Conte-nos um pouco sobre a sua profissão/estudo/faculdade

Autor Mensagem
rickyudi
Veterano
# abr/11
· votar


Pedro_Borges
ausheuahsehuase

Pedro_Borges
Veterano
# abr/11
· votar


marcosshrp
e acho o curso de administração o maior acolhedor pra gente que não tem talento... supera educação física e os cursos das Escolas Técnicas.

Só discordo no tocante aos cursos de escolas técnicas, pelo exemplo que tenho de mim mesmo, pois, antes do meu bacharelado eu tive um curso técnico que fez a diferença na minha vida. E outra, acho que deveria ter mais cursos técnicos no Brasil. Sou defensor dessa tese.

Monstro Legume do Espaço
Veterano
# abr/11
· votar


Eu trabalho selecionando tomates podres.

erico.ascencao
Veterano
# abr/11
· votar


Bog
Eu costumo dar esta dica com relação a gostar do curso para que a pessoa se foque na fase da vida em que ela está. Se você tem seus 18, 19 ou 20 anos e quer escolher que faculdade fazer pensando em mercado de trabalho fica difícil. Em 4 ou 5 anos muita coisa pode mudar.

Aproveitando, outra dica que eu costumo dar: faça pelo menos metade do curso. Quando você passa da metade de um curso você supera a parte puramente teórica e começa a ver a parte mais prática da coisa. Se você desiste antes deste limite você nem deu a chance pro curso de ele te cativar.

Will Bejar
Veterano
# abr/11
· votar


Monstro Legume do Espaço
Eu trabalho selecionando tomates podres.
RH setor de demissão? XP

Quase nada
Veterano
# abr/11
· votar


Bog
Não sei se vc se lembra, mas conversei alguns anos atrás com vc sobre fazer pós no Japão e tal.. Chegou a hora de tentar.. hehe. Estou no programa de mestrado e no próximo mês vou me inscrever no programa de bolsas para doutorado do MEXT. O que será que é mais importante para ser aprovado? Plano de pesquisa, histórico escolar, já ter contato com algum grupo de pesquisa no japão, ou todo o background do cara? Não sou descendente de japonês, será que isso ajuda ou atrapalha?

Bizet
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bizet
· votar


Aproveitando, outra dica que eu costumo dar: faça pelo menos metade do curso. Quando você passa da metade de um curso você supera a parte puramente teórica e começa a ver a parte mais prática da coisa. Se você desiste antes deste limite você nem deu a chance pro curso de ele te cativar.

O problema é que isso significa perder pelo menos uns 3 anos. Vai largar no 4º semestre/5º semestre e aí vai ter que deixar pro próximo vestibular, porque ou tu passou da data dele(5º), ou tá em cima demais pra ter tempo pra estudar(4º, que termina faltando um ou dois meses pro vestibular). Isso é foda, 3 anos são muito tempo, especialmente se o cara quiser seguir alguma carreira acadêmica ou de pesquisa.

Strato_Master
Veterano
# abr/11
· votar


eu estudo ciência da computação... fico o dia inteiro no computador.... =/

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


erico.ascencao
Em 4 ou 5 anos muita coisa pode mudar.

Com certeza. Mas eu falo dos 40 anos que vêm depois pensando mais no que a pessoa vai fazer. A vida no curso e no trabalho é bem diferente. Já vi gente que queria muito trabalhar com X, mas ficava querendo desistir porque o curso era difícil, porque tinha muito cálculo...

Quanto a pensar no mercado, é óbvio que pode mudar. Isso vale principalmente para quem escolhe cursos "da moda", pensando em ganhar dinheiro. Mas aí, volto aos tais "40 anos que vêm depois": a pessoa entra num curso que não gosta achando que é só aguentar 4, 5 anos ali e depois vai sair e ganhar muito dinheiro. Além de ignorar que o mercado muda, como você bem lembrou, a pessoa ignora que vai ter que passar mais de 30 anos fazendo um troço que ela odeia.

