Você teria coragem de colocar seus pais em um asilo?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Eu tenho uma tia-avó que é solteirona. Ela sempre morou com as irmãs (outras tias-avós e com a minha avó), e sempre mudou de uma casa pra outra pois ela tinha gênio forte e sempre acabava saindo "faísca". No fim do ano passado, quando meu avô e minha avó começaram a ficar debilitados, não tinha condições de uma cuidadora amparar três velhos sendo que dois deles necessitavam de bastantes cuidados. Minha mãe e minhas tias decidiram colocá-la num asilo cujo dono era um conhecido da família.

OK, vão falar "Que cuzões, colocaram a véia no asilo!"... engano de vocês. Aquele asilo é um lugar muito bom, muito organizado, tem uma equipe de enfermeiras/médicos/cozinheiras que dão toda a atenção e a assistência necessária aos velhinhos. É claro que tudo isso não substitui a presença da família, mas a verdade é que ela ficou super contente de ter ido pra lá, ter o espacinho dela, ter a companhia de outras pessoas da mesma idade, etc. Porém, tudo tem um preço né...

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/11
· votar


Eu não largaria meus pais num asilo, não seria esse tipo de lixo de pessoa, eles foram muito bons pra mim até hoje então o mínimo que posso fazer é cuidar deles quando eles mais precisarem.
Os idosos são carentes, e sentem saudades dos filhos. Vá em algum asilo (ou casa de repouso) e pergunte pros velhinhos se eles realmente são felizes e estão satisfeitos lá.

Os velhos viveram muito mais que nós, eles sabem muito mais que a gente (você aceitando isso ou não), e ainda mais os próprios pais, eles não são um estorvo, nunca foram, sempre te ajudaram quando você precisou, e você deve gratidão à eles pro resto da sua vida (exeto em alguns casos raros em que os pais são uns FDPs que sempre maltrataram e nunca defenderam o próprio filho, eu conheço um caso assim, mas é raro mesmo).

Pra mim as pessoas que largam seus pais em asilos são lixo. Isso porque:
1º - Eles não tiveram a capacidade nem de cuidar de idosos o quais conviveu a vida inteira.
2º - Quando forem velhos tbm serão descartados da sociedade, e o pior, não terão razão nenhuma para retrucar.

Bog
Veterano
# mar/11
· votar


buddy guy
É por que tenho amigos orientais

Orientais de verdade? Ou descendentes? Pergunto porque muita gente parece acreditar que descendentes já na 3a geração no Brasil são "japoneses". Tipo, os caras não falam japonês, mas falam português, comem comida brasileira, ouvem música brasileira, tiveram uma educação brasileira, se vestem, andam, falam, pensam como brasileiros... mas têm olhos puxados, aí são "orientais"! O.o

sei mais ou menos como a banda toca por lá no Japão !!!

Mas não se engane... Essa reverência toda que dizem que existe por aqui não é beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem assim...

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/11
· votar


Bog
Japonês, Chinês, Coreano e gente do olho puxado é igual caminhão de melancia.

Tudo igual!

buddy guy
Veterano
# mar/11
· votar


Bog
buddy guy
É por que tenho amigos orientais

Orientais de verdade? Ou descendentes? Pergunto porque muita gente parece acreditar que descendentes já na 3a geração no Brasil são "japoneses". Tipo, os caras não falam japonês, mas falam português, comem comida brasileira, ouvem música brasileira, tiveram uma educação brasileira, se vestem, andam, falam, pensam como brasileiros... mas têm olhos puxados, aí são "orientais"! O.o

sei mais ou menos como a banda toca por lá no Japão !!!

Mas não se engane... Essa reverência toda que dizem que existe por aqui não é beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem assim...







Então as coisas andam mesmo mudando,né?

Bog
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao

Pois é, eu já vi que existem uns poucos lugares no Brasil que não são esses meros "depósitos de velhos". Com o envelhecimento da população, é uma tendência aparecerem lugares melhores, que basicamente funcionam como dormitórios (com quartos individuais) e serviços convenientes agrupados. A pessoa tem total liberdade de ir e vir, tem o seu espaço, as suas coisas...

Vai demorar para as pessoas tirarem da cabeça esse asco contra a idéia de uma "casa de repouso", até porque o que se encontra normalmente por aí é mesmo nojento. Mas espero que quando EU tiver meus 80 anos, as coisas tenham mudado no Brasil.

Agora, acho f* o jeito que o pessoal faz julgamentos morais e consegue dissecar todos os valores das pessoas. "Ah, deixou a tua vó ir para um asilo, você pensa assim assim assado, é um lixo porque isso isso e aquilo...". Eita!

A propósito (as fotos falam por si próprias):

http://www.sacravia.co.jp/equipment/restaurant.html
http://www.sacravia.co.jp/equipment/saloon.html
http://www.sacravia.co.jp/equipment/activity.html
http://www.sacravia.co.jp/equipment/room.html

2 milhões de reais o apartamento menorzinho, de 50 metros quadrados. Para uma pessoa. Hhahah, eu provavelmente nunca conseguirei guardar metade disso. =P

Bog
Veterano
# mar/11
· votar


buddy guy

Você não disse se os teus amigos são orientais mesmo ou brasileiros de olhos puxados. Fiquei curioso para saber. =P

buddy guy
Veterano
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Bog

buddy guy

Você não disse se os teus amigos são orientais mesmo ou brasileiros de olhos puxados. Fiquei curioso para saber. =P



Desculpe ! Os pais deles são sim orientais,uma família tradicional.E estes amigos,seguem partes das tradições e tals.Inclusive,a falecida mãe deles,por eles foi cuidada até o fim da vida,em casa.Lembro bem disto !!



