Quem tem ou sabe de algum caso em família entende a parada por uma outra perspectiva.


Isso é uma merda, mesmo a pessoa melhorando depois de um tempo sempre dá umas crises =\

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Li um livro bastante interessante do Malcolm Gladwell certa vez, outliers.

O primeiro capítulo fala um pouco sobre isso. É de uma cidade pequena da Itália que passou por problemas financeiros e foi tentar a vida nos EUA, perto de New York. Como não conseguiram emprego lá, foram caminhando até encontrar uma pedreira e trabalhar nela, trouxeram outros imigrantes daquela cidade.

Formaram a cidade em moldes parecidos com a cidade na Itália, mas sem contato com o mundo externo, a cidade era muito pequena e recebia visitas periódicas, tinha só um médico.

Certa vez, esse médico da cidade estava conversando com outros e relatou que trabalhou por 10 anos lá e era raríssimos os casos de morte por doença cardíaca naquela cidade, a grande maioria da população morria por velhice.

Os outros médicos resolveram pesquisar e verificaram que praticamente ninguém morria de doenças cardíacas naquela cidade enquanto nos EUA e no mundo, era disparada a maior causa de morte, foram investigar os hábitos de vida da população e viram que não era diferente do resto dos EUA, e eles praticamente não faziam exercício físico, fizeram questionários, verificaram os que ainda viviam na Itália e aqueles tinham os mesmos problemas do resto do mundo.

Quase desistiram da pesquisa, até que no fim notaram que o segredo estava na relação deles com as outras pessoas, praticamente não tinham preocupações na vida, estavam alheios aos problemas do mundo, riam, cumprimentavam todo mundo e conheciam pelo nome, praticamente não existia inveja, ciúmes. Vou tentar lembrar o nome da cidade na Itália, qualquer coisa depois pego no livro.

Isso leva a reflexão do que é mais importante na vida, trabalhamos e nos preocupamos tanto o dia todo para adquirir uma qualidade de vida que pode ser conquistada de forma tão mais simples. Pessoas morrem por causa disso todos os dias.

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Lúthien Tasardur

Se a medicação for a correta, com preocupações acerca da dosagem e tals, mais o controle da família e o entendimento do paciente da necessidade do uso contínuo daquele remédio, então tudo fica mais fácil de se levar e o cotidiano da pessoa é o mais normal possível.

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro
Li um livro bastante interessante do Malcolm Gladwell certa vez, outliers.


Gostei de sua revisão do livro.

Título?

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Simonhead

O título do livro é outliers.

Konrad
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro
18 a 30% com sintomas de depressão é uma estatística impressionante, vale a reflexão sobre o estilo de vida que vem levando

Fluoxetina deveria vir na água.

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

Outliers - Malcolm Gladwell.

Só, valeu. Eu sou meio tonto e nem li o título no post anterior.

Foi mals! :P

BokuWa
Veterano
# mai/11
· votar


Sou estatistica.

buddy guy
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro


Vc falou de Itália.Lá eles se alimentam muito errado.Porém o índice de infarto é pequeno.E sabe por que?Por causa do vinho.Pois que eles tem o hábito de consumir vinho todos os dias.E o vinho atua direto no âmbito de redução do colesterol.Por isso ajuda muito !!

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


buddy guy

Lembro que meu avô seguia esse costume de "tomar meia taça de vinho por dia faz bem".

O problema é que ele tomava várias "meias taças" por dia =/

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


BokuWa

E o tratamento? Firme e forte?

buddy guy
Veterano
# mai/11 · Editado por: buddy guy
· votar


brunohardrocker

buddy guy

Lembro que meu avô seguia esse costume de "tomar meia taça de vinho por dia faz bem".

O problema é que ele tomava várias "meias taças" por dia =/


Bom,se não tomar pra embreagar,tranquilo."Pois tudo em excesso,até arroz doce faz mal"(já dizia meu avô).E vinho correto para esta finalidade de beneficiar o coração,é o tinto seco.Este é o canal,moderação e vinho tinto!

