[Doenças I] - Herpes simplex (sapinho)

Autor Mensagem
Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# abr/11


Sapinho, herpes, até "urina de aranha"... Tudo isso se resume a uma só doença, que é a herpes bucal, causada por um vírus maldito chamado herpes simplex.

Não há uma porcentagem de quantas pessoas possuem esse vírus, mas eu garanto a vocês que é bastante gente. Se eu fosse chutar um número, falaria que quase 80% das pessoas que nós conhecemos têm o tal vírus.

Como é que se pega? Pra quem acha que é só beijando, está muito enganado. Esse vírus está por todo lugar. Basta alguém que tenha o vírus pegar em sua própria úlcera e depois tocar em qualquer objeto ou tocar em outra pessoa. Digo que essa é a regra, mas tem pormenores pelo processo.

GERALMENTE as pessoas pegam quando criancinhas ainda. E como criança tem mania de pegar em coisa e depois passar a mão no rosto, se algum objeto tiver o vírus como um copo, um travesseiro, pronto, o vírus entra no corpo.

Mas como é que entra no corpo? Há para esse vírus, como para qualquer outro, um processo de infiltração no organismo. Mas falar desse processo só valerá para intuitos de pesquisas clínicas e acho que não preciso ser totalmente clínico. De todo modo, imagine:
"João, 6 anos de idade, brincando no quintal da sua casa, resolve ir à cozinha beber um copinho da água. Como ele vê um copo já meio cheio resolve beber. Acontecer que aquele copo já foi usado por sua irmã que possui a herpes simplex do tipo 1 e já tem pequenas úlceras ao redor dos lábios. O microorganismos estão no copo através da saliva deixada pela irmã de João. A criança bebe no copo e há uma transferência da saliva e conseqüentemente do vírus para a pele (mucosa). Os microorganismos simplesmente penetram a tela cutânea (a pele). Se alojam subcutaneamente. Acontece que o sistema imunitário não fica quieto e tenta expelir aquele invasor de alguma forma. Criam-se bolhinhas (o estudiosos dizem que isso deve ao fato da ação do sistema imunitário), essas bolhas causam um ardor. Depois de algum momento, dentro dessa bolha, criam-se pequenas vesículas de cor clara, parece uma espinha. Dentro dessas vesículas clarinhas há um líquido (perigoso) que contém a multiplicação da herpes simplex – é nesse momento que é perigoso o contágio. Pode haver uma explosão voluntária (essas vesículas explodem naturalmente) ou uma involuntária (quando a pessoa tenta estourar ou passa água oxigenada). Depois de 7 a 15 dias essas úlceras somem, mas isso não quer dizer que o vírus saiu do corpo."

Depois, essas bolhas, vesículas podem reaparecer com o tempo. Depende muito do sistema imunitário da pessoa.

Lembrando que isso foi apenas uma introdução sobre a doença. Não posso falar de medicamentos e não fazer consultas virtuais. Esse tópico é meramente informativo.

De toda forma, posso responder perguntas relativas à doença tranquilamente. blz?

Simonhead
Veterano
# abr/11
· votar


Como é que se pega? Pra quem acha que é só beijando, está muito enganado.


Minha irmã pegou tomando água em copo 'comunitário' numa academia quando ela tinha cerca de 15 anos de idade. Creio que a parada dela não tem cura, embora não se manifeste sempre. Acho que, quando a imunidade baixa ou o clima muda (lá onde ela mora atualmente), é que ela volta a ficar infectada. Ainda bem que ela notou isso a tempo e sempre procurou não compartilhar nenhuma parada com ninguém para repassar o vírus.

Legal esse tópico!

KaTy
Miss Simpatia 2012
# abr/11
· votar


Creio que a parada dela não tem cura, embora não se manifeste sempre.
É, não tem cura. Stress ajuda a doença a se manifestar.

Pessoas com herpes podem doar sangue?

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# abr/11
· votar


Simonhead

1º PONTO

A reativação do vírus pode se dar por vários fatores.
1 - Situação psicológica da pessoa
2 - Situação do sistema imunitário (nível de vitaminas no corpo e situação sanguínea)
3 - Clima (não concordo muito com isso, mas...)
4 - Exposição a certos tipo de luz (fluorescente, incandescente)
5 - Proximidade de radiação

Entre outros fatores.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# abr/11
· votar


Exposição a certos tipo de luz (fluorescente, incandescente)
Sério isso? Nossa...

faith_girl
Veterano
# abr/11
· votar


1 - Situação psicológica da pessoa
tudo é psicológico

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# abr/11
· votar


KaTy

2º PONTO

Pessoas com herpes podem doar sangue?

