Raciocínio lógico + matemática em questões de concursos

Autor Mensagem
vitaoma
Veterano
# mar/11
· votar



Aí vai:

35 estudantes estrangeiros de filosofia vieram ao Brasil.

16 fumaram cannabis; 16 usaram coca e 11, heroína. Desses estudantes, 5 usaram cannabis e heroína e , desses 5, 3 usaram também coca. Determinar o número de estudantes que usaram cannabis ou coca.


Diagrama de Venn ruleia.

SuperGeo
Veterano
# mar/11 · Editado por: SuperGeo
· votar


Gansinho
Resumidamente só me diga se, para aquela série de 5 dias que coloquei no post anterior, o item b) continua sendo válido ou não.

Pois basicamente eu olho para aquela série, leio o item b) e não vejo nada que o contradiga.

SuperGeo
Veterano
# mar/11
· votar


É como se eu falasse "Se vc trabalhar, vc será rico."

Isto não quer dizer que todos os ricos ficaram ricos trabalhando...

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/11
· votar


Gansinho

De onde isso?
Você disse que 16 fumaram cannabis, 5 usaram cannabis e heroína e, desses 5, 3 usaram também coca.
Se você fizer 16 - 5 e falar que isso é os que usaram apenas cannabis, você não está considerando os que usaram cannabis e coca, que foi o "d" que eu chamei na questão.

Mesma coisa pros que usaram apenas coca.
16 - 3? E os que usaram coca e heroína? E os que usaram cannabis e coca? Você tá desconsiderando tudo isso.



De maneira semelhante, o fato de eu não ter citado determinada condição não quer dizer que ela não existe.

O teu raciocínio tá mais completo, o meu mais objetivo e ambos estão corretos. =)

Próxima questão:
Se 3 tocaram as 2 guitarras, 7 - 3 = 4 tocaram apenas a Fender e 5 - 3 = 2 tocaram apenas a Gibson. Logo 3 + 4 + 2 tocaram guitarra. Apenas 1 não tocou nenhuma.


Correto o/

Gansinho
Veterano
# mar/11 · Editado por: Gansinho
· votar


SuperGeo
Resumidamente só me diga se, para aquela série de 5 dias que coloquei no post anterior, o item b) continua sendo válido ou não.

Pois basicamente eu olho para aquela série, leio o item b) e não vejo nada que o contradiga.


Mas nada contradiz não, cara.
O que eu e o cara dissemos é que SE CHOVEU À TARDE, não choveu de manhã. A gente não disse que se não choveu de manhã COM CERTEZA CHOVEU À TARDE.
É isso que você tá confundindo.

O enunciado diz que (usando o negrito para 'choveu'):
Se M, então T.

Então para que haja T, não pode haver M.
Logo: Se houve T, então M.

Em nenhum momento dissemos que se M, então T, até porque, como eu disse, eu mesmo admiti que teve dias que não choveu nem de manhã nem à tarde.

Completando então:
Se quando chove de manhã, não chove à tarde, quando choveu à tarde é porque não choveu de manhã. Então nunca choverá de manhã e à tarde no mesmo dia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Raciocínio lógico + matemática em questões de concursos