Uma reflexão sobre o acaso

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# mar/11


Eu percebo que as pessoas dão pouca ou nenhuma importância ao acaso em qualquer tipo de evento.

Se tal pessoa conseguiu sucesso profissional ou pessoal, normalmente é atribuído a meritocracia ou no caso do Brasil, a pessoa se vendeu, não presta mais, não tem caráter e etc.

A grande maioria de quem somos e quem seremos é obra do acaso, o tempo, local que nascemos, pessoas que nos relacionamos e classe social. Só esses fatores já correspondem a praticamente tudo o que somos e cremos.

Claro que você tem que estar preparado para a oportunidade quando ela surgir, mas o acaso tem um papel fundamental no surgimento das oportunidades, a mesma pessoa nascida em locais e condições diferentes tornaria-se totalmente diferente ao passar dos anos.

Você para pra refletir sobre sua vida e suas crenças sobre essa perspectiva?

Você poderia crer em Zeus e no Monte Olimpo, apedrejar até a morte mulheres que cometessem adultérios ou ser um homem bomba.

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Cavaleiro

Eu penso que por isso o acaso não fica nem um pouco com dores de cotovelo!

Kobberminer
Veterano
# mar/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Cavaleiro

Claro que você tem que estar preparado para a oportunidade quando ela surgir, mas o acaso tem um papel fundamental no surgimento das oportunidades, a mesma pessoa nascida em locais e condições diferentes tornaria-se totalmente diferente ao passar dos anos.

E desde quando isso é obra do acaso?

Bom... se voce for ateu, deixa pra lá... nada que eu disser daqui pra frente voce vai querer ouvir...

Dark Luke
Veterano
# mar/11
· votar


Eu penso que o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído.

paulinho pc
Veterano
# mar/11
· votar


bom mesmo é arrumar uma namorada.

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer

Eu sou ateu, mas pode falar.

Na sua opinião é obra de um destino e Deus escolhe todas essas características para cada ser humano?

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


paulinho pc

Isso também faz parte do acaso.

Ou não.

paulinho pc
Veterano
# mar/11
· votar


Cavaleiro

É...nessa vc tem razão.

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


brunohardrocker

A dor de cotovelo também depende do acaso.

Ou não.

Falando nisso, bem vindo de volta, faz tempo que não te vejo, sumiu.

Kobberminer
Veterano
# mar/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Cavaleiro
Na sua opinião é obra de um destino e Deus escolhe todas essas características para cada ser humano?

Não. "Deus" não se importa tanto com nós como pensamos. Tampouco acredito em destino: temos o dom de manipular racionalmente a Natureza e o nosso único entrave é ela mesma. Como só existem no Universo estas duas condições reacionárias (o homem e o seu livre-arbítrio, e a Natureza e sua Lei implacável), temos apenas algumas opções de "criação de destino"

1) Vinda da Natureza, diretamente ou indiretamente (o ar que voce respira agora, por exemplo)
2) Vinda do Homem, diretamente (um amigo lhe pagando um salgado, por exemplo)
3) Vinda do Homem, indiretamente (quando voce usa o dinheiro de um amigo pra comprar um salgado, por exemplo)

Em todos estes casos, o acaso não se firma :)
obs: Perguntei pelo fato de voce ser ateu porque a maioria deles daqui do fórum, quando leem "Deus" só pensam em "parei aqui", e vão bater p0nheta...

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Cavaleiro

o/
Dei uma descansada...

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer

Em todos os seus exemplos tem o acaso de alguma forma, mas eu não digo que tudo ocorre por acaso, senão seria tão determinístico e sem livre arbítrio quanto o radicalismo para o lado do destino.

Mas ele acontece a todo momento.

Eu já vi essa versão, mas não acredito, divergência de pensamentos.

Mas eu acredito cada vez menos na meritocracia, as pessoas tendem a ser muito meritocratas para um lado ou outro de forma geral.

Todos compram livros de pessoas pobres em lugares insalubres que se tornaram grandes empresários.

Se analisar todo o contexto, época que viviam e outros fatores na bibliografia, coisa que o Malcolm Gladwell fez de forma brilhante com entrevistas e investigações, essas condições tornaram-se vantagem competitiva no contexto em que viviam.

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


brunohardrocker

É bom mesmo, eu também ando deveras sumido.

Kobberminer
Veterano
# mar/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Cavaleiro

Mas aí voce já está partindo de um pressuposto que tanto a Natureza quanto o Homem agem à mercê do acaso, especialmente a Natureza que não teria (numa análise materialista) a "consciência" de suas ações...