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Meu problema é dormir mal.

buddy guy
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro
Meu problema é dormir mal.

Isso é outra coisa que arrebenta demais.Vira noite,bebedeiras,baladas e etc.Isso arrebenta o cara rapidão.Pois o sono é "alimento" do corpo !!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Cavaleiro
Os outros médicos resolveram pesquisar e verificaram que praticamente ninguém morria de doenças cardíacas naquela cidade enquanto nos EUA e no mundo, era disparada a maior causa de morte, foram investigar os hábitos de vida da população e viram que não era diferente do resto dos EUA, e eles praticamente não faziam exercício físico, fizeram questionários, verificaram os que ainda viviam na Itália e aqueles tinham os mesmos problemas do resto do mundo.

Quase desistiram da pesquisa, até que no fim notaram que o segredo estava na relação deles com as outras pessoas, praticamente não tinham preocupações na vida, estavam alheios aos problemas do mundo, riam, cumprimentavam todo mundo e conheciam pelo nome, praticamente não existia inveja, ciúmes. Vou tentar lembrar o nome da cidade na Itália, qualquer coisa depois pego no livro.Isso leva a reflexão do que é mais importante na vida, trabalhamos e nos preocupamos tanto o dia todo para adquirir uma qualidade de vida que pode ser conquistada de forma tão mais simples. Pessoas morrem por causa disso todos os dias.



Sei não, isso ai tá mto historinha feliz.
Queria saber como é que chegaram a esta conclusão.
Disseram ali que os hábitos eram os mesmos que do restante dos Estadus Unidos, portanto não era ambiental, sugere que seja um caso de genética.

Ainda mais de uma população que cresceu à partir de um pequeno número enviesado de pessoas, cheira a efeito fundador, no caso, estas pessoas que foram inicialmente pra cidade seriam menos propensas geneticamente aos problemas cardíacos e então estas características foram amplificadas, em relação ao restante do mundo, tendo em vista que a população toda foi iniciada por eles.

Pena que só posso conjecturar, mas a descrição deste episódio ae aponta pra isso, gostaria que testassem a hipótese do efeito fundador.

vitaoma
Veterano
# mai/11
· votar


Já que estamos neste tópico, gostaria de lançar-vos uma pergunta:

O que vocês acham do tratamento de depressão não-clínica e outras doenças psiquiátricas com drogas?

Eu acho que a droga apenas abafa o sintoma e a raiz permanece lá. Uma pessoa nunca vai mudar seus hábitos porque vai continuar pensando ou agindo da maneira que a fazia infeliz, apenas com a droga mascarando, anestesiando. Eu sempre me lembro do soma, do Admirável Mundo Novo. Deixa as pessoas felizes e despreocupadas.

Por exemplo, o meu pai. Ele trabalho demais. Mesmo. Acorda às seis, vai dormir à meia-noite, se não depois. Mal tem tempo para si, está sempre com a cabeça ocupada com coisas a fazer ou coisas a estudar. Faz pouco exercício físico. No fim de semana também está ocupado. Já há muitos anos que ele sente uma dor de cabeça com bastante frequência. O que ele faz? Toma Neosaldina e toma muito, acho que mais até do que a dosagem recomendada. E isso sempre. Eu penso, se ele não tomasse este remédio, perceberia que sua rotina o estava fazendo cansado, infeliz e a mudaria. Mas com o remédio, ele vai aguentando, aguentando sempre.

E sim, eu entendo que doenças psiquiátricas podem ter causas emocionais e psicológicas ou biológicas. Aqui refiro-me às emocionais e psicológicas.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11
· votar


O que vocês acham do tratamento de depressão não-clínica e outras doenças psiquiátricas com drogas?


Completamente válido.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


O que vocês acham do tratamento de depressão não-clínica e outras doenças psiquiátricas com drogas?


Exagero ineficiente.

