Uma reflexão sobre o acaso

Autor Mensagem
BokuWa
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Hahahhaha, foi de propósito... Admita.
Modelo ideais servem para se estudar os efeitos de tais coisas, depois se aplica no real, a física é assim. Na verdade o "real" é a união de "infinitos" sistema ideias, que fazem a porra toda uma bagunça, então estudar o ideal serve para mostrar como funciona o real.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


BokuWa
Hahahhaha, foi de propósito... Admita.

Ahn? Como assim, rsrsrs

Na verdade os modelos ideais nascem da observação real. Depois de jogar bolas de pedra em várias direções de diversas maneiras, Newton pôde definir baseado nos dados experimentais uma teoria matemática, que depois de ser colocada à prova se tornou um princípio, e por fim, uma lei que pudesse ser aplicada em qualquer sistema baseado na teoria inicial. Resumindo, o caminho foi "real --> ideal"

"As idéias estão no chão... voce tropeça e acha a solução"

BokuWa
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
O ideal serve para facilitar a sua vida, podendo simplificar as coisas de forma a entende-las melhor em uma situação em que só o fenomeno observado seja computado. Obvio que o caminho é real > ideal, mas o real te impede de ver a influencia de um unico evento.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


BokuWa

Sim. Mas o que isso tem haver com o acaso? (se é que ainda estamos falando dele...)

Eu acredito mais no ideal do que no real, mas enquanto formos obrigados a viver no plano real, temos que aprender a lidar com ele de qualquer forma, e usando o ideal é a melhor delas :)

BokuWa
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
O que eu fiz foi trazer uma situação ideal em que você concorda com a existencia do acaso, para mostrar que sim, pode ser determinador de alguns fatos.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


BokuWa

LOL... touché...
Estou sem argumentos...

Só consigo dizer que por mais que o acaso possa existir no plano ideal, eu não creio que ele possa influenciar no real. Existe uma "barreira" entre os dois mundos que não posso explicar... só na fé por enquanto...

Excel Lion
Veterano
# mar/11
· votar


Eu acho que foda-se isso tudo, se não dá pra controlar o acaso, pra que me preocupar com ele?

QUARESMA
Veterano
# mar/11
· votar


Cavaleiro
Eu percebo que as pessoas dão pouca ou nenhuma importância ao acaso em qualquer tipo de evento.


Mas é justamente porque o acaso esta em tudo que nos "ignoramos", não?

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


QUARESMA

Teoricamente sim, mas ignoramos ele nas teorias e pressupostos.

A única tentativa que eu conheço formalmente é na gestão de riscos, como eu falei, quando se estuda sucesso, formação, psicologia e outros o acaso sempre é deixado de lado.

Na própria economia o acaso não é levado tão a sério como deveria, no máximo são feitas as famosas previsões pessimista, realista e otimista na criação de cenários.

Além claro, dos estudos de entropia, estatística e outros.

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer

Isso é uma questão de semiótica.

Eu vejo o acaso em tudo enquanto você só consegue vê-lo nos modelos ideais.

Mas como falaram é um modelo aplicado a qualquer situação, você consegue fazer correlações estatísticas e determinar eventos antes mesmo que ocorram acertando 999.999 a cada um milhão de vezes em média.

Não vejo tanta barreira.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma reflexão sobre o acaso