Sobre brincadeiras de crianças de diferentes "classes"

    Autor Mensagem
    Kobberminer
    Veterano
    # abr/11


    Ontem tava indo no mercado e presenciei duas cenas diferentes, mas parecidas. Eram de crianças brincando na rua.

    A primeira cena foi de uma molecada que brinca na rua aqui de baixo. Sem eufemismos, essas crianças são quase "faveladas" (digo quase porque não moram numa favela propriamente dita; quem tá mais pra "favelados" são suas famílias) e TODA noite eles estão aqui na rua jogando bola, principalmente, e correndo, andando de bike, etc...

    Além disso tem sempre aquelas "brincadeiras" típicas de muleque: subir no caminhão, encher o saco dos que passam na rua, entrar em construções abandonadas, etc.

    Continuando a história. Já mais perto do mercado, vejo um outro grupo de crianças brincando, só que dessa vez eles eram da "classe alta" (eram todos colegas de classe, provavelmente, e tavam usando o uniforme de um dos colégios mais caros da cidade). Da mesma forma que os "favelados", também estavam brincando na rua. Só que as brincadeiras eram bem diferentes: TODAS elas eram de "pique-alguma-coisa", aquelas brincadeiras estilo pega-pega que existe alguma forma de voce ficar "imune" ao pegador (pra quem não sabe).

    De um jeito ou de outro, as crianças quase que não saiam do "piques", e a brincadeira tava horrivelmente parada, bem diferente dos outros muleques que não sossegavam nem um minuto. Por outro lado, as crianças da "classe alta" riam MUITO mais e interagiam mais alegremente entre si. A interação verbal das crianças "faveladas" dava-se basicamente por xingamentos, e gritaria um com o outro.

    Por fim, o que pude perceber é que as crianças "faveladas" não "desviavam" de voce quando voce passava pela rua (não to querendo dizer que quero que as pessoas na rua me tratem como um rei). To dizendo isso porque relativamente falando as crianças da "classe alta" sempre paravam a brincadeira e desviavam de quem tava passando.

    Dito isso, o que eu pude concluir pobremente foi que:

    As crianças "faveladas":

    - Corriam mais "riscos de criança"
    - Eram mais agitadas
    - Não faziam questão de serem "educadas gratuitamente" (não consigo pensar em palavra melhor...)
    - Eram mais "brutas" no sentido social

    Já as crianças da "alta classe":

    - Eram mais "cuidadosas" com as brincadeiras
    - Eram mais quietas
    - Se preocupavam com o que acontecia ao redor delas
    - Eram mais "educadas" no sentido social

    CONCLUSÃO PRECIPITADA:
    A sociedade está continuando a criar, respectivamente, os bandidos e as vítimas do futuro...

    Abraços
    Dissertem

    Bassist_rsl
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Já as crianças da "alta classe":
    - Se preocupavam com o que acontecia ao redor delas

    Acho que tanto as "faveladas" quanto as da "alta classe" não se preocupam. Isso vem com o tempo

    Codinome Jones
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    conclui-se que favelados não sabem conversar e os abastados são gordos tetudos.

    Zep Rose
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    A sociedade está continuando a criar, respectivamente, os bandidos e as vítimas do futuro...


    Não exatamente. Mas to com preguiça de dissertar aqui =/

    AnaClara
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Isso é inevitável.

    O homem é produto do meio.

    faith_girl
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    crianças devem agir como crianças e não como mini-adultos

    Codinome Jones
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    O homem é produto do meio.

    Filosofia de ensino medio FTW

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Kobberminer

    O problema disso aí é que é muito relativo.

    Nossa sociedade é movida pelo dinheiro. Explicando o que isso tem a ver, pra ser bem breve:

    Um dia você vai ver playboys de 15 anos que dão cavalos de pau com seus Civics e Corolas e muleques de 15 anos que assaltam a mão armada.

