[Doenças II] - Depressão

Autor Mensagem
Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# mai/11 · Editado por: Frodo Rei do Hobbits da Terra Média


O que é a depressão?

Quem nunca ouviu falar que "fulano de tal" está com depressão, ou que o "outro fulano" é muito depressivo? Mas, afinal, o que é? É uma doença mesmo? A grande maioria dos psiquiatras afirma ser uma doença "física" ligada às conseqüências emocionais (conceito totalmente amplo e defasado). Então clinicamente vamos especificar a depressão como doença realmente, ok?
A depressão (estudada como doença) é muito mais profunda do que uma simples tristeza ou uma breve angústia. Devemos separar a depressão (transtorno depressivo) daquela breve sensação de tristeza; depressão é algo sério e o pior: é fatal.
Com uma lógica mais popular podemos rapidamente dizer que a depressão leva à morte, pelo suicídio, óbvio. Mas por um olhar médico, a depressão pode levar à morte por outros meios, de um modo mais orgânico, fazendo falhar alguns sistemas no corpo. Tal doença desorganiza as funções orgânicas do corpo, desarranja batimentos cardíacos, e pode até alterar em algumas partes do corpo o fluxo sanguíneo.

Como acontece a depressão? Como uma pessoa fica "deprimida"? Inúmeros podem ser os fatores incidentais da depressão. Acúmulos de tristezas, angústias, somas de perdas na vida de uma pessoa etc. Com enfoque mais psiquiátrico, podemos dizer que a tristeza pode ter uma causa, a angústia não tem causa, e a depressão pode (PODE) ter uma causa ou a pessoa pode ter predisposição para ter a doença (genética, talvez).
Olhe o seguinte caso ilustrativo:

"Jones, 30 anos, morador da grande SP, vem ao todo da vida somando algumas prenoções (recente término do namoro, até poluição visual da cidade). Obviamente, que esse individuo intrinsecamente tem uma abatimento. Ocorre ao meio disso tudo um falha química nos neurotransmissores de Jones; a dopamina e a serotonina (5-ht) falham na liberação de hormônios, no apetite etc. Jones acaba por criar uma quadro de depressão. Vem o desprazer em tudo, vontade de não fazer as mesmas atividades ou se fizer, não faz com toda capacidade, sente tristeza constante, inconfortável com tudo, vontade de se isolar de todos, falta de apetite, irritabilidade, insensibilidade quanto as outras pessoas, indiferença em seus relacionamento (um certo "egoísmo"), pensamentos sobre suicídio; a válvula de escape é simplesmente dormir, ou inércia."

>>Serotonina: ligada a sentimentos de bem estar ou mal estar, humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo cardíaco, as funções neuroendócrinas, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas.
>>Dopamina: associada à sensação de euforia, entusiasmo e prazer,controle do movimento, da percepção e da motivação.


Há várias classificações para a depressão, mas acho necessário colocar aqui como a pessoa pode se ajudar.

1 – uma conversa com um amigo, ou pessoa da família (ajuda psicológica)
2 – evitar bebidas alcoólicas enquanto perdurar o quadro depressivo (bebidas contém substâncias que deixam deficiente a comunicação entre neurotransmissores)
3 – não é recomendável se isolar de outras pessoas. O cérebro precisa de atividade, corpo precisa de outras pessoas
4 – Exercício físico faz que o neurotransmissor dopamina seja ativado; esse neurotransmissor é responsável pelo bem estar
5 – Ouvir música também ativa o neurotransmissor citado acima

Mas, se o caso persistir, procure um médico imediatamente. A depressão, é uma doença silenciosa, mas muito fatal.

Fiz esse tópico por conta de um trabalho e utilizei:
Compêndio de Psiquiatria e Manual Conciso de Psiquiatria Clínica
Ambos feitos por Benjamin James Sadock.

Lembrando que isso foi apenas uma introdução sobre a doença. Não posso falar de medicamentos e não posso fazer consultas virtuais. Esse tópico é meramente informativo.

De toda forma, posso responder perguntas relativas à doença tranquilamente. blz?