DrStrangelove
Veterano
# mai/11
· votar


buddy guy

Acho que o grande "X da questão",está justamente nos que residem nas grandes cidades.O stress,correria,transito,pressão em ter que pagar contas e sobrevivência.Em fim,tudo isto somado,acaba que vai causando algúm problema no cidadão.Pode reparar,grande maioria das pessoas de cidade grande,vivem muitos deles,no limite de quase tudo.Por qualquer coisinha o povo anda "estourando" e discutindo por pouca coisa.E este sistema de vida,acaba que vai causando danos ao cara,mesmo !!!


Ou isso ou as pessoas na cidade grande têm mais acesso ao diagnóstico.

erickx
Veterano
# mai/11 · Editado por: erickx
· votar


essa é pro paulinho pc
IDADE AVANÇADA

O envelhecimento da população também contribui para o aparecimento de transtornos psiquiátricos.

De acordo com o estudo, a mortalidade por demência aumentou de 1,8 por 100 mil óbitos, em 1996, para 7 por 100 mil em 2007.

"O Brasil mudou com consumo de álcool, envelhecimento e obesidade e, com isso, temos novos problemas de saúde", disse o ministro Alexandre Padilha (Saúde).




Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


vitaoma

Uma pessoa de minha estima usa uma certa medicação diariamente antes de dormir para que a doença dela não se manifeste. Com a medicação, essa pessoa é tranquila (fora o remédio psicotrópico, há uma outra medicação que a pessoa toma diariamente ao acordar) e a ela é devolvida um pouco da positividade de viver. SEM o 1º remédio, essa pessoa ficaria o tempo todo em surto. Então, na minha humilde opinião, essa medicação é útil e eficiente.

buddy guy
Veterano
# mai/11
· votar


DrStrangelove

buddy guy

Acho que o grande "X da questão",está justamente nos que residem nas grandes cidades.O stress,correria,transito,pressão em ter que pagar contas e sobrevivência.Em fim,tudo isto somado,acaba que vai causando algúm problema no cidadão.Pode reparar,grande maioria das pessoas de cidade grande,vivem muitos deles,no limite de quase tudo.Por qualquer coisinha o povo anda "estourando" e discutindo por pouca coisa.E este sistema de vida,acaba que vai causando danos ao cara,mesmo !!!

Ou isso ou as pessoas na cidade grande têm mais acesso ao diagnóstico.

buddy guy

Acho que o grande "X da questão",está justamente nos que residem nas grandes cidades.O stress,correria,transito,pressão em ter que pagar contas e sobrevivência.Em fim,tudo isto somado,acaba que vai causando algúm problema no cidadão.Pode reparar,grande maioria das pessoas de cidade grande,vivem muitos deles,no limite de quase tudo.Por qualquer coisinha o povo anda "estourando" e discutindo por pouca coisa.E este sistema de vida,acaba que vai causando danos ao cara,mesmo !!!

Ou isso ou as pessoas na cidade grande têm mais acesso ao diagnóstico.



Nada,pessoal de cidade grande,em sua grande maioria,levam uma vida agitada demais.E este stress todo,acaba gerando muitos problemas.

DrStrangelove
Veterano
# mai/11
· votar


buddy guy

Só porque você quer?

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


O que vocês acham do tratamento de depressão não-clínica e outras doenças psiquiátricas com drogas?

É válido se envolver também mudanças de hábito e for tratada de forma sistêmica. Não somente com drogas.

Tratar apenas com drogas e deixar de lado os outros fatores é coisa de gente que usa aqueles tapa-olhos igual de cavalo pra olhar só pra frente.

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


brunohardrocker


Concordo com você em parte, porque há casos e casos. Aquele que eu descrevi de maneira rápida, é daqueles que a medicação É necessária e não tem retorno - o que a pessoa toma hoje vai ter que tomar para o resto da vida. Fora isso, há atividades extras, como estudo, ginástica e atividade artística. É um belo complemento ao tratamento psiquiátrico.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Simonhead

É exatamente o que eu quis dizer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Doenças psiquiátricas roubam mais anos de vida do brasileiro