Autor |
Mensagem |
J. S. Coltrane Veterano |
# mai/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar
Kensei
aí está o fato: o Brasil não é e nem pode ser um país soberano, pois é a periferia do capitalismo. E nem adianta culpar a elite: eles só acatam ordens externas.
Cavaleiro
estatisticamente eu tenho 50% de chances de ganhar na loteria: ou eu ganho ou eu não ganho
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/11 · Editado por: Cavaleiro
· votar
J. S. Coltrane
Deve ser essa a estatística que você usa mesmo :O
|
brunohardrocker Veterano |
# mai/11
· votar
J. S. Coltrane estatisticamente eu tenho 50% de chances de ganhar na loteria: ou eu ganho ou eu não ganho
Faz uma jogo da mega pra mim! :P
|
Kensei Veterano |
# mai/11
· votar
Cavaleiro Mas o mercado é global, e quem determina o humor do mercado financeiro são os fluxos de capitais externos, infelizmente.
Mas não discordo de você, na sua posição adotaria a mesma postura, meu post foi a título de esclarecimento sobre o que O MERCADO diz.
Pois é, e ainda é grade -BBB né? Falta pouco pra chegar lá em cima: BBB, BBB+, A-, A, A+, AA-, AA, AA+ e AAA
Tá louco.
J. S. Coltrane Em minhas análises recentes cheguei a conclusão de que não é questão de acatarem ordens externas, o que acontece é que eles tem o mesmo interesse, são predatórios. Mas consideronossa elite muito pior do que os agentes externos.
|
# mai/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar
Kensei
Todo o processo é predatório, por isso o nacionalismo é ridículo
Cavaleiro
Essa minha estatística é mais ou menos o mesmo do que não atrelar aos mercados externos. Isso é piada, dá zero para eles! Risk free: HUAHUHAUHAUA
brunohardrocker
você paga a aposta, se ganhar 50% é meu
|
Cavaleiro Veterano |
· votar
J. S. Coltrane
Sabe porque não se atrela aos mercados externos? Pergunta pro Kensei que ele sabe te responder, isso que dá ler muito Caio Prado Jr.
Uma empresa brasileira te chama pra investir nela, e diz que vai pagar 9%a.a., você investiria, sabendo que a SELIC paga 12% e é considerada no Brasil a taxa com menor risco existente?
Se fosse pelo mercado internacional você investiria, pois está pagando quase o dobro da taxa livre de risco do FED de 5%.
Então pensa antes de postar e considera a realidade. Não somente devaneios subjetivos.
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/11
· votar
Ou seja, qualquer investidor no Brasil, NUNCA vai aceitar uma taxa menor que 12% mais uma taxa de risco calculada pelo CAPM.
Isso eu convivo quase todos os dias, rentabilidade mínima de aprovação de projetos e para a produção de 17, 19%.
Por isso temos tantos projetos engavetados e pouca produção.
|
# mai/11
· votar
Cavaleiro Mas no Brasil, inclusive para efeito de cálculos de CAPM, na minha vivência que é de plano de investimento e projetos, a taxa livre de riscos sempre tem como base a SELIC
Zélia cardoso de mello ainda está rindo disso
|
Cavaleiro Veterano |
· votar
J. S. Coltrane
Vamos ser objetivos: Quantas pessoas já perderam dinheiro indexando seu investimento a SELIC?
Em quais ocasiões isso já ocorreu na história do planeta?
|
# mai/11
· votar
Cavaleiro
Não sei. Quantos já perderam nas mutretas do Brasil... sil... sil... sil...? Com a indexação no real antes da desvalorização? No confisco do collor? Plano verão I? e o II? Quanto foi roubado dos trabalhadores ao maquiar os índices de inflação para baixo?
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/11
· votar
Vamos ser mais objetivos ainda: existe no país algum investimento mais seguro que o tesouro associado a SELIC? Qual?
Já te adianto que a resposta da número um é nenhuma. No Brasil a única forma de perder dinheiro com investimento na SELIC seria o país decretar que não vai pagar a dívida interna, que é a pior decisão que um governante pode tomar para ele mesmo, quando é com a dívida externa não tem muito o que fazer, mas isso causa guerra civil nas dívidas internas.
E a resposta da número dois é nenhum.
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/11
· votar
J. S. Coltrane
Indexação no real? Que que tem a haver? Você indexa a inflação, teu poder de compra vai ser mantido independente do que acontecer.