Tópico antigo:

Herpes simplex
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/259196/

Alessandra
Veterano
# mai/11
· votar


Hm...

renansena777
Veterano
# mai/11
· votar


"Jones, 30 anos, morador da grande SP, vem ao todo da vida somando algumas prenoções (recente término do namoro, até poluição visual da cidade). Obviamente, que esse individuo intrinsecamente tem uma abatimento. Ocorre ao meio disso tudo um falha química nos neurotransmissores de Jones; a dopamina e a serotonina (5-ht) falham na liberação de hormônios, no apetite etc. Jones acaba por criar uma quadro de depressão."

o.O

Dav_Ness
Veterano
# mai/11
· votar


o Foda é quando alguém se usa de uma doença séria como a depressão pra tentar conseguir o que quer

AnaClara
Veterano
# mai/11
· votar


Eu estou entrando em depressao

Andy TheCatSp
Veterano
# mai/11
· votar


Concordo

Alessandra
Veterano
# mai/11
· votar


Eu ia falar algo, mas vou curtir meu picolé de groselha aqui na relax.

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# mai/11
· votar


Dav_Ness
o Foda é quando alguém se usa de uma doença séria como a depressão pra tentar conseguir o que quer

Você conhece alguém que já se usou da depressão?

AnaClara
Eu estou entrando em depressao

Exercício físico e música.
Posso falar isso!

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Depressão pra mim, é uma das ou se não a pior das doenças. Aquele que tem, não fala que tem ou sente medo de falar que sofre dela, porque corre um sério risco de ser julgado como alguém que só quer atenção ou se fazer de vítima. Sem contar que grande parte das pessoas ao seu redor não sabem detectar se a pessoa está mesmo com ela ou não.

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# mai/11
· votar


Alessandra

fala aí, se vc quiser
podemos debater

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/11
· votar


De toda forma, posso responder perguntas relativas à doença tranquilamente. blz?

Vossa pessoa acha que de forma indireta, os contextos em que o ser humano é inserido podem vir a atrapalhar as causas notórias da depressão? E porque algumas pessoas apresentam sérios casos de encefalite tipo B, onde temos grande tratamento médico e isolamento, o que leva a grande depressão, porém estas pessoas não portam-se de depressão?

Dav_Ness
Veterano
# mai/11
· votar


Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Você conhece alguém que já se usou da depressão?

Conheço cara, entrar em começo de depressão, depois usar a doença como desculpa para todas as cagadas que fazia, a ponto de nem o psiquiatra dela acreditar mais que ela tinha depressão

faith_girl
Veterano
# mai/11
· votar


Quem sofre de ansiedade pode ter maiores chances de desenvolver depressão?

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# mai/11
· votar


brunohardrocker

Depressão pra mim, é uma das ou se não a pior das doenças. Aquele que tem, não fala que tem ou sente medo de falar que sofre dela, porque corre um sério risco de ser julgado como alguém que só quer atenção ou se fazer de vítima. Sem contar que grande parte das pessoas ao seu redor não sabem detectar se a pessoa está mesmo com ela ou não.

Você foi uma das poucas pessoas sensatas que eu já vi comentando acerca disso.

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


AnaClara

Não deveria.


Frodo Rei do Hobbits da Terra Média

Valeu por mais um tópico maneiro. Gosto muito de ler essas paradas sobre depressão porque convivo diariamente com uma pessoa assim e aprendi muito nesse dia a dia e com a leitura do tema. Também aprendi a dosar ainda mais a minha paciência e dividí-la aos que estão ao meu redor.

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# mai/11 · Editado por: Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
· votar


[M]@a.[K]!ller

Vou tentar separar isso em dois raciocínios.

Vossa pessoa acha que de forma indireta, os contextos em que o ser humano é inserido podem vir a atrapalhar as causas notórias da depressão?

Você perguntou: se os contextos em que o ser humano é inserido podem vir a contribuir paras as causas da depressão?
Se for isso, com certeza. Até poluição visual pode influenciar.

E porque algumas pessoas apresentam sérios casos de encefalite tipo B, onde temos grande tratamento médico e isolamento, o que leva a grande depressão, porém estas pessoas não portam-se de depressão?

Não entendi o que você disse. Porém qualquer pessoa que apresente uma doença pode vir a sofrer de depressão, exatamente pelo estado que a primeira doença deixa o paciente. Isso é lógico.

faith_girl
Quem sofre de ansiedade pode ter maiores chances de desenvolver depressão?

Pela lógica sim. Se a ansiedade se resume à expectativa e muitas destas não são realizadas. A pessoa frustra-se e se soma a outro fator, pode, sim, ser a causa de depressão. Mas tudo depende...