Eu acredito que no final é mais uma questão axiomática, que então estabelecida voce pode definir razoavelmente bem todo o Universo.

O debate sobre o acaso existir ou não é bastante antigo, e se eu não me engano começou mais ou menos com os antigos gregos, e dura até hoje. O filme Presságio, com Nicolas Cage, trata desse tema com bastante maestria (é um dos meus filmes favoritos, aliás)

Mas eu acredito cada vez menos na meritocracia, as pessoas tendem a ser muito meritocratas para um lado ou outro de forma geral.

Todos compram livros de pessoas pobres em lugares insalubres que se tornaram grandes empresários.


É o mal de uma sociedade alimentada por sonhos e valorizada por conhecimento teórico...

Se analisar todo o contexto, época que viviam e outros fatores na bibliografia, coisa que o Malcolm Gladwell fez de forma brilhante com entrevistas e investigações, essas condições tornaram-se vantagem competitiva no contexto em que viviam.

Basicamente uma forma de Seleção Natural, uHAUhuaHA

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/11
· votar


Cavaleiro
O acaso é apenas um empurrão seja bom ou ruim.
Ele não determina as nossas vidas.

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Cavaleiro

Interessante seria ler esta matéria:

http://super.abril.com.br/ciencia/destino-existe-619666.shtml

"O surreal é que a ideia de um futuro predeterminado e, ao mesmo tempo, inescrutável, tem uma colaboradora inusitada: a ciência. Ela mesma indica que, sim, seu futuro está escrito. Como disse Einstein em pessoa: "A distinção entre passado, presente e futuro é uma ilusão". E a a realidade está na próxima página. "


Eu não li essa Super ainda. Vc leu?

Por alto, creio eu que da parte da ciência tenha algo a ver com nossa genética, o que influencia(ou determina?) em traços das nossa personalidade e consequentemente nossas escolhas e opiniões.

Mas eu não vejo conflito entre o acaso e por exemplo, o cristianismo. Acho que mesmo que se Deus intervém e faz certas escolhas para nós, ele nada mais está fazendo que a mesma coisa que a gente faz: fazemos escolhas, apesar da existência do acaso.
Entendo que em certas circunstâncias, atribuir algumas coisas ao acaso, ajudaria o cristão a seguir a verdade, a sinceridade, e não querer a todo momento atribuir a Deus certos eventos talvez com a intenção de ganhar pontos com ele.

Os muçulmanos são mais radicais nesse ponto. Eles vêem as coisas como todas escritas previamente.

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer

Acho o Nicolas Cage um excelente ator, mas de vez em quando cai nuns filmes que não dão pra engolir, hehe.

Mas um filme que ele atua, que nem achei tão bom, mas que só por uma mensagem valeu o filme é o "O Vidente":

"O lance com o futuro é o seguinte: Toda vez que você olha o futuro ele muda porque você olhou. E isso muda todo o resto".

É claro que até hoje ninguém pode olhar para o futuro de modo a ver exatamente o que acontecerá, mas partindo do pressuposto que isso é possível, essa frese seria bem lógica.

E se aplicar ela, não na previsão do futuro, mas nos nossos planejamentos, ela é bem verdadeira. Quando você para e pensa em como vai ser, ou como pode ser a coisa, ela provavelmente será diferente se você fazê-la sem pensar!

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


Viciado em Guarana

Exato.

O acaso determina o meio de forma geral, e o meio não é determinísco, apesar de ter uma grande influência sobre nossas escolhas.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


brunohardrocker
Concordo totalmente. Nós não sabemos ainda "mexer os pauzinhos" do espaço-tempo suficientemente bem pra ver com clareza o futuro, mas somos ogros o suficiente para alterá-lo consideravelmente só de pensar nele...

É como querer medir a massa de uma pedra tacando ela na parede e ouvindo o barulho que ela faz, daí dar um palpite do quanto ela é pesada, ao invés de simplesmente colocá-la numa balança :)

-----------------------------------

Sobre o Nicolas Cage, o cara é foda mesmo... não dá pra entender como alguém que faz um filmaço como "O Senhor das Armas" consegue depois fazer fiascos como "Motoqueiro Fantasma"...

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


brunohardrocker

Não li a super interessante, mas é um ponto interessante, porque como eu disse, os extremos normalmente são determinísticos, mesmo quando falamos do acaso (paradoxo).

