Demétrio Magnoli é racista ou não?

Autor Mensagem
fabricio92
Veterano
# mar/11


Esse demagogo é racista???

Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090514/not_imp370515,0.php

http://doisesquerdos.wordpress.com/2010/03/09/sera-que-o-demetrio-magn oli-ta-ficando-gaga/

Excel Lion
Veterano
# mar/11
· votar


Demétrio Magnoli é racista ou não?

Foda-se

fabricio92
Veterano
# mar/11
· votar


Demétrio Magnoli é racista ou não?

Foda-se


vai trollar tua mãe!!

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# mar/11
· votar


Briga! Briga! Briga!

TWT ICE
Veterano
# mar/11 · Editado por: TWT ICE
· votar


edit

fernando tecladista
Veterano
# mar/11
· votar


fabricio92

eu acho que você não entendeu o texto

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11 · Editado por: Anderson Eslie
· votar


O Demétrio há anos defende de que a "racialização" que vem das cotas promoveria uma "nação bicolor", por acirrar um tipo de preconceito que não "existe" no Brasil.

Lançou um livro, em resposta ao livro do Carlos Moore que se chama "Racismo e Sociedade" (muito bom, por sinal), em que resume o catatau em comparações, principalmente com os Estados Unidos.
Tem aquela coisa também de todo mundo dizer que na África existia escravidão. Claro, o escravismo foi a principal forma de trabalho na Antiguidade. A Europa, enquanto teve seus impérios, tinha seus escravos (visigodos, ostrogodos, eslavos, ibéricos, etc.). O problema nesse argumento é a forma como vc encaixa o termo "na África também tinha escravidão".

Vamos aos fatos: Assim como em todo lugar que teve escravidão, na África não foi diferente. A grande questão que diferencia o escravismo inter-continental de um escravismo regional foi a forma pelo qual se deu. O escravismo inter-continental transformava o elemento humano em produto, tirando-lhe toda a humanidade possível, ou seja, mercadoria. A Igreja também teve papel fundamental, pois diziam que as pessoas da cor da noite não tinham alma, portanto, não humanos.

Espero alguém dizer que o comentário soa marxista. Mas pros desavisados, apesar do linguajar marxista, quem traz informações como essa são pessoas como o Nelson Werneck Sodré, Luis Werneck Viana, Maria Isaura Pereira de Queiroz, etc.

Quanto à informação do Demóstenes de que a economia africana era baseada no escravismo, mostra que ele é tão inteligente quanto um guri de 3 anos. O escravismo, depois da lei Eusébio de Queiroz entrou em decadência pq não se tinha mais o trânsito inter-continental de pessoas. Mas o Brasil relutou em manter o regime escravocrata pq, apesar de ser mais oneroso, o país não estava acostumado com outra forma de manutenção de riqueza, o que fez com que os primeiros imigrantes europeus (ainda na metade do século XIX, e que vieram com base num regime de colonato) não aceitassem tais formas de atuação.
Outra coisa foi que de modo algum eles confiavam nos homens livres, pois os achavam vagabundos e resistentes ao trabalho. Mas claro, se não havia outra forma de trabalho, nenhum homem livre iria se submeter ao trabalho baseado na violência.

Além do que, no começo do século XX, a África já era uma partilha doida das potências européias que, sob o julgo de que quanto mais território conquistassem, mais poderiam ter possibilidades de comando no embate entre as potências para saber qual seria a quem daria as cartas dali por diante, dividiram o território africano, separando etnias, juntando etnias historicamente inimigas. Promoveu o massacre em massa, com a ideia de superioridade. Bem, o filme Hotel Ruanda mostra bem isso.

Enfim, eu tenho um artigo no qual falo sobre o nascimento no mercado de trabalho livre no Brasil, onde pude verificar muita coisa desde 1850 que é quando a Lei Eusébio de Queiroz entra em vigor. Um trabalho que me abriu os olhos para ver de outro ponto de vista sobre a história do Brasil, que infelizmente, nós não conhecemos. Mandei certa vez pro _Dio ler e trocamos altas ideias sobre essa fase da história do país. Se quiserem discutir numa boa, estamos aí.