EDIT E outra coisa,eles são super unidos.Enquanto parentes deles não conseguiram melhorar de vida e tals,o melhor deles(financeiramente) sempre esteve presente,estendendo a mão para família.Tipo "um carregando uns aos outros",saca? Com eles não tem este "lance de individualismo",não.Lá é todos por todos !!

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/11
· votar


buddy guy
E outra coisa,eles são super unidos.Enquanto parentes deles não conseguiram melhorar de vida e tals,o melhor deles sempre esteve presente estendendo a mão para família.Tipo um carregando uns aos outros,saca? Com eles não tem este "lance de individualismo",não.Lá é todos por todos !!

Isso sim é bonito de se ver! E são valores que todo mundo deveria ter com a família.

buddy guy
Veterano
# mar/11
· votar


Viciado em Guarana
buddy guy
E outra coisa,eles são super unidos.Enquanto parentes deles não conseguiram melhorar de vida e tals,o melhor deles sempre esteve presente estendendo a mão para família.Tipo um carregando uns aos outros,saca? Com eles não tem este "lance de individualismo",não.Lá é todos por todos !!

Isso sim é bonito de se ver! E são valores que todo mundo deveria ter com a família.





Pois é,mas isto se deve a filosofia oriental deles.Difirente da filosofia ocidental como vemos !!!

buddy guy
Veterano
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Bog
Viciado em Guarana



E tem mais outra:Eles não são fáceis de fazer amizade,não.São de poucos amigos.Porém,os poucos amigos que eles tem,são por eles muito considerados !!



EDIT-Tipo assim,eles selecionam muito com quem falam,com quem andam e com quem fazem amizades etc.

Bog
Veterano
# mar/11
· votar


buddy guy
EDIT E outra coisa,eles são super unidos.Enquanto parentes deles não conseguiram melhorar de vida e tals,o melhor deles(financeiramente) sempre esteve presente,estendendo a mão para família.Tipo "um carregando uns aos outros",saca? Com eles não tem este "lance de individualismo",não.Lá é todos por todos !!

Quase saindo do assunto, mas com o meu pai foi assim também. Quando ele decidiu que queria estudar para valer, meu avô deixou ele parar com o trabalho no sítio (todo mundo ralava), mas meus tios seguiram trabalhando. Quando ele se formou, ajudou os irmãos. Diga-se de passagem, meus avôs por parte de pai E mãe eram pés-rapados, e se eu nunca precisei me preocupar em dar comida para o cavalo e fazer a colheita do café, é porque meu avô materno foi um verdadeiro empreendedor e meu pai estudou prá caramba. Em grande parte, é por isso que eu sinto raiva quando vejo aqueles discursos de certos esquerdinhas, que pregam o determinismo fatalista social, a idéia de que o mundo se divide entre os ricos malvados que sempre serão ricos e os pobres coitadinhos que sempre serão pobres.

Voltando ao assunto do tópico, hoje em dia meu pai e seus irmãos dão uma mesada para a minha vó (que tá velhiiinha). Mas não vejo isso como algo "japa", porque esse tipo de respeito com os mais velhos eu vi tanto na minha ascendência japa quanto na minha ascendência brasileira.

buddy guy
Veterano
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Bog

Voltando ao assunto do tópico, hoje em dia meu pai e seus irmãos dão uma mesada para a minha vó (que tá velhiiinha). Mas não vejo isso como algo "japa", porque esse tipo de respeito com os mais velhos eu vi tanto na minha ascendência japa quanto na minha ascendência brasileira.



Pois é,mas isto envolve toda uma somatória de coisas,que advém de gerações passadas(tradição,filosofia etc).

EDIT

Quase saindo do assunto, mas com o meu pai foi assim também. Quando ele decidiu que queria estudar para valer, meu avô deixou ele parar com o trabalho no sítio (todo mundo ralava), mas meus tios seguiram trabalhando. Quando ele se formou, ajudou os irmãos. Diga-se de passagem, meus avôs por parte de pai E mãe eram pés-rapados, e se eu nunca precisei me preocupar em dar comida para o cavalo e fazer a colheita do café, é porque meu avô materno foi um verdadeiro empreendedor e meu pai estudou prá caramba. Em grande parte, é por isso que eu sinto raiva quando vejo aqueles discursos de certos esquerdinhas, que pregam o determinismo fatalista social, a idéia de que o mundo se divide entre os ricos malvados que sempre serão ricos e os pobres coitadinhos que sempre serão pobres.



Isto envolve doação e disciplina !!!

Sammy Page
Gata OT 2011
# mar/11
· votar


Nunca, nunca... Nunca meeesmo!
Cuido até o fim!

JulianaJenner
Veterano
# mar/11
· votar


Não, sempre se da um jeito.

Eu não iria me sentir bem, sei la...ficar longe, sem saber direito como as coisas estão, como é o tratamento diario,refeições etc.

DrStrangelove
Veterano
# mar/11
· votar


Idoso no Brasil que conseguir vaga num asilo tá é com muita sorte.
Idoso pobre é o provedor da casa, principalmente depois que inventaram aposentadoria rural. É quem cuida dos netos das filhas ****** e quem atura os filhos drogados e marginais. E ainda têm que morar em comunidades violentas. Até andar na rua em frente de casa é um risco de vida, porque podem cair na buraqueira.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você teria coragem de colocar seus pais em um asilo?