Por alto, creio eu que da parte da ciência tenha algo a ver com nossa genética, o que influencia(ou determina?) em traços das nossa personalidade e consequentemente nossas escolhas e opiniões.

Influencia, assim como o meio, mas não são determinísticos, você sempre tem o poder de decisão no final das contas. A grande falha do método científico é justamente desconsiderar o acaso, mas isso seria impraticável analiticamente.

Ela tem um traço bastante determinístico, por exceção de uma premissa que diz que toda teoria científica deve ser ultrapassada.



Mas eu não vejo conflito entre o acaso e por exemplo, o cristianismo. Acho que mesmo que se Deus intervém e faz certas escolhas para nós, ele nada mais está fazendo que a mesma coisa que a gente faz: fazemos escolhas, apesar da existência do acaso.
Entendo que em certas circunstâncias, atribuir algumas coisas ao acaso, ajudaria o cristão a seguir a verdade, a sinceridade, e não querer a todo momento atribuir a Deus certos eventos talvez com a intenção de ganhar pontos com ele.

Os muçulmanos são mais radicais nesse ponto. Eles vêem as coisas como todas escritas previamente.


Mas o próprio cristianismo faz parte do acaso.

Claro que essa é minha linha de pensamento, mas tudo que existe no mundo não diverge do acaso, inclusive o destino.

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Cavaleiro

Acho que isso tudo leva a algo como aquela pergunta de filosofia infantil: "Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?"

Pressupondo que o destino coexiste com o acaso, a dúvida seria: "Quem veio primeiro, o destino ou o acaso?"

Inevitavelmente o assunto chegaria a Deus existe ou não. No meu caso, não acredito somente em um dos dois extremos.

BokuWa
Veterano
# mar/11
· votar


O acaso é responsavel por um monte de coisas cara.

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


BokuWa
O acaso é responsavel por um monte de coisas cara.

Essa palavra não é muito coerente com o próprio acaso. :]

Acho que pra quem acredita somente no acaso, o correto seria partir de um outro lado:

"Um monte de coisas aconteceram (fato) por acaso"

"Obra do acaso" indica que o acaso criou algum destino.

BokuWa
Veterano
# mar/11
· votar


brunohardrocker
Então man, isso é mais por uma frescura sua, do que por não ter entendido o que eu disse.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Por isso não acredito no acaso. O acaso, a partir do momento que provoca alguma coisa, ele já está sendo determinístico, e deixando de ser acaso.

A única função coerente do acaso seria a de manter seu próprio acaso, e logo pode surgir a oportunidade (por acaso, hUAHau) dele próprio se extinguir. Se isso não já aconteceu (alguns dizem que ocorreu logo após o Big Bang), então ainda pode acontecer :)

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


BokuWa

Sim.

BokuWa
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Não man! Isso é engano teu, se tiver que escolher entre 6 pessoas para morrer e jogar um dado para decidir, vai ser o acaso que vai "decidir". Nada errado em ele ser um a gente causador de algo. A dispersão de fumaça em um cigarro é um sistema caotico que as vezes vai no olho de alguém, algo aleatório como sendo um "a gente".

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


BokuWa

Mas quem lançou os dados e soprou a fumaça do cigarro foi uma pessoa, o que cai na minha definição dos que podem "criar destino"...

Meramente falando "o acaso" é o nome que se dá a vários sistemas complexos (como voce falou) que nós não conseguimos calcular suficientemente bem, mas que são determinados mesmo assim, não sendo aleatórios nenhum deles. O que existe que mais tenta se aproximar disso é o conjunto de teorias que engloba a Teoria do Caos, com aquele clássico exemplo da borboleta que provoca um furacão no outro lado do mundo.

BokuWa
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Man, qualquer sistema aleatório, é por definição acaso puro. Eu ter jogado o dado, em um sistema ideal obviamente, não influencia em nada, qualquer resultado saido será uma resultado determinado pelo acaso.

Obviamente em um sistema real, existem muitas influencias para um resultado, mas basta supor um sistema ideal e ver que o acaso é um a gente determinador.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


BokuWa

Uai, mas estamos falando do ideal ou do real?

O tema do tópico era pra discutir como o acaso influencia em nossas vidas, o que leva o foco da discussão pro acaso real

O acaso ideal existe sim, e até possuí uma disciplina própria pra ele, a estatística. Mas aí já são outros quinhentos...

Como eu li num livro de ecologia evolutiva uma vez, "a estatística prova tudo, e ao mesmo tempo não prova nada"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma reflexão sobre o acaso