Finanças - Curiosidades [+Religião] [+Bônus]

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

risk free

Zélia cardoso de mello e a equipe econômica do Sarney estão rindo disso

Trololo

CDB = tesouro direto - taxas dos bancos

Trololo
Veterano
# mai/11
· votar


Saquei.

Poderiam me dar uma idéia do que é Indexados ao IPCA e taxa Selic?

O pré fixado é de 12%, IPCA tá 6%. Quando esse indexado ao IPCA pode ser maior que o pré fixado? e o Selic?



Ah e mais uma, qual é o agente de custódia de vcs?

Trololo
Veterano
# mai/11
· votar


Oi?

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Trololo

Quando você indexa ao IPCA, você ganha ele mais 6,66%:

NTNB Principal 150515 15/05/2015 6,66%

Quando você indexa a SELIC, você vai ganhar somente a SELIC.

O IPCA está indexado a inflação, eu acho ele mais seguro. A priori, se você acha que a inflação vai cair, deve apostar no pré fixado e se acha que vai aumentar, em algum pós fixado como IPCA, IGPM ou SELIC.

No IPCA, por exemplo o acumulado de 12 meses em março estava em 6,2990, você iria receber 12,96% no ano.

O IGPM eles não estão ofertando por enquanto, no período de 12 meses, ele deu 10,9478, a soma dele normalmente também é com 6,66%, você iria receber 17,61% no ano.

O que muda do IPCA pro IGPM é a composição:

IPCA:

Alimentação
Transportes e comunicação
Despesas pessoais
Vestuário
Habitação
Saúde e cuidados pessoais
Artigos de residência

Já o IGPM é composta 60% pelo IPA, 30% pelo IPC e 10% pelo INCC.

A Selic gira em torno dos 12% a.a.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane

Até onde eu saiba, nunca na história do planeta algum país deixou de pagar esse tipo de aplicação.

Na Argentina no final de 95 isso causou guerra civil e o país acabou pagando igual.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Trololo

E quanto a corretora, nesse caso vale a pena pela taxa, pega qualquer uma das primeiras do ranking que não cobram taxa, porque você vai precisar só das credenciais de acesso.

EternoRocker
Veterano
# mai/11
· votar


O lance é virar agiota...

Preocupe-se apenas em ter um "esquema" de cobrança 100% eficiente.

Opa !!!

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


EternoRocker

Ou vender pipoca.

Produto legalizado mais lucrativo da terra, ainda mais em shoppings.


Só tem que arrumar demanda

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

e pq vc acha que brasileiro prefere atolar grana em imóveis em vez de lucrar tanto com essas aplicações? Porque o histórico de calotes e mutretas diversas é enorme. O país pode até pagar, mas em que condições?

Vc está sendo muito ingênuo e tomando as pessoas por otárias, quando elas só se protegem das rasteiras que passaram nelas.

Confiar no governo brasileiro é a mesma fé cega que acreditar em deus. Aqui é a perifa do capitalismo, manolo. Aqui embaixo as leis são diferentes, esses seus manuais de finanças não funcionam na favela.

vai ler caio prado jr e larga esses seus livros de ficção norte-americana

Cavaleiro
Veterano
# mai/11 · Editado por: Cavaleiro
· votar


J. S. Coltrane

Porque o brasileiro além de imediatista, tem o fantasma dos anos 80 e depois da era Collor, ainda não recuperou a confiança.

No demais, se perguntar quantos conhecem o tesouro direto e 0,1% da população souber dizer o quanto ganha, como funciona, eu vou ficar realmente surpreso.

Imóvel é mais tangível, sempre conhece a história do cara que vive de aluguéis, das construções que renderam aposentadoria, isso sim é ingenuidade. Nós estamos numa fase de estabilidade econômica e com uma SELIC alta, quem souber aproveitar vai se dar bem.

Primeiro que a maior parte dos brasileiros não tem sequer dinheiro pra aplicar, os que tem acham que a poupança é a melhor e mais segura aplicação.

A contração de dívida interna do país nunca foi tão grande, pelo menos tu movimenta o dinheiro no país, mas paga taxas maiores devida uma inflação e taxa de juras abusivas existentes no país, isso não é ficção, é racionalidade financeira.

Feliz ou infelizmente nossa economia funciona em moldes keynesianos hoje.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Confiar no governo brasileiro é a mesma fé cega que acreditar em deus. Aqui é a perifa do capitalismo, manolo. Aqui embaixo as leis são diferentes, esses seus manuais de finanças não funcionam na favela.

Aí já não vou discutir porque teria que fazer outra rima a la racionais.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

a tua fé de empresário-capitalismo-fan-boy é tão cega quanto a dos evangélicos. Dou muita risada dela, mas é melhor você se manter longe da crítica, ou verá que tudo isso é só fumaça.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane

Bom, ela tá sendo bastante útil na minha conta e de muitas pessoas que tem prática semelhante.

E viva o pragmatismo.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

que bom. Continuem me divertindo com suas piadas.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

agora conta aquela da "racionalidade humana", outra que reduz o universo à lógica e depois encerra com a do português e da loira.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane

Mas conte-me mais das suas estratégias para manter seu poder de compra em nosso pseudocapitalismo de fumaça.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane

Converta-se ao capitalismo e alcance a vitória financeira!

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


agora conta aquela da "racionalidade humana", outra que reduz o universo à lógica e depois encerra com a do português e da loira.

Prefiro aquela do mundo dominado pela técnica e tal.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


brunohardrocker

Todo mundo sabe que o sucesso seja qual for vem do descontrucionismo.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

A minha estratégia é a mesma que a sua: usar da racionalidade instrumental para levar vantagem aonde eu posso e tentar viver numa boa. Mas eu sei que isso é só uma objetivação forçada pelo capital, e que somos somente subjetividades imersas em um mundo dilacerado, sem sentido e termodinamicamente frio e escuro.

mas há o amanhã

brunohardrocker

onde eu compro o livro?

