Porque os cabos de energia não são colocados em baixo da terra?

Autor Mensagem
Zep Rose
Veterano
# mai/11
· votar


Aqui na amazônia não tem energia elétrica \o/

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/11
· votar


ROTTA
OFF: muito comédia entrar nos tópicos e ver a chuva de negativos (aparece em vermelho para os moderadores) para o [M]@a.[K]!ller... Puro bullying... hahaha
Pena que ele não vê. =/


Nem nós

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/11
· votar


Facilidade de roubo, custo alto, risco do tiozinho "entendido", que adora construir coisas, ir lá no quintal cavar e morrer, dificuldade de manutenção, falta de pessoal treinado, etc.

kiki
Moderador
# mai/11
· votar


Córtex Frontal
tem tubulação, parecia um tubão de plástico (ou algo que o valha) de pelo menos meio metro de diametro.

mas nao parecia muito bem feito nao. eu acompanhei toda a obra (passava diariamente de onibus) e parecia um serviço bem porco.

mas aí ce ta pedindo uma coisa muito dificil: infraestrutura bem feita.
nao é só com os fios. repare nas calçadas. no alfalto. veja (se puder algum dia) como são as redes de água. etc.
lembrando que também são infraestruturas: escolas, rede de saúde, transporte coletivo...

Outra coisa que eu nem tinha colocado em discussão também é o fato dos roubos, aqui na minha cidade a rodovia é completamente as escuras, já que sempre roubam.

nossa, outro dia no centro roubaram cabos de internet, cheguei no trampo e tava sem. e no dia seguinte roubaram de novo!
/o\

hard rock and roll
Veterano
# mai/11
· votar


Black Fire
risco do tiozinho "entendido", que adora construir coisas, ir lá no quintal cavar e morrer

Dá até pra imaginar a cena: "tem risco não, dona".

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/11
· votar


ROTTA
Só acredito vendo uma PrintScreen.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
Boa idéia peidinho, mas vou te negativar pra seguir a tradição.

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


ROTTA
Aqui em Blumenau


Cara, Blumenau é uma cidade bizarra hein, cheia de morros e vielas escusas haha

Sem contar que quando fui ai procurei algumas lojas de instrumentos musicais pra saber onde era a fabrica da Hering. Em algumas os donos não sabiam, mas cheguei a receber a resposta de que a Hering não existia mais!! haha

Sobre o tópico: aqui na minha cidade algumas ruas tambem tiveram o cabeamento transformado pra subterraneo. Essas ruas são muito mais bonitas.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/11
· votar


Lá onde eu morava, uma parte era por baixo, depois era por cima.

Onde era por cima o povo sempre roubava.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


KaTy
Onde era por cima o povo sempre roubava.

os de alta tensão?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/11 · Editado por: KaTy
· votar


brunohardrocker
Isso. Os de cobre.

seek n destroy
Veterano
# mai/11
· votar


porque moramos num país de merda onde os corintianos roubavam os fios subterrâneos. é mais caro fazer tudo subterrâneo. ainda mais tendo 99,9% do Brasil feito com linhas de energia aéreas, tirar tudo pra fazer subterrâneo é surreal.

fernando tecladista
Veterano
# mai/11
· votar


fui tocar em Amparo no carnaval e vi que lá as ruas do centro são assim

quando eu tocava na rua Amauri em SP vi que também é assim

então tem como fazer, se fizeram foi por algum motivo, falta mais interesse nisso

Pedro_Borges
Veterano
# mai/11
· votar


Córtex Frontal

Nas cidades construídas, que neste caso puderam ser planejadas, como é o caso de Brasília e Palmas-TO, isso foi feito. Portanto, em Palmas, os cabos são todos subterrâneos.

Quanto ao custo, acredito que não é de todo alarmante, pois, nas cidadades tombadas como patrimônio histórico esse trabalho é feito e com recursos destinados à cultura. Claro que recebe recursos também de orgnismos internacionais, neste caso.

Córtex Frontal
Veterano
# mai/11
· votar


Black Fire

Facilidade de roubo, custo alto, risco do tiozinho "entendido", que adora construir coisas, ir lá no quintal cavar e morrer, dificuldade de manutenção, falta de pessoal treinado, etc.