Dav_Ness
Veterano
# mai/11
· votar


Frodo Rei do Hobbits da Terra Média

Cara uma dúvida que tenho há algum tempo, sono exagerado é um sinal de inicio de depressão? Do tipo, a pessoa passar o dia inteiro dormindo? Mesmo sem ter passado a noite inteira acordada

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# mai/11
· votar


Simonhead
Valeu por mais um tópico maneiro. Gosto muito de ler essas paradas sobre depressão porque convivo diariamente com uma pessoa assim e aprendi muito nesse dia a dia e com a leitura do tema. Também aprendi a dosar ainda mais a minha paciência e dividí-la aos que estão ao meu redor.

Valeu, cara.

Química talvez nao seja tão eficaz quanto um apoio em casa, um ombro para o paciente. Paciência, apoio, compreensão são pilares para a recuperação da pessoa

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/11
· votar


Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Algumas pessoas, mesmo estando com doenças graves (como a encefalite B), isoladas e sob constante tratamento médico, não ficam em depressão. Porque com algumas pessoas é mais dificil?

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Frodo Rei do Hobbits da Terra Média


No caso específico, a química tem ajudado muito, mas o conforto e o apoio da família são inquestionáveis na aceitação da doença.

Abraços! \o/

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# mai/11
· votar


Dav_Ness

Cara uma dúvida que tenho há algum tempo, sono exagerado é um sinal de inicio de depressão? Do tipo, a pessoa passar o dia inteiro dormindo? Mesmo sem ter passado a noite inteira acordada

Cara, para sabermos isso, teríamos que analisar o contexto inteiro.
No caso da depressão, a sonolência é decorrente do esmorecimento (fator psicológico), mas não é um sintoma isolado.
Veja sua alimentação, seus hábitos diários (atividades, permanência em frente ao lcd de seu pc, estudos, trabalho).

No mais, procure um médico.

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# mai/11
· votar


[M]@a.[K]!ller

Cara, pra ser sincero não estou entendo suas perguntas.
Aqui, a gente está analisando a depressão como doença isolada e não decorrente de outras doenças.

Valeu!!

Dylan Thomas
Veterano
# mai/11
· votar


Depressão é coisa de fresco.

ASKER
Veterano
# mai/11
· votar


Dylan Thomas
É uma doença, cabaço

Dylan Thomas
Veterano
# mai/11
· votar


^
^
emo deprimido detected

thebassx
Veterano
# mai/11
· votar


a maioria das pessoas que eu conheco que tem depressao, gostam de anunciar aos 4 ventos.

thebassx
Veterano
# mai/11
· votar


além do mais, nao existe um exame clinico que constate depressao. é um quadro muito amplo que pode envolver desde um transtorno de ansiedade até, sei lá, bipolaridade. depende muito de como o paciente se reporta ao medico.
não é incomum vc ir ao psiquiatra e sair com receitinha azul já na primeira consulta. acho isso lamentável. como ele pode diagnosticar um quadro clinico puramente emocional, tendo conversado com essa pessoa por 50 minutos?

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# mai/11
· votar


thebassx
além do mais, nao existe um exame clinico que constate depressao. é um quadro muito amplo que pode envolver desde um transtorno de ansiedade até, sei lá, bipolaridade. depende muito de como o paciente se reporta ao medico.
não é incomum vc ir ao psiquiatra e sair com receitinha azul já na primeira consulta. acho isso lamentável. como ele pode diagnosticar um quadro clinico puramente emocional, tendo conversado com essa pessoa por 50 minutos?


Para se constatar que o paciente tenha a depressão é necessário um acompanhamento por um tempo. Como você disse, a situação pode ser diferente da de depressão, como bipolaridade, TOC, até ansiedade... O certo seria uma análise restrita.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


thebassx
a maioria das pessoas que eu conheco que tem depressao, gostam de anunciar aos 4 ventos.

Isso seria um bom sinal se as pessoas soubessem lidar com a situação ao invés de pensar que a pessoa só está querendo atenção. "Gostar" de anunciar isso é meio estranho.

Jogo duro são os casos em que a pessoa não se manifesta, ninguém percebe ou mesmo é uma pessoa normal ou extrovertida em público mas tem outros comportamentos quando está sozinho.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


Todos os casos de depressão clínica comprovados que eu já vi na vida estavam acompanhados ou de bullying (isso eu vi dezenas de vezes) ou stress por trabalho (minha mãe tá nesse caso) :/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Doenças II] - Depressão