E se lerem tbm né?! uhshusauhasuhasuhsa...
Enfim. Estou disposto a discutir de bouaz, pq esse é um tema que eu estudo e tenho interesse.

DrStrangelove
Veterano
# mar/11
· votar


Só porque ele é conra as Leis de Nuremberg(cotas)?

fabricio92
Veterano
# mar/11
· votar


Anderson Eslie

boa resposta!!!

Sedank
Veterano
# mar/11 · Editado por: Sedank
· votar


Em uma sociedade racista e desigual como o Brasil, afirmar não ver raça, não ligar pra raça, que raças não existem, que isso não tem importância, "que besteira você se importar com isso", etc, significa na prática tomar partido racialmente ao se aliar com a hegemonia invisível que *precisa* desse tipo de negação para sobreviver e prosperar.

Não existe neutralidade possível: negar raça já é uma afirmação política que te coloca em um dos lados bem definidos de uma briga antiga. Negar raça já é intrinsecamente racista.

Não é preciso muitos dados e gráficos. Se você chega numa cadeia ou no fórum, e todos os juízes e advogados são brancos, e todos os réus são negros; se você chega num hospital, e todos os médicos são brancos, mas todos os faxineiros são negros; se você chega numa empresa e toda a diretoria é branca, mas a moça do café e o rapaz da xerox e o ascensorista são negros; então esse é um país racista.

O racismo É um problema sócio-econômico. O que mais vocês acham que o racismo é, meu deus? Um problema literário? Um problema culinário? Reclamar que alguém "falou de racismo deixando de lado o fator sócio-econômico" é como reclamar que alguém falou de inflação deixando de lado o aspecto econômico. Inflação É um fenômeno econômico: não tem como discutir, debater, estudar, pensar a inflação e, ao mesmo tempo, deixar de lado o fator econômico. Como isso seria possível?
Somente o fato de o Brasil ter muitos casamentos interraciais não prova que o país não é racista. Pelo contrário, a dinâmica desses casamentos comprova, mais uma vez, a sobrevalorização do branco e a estigmatização do negro em nossa cultura racista.

A beleza é definida em termos das características físicas do grupo dominante. Ou seja, uma pessoa é mais bela quanto mais se parece com o grupo que manda, e é mais feia quanto mais se parece com o grupo que obedece. Dentre os negros e negras universalmente considerados como sex symbols, quantos têm características negróides marcantes e quantos parecem brancos de pele escura? Em outras palavras, a Halle Berry é uma negra linda por ser uma negra linda, ou é uma negra linda por ter cara de branca tostada?

Resumindo:

A História ainda é uma bola de ferro que os descendentes dos escravos arrastam pelos tornozelos. Os efeitos nocivos da escravidão continuam afetando os bisnetos de suas vítimas diretas. Dado que os efeitos nocivos da escravidão ainda se fazem sentir na pele dos descendentes das vítimas, não é tarde demais para serem indenizados pelo Estado.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# mar/11
· votar


Cota é racismo, não tem o que discutir.

Zandor
Veterano
# mar/11
· votar


O texto não tem nada de racista

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Em uma sociedade racista e desigual como o Brasil, afirmar não ver raça, não ligar pra raça, que raças não existem, que isso não tem importância, "que besteira você se importar com isso", etc, significa na prática tomar partido racialmente ao se aliar com a hegemonia invisível que *precisa* desse tipo de negação para sobreviver e prosperar.

Puts.

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11
· votar


Sedank
Concordo com sua afirmação, menos com essa frase: "O racismo É um problema sócio-econômico.". Na verdade o racismo foi potencializado pelo capitalismo quando transformou pessoas em produtos. O etnocentrismo tbm teve papel fundamental na construção de uma ideia de povo "superior" por conter certas características, principalmente as fenotípicas.
De resto, mesmo sendo um post "polêmico" pelo nível das pessoas desse fórum, concordo contigo.