    Os primeiros, ou a polícia sabe e não faz nada porque conhece quem são os pais, ou os pais vão estar sempre pagando multas/gorjas para os policiais. Quanto aos pobres, ou vão para a centros de detenção de menores infratores ou continuam na rua.

    Sinceramente, sem querer ser antiquado, vou repetir uma coisa muito dita e que pra mim faz muito sentido: educação vem de casa, da familia, não importa a classe social.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Depende da criação dos pais, e eu aposto que a brincadeira dos "favelados" deveria tar muito mais divertido do que a dos ricos (ricos são tontos, riem de tudo e também, esses ricos devem ser bem porcos, pra chegar da escola e continuar com o mesmo uniforme. Enfim, eu nao creio que todos ricos vão ser prosperos quando crescerem, e nem que todos os pobres vão ser ladrões.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    PS: Já preferi mil vezes, sair pela cidade empinando bicicletas com os amigos mais pobres, do que ficar parado jogando Banco Imobiliario, Jogo da Vida e talz com os amigos ricos. Aliás, passear de bicicleta é bem legal.

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Por fim, o que pude perceber é que as crianças "faveladas" não "desviavam" de voce quando voce passava pela rua

    molecada é volgada mesmo não sai da frente e se olhar torto ainda leva um xincão ou então porque não passou em cima! rsrs

    Kobberminer
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Kobberminer
    · votar


    Bassist_rsl
    faith_girl

    Eu acho que isso seria mais certo se o comportamento dos dois grupos de crianças fosse igual. Quer dizer... todo mundo diz que "criança é tudo igual, tudo pura, inocente". Sinceramente, eu não consigo imaginar aquelas crianças da classe alta xingando os amiguinhos a toa, enquanto também não espero um gesto de educação (veja bem, educação, não de amizade) da parte dos favelados. Pode ser preconceito da minha parte, mas acho foda desconsiderar isso :/

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    E os da classe média que vivem sofrendo??

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Kobberminer
    Sinceramente, eu não consigo imaginar aquelas crianças da classe alta xingando os amiguinhos a toa, enquanto também não espero um gesto de educação (veja bem, educação, não amizade) da parte dos favelados.

    Ixi, essa criançada rica é normal nessa idade não xingar, mas quando começar a ficar mimada demais, quando virar jovem vai sair xingando geral. E já vi varios pobres que eram da pior espécie tomarem um jeito quando viram jovens.

    Kobberminer
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Kobberminer
    · votar


    brunohardrocker
    Um dia você vai ver playboys de 15 anos que dão cavalos de pau com seus Civics e Corolas e muleques de 15 anos que assaltam a mão armada.

    Os primeiros, ou a polícia sabe e não faz nada porque conhece quem são os pais, ou os pais vão estar sempre pagando multas/gorjas para os policiais. Quanto aos pobres, ou vão para a centros de detenção de menores infratores ou continuam na rua.


    Também penso dessa forma. Como eu escrevi lá, não considero as crianças em si "faveladas", mas sim a família delas (o mesmo se aplica as crianças da alta classe)

    edit: No final, será a vida que moldará a forma final dessa crianças

    E por fim, também concordo:

    Sinceramente, sem querer ser antiquado, vou repetir uma coisa muito dita e que pra mim faz muito sentido: educação vem de casa, da familia, não importa a classe social. (2)

    Córtex Frontal
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Kobberminer
    E por fim, também concordo:

    Sinceramente, sem querer ser antiquado, vou repetir uma coisa muito dita e que pra mim faz muito sentido: educação vem de casa, da familia, não importa a classe social. (2)



    Sim mas muitas vezes os pais são até ensinam bem mas não sabem se posicionar diante dos novos ''amigos'' dos seus filhos..


    Isso acontece principalmente com Classe alta...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    E já vi varios pobres que eram da pior espécie tomarem um jeito quando viram jovens.
    Quanta experiencia de vida hein!
    Tu é pastor?