No Collor, o congelamento foi por dezoito meses e dos depósitos em conta ou poupança.
|
# mai/11
· votar
Cavaleiro
eu escrevi meio errado, estava falando dos otários que indexaram seus contratos ao dólar.
No Collor, o congelamento foi por dezoito meses e dos depósitos em conta ou poupança.
depois de 18 meses de inflação sobrou só o pó na conta dos coitados
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/11
· votar
J. S. Coltrane depois de 18 meses de inflação sobrou só o pó na conta dos coitados
Se tivessem indexado investimento a inflação não perderiam nada, esse é o ponto.
Quanto a indexar contrato a dólar, isso já vai pra hedge e entra no terreno especulativo, sadia se foi assim.
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/11
· votar
Se já tem uma discussão dessas com título, imagina quando for falar de ações e principalmente de derivativos.
|
Kensei Veterano |
# mai/11
· votar
J. S. Coltrane Suas palavras me levaram a pesquisar um pouco sobre o assunto, e eis o que eu encontrei:
" Nos dias de hoje, a repetição da retenção de haveres financeiros seria bloqueada por barreiras jurídicas, reproduzidas na Emenda Constitucional n.o 32, de 11 de setembro de 2001, que, entre outras providências, impede o Executivo de sequestrar bens, poupança popular e/ou qualquer outro ativo financeiro com o emprego do expediente de edição de medidas provisórias "
|
Devil Boy Veterano |
# mai/11
· votar
Cavaleiro cobrança de juros caía na igreja católica, até que por fim ela decretou que o juros módico corresponderia a 12% a.a. Embasamento? Essa quantidade era equivalente ao número de apóstolos, sorte que não existiam 245.
Qual a sua fonte? A mesma que disse que Julio César pediu (antes mesmo de Cristo nascer) para o Papa condenar uma prática que já era estigmatizada pelo judaísmo?
O limite de 12% à taxa de juros existe desde a Roma antiga. (Digitem "usurae centesimae" no Google e deve aparecer alguma coisa útil.)
No mais, é constrangedor ver como as pessoas hoje em dia acham que a civilização surgiu pronta e acabada e não é o resultado de longos 50.000 anos de seleção natural institucional.
Nego fala como se a primeira defesa acadêmica da usura na história da humanidade não tivesse partido da própria Igreja (mais precisamente, das escolásticas alemã e espanhola, antes mesmo da Reforma protestante) e a primeira teoria econômica completa de juros não tivesse surgido só agora no final do século XIX, com Eugen von Böhm-Bawerk (economista católico de Viena e criador da teoria de capital e rendimentos intertemporais que todo capitalista usa até hoje - quer saiba disso ou não - para esculachar a mais-valia marxista).
|
DrStrangelove Veterano |
# mai/11
· votar
Cavaleiro
Estatisticamente, esse tipo de aplicação nunca deu problema, por isso ela é internacionalmente atribuída como risco zero.
Uma palavra: inflação.
|
DrStrangelove Veterano |
# mai/11
· votar
Kensei
De acordo com o mercado, risco zero são títulos do FED.
Diga isso pros chineses.
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/11
· votar
DrStrangelove
Mas ela eu falei tesouro indexado a inflação, ninguém entendeu isso?
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/11
· votar
Devil Boy
Leia o documento da aula que eu postei e o post que falei sobre isso, onde inclusive falei minha fonte.
|
# mai/11
· votar
Cavaleiro Mas ela eu falei tesouro indexado a inflação, ninguém entendeu isso?
você se refere aos índices de inflação maquiados?
Se tivessem indexado investimento a inflação não perderiam nada, esse é o ponto.
O povo foi CONFISCADO, ninguém teve escolha.
Kensei
essa lei chegou meio atrasada, além de ser uma redundância [pois o estado deveria proteger a propriedade privada]
|
Kensei Veterano |
# mai/11 · Editado por: Kensei
· votar
Cavaleiro Mas ela eu falei tesouro indexado a inflação, ninguém entendeu isso?
Fiz um esforço pra entender as colocações dele: Dados sobre inflação são mascarados, assim sendo, haveria uma perda real de poder de compra. Mas eu discordo.
DrStrangelove Diga isso pros chineses.