Sinceramente nunca ouvi falar que não podem, porque como eu falei boa parte da população tem isso, entende.
Eu tenho, você pode ter, seus amigos etc.
Ou seja, de certo modo, podem doar sim.
Agora, essa discussão fica quente quando falamos de outros tipos de herpes, porque em certos casos tal doença altera clinicamente o sangue. E até mesmo pode alterar o sistema neurológico.

Simonhead
Veterano
# abr/11
· votar


KaTy
É, não tem cura. Stress ajuda a doença a se manifestar.

Se você conhece uma pessoa estressada, multiplique esse stress por 2 e eleve ao cubo. Resultado: minha irmã! Como ela mora em Tubarão/SC não sei a quantas anda essa parada com ela.


Frodo Rei do Hobbits da Terra Média

Valeu pelo complemento na informação. \o/

DrStrangelove
Veterano
# abr/11
· votar


faith_girl

tudo é psicológico


/ uma tia minha.

Pra ela até cárie e perna quebrada é psicológico.

marcosshrp
Veterano
# abr/11
· votar


Eu tenho!


faith_girl
tudo é psicológico
ebaaaaaaaa, vou ficar ricoooo!!! lol
AHuahu brinks..

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# abr/11
· votar


Simonhead

Como você fala em "stress" podemos alocar isso ao quadro psicológico da sua irmã. Então, pode ser isso que faça reativar tantas vezes a doença.
Fale para ela beber bastante água, mas muita água mesmo. Pode parecer besta essa informação, mas a água hidrata nosso corpo, complementa o sistema imunitário e ajuda no fluxo sanguíneo.

Simonhead
Veterano
# abr/11
· votar


DrStrangelove
Pra ela até cárie e perna quebrada é psicológico.


- Tia, quebrei a perna.
- Meu filho, isso é psicológico.
- Mas tia, é fratura exposta.
- Isso é relativo; depende do ponto de vista, meu querido.

Simonhead
Veterano
# abr/11
· votar


Frodo Rei do Hobbits da Terra Média

Recado anotado. Prometo repassar no primeiro momento em que mantiver contato com minha irmã! Valeu!

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# abr/11
· votar


Simonhead

Quando se fala em "fator psicológico ou emocional", devemos entender que isso influencia 50% nas ações do nosso organismo.

Só pra você ter idéia. Olha o raciocínio:
Há dois tipos de "pessoas doentes":
1 - pessoas doentes que não querem se curar
2 - pessoas doentes que querem urgentemente ficar curadas.

Posso afirma que o segundo tipo ajuda bastante os médicos.

faith_girl
Veterano
# abr/11
· votar


DrStrangelove
hauehuaha
quero dizer que é incrivel como a mente domina o corpo.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Todo mundo tem herpes!

KaTy
Miss Simpatia 2012
# abr/11
· votar


Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Agora, essa discussão fica quente quando falamos de outros tipos de herpes, porque em certos casos tal doença altera clinicamente o sangue. E até mesmo pode alterar o sistema neurológico.

Pois é. Mas quando se fala em quem pode ou não doar, herpes nunca é citada.

Will Bejar
Veterano
# abr/11
· votar


Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Pessoas com herpes podem doar sangue?

Sinceramente nunca ouvi falar que não podem, porque como eu falei boa parte da população tem isso, entende.
Eu tenho, você pode ter, seus amigos etc.
Ou seja, de certo modo, podem doar sim.
Agora, essa discussão fica quente quando falamos de outros tipos de herpes, porque em certos casos tal doença altera clinicamente o sangue. E até mesmo pode alterar o sistema neurológico.

Eu sou doador frequente, e nunca me perguntaram se eu tinha herpes tipo I. Eu tenho o vírus, e um dermatologista me confirmou exatamente o que foi citado acima. Bom, ninguém nunca me mandou uma carta dizendo "olha, vc não pode mais doar pq vc tem herpes tipo I".

A herpes reaparece na minha vida quando eu tomo no mesmo copo de pessoas que tem o vírus tb (desde que o vírus esteja exposto, conforme foi dito). Eu evito tomar no copo de pessoas que tem o vírus, ou tento evitar passar o meu copo quando estou desconfiado do reaparecimento das feridas.