Bom, eu mandei meu comentário com o pensamento de discutir numa boa, pq esse assunto é muito caro ainda pra nós brasileiros. Nem ao menos expus meu "lado", apenas confrontei com outros dados o texto inicial do Demóstenes, mas o pessoal não entende (ou não quer entender) e em vez de discutir numa boa, começaram a me negativar. Chega a ser hilário tamanha estupidez. Bom, depois dessa eu paro por aqui.
Vejo que não dá pra discutir coisas sérias aqui sem cair no maniqueísmo mesquinho e idiota de alguns muitos.
Lamentável.

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/11
· votar


fabricio92
vai trollar tua mãe!!

Botou a mãe no meio, perdeu!



No Brasil não existe mais racismo.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/11
· votar


A Igreja também teve papel fundamental, pois diziam que as pessoas da cor da noite não tinham alma, portanto, não humanos.

Qual Encíclica diz isso?

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11 · Editado por: Anderson Eslie
· votar


Black Fire
Qual Encíclica diz isso?

A Igreja fez uma interpretação baseada no chamado "signo de Cam", que foi o filho de Nóe que desdenhou da nudez do seu pai quando esse ficou bêbado e tirou a roupa. Nóe o praguejou dizendo que todos os seus descendentes nasceriam com "a cor da noite", algo do tipo, e os descendentes de Sem, que o ajudou, e que deu origem aos Semitas, seria o "povo escolhido". Bom, o Alfredo Bosi tem um livro que conta essa história com detalhes e faz uma análise muito legal sobre essa passagem, mas eu esqueci qual o nome do livro =/
Vou procurar e depois te passo no group, pq aqui eu não converso mais.

Sedank
Veterano
# mar/11
· votar


Anderson Eslie

Hauhauhau. O meu lero-lero foi mais trabalhado.

J. S. Coltrane
Veterano
# mar/11
· votar


Anderson Eslie

concordo. As cotas têm o seu lugar nos EUA (onde tem data para acabar). Lá a divisão racial é intitucionalizada, naquilo que o caetano cantou

"para os americanos, branco é branco, preto é preto e a mulata não é a tal"

isso acaba levando aos guetos e a toda uma divisão da sociedade, que é uma forma de resolver os problemas. Mas o brasil, por viver o mito da democracia racial, esconde um racismo mais perverso e dissimulado.

"E assim ganham-se, barganham-se, perdem-se
Cocedem-se, conquistam-se direitos
Enquanto aqui embaixo a indefinição é o regime

E dançamos com uma graça cujo segredo nem eu mesmo sei
Entre a delícia e a desgraça
Entre o monstruoso e o sublime

Americanos não são americanos
São velhos homens humanos
Chegando, passando, atravessando
São tipicamente americanos

Americanos sentem que algo se perdeu
Algo se quebrou, está se quebrando"

paulinho pc
Veterano
# mar/11
· votar


só eu leio demetrio malagoli?

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11
· votar


J. S. Coltrane
concordo. As cotas têm o seu lugar nos EUA (onde tem data para acabar). Lá a divisão racial é intitucionalizada, naquilo que o caetano cantou

Na verdade as cotas surgiram na Índia nos anos 40 do século passado, como motivação para o encurtamento, e até certo ponto, extinção, das chamadas castas sociais. No regime de castas, aqueles que estão desde a cabeça (os mais virtuosos) até às mãos do Buda seriam mais "superiores" àqueles que fossem de regiões mais baixas da figura da divindade. Além disso teriam também os "intocáveis", aqueles que não fazem parte do corpo do Buda, estando abaixo de toda e qualquer casta.
Um dos grandes defensores dessa política foi o sociólogo chamado Hamadou Ampatê Ba.
Engraçado foi que o Ghandi se colocou como um grande repressor das políticas. O mesmo Ghandi que fazia parte da casta que fica na cabeça do Buda. E hoje ele é tido como um baluarte da paz. Engraçado não?!

