Finanças - Curiosidades [+Religião] [+Bônus]

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Cavaleiro
Na época não existia tesouro direto. Mas digamos que o governo congele o dinheiro hoje e a inflação suba 300% no período.

Se o histórico de mutretas se manter, o IPCA vai marcar 100% e vc vai perder 200% [cálculo tosco]. Estou certo?

Kensei

Valeu pela aula. Por isso os EUA mantém um boa relação com a China, permitindo todo tipo de mutreta trabalhista, infração de copyraight, etc

The Fixer
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane

Porque você é tão bobo?

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


The Fixer

cara, só estou dizendo o óbvio

Cavaleiro
Veterano
# mai/11 · Editado por: Cavaleiro
· votar


J. S. Coltrane

Não. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país, se ela subir 300%, ele vai subir 300% pela sua composição, ela é a taxa de referência do BACEN.

The Fixer
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

Mas eu quero saber se esse é o título que trará melhor rentabilidade no momento.

The Fixer
Veterano
# mai/11
· votar


Up.

Cavaleiro

Responde aí tio =)

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


The Fixer
Mas eu quero saber se esse é o título que trará melhor rentabilidade no momento.

Eu não pratico futurologia, esse título é mais seguro, como a inflação deve subir no ano, porque o Bacen já assumiu que o aumento da SELIC não está sendo tão eficaz mais para o controle, eu recomendo fortemente como opção segura, mas você não vai ficar rico tão cedo com renda fixa, é para esquecer lá por 10, 15, 20 anos e investir todo mês.

Quanto maior o risco, maior a rentabilidade. Se você quer ganhar muito dinheiro em pouco tempo, mesmo arriscando perder tudo pode ir para o mercado de ações, ou se gosta de fortes emoções, para o mercado de opções.

Kensei
Veterano
# jun/11
· votar


Olhaí, matéria bacana que saiu hoje na folha de sp sobre o assunto do tópico, escrita por um dos poucos "isentos" que trabalham para o jornal:


VINICIUS TORRES FREIRE

Confusão mundial e o dinheirinho

Não há "dicas" genéricas do que fazer da poupança, mas momento confuso sugere atitude ainda mais prudente


QUANDO SE trata de aplicações financeiras dos comuns dos mortais é um tanto difícil, se não temerário, discutir opções que vão muito além de:

1) Renda fixa e seus fundos. Isto é, aplicações diretas em papéis do governo ou em "fundos de banco", os mais acessíveis sendo majoritária ou quase integralmente compostos de papéis da dívida pública;

2) Renda variável e seus fundos (ações de empresas);

3) A rudimentar e rotineiramente esfolada (pouco rentável) caderneta de poupança.

As alternativas restantes em geral exigem investimentos altos demais e/ou conhecimento financeiro e acompanhamento intensivo do mercado, o que exclui o grosso dos poupadores e dos leitores que escrevem para pedir dicas de investimento.

O colunista não está habilitado ou autorizado a "dar dicas". Se por mais não fosse (não é consultor nem fez fortuna nas finanças ou em outro ramo), o colunista não pode dar sugestões de investimento porque decisões de aplicação são como roupa sob medida: não há modelos.

Como qualquer consultor sensato e profissional está cansado de dizer, a decisão de investimento depende da idade do investidor (está para se aposentar?), do tamanho da família, do volume e da diversificação dos investimentos atuais, dos objetivos e prazos do investimento, da inclinação a correr riscos etc.

Nos momentos de incerteza sobre a economia e de viradas feias em alguns mercados, como agora, os pedidos de "dicas" se multiplicam. A "Bolsa vai mal" (isto é, o índice Bovespa e algumas ações de peso), o rendimento das cadernetas se apequena diante dos juros indecentes.

Isto posto, ao olhar para os desdobramentos menos improváveis da economia, haveria alguma lição genérica? Apenas o muito óbvio. Pelo menos desde os calotes dos anos 1980, ninguém perde dinheiro aplicando em juros da dívida do governo brasileiro (afora um ou outro especulador de curtíssimo prazo).

A taxa básica de juros está alta e ainda vai subir um ou dois ticos. Aí deve ficar até fins de 2012, pois a inflação ainda será um problema desagradável. É possível aproveitar essa onda e investir a longo prazo. Dá para pegar juros de 6,4% ao ano até 2020 ou 6,2% até 2024, mais a correção da inflação, no Tesouro Direto. É uma enormidade, e com o menor risco do mercado. É o melhor a fazer? Vide comentários acima. Melhor para quem? Até quando?
"A Bolsa está barata"? Sabe-se lá. Como sói acontecer, no início do ano se falava em Ibovespa "a 75 mil" ou "80 mil" pontos em dezembro. Está em 63 mil, 64 mil, por aí. No curto prazo (um ano), podem aparecer motivos para levar as ações muito abaixo ou muito acima. Depende do que acontecerá com, por exemplo, a política monetária (juros) de Brasil e EUA (que pode mudar a partir de junho ou ficar na mesma até meados de 2012), do desenrolar na crise europeia e até do ritmo da economia chinesa, fatores que mexem em ações como as da Vale e da Petrobras. Não obstante, "a Bolsa" não é apenas o Ibovespa.

De menos incerto, sabe-se que haverá confusão sobre rumos da economia, aqui e lá fora, até pelo menos o final do ano; os juros estão altos no Brasil. Há gente, profissionais, que ganha dinheiro nesses momentos de "volatilidade", variação de preços, grande. Para o comum dos mortais que corre mais riscos nesses momentos, é fácil ser esfolado.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


HUASHAUSAHSUUHAS up para endossar a suspeita do Root de mal humor do Coltrane.

Acompanhem o embate Cavaleiro X Tambourine a partir da pagina 2

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


oi

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


Coltrane pentelho

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


J. S. Coltrane
estatisticamente eu tenho 50% de chances de ganhar na loteria: ou eu ganho ou eu não ganho

Epic Trollness.

Konrad
Veterano
# fev/12
· votar


Trololo
Ou alguma outra coisa tipo CBD seria mais lucrativa?


CDB de banco grande é tiro no pé.

Konrad
Veterano
# fev/12
· votar


estatisticamente eu tenho 50% de chances de ganhar na loteria: ou eu ganho ou eu não ganho


Matou as aulas de estatística para ler autores pós-modernos.

TG Aoshi
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare
Não entendi, mas ri um monte!

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


TG Aoshi
Então você entendeu! Se tivesse entendido o Coltrane e achado sério.. ai sim seria um problema.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/12
· votar


up

Snakepit
Veterano
# out/12
· votar


Juntei 500 reais, qual a melhor opção de investimento?

One More Red Nightmare
Veterano
# out/12
· votar


Snakepit
jogatina

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Povo gosta de ver barraco.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/12
· votar


aquela treta do coltrane com o cavaleiro da segunda pagina é hilaria

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Quando tem esse jogo de ironias a todo instante a coisa fica bem mais interessante mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Finanças - Curiosidades [+Religião] [+Bônus]