Enfim, o que eu quis dizer é que a pessoa deve escolher o curso olhando para a carreira que ela quer seguir primeiro, e DEPOIS para o curso propriamente dito.

Quase nada

Opa, não sei se lembro, mas se você quiser podemos falar por emeio. O mais importante é... tudo! As provas de idioma são mais eliminatórias (i.e. vá mal nas duas e você está cortado), mas de resto eles levam tudo em conta. Tudo MESMO. Participei de uma orientação depois de vir para cá, e me contaram que quando eu fui lá pareci ao mesmo tempo responsável (positivo) e meio detalhista (negativo - acharam que eu podia ficar ansioso demais por estar em um ambiente fora do meu controle). Isso ANTES da entrevista, só no leva e traz de documentos e tal. Teve um outro cara que foi com a mãe, e ela fez umas perguntas, e só nisso já pensram: "ih, esse vai querer voltar para a saia da mamãe quando a coisa apertar". Enfim, tente simplesmente fazer o melhor em tudo, e lembre-se que a avaliação começa antes do que você pode imaginar (outra coisa: a parte da documentação é propositalmente chata de fazer - os desmotivados desistem logo).

Eu estou totalmente distante do "mundo dos bolsistas" (não sou mais desde 2008), mas pelo que ouvi dizer, a coisa tá cada vez pior. O valor da bolsa diminuiu, e eles andaram cortando coisas como o transporte na chegada e até os dormitórios.

Ah, e não ser descendente de japonês não deve fazer diferença. Conheci aqui bolsistas nikkeis e não-nikkeis. Mais importante é vir de uma boa universidade: quase todos os bolsistas que eu conheci eram de universidade federal, estadual ou de uma PUC.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# abr/11
· votar


Faço Ciências Contábeis na Faculdade UDF em Brasília. Não quero trabalhar na área. Só quero o diploma pra poder prestar concurso de nível superior. SE por ACASO fizer algo na área, prestarei concurso pra auditora. Queria mesmo é medicina ou PM, mas devido a certas coisas da profissão, optei por fazer um curso que eu me identificasse, pra poder obter o diploma.

Simonhead
Veterano
# abr/11
· votar


KaTy

Boa sorte! A UDF é legal, tem qualidade dentre as particulares.

TCU, BACEN, SRF ou outros?

Córtex Frontal
Veterano
# abr/11
· votar


Ae pessoal vou pedir uma dica para vocês.. Esse ano a matematica ta foda, e vai ficar pior, tem uma boa possibilidade de eu ter que carregar ano que vem. Tem bastante coisa junta esse ano.


Eu tenho 17 anos, se por acaso eu não conseguisse encerrar o 3° ano, esse ano ( precisasse carregar mat)

Vocês acham que eu sairia perdendo, ou como até hoje não rodei, não teria muito ''problemas'' de acordo com minha idade?

Também pensei que se eu não conseguir passar e precisar carregar, vou servir ano que vem (para não ficar o ano inteiro ''parado'')


O que vocês acham?? É uma boa, ou vou sair perdendo??




ps: é obvio que vou fazer de tudo para passar de ano, e passar no ENEM.. Mas eu prefiro planejar todas as possibilidades.. =S

YanR
Veterano
# abr/11
· votar


Hmm ... esse é meu primeiro post ... então Yo :)

Enfim, eu to pensando em fazer Engenharia de computação ou Eng. Mecanica ... sei que são areas bem abrangentes, então alguem ja é formado ou esta cursando um desses ?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# abr/11
· votar


Simonhead
Obrigada! Eu estou gostando da UDF. Esse ano eles demitiram muitos professores que não eram bons, e contrataram novos.

TCU, SRF, Ministérios, enfim. Nem sei ainda ao certo.

Simonhead
Veterano
# abr/11
· votar


KaTy
TCU, SRF, Ministérios, enfim. Nem sei ainda ao certo.

Foco, minha cara!

