Duvidas Questões de Matemática

    Autor Mensagem
    stevevai74
    Veterano
    # jan/09


    Boa noite pessoal, estava estudando quando me esbarrei nessa questão de matemática de polinomios e eu até consigo desenvolver mas não acho a resposta correta... E a outra questão mistura conceitos de numero complexo com equação logaritimica tb tá dificil de sair aqui... agradeço a ajuda desde já.

    1)O polinomio p= x^3 + a/2.x^2 - 7x - a/2 é divisivel por (x-2). Se o polinomio q= 2ax^3 +3ax^2 +bx +1 é cubo perfeito determine o valor de b.

    2)Sabe-se que os números z1= log(x-y) + (y+10) e z2= y-xi. São numeros reais complexos e conjugados pode afirmar que z1.z2 é igual a 122? Justifique com calculos

    tncv
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    letra c

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/09
    · votar


    Só sei derivar.

    thigsm
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Putz, eu sabia essa com maçãs =/

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pelas minhas contas o resultado é 29!!!

    qew
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pelas minhas contas o resultado é 69!!!

    EnrickAlves
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O que são os ^?

    adnz
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: adnz
    · votar


    1)

    p = x³ + (a/2)x² - 7x - (a/2), divisível por (x - 2). Se tu não tiveres problemas ao efetuar a divisão, deves achar um resto assim:

    -(a/2) + 2a - 6, pra que o polinômio p seja divisível por (x - 2), o resto tem que ser = 0, então -(a/2) + 2a - 6 = 0, 3a/2 = 6, 3a = 12, a = 4.

    O polinômio q = 2ax³ + 3ax² + bx + 1 é um cubo perfeito, ou seja, pode ser escrito na forma (x+-y)³, ou ainda, tem 3 raízes reais iguais.

    Sabendo o valor de a, o polinômio q se torna 8x³ + 12x² + bx + 1.

    Agora devemos achar um número y que mude esse polinômio para a forma (x+-y)³... Sabemos que esse número y é uma raíz do polinômio, logo, podemos utilizar um método que diz que as raízes de um polinômio estão na razão entre o seu primeiro termo e o seu último e nos divisores do primeiro termo (é algo por aí, não lembro bem...). Então, as raízes desse polinômio podem ser: +-1, +-1/2, +-1/4, +-1/8, +-2, +-4, +-8. São várias possibilidades... Porém, podemos analisar ainda mais a situação, uma vez que, se a raíz for positiva, o número encontrado será maior que 0 (q(1) = 8 + 12 + b + 1 > 0). Logo, números positivos não podem ser raíz.

    Com um pouco de bom senso, vemos que a única raíz que deixa o polinômio ax³ + bx² + cx + d com d = 1 e a = 8 é -1/2.

    (x+1/2)³ = (x+1/2)².(x+1/2) = (x²+x+1/4).(x+1/2) = x³+x²/2+x²+x/2+x/4+1/8 = x³ + 3x²/2 + 6x/8 + 1/8 (multiplicando por 8) = 8x³ + 12x² + 6x + 1.

    Logo, b = 6.

    Se eu tiver errado, me corrijam.
    E se tiveres alguma dúvida, só falar.

    Diego MG
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    é so usar o dispositivo prático de briöt-ruffini! ou o teorema do resto!

    adnz
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    a 2) eu não consegui. ;_;

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    polinômio é coisa do demônio

    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # jan/09
    · votar


    polinômio é coisa do demônio


    _FrEd_
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: _FrEd_
    · votar


    stevevai74

    2)Sabe-se que os números z1= log(x-y) + (y+10) e z2= y-xi. São numeros reais complexos e conjugados pode afirmar que z1.z2 é igual a 122? Justifique com calculos

    Kr, o z1 ta faltando vc colocar qual dos 2 termos eh a parte imaginaria. Mas provavelmente eh o segundo termo (y+10).

    Ae vc faz o seguinte: o conjugado de (a + bi) eh (a - bi), certo?

    Vc pode então fazer um sistema do tipo:

    a1 = a2 (a1 eh o real de z1 e a2 o real de z2)
    bi1= -bi2

    que ficaria assim:

    log (x-y) = y
    y+10 = x (positivo pq muda o sinal)

    Trocando y do primeiro termo da primeira equação por (x-10), obtido pela segunda equação, temos que y = log 10, ou seja, y = 1. Trocando esse valor de y na segunda equação teremos x = 11.

    Assim sendo temos que z1 = (1 + 11i) e z2 = (1 -11i), e isso esta certo pq são conjugados.

    Fazendo z1xz2 teremos 122 como resultado...

    adnz
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    _FrEd_
    Se o termo (y+10) fosse imaginário seria (y+10)i...

    stevevai74
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    adnz

    Valeu pela luz cara! Vc acertou!

    Diego MG

    Cara eu tenho pavor a Briot-ruffini, peguei um trauma danado dessa porra! So uso metodo das chaves

    _FrEd_

    Pode ser que o enunciado da questão esteja errado, pois eu digitei exatamente como está. Mas seu resultado está correto! Valeu pela luz cara!

    G Collector
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    stevevai74
    Valeu pela luz

    que a força esteja com você

    stevevai74
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    G Collector
    ahuhauhauhua vlw man

    stevevai74
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Mais uma duvida que eu tenho.... Alguem poderia me explicar dando exemplos de suas respectivas aplicações a diferença entre entre Arranjo e combinação? Agradeço

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    stevevai74

    Puts, fods q eu n lembro mt bem de probabilidade... Mas ateh onde eu sei, a diferença entre arranjo e combinação esta no fator de permutação q existe na combinação, pois neste ultimo a ordem dos fatores n altera a probabilidade. Exemplo:

    Se formos formar grupos de estudantes, se fizermos um grupo com o estudante A, B e C , este grupo eh o mesmo que o grupo B, C e A n eh? Por isso vc irá dividir a chance total pelo fatorial de 3 (neste caso de grupo com 3 estudantes) para eliminar os grupos repetidos.

    Se fosse um arranjo, vamos colocar como exemplo um "pódio". Se colocarmos os estudantes A, B e C, nesta ordem, teremos em primeiro o A, em segundo o B e em terceiro o C. Se eu inverter a ordem alteram as colocações, formando-se outro grupo diferente. Ou seja, neste caso a permuta dos elementos forma uma probabilidade diferente, o que n ocorre nas combinações.

    Caso n tenha entendido, www.google.com.br

    GuitarTigre
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eu não vou falar nada senão vai ficar muito complexo...

    Diego MG
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Arranjo - agrupamentos sem ordem (posição) definida!

    Combinação - agrupamento com ordem (posição) definida!

    Ou vice-versa! hehe

    TWT ICE
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    eu sabia essa só que com maçãs

    Sniper
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O Steve vai

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas Questões de Matemática