Por experiência, posso afirmar, o vírus só se passa quando se está com aquela coceira que indica que vão sair aquelas bolhinhas, ou quando elas já saíram, ou quando vc já estourou as bolhinhas e está com a casquinha.

Parabéns pelo tópico!!!

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# abr/11
· votar


Will Bejar

3º PONTO

Só pra destacar que o vírus só fica passível de transferência no momento em que há aquelas pequenas úlceras, vesículas em torno da boca. Mas o momento mais perigoso para contaminação é quando as vesículas de cor mais clara estouram voluntariamente ou involuntariamente.

Lembrando que muitas pessoas passam água oxigenada volume 10. É fato que a água oxigenada limpa certos tipos de úlcera, mas NÃO DEVE SER USADA NO CASO DE HERPES! Porque ocorre uma cicatrização natural da tela cutânea, diferente se usar a água oxigenada.
A água oxigenda deixa marcas definidas no contorno da úlcera.

NÃO PASSE ÁGUA OXIGENADA EM HERPES DE NENHUM MODO.

A água oxigenada só deve ser aplicada em úlceras, vesículas com prescrição médica!

Lúthien Tasardur
Veterano
# abr/11
· votar


Pra isso passar deve ser tenso, é com antibióticos?, antimicóticos?

Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


Já tive uma crise sinistra de sapinho quando tinha 4, 5 anos...

Fica impossível comer e beber qualquer coisa. Pra completar, na mesma época, tive um ataque de otite aguda que durou quase uma semana. Só desejava a morte, heuehuehe

Luis Bergamin
Veterano
# abr/11
· votar


Agora eu to com medo de ficar com umas meninas ae..........
Será que eu tenho que perguntar se ela tem herpes antes de ficar com ela?
kkk :/

Paul Young
Veterano
# abr/11
· votar


Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
3 - Clima (não concordo muito com isso, mas...)
4 - Exposição a certos tipo de luz (fluorescente, incandescente)
5 - Proximidade de radiação


Teve uma vez quando eu era menor, fiquei o dia inteiro na praia debaixo do sol, além de insolação, brotou umas 3 úlceras nos cantos da boca, foi tenso...

QUARESMA
Veterano
# abr/11
· votar


Depois de fazer sexo oral em uma mulher adianta lavar a boca escondido que nem um louco com sabonete?

Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


Luis Bergamin
Agora eu to com medo de ficar com umas meninas ae..........
Será que eu tenho que perguntar se ela tem herpes antes de ficar com ela?


Luis Bergamin
15 anos, Bragança Paulista / SP, Brasil


Sim... faça isso. Pro seu bem :)

Paul Young
Veterano
# abr/11
· votar


Tratamento é, estourar logo no início as úlceras, secando com algum lenço descartável e aplicar uma pomada tipo zovirax ou genéricos, em aproximadamente 5 dias vai se criar uma "casca" e dentro de 5 dias, cicatrização completa.

Will Bejar
Veterano
# abr/11
· votar


Paul Young
Teve uma vez quando eu era menor, fiquei o dia inteiro na praia debaixo do sol, além de insolação, brotou umas 3 úlceras nos cantos da boca, foi tenso...
Ih, mano... podes crer... tinha uma época que eu jogava futebol na quadra da escola das 9h até umas 2 da tarde... direto saia essas feridinhas por exposição ao sol!!! Aí comecei a jogar de boné e nunca mais ocorreu (no caso da exposição ao sol).

No frio é cruel tb!!!

Red Papper
Veterano
# abr/11
· votar


Herpes só se manifesta na mucosa da boca?
eu tenho algumas "bolinhas" espalhadas por todo o rosto, sempre pensei que eram cravos, apesar de serem meio diferentes. pode ser herpes será?

DrStrangelove
Veterano
# abr/11 · Editado por: DrStrangelove
· votar


Red Papper
Herpes só se manifesta na mucosa da boca?
eu tenho algumas "bolinhas" espalhadas por todo o rosto, sempre pensei que eram cravos, apesar de serem meio diferentes. pode ser herpes será?


Esse tipo de tópico acaba dando nisso.

Procure um médico se tiver algum problema de saúde.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/11 · Editado por: Christhian
· votar


Estatisticamente, só 1 (no máximo 2) pessoa nesse tópico NÃO tem herpes. As demais tem, mas não sabem e só vão descobrir SE a doença manifestar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Doenças I] - Herpes simplex (sapinho)