Mantenha o foco numa dessas carreiras (pode ser Analista de Comércio Exterior, Fiscal do MT, Analista do INSS, sei lá). Dê uma geral no programa desses concursos e procure pensar em atividades mais ou menos correlatas para facilitar seus estudos.

Simonhead
Veterano
# abr/11
· votar


Córtex Frontal
Ae pessoal vou pedir uma dica para vocês.. Esse ano a matematica ta foda, e vai ficar pior, tem uma boa possibilidade de eu ter que carregar ano que vem. Tem bastante coisa junta esse ano.


Como são as provas de Matemática e como você está nesse 1º bimestre? Trabalhos e simulados contam pontos? Aulas particulares? E a sua dedicação pessoal de uns 30 minutos (só 30 minutos, véi) por dia para repassar matéria antiga e colocar a nova no jeito - como anda?

Codinome Jones
Veterano
# abr/11
· votar


Tem que fazer força pra rodar no terceiro ano, heim.

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


YanR

Tem um monte de gente de áreas relacionadas a computação aqui (eu incluso). Deve ter algum tópico falando do assunto em algum lugar... dá uma olhada na busca.

YanR
Veterano
# abr/11
· votar


O problema é que existe Ciencia e Engenharia de computação. Que geralmente, muitos dizem ser a mesma coisa, mas são cursos distintos. Alem de que computação não é o mesmo que informatica e.e

Mas de que área você é / trabalha Bog ?

Bog
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bog
· votar


YanR

Não são a mesma coisa mas são relacionados, e têm uma intersecção grande. E mesmo que informática seja um termo mais abrangente que computação, na prática as divisões não são tão bonitinhas assim. No mundo real, é comum encontrar gente de engenharia da computação, ciência da computação e sistemas de informação executando as mesmas funções.

Eu falei do meu trabalho atual neste tópico, acho que na 2a página. Também já trabalhei em um laboratório de eletrônica, e até fiz firmware para DSP, que seria um trabalho de engenheiro... apesar de eu ser formado em ciência da computação.

Quase nada
Veterano
# abr/11
· votar


Bog
Caramba! Obrigado pelas dicas! Pelo jeito a coisa é hard mode mesmo. Fiquei surpreso com o fato de eles avaliarem ainda na entrega de documentos. No ano passado, 5 amigos meus tentaram (1 pra doutorado e 4 pra mestrado). Só o de doutorado passou (ele não era descendente, já tinha algum conhecimento da língua, e tbm era orientado de um professor que foi bolsista do mext). Quanto aos exames de idioma, o edital diz que não é necessário o conhecimento prévio de língua japonesa (para os aprovados, será ministrado um curso de 6 meses), mas que nesse caso é obrigatório o domínio do inglês. Estou me inscrevendo pensando que isso é verdade, pois conheço no máximo alguns hiraganas e poucas palavras.. hehe.

Uma grande dúvida que eu tenho, com relação ao plano de pesquisa, é se posso desenvolver o projeto do meu modo (que no caso seria algo relacionado com o meu mestrado e futuramente adaptado ao trabalho do grupo de pesquisa), ou se eu preciso de antemão me enquadrar em algum grupo de pesquisa de alguma universidade japonesa com a qual eu já tenha conversado.

Maximun-EGS 216
Veterano
# abr/11
· votar


Quase nada
Vc é quase uma merda ¬¬'

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEee!

Vc é estagiario? Pq eu tbm sou quase um nada =(

Córtex Frontal
Veterano
# abr/11
· votar


Simonhead

Como são as provas de Matemática e como você está nesse 1º bimestre? Trabalhos e simulados contam pontos? Aulas particulares? E a sua dedicação pessoal de uns 30 minutos (só 30 minutos, véi) por dia para repassar matéria antiga e colocar a nova no jeito - como anda?



Eai.. cara.. o problema nem é as provas de matematica ou a materia, o problema é que eu sou péssimo em matematica (sou muito desatento), e as escolas em que eu estudei são umas porcarias..