    Bem, ja fui amigo de "galerosos" quando eu estava no Ensino Fundamental, e digo, quando eu olhava aqueles guris eu pensava, esses moleques serão os presidiários de amanhã, pois bem... hoje eles estão roubando bicicletas.

    Da pra separar bem o joio do trigo, não que a classe social influencia totalmente nisso, mas na maioria dos casos da pra você percerber um criminoso em potencial.

    Até hoje só tive provas que minhas deduções estavam certas.

    Gui
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Sobre brincadeiras de crianças
    Brincadeira de Criança
    Molejo

    ― Ô Anderson Leonardo...
    ― Fala Andrezinho da Mocidade!
    ― Acorda essa criançada aí, vai!
    ― Vou acordar, ou quero dizer, vamos acordar:

    ― MO-LE-JO!

    Acorda criançada tá na hora da gente brincar
    Brincar de pique-esconde,pique-cola e de pique-tá,tá,tá,tá
    Essa brincadeira também tem pique-bandeira
    Amarelinha pra quem gosta de pular
    E aquela brincadeira de beijar.

    Acorda criançada tá na hora da gente brincar (OBA!)
    Brincar de pique-esconde, pique-cola e de pique-tá,tá,tá,tá
    Essa brincadeira também tem pique-bandeira
    Amarelinha pra quem gosta de pular
    E aquela brincadeira de beijar.

    ― Andrezão!
    ― Fala filho...
    ― Sabe qual é a brincadeira que eu mais gosto?
    ― É claro que não!

    Aquela brincadeira de beijar.

    É essa? Não!
    É essa? Não!
    É essa? Não!
    É essa? Eu já falei que não!
    É essa? Não!
    É essa? É!

    ― Até que enfim, xará!
    Pera, uva, maçã ou salada mista?
    ― Salada mista

    Beija! beija!

    (uh)

    Brincadeira de criança
    Como é bom, como é bom
    Guardo ainda na lembrança
    Como é bom, como é bom
    Paz, amor e esperança
    Como é bom, como é bom
    Bom é ser feliz com Molejão

    Brincadeira de criança
    Como é bom, como é bom
    Guardo ainda na lembrança
    Como é bom, como é bom
    Paz, amor e esperança
    Como é bom, como é bom
    Bom é ser feliz com Molejão

    Vamos juntinho, então!

    Acorda criançada tá na hora da gente brincar (OBA!)
    Brincar de pique-esconde, pique-cola e de pique-tá,tá,tá,tá
    Essa brincadeira também tem pique-bandeira
    Amarelinha pra quem gosta de pular
    E aquela brincadeira de beijar.

    ― Andrezinho!
    ― Fala filho...
    ― Sabe qual é a brincadeira que eu mais gosto?
    ― Claro que não!

    Aquela brincadeira de beijar.

    É essa? não!
    É essa? não!
    É essa? Num qué, num qué, num qué!
    É essa? Não!
    É essa? Eu já falei que não!
    É essa? É!

    Até que enfim, chora pra beijar, hein!?
    Pera, uva, maçã ou salada mista?
    Salada mista!

    Beija! Beija!

    Brincadeira de criança
    Como é bom, como é bom
    Guardo ainda na lembrança
    Como é bom, como é bom
    Paz, amor e esperança
    Como é bom, como é bom
    Bom é ser feliz com Molejão (repete até o fim)

    ― Viu Andrezinho?
    ― Vi.
    ― Não é bom brincar de criança?
    ― É. Já beijou né?
    ― Beijei!
    ― Quer bombom?
    ― Qué, qué qué!
    ― Então tá!

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Kobberminer
    achei legal a sua observação, só discordo veementemente da conclusão.

    não vejo motivo pra achar que alguma das suas percepções se relacione à "criação de bandidos".

    jimmy vandrake
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Kobberminer

    Pelo seu relato pode-se também concluir que as crianças Classe A, já sabem usar da imunidade "piquementar" para não assumirem riscos.

    wild.man
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Vi mais defeitos nas de classe alta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre brincadeiras de crianças de diferentes "classes"