Kensei
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane
Velho, esses títulos possuem imensa liquidez no mercado, você não precisa ficar com ele até o vencimento. Me desculpa, mas esse seu posicionamento sim está parecendo algo digno de ficçao padrão-USA, moody´s style, fitch-like, S&P-feelings

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane

Mas eu sei que isso é só uma objetivação forçada pelo capital, e que somos somente subjetividades imersas em um mundo dilacerado, sem sentido e termodinamicamente frio e escuro.

Eu não me dou bem com toda essa subjetividade, eu sou mais pragmático. O que isso interfere na sua vida?

Tem o amanhã, concordo. Por isso você planeja, mantém reserva, vai atrás dos seus objetivos. O mundo tem problemas? Tente ajudar utilizando os recursos disponíveis que é mais viável que tentar mudar as regras.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


Kensei

é uma ressalva a ser feita, não que eu concorde com ela. Quantos anos fazem que o FHC desvalorizou o real? E o plano collor? Não dá para tomar as coisas como o Cavaleiro coloca, isso é coisa de novato que não viveu nada.

Cavaleiro

O que isso interfere na sua vida?

é um campo de estudos muito mais divertido que esse deserto da razão instrumental-utilitarista

O mundo tem problemas? Tente ajudar utilizando os recursos disponíveis que é mais viável que tentar mudar as regras.

mimimi de autoajuda. "problemas", "solução" e "regras" são termos típicos de quem assume o debate no plano (falso) que ele é colocado

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane
onde eu compro o livro?

Na nossa Igreja vendemos o filme:

http://4.bp.blogspot.com/_ONm5NuaUSHk/S7GYe0RxibI/AAAAAAAAALw/al8MN-HY jes/s1600/guerrafogo02.jpg

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane

Quantos anos fazem que o FHC desvalorizou o real? E o plano collor? Não dá para tomar as coisas como o Cavaleiro coloca, isso é coisa de novato que não viveu nada.

Ou você não leu o meu post ou você que foi totalmente novato. Eu sugeri que investissem atrelado a inflação, ou seja, a desvalorização do real não surtiria nenhum efeito nessa situação. Plano Collor aconteceu, mas foi pior pra quem? Pra quem investiu na poupança e só pode ter 10% do seu dinheiro revisto. Você pode vender título de dívida do governo para fundos em privatizações de empresas, se tivessem feito isso não perderiam praticamente nada.

é um campo de estudos muito mais divertido que esse deserto da razão instrumental-utilitarista

E bastante inútil.

mimimi de autoajuda. "problemas", "solução" e "regras" são termos típicos de quem assume o debate no plano (falso) que ele é colocado


Não é nenhum mimimi de autoajuda, garanto que isso pode ajudar muita gente que investia em CDB ou poupança, você vê em mim aquilo que odeia sabe-se lá porque. Respeito suas opiniões, mas elas não tem utilidade nenhuma na vida real.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro

eu estou falando que o estado brasileiro mudou a regra do jogo no meio dele em todos os casos. Quem garante que isso não vai se repetir?

seu mimimi de autoajuda pode ajudar os novatos, mas eu já sei de tudo isso e quero discutir o lado de lá, onde o termo "utilidade" não se aplica [pois este é somente mais um fetiche burguês, um falso deus cultuado por homens supostamente esclarecidos].

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane

Poder mudar, óbvio que pode, mas o risco sempre vai ser menor pra quem tem títulos de dívida do governo.

Estatisticamente, esse tipo de aplicação nunca deu problema, por isso ela é internacionalmente atribuída como risco zero. Maior parte dos projetos de investimento tem como base hoje a SELIC, justamente por representar investimento sem risco.

Porque se der problema com dívida interna, é que a merda já está muito grande e o provável é que nomeiem um novo governante, com a primeira exigência pagar a dívida, que foi justamente o que aconteceu na Argentina.

Kensei
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane
A desvalorização do real aconteceu em 1999, e graças a Deus que aconteceu. Não dava para manter o câmbio fixo, a dívida pública explodiu por conta dessa maluquice, isso exigia uma taxa de juros próxima de 45 ao ano. Evidente que os especuladores amigos do Rei não saíram perdendo quando ocorreu essa desvalorização, muito pelo contrário.

Sim, o plano Collor. Tenho certeza que para a família dele (cavaleiro) foi ruim. Pra minha não foi. Aliás, para a população do Brasil, a selic pune muito mais, isso sim é um atentado cometido contra os brasileiros outorgado pelo mágico mercado financeiro, e disseminado pela elitizinha sem vergonha que domina nosso país.

Kensei
Veterano
# mai/11
· votar


De acordo com o mercado, risco zero são títulos do FED. Só.

No caso brasileiro vc pode considerá-los como soberanos. Aliás, lá fora por muitos anos, atribuíram RISCO elevado para os títulos brasileiros, não tem nem 5 anos que conseguiram o GRADE.

Aliás, nem sei mais se aqueles ratos das agências classificadoras de risco ainda mantém o AAA para os treasury bonds

Cavaleiro
Veterano
# mai/11 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Kensei

Mas no Brasil, inclusive para efeito de cálculos de CAPM, na minha vivência que é de plano de investimento e projetos, a taxa livre de riscos sempre tem como base a SELIC. Não se atrela a mercados financeiros externos.

O Brasil é considerado investment grade desde 2008 pela S&P e Moody's

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Finanças - Curiosidades [+Religião] [+Bônus]