É,quando se tem 30% dos títulos fica complicado mesmo... vamos ver no que vai dar isso
|
Kensei Veterano |
# mai/11
· votar
J. S. Coltrane Chegou atrasada mas chegou, estamos falando de hoje, discutindo as possibilidades de hoje para o futuro, ou seja, assim sendo seu argumento não tem validade alguma. I rest my case.
|
# mai/11
· votar
Kensei Dados sobre inflação são mascarados, assim sendo, haveria uma perda real de poder de compra. Mas eu discordo.
É,quando se tem 30% dos títulos fica complicado mesmo... vamos ver no que vai dar isso
discorra
|
# mai/11
· votar
ˆ ˆ pedindo aula de grátis
|
Kensei Veterano |
# mai/11
· votar
J. S. Coltrane Vamos ver se esclarece, ou piora (o que é normal)
A economia norte americana está decadente, com endividamente de 98% (esse é dado do governo deles, mas o mercado acredita que eles estão alavancados, e há analistas que estimam que chegará a 120% com um quantitative easing 3 na fusqueta do mundo inteiro mas o fed sabe q isso é a própria sentença de morte e a do dólar para o mundo todo) e entrará em colapso, uma vez q a base da economia é o consumo, ou seja, o cara consome uma rosquinha q mantém o emprego de 300, se o cara nao come a tal rosquinha de 300 vai pra 200 e ai vai pra 100 e etc etc etc...
Teoricamente falando...
O Tio Sam faz tudo para estimular o consumo e produção, é o que precisam fazer hoje, e por isso mantém a taxa de juros ridiculamente baixa, de tal forma que eles acabam abrindo mão do valor de sua moeda e até mesmo topam uma inflação.
Mas nem assim tão conseguindo estimular o consumo e a produção , o que está ocorrendo é uma elevação das commodities, ou seja, estaginflação. Muitos já previam que iria acontecer, desde que implementaram o T.A.R.P. (troubled asset repair program), ou seja imprimiram dinheiro até dizer chega e injetaram no citi, BofA, merril lynch, morgan stanley, aig entre vários outros.
Decorre que, a economia anda de lado e deixa sua moeda desvalorizar a níveis sem precedentes, e que utiliza suas reservas cambias como garantia nos treasury.
E a China tem uma boa parte das suas reservas em treasury do FED. Sacou?
Mas olha pela ótica contrária, se o Chinês lá acordar algum dia de mal humor ele pode gerar um colapso financeiro mundial. Como?
Efetuando um dumping dos treasury bonds. Alguns analistas lá fora chamam isso de arma de destruição em massa.
|
The Fixer Veterano |
# mai/11
· votar
http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/05/presidente-do-bc-diz-que- inflacao-vai-recuar-nos-proximos-meses.html
Fiz o teste de perfil de investimento e deu que o melhor titulo a ser comprado pelo meu perfil é o da NTN-B principal:
No site do Tesouro :
"NTN-B Principal
Permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, se protegendo da elevação do IPCA.
Vantagens: • Proporciona rentabilidade real; • Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada ao IPCA; • Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria, compra de casa própria, etc; • Traz mais conforto ao investidor, pois suprime a preocupação e o trabalho necessários ao re-investimento, e reduz o custo de transação; • Formação de preços simplificada, com metodologia de cálculo mais fácil para o investidor em relação NTN-B que paga cupom de juros semestral.
Desvantagens: • Preço do título flutua em função da expectativa de inflação dos agentes financeiros. O investidor que não conseguir "carregar" o título até o vencimento pode ter rentabilidade maior ou menor do que a acordada.
Perfil do investidor: conservador."
Esse seria um bom momento pra compra desse tipo de título?
(sou leigo no assunto)
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/11
· votar
Kensei Mas eu discordo
Somos dois.
J. S. Coltrane
O povo foi CONFISCADO, ninguém teve escolha.
Na época não existia tesouro direto. Mas digamos que o governo congele o dinheiro hoje e a inflação suba 300% no período.
Se eu tenho um investimento indexado ao IPCA por exemplo, não vou perder poder de compra.
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/11
· votar
The Fixer
Tá bem explicado ali. Sempre será um bom investimento desde que você não necessite do dinheiro do título antes do vencimento dele, nesse caso pode ocorrer perda.
Ou seja, se você sabe que não vai precisar desse dinheiro antes do seu investimento, seja 1 ou 10 anos, é uma excelente opção, independente do momento, porque é fixada ao IPCA.
|