Nos EUA, a política de ação afirmativa veio nos anos 60 com os Direitos Civis, principalmente depois das mortes de Luther King Jr, e Malcolm X. Como a política de ação afirmativa não prevê somente cotas nas escolas, houve ao longo dos anos, um florescimento de uma classe média negra e talz. Lógico que nem toda política consegue visar 100% de uma população. Mas digo em termos concretos que o que a população negra estadunidense conseguiu com as AA's não está perto do que conseguimos em poucos mais de 5 anos com cotas nas universidades públicas.

isso acaba levando aos guetos e a toda uma divisão da sociedade, que é uma forma de resolver os problemas. Mas o brasil, por viver o mito da democracia racial, esconde um racismo mais perverso e dissimulado.

Sim. Tanto mascara que quando vamos discutir algo relevante como essa temática, o pessoal ou fala com o senso comum de uma criança de 3/5 anos, cheio de achismos, ou demonstra sua repulsa mesmo em relação às minorias. Mas como somos um país sem discriminação, tudo vira um ato de trollagem amigável. ¬¬

Desde as eleições que tópicos em relação ao centro-sul X norte/nordeste foram criados. Pegue somente um tópico desse que vc vai ver que a gente ainda tá longe de uma sociedade mais igualitária. Se aqui no fórum, que é um espectro micro, tem gente assim, imagina pensar uma sociedade como a brasileira em termos globais... Muita coisa pra debaixo do carpete e continuaremos a viver a "democracia racial" que mata a negrada, ou transforma-os em jogador de futebol e mulatas do samba, mas quase nunca em engenheiros, médicos, sociólogos e afins, pq esse não é lugar de preto.
É isso aí. E a vida continua, né isso?!

J. S. Coltrane
Veterano
# mar/11
· votar


Anderson Eslie

quem mais se fode hoje nos EUA são os imigrantes ilegais, necessários para a economia, mas mantidos na ilegalidade.

fabricio92
Veterano
# mar/11
· votar


No Brasil não existe mais racismo.

Voce vive em que mundo??? em Marte???

fabricio92
Veterano
# mar/11
· votar


Sedank

Outra Boa resposta!!

fabricio92
Veterano
# mar/11
· votar


Não é preciso muitos dados e gráficos. Se você chega numa cadeia ou no fórum, e todos os juízes e advogados são brancos, e todos os réus são negros; se você chega num hospital, e todos os médicos são brancos, mas todos os faxineiros são negros; se você chega numa empresa e toda a diretoria é branca, mas a moça do café e o rapaz da xerox e o ascensorista são negros; então esse é um país racista.

Temos que dizer isso para esses Carnavalescos desocupados,para os jogadores de futebol semi-analfabetos,para a torcida rubro negra...

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11
· votar


J. S. Coltrane
quem mais se fode hoje nos EUA são os imigrantes ilegais, necessários para a economia, mas mantidos na ilegalidade.

Sim, pq americano que se preze não quer trabalhar nos serviços gerais ou terceirizados. Em suma, ninguém quer trampar de limpador de vaso sanitário ou numa fast food fazendo hot dog. Deixam pros imigrantes.

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11
· votar


A propósito, tem um fã idiota meu que me negativa em praticamente todos os posts que escrevo. Na boa man, eu não sou viado. Se quer dar sua bunda, vire-se para outra direção.
Fica a dica.

fabricio92
Veterano
# mar/11
· votar


A propósito, tem um fã idiota meu que me negativa em praticamente todos os posts que escrevo. Na boa man, eu não sou viado. Se quer dar sua bunda, vire-se para outra direção.
Fica a dica.


o cara que te negativa deve ser o viciado em guarana.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


fui pesquisar e ver se tinha algum tópico sobre o a chegada da Índia em Marte e acabo reencontrando esse baita mala, Fabrício92.

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


a regra é clara: quem não reza de cima a baixo a cartilha esquerdopata é racista/fascista/do mal

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Demétrio Magnoli é racista ou não?