Mais aí é que tá, na verdade não teria facilidade, e sim dificuldade. E muita, por sinal. Tu ja viu como os caras roubam esses cabos ?? É tipo com um alicate grande amarrado em dois bambus (ou algo assim), é muito rápido.
Agora imagina para eles roubarem algo que esta enterrado?? A dificuldade aumentaria e muito. Teriam que ter o alicate e mais pá ou enxadas. Sem contar que se fosse embaixo de calçada com cimento, seria praticamente impossível ninguém perceber.

E a mesma coisa para os "tiozinhos". Sendo em postes, é só arranjar uma escada e pronto. Agora sendo embaixo da terra, vai ficar muito mais difícil.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


KaTy

Encapados ou desencapados?

ROTTA
Veterano
# mai/11
· votar


ghostbastard
Cara, Blumenau é uma cidade bizarra hein, cheia de morros e vielas escusas haha

Digamos que ela não é muito bem distribuída. Mas tem suas belezas. O centro tem algumas vielas e transversais estreitas mesmo, mas no geral as ruas não são assim.

Sem contar que quando fui ai procurei algumas lojas de instrumentos musicais pra saber onde era a fabrica da Hering. Em algumas os donos não sabiam, mas cheguei a receber a resposta de que a Hering não existia mais!! haha

Fala das Gaitas Hering? Se sim, a fábrica mais conhecida fechou mesmo, e hoje é uma praça no lugar. Até onde eu sei ainda existe uma unidade menor, mas não sei onde é, e muita gente deve pensar que não existe mais mesmo.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# mai/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
Só acredito vendo uma PrintScreen.

Ganhou mais um negativo por duvidar da minha palavra...
Abraços.

El_Cabong
Veterano
# mai/11
· votar


Na verdade os cabos podem sim serem colocados em baixo da terra por tubulações, só que é bem mais caro !!

- Nas redes aéreas os cabos podem ser de cobre nu, de alumínio nu, ou de alumínio com alma de aço nú. (sem capa isolante, e sem tubulação)

- Nas redes subterrâneas os cabos devem ser isolados. A isolação para baixa tensão (127V, 220V, 380V) é cara, e a isolação para média tensão (13,8kV, 22kV) então!! É caríssima !! Sem falar na tubulação, nas caixas de visita feitas em concreto ao longo da rede, muflas, ...

Redes subterrâneas só se justificam o seu uso em zonas onde a estética é impreencindível, como por exemplo em pontos turísticos,

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/11
· votar


brunohardrocker
Até hoje não morreu ninguém, infelizmente. Devem ser encapados =/

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


consequência do capitalismo periférico brasileiro

james_the_bronson
Veterano
# mai/11
· votar


KaTy
Lá onde eu morava, uma parte era por baixo, depois era por cima.

Onde era por cima o povo sempre roubava.


E por baixo???

Nunes_Uzumaki
Membro Novato
# 08/mai/22 19:57
· votar


Por que, não!

Pedro_Borges
Veterano
# 09/mai/22 08:55
· votar


Porque, sim!

Lelo Mig
Membro
# 09/mai/22 10:07 · Editado por: Lelo Mig
· votar


- Porque é caro.

- Porque envolve mexer com muita obra e infra estrutura (como pontos de transformadores a cada esquina) e acessos à manutenção.

- Porque os postes geram renda às companhias energéticas e a Aneel (são alugados para as demais empresas) e este valor, em teoria, é usado para cobrir custos de manutenção e diminui o valor final ao consumidor. Estima-se até 5% de aumento nas contas sem o aluguel dos postes.

Algumas cidades brasileiras (Jundiaí em São Paulo e Brasília são algumas que recordo) tiraram os postes da zona central/centro comercial da cidade (Jundiaí retirou, Brasília já foi projetada sem eles), mas somente duas, no máximo três quadras centrais, por uma questão estética (realmente fica muito mais bonito sem postes e aquele amontoados de fios e gadgets)... mas duas, três quadras não quebram a arrecadação. Representam poucos postes e o aluguel é "por poste".


Obs: Sei que o tópico é velho pracaraio, mas, já que desenterram... fica aí uma resposta. Essa resposta até já foi dada, porém de forma dispersa, ao longo do tópico.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 09/mai/22 12:03
· votar


Pq, como diria Ary Barroso, isto aqui é um pouquinho de Brasil iaiá.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque os cabos de energia não são colocados em baixo da terra?