Dizem que o 3º ano é muito facil de passar, mas tá no inicio do ano e ja to me fuden$o!! Hoje teve uma prova de matematica que é certo que tirei 0, só isso já me coloca abaixo da media do trimestre...
Nunca fui de estudar fora do colegio (só antes das provas) porém tou vendo que vou ter que começar a estudar como vc falou mesmo...

mvrasseli
Veterano
# abr/11
· votar


fiz eletrotécnica pra aprender a descascar fio e fazer gambiarra. Agora estou fazendo engenharia elétrica pra aprender a trocar lâmpada.

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


Quase nada
Fiquei surpreso com o fato de eles avaliarem ainda na entrega de documentos.

É uma avaliação informal. É tipo seleção de emprego, não é? Você aparece lá de bermuda e boné e os caras já olham tudo o que você fizer com outros olhos. Com certeza dá margem a preconceitos e injustiças, mas...

o edital diz que não é necessário o conhecimento prévio de língua japonesa

Sim. Você é cortado se for mal em ambas as provas. Para você ter uma idéia, tinha prova de japonês em nível básico, intermediário e avançado. Eu tirei 35 na do nível básico, e entreguei as outras duas em branco! =P Mas como fui bem na de inglês, foi tranquilo.

Hhaha, depois eu cheguei aqui achando que em 6 meses eu ia estar falando fluentemente. Achava que no final de 3 anos eu já ia conseguir ler jornal e tudo mais. Mais de 6 anos depois e eu sou semi-analfabeto e falo como uma criança em idade pré-escolar. :/

Uma grande dúvida que eu tenho, com relação ao plano de pesquisa, é se posso desenvolver o projeto do meu modo (que no caso seria algo relacionado com o meu mestrado e futuramente adaptado ao trabalho do grupo de pesquisa), ou se eu preciso de antemão me enquadrar em algum grupo de pesquisa de alguma universidade japonesa com a qual eu já tenha conversado.

O ideal é você chegar com um projeto de pesquisa já discutido e combinado com um professor, e uma carta de aceitação. Na prática, esse projeto pode mudar depois, mas ter tudo encaminhado passa segurança para os encarregados da seleção. Eu cheguei lá com duas cartas de aceitação, uma delas da Universidade de Tokyo, e na hora ganhei alguns pontinhos na tal "avaliação informal".

Também é bom já ter contato com alguém aqui porque assim você já fica sabendo mais ou menos como é o sensei. Muita gente desiste da bolsa por entrar em conflito com o professor, especialmente quando o sujeito é um carrasco - é comum os japas "trabalharem" (= estarem presente fisicamente no trabalho) das 9 da manhã às 9 da noite, às vezes até dormir no lab, e alguns professores meio que exigem que todos os seus alunos façam isso também. Tem também uns professores que não estão nem aí se você é estrangeiro e tem dificuldades que os outros alunos não têm - problema teu, se vira. Não sei se eu teria aguentado um professor assim.

Simonhead
Veterano
# abr/11
· votar


Córtex Frontal

Reprovar no 3º ano não é fácil!

Mete as caras nos livros no decorrer da semana mesmo. Tem alguém na sala que poderia lhe dar uma força? Quem sabe um irmão, vizinho, parente?

qew
Veterano
# abr/11
· votar


Córtex Frontal

eita!

Decora a formula de bhaskara e lembre-se que (+) (-) = (-) que tu passa

Córtex Frontal
Veterano
# abr/11
· votar


Simonhead

Mete as caras nos livros no decorrer da semana mesmo. Tem alguém na sala que poderia lhe dar uma força? Quem sabe um irmão, vizinho, parente?


É, quando eu tenho alguma prova meu irmão me ajuda, o problema é que sou muito ruim em matematica, eu dmoro muito para aprender..


qew


Poxa.. ahh se fosse assim ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conte-nos um pouco sobre a sua profissão/estudo/faculdade