Você teria coragem de colocar seus pais em um asilo?

Autor Mensagem
Murillo Wendel
Veterano
# mar/11 · Editado por: Murillo Wendel
· votar


Strike..War
Bizet

Faz muito sentido o que vocês disseram, realmente. Acredito que se ambos (marido e mulher) chegam a uma idade avançada, eles conseguem ainda viver sozinho. Agora se um deles falece, ai complica.

Mas para tudo se dá um jeito. E que quando meus pais estiverem bem velhos, eu não vou estar novo e se eu estiver com uma vida financeira muito boa, não haveria problema de tê-los perto de mim.

Dav_Ness
Veterano
# mar/11
· votar


Existem casos e casos, uma coisa somos nós por aqui, que pelo que eu li, todos foram muito bem criados pelos pais, não tendo oq reclamar, mas como podemos julgar as pessoas "que não tiveram" pais, que os pais foram totalmente ausentes, eu não colocaria meus pais em um asilo, mas se for um de qualidade não vejo problema.

J. S. Coltrane
Veterano
# mar/11
· votar


se eu estiver com uma vida financeira muito boa, não haveria problema de tê-los perto de mim [2]

Gui
Veterano
# mar/11
· votar


nao sei...teria que pensar demais..

mas mesmo se colocasse, nao deixaria de visitar.

acredito que se meus pais tivessem necessidade de cuidados especiais que EU nao pudesse fazer...talvez colocasse...nao sei.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/11
· votar


Bizet
As pessoas sempre pensam que asilo é uma prisão, é banir o velho da sociedade, não é assim... A idéia de um asilo...

Semanticamente, é exatamente esse o significado da palavra grifada. Se não quiser dar essa idéia, chame de casa de repouso, retiro de idosos ou até colônia de férias, mas no final das contas vai dar na mesma, mesmo com vocês acreditando que 'preço de mensalidade' é significado de 'qualidade de vida'.

TWT ICE
Veterano
# mar/11
· votar


nao

Bizet
Veterano
# mar/11 · Editado por: Bizet
· votar


Christhian
Semanticamente, é exatamente esse o significado da palavra grifada.

asilo1
a.si.lo1
sm (gr ásylon, através do latim) 1 Abrigo que os países ou suas legações concedem aos estrangeiros perseguidos pelos respectivos governos como criminosos políticos. 2 ant Lugar onde alguém se acolhe para não ser preso ou morto. 3 Estabelecimento de caridade, onde se recolhem crianças, velhos, mendigos, inválidos etc. 4 Amparo, proteção, refúgio.

Tomei um tempo pra buscar a origem da palavra também: Ásylon ou Asilo que era um local inviolável com a finalidade de permitir o repouso, a proteção e a privacidade, fonte

Tem nada de terrível na palavra...

mesmo com vocês acreditando que 'preço de mensalidade' é significado de 'qualidade de vida'.

Lê o post inteiro... Observe: E lógico que o asilo precisa ser bom, né. Nunca procurei saber, mas desconfio da qualidade dos que têm aqui no Brasil.... E eu nunca disse que preço de mensalidade era sinônimo de qualidade de vida, no meu post não fala nada de "caro", só de "bom", ué. E o russobass e o Strikewar já falaram bem de dois asilos aí...

Talvez essa conotação ruim que ficam colocando em asilo só reforce a dificuldade em encontrar um bom, porque os donos acabam tendo um padrão ruim a seguir.

Lucas Borlini
Veterano
# mar/11
· votar


Mas vocês tem que pensar por outro lado...se os pais de vocês quando forem aqueles velhos muuuito debilitados que precisam de atenção 24h por dia e não conseguem fazer nada sozinhos?

Pra isso tem aqueles enfermeiros(as) que acompanham idosos.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/11
· votar


Bizet
2 ant Lugar onde alguém se acolhe para não ser preso ou morto.
3 Estabelecimento de caridade, onde se recolhem crianças, velhos, mendigos, inválidos etc

Estes são os dois significados mais populares, que ficam na cabeça das pessoas quando se trata de colocar alguém num 'asilo'. Mas o mais importante é a interpretação de quem está diretamente envolvido com o contexto da palavra. No caso do primeiro, há uma inversão por interpretação e quem vai para o asilo acha que vai para 'morrer lá'. Alias, até a palavra 'morte', se você simplesmente escolher um significado, fica mais leve. Em latim, por exemplo, um dos significados de 'mors' é solidão. Então eu posso entender que um velhinho que pensa que 'vai para o asilo para morrer' está pensando em 'ir pra ficar sozinho'? Claro que não.

Se você acha que não tem nada de terrível em ser recolhido num lugar, da mesma maneira que mendigos, inválidos, etc. acho que vale passar um dia num asilo e conversar com quem lá está.

Lê o post inteiro...
Só se você interpretar certinho a flexão de número desse pronome: vocês.

Cavaleiro
Veterano
# mar/11
· votar


yami bakura

Sério, para de matar aulas de português.

qew
Veterano
# mar/11
· votar


Cara, é facil falar, mas quando o lance é com o pai e mãe da gente fica mais dificil.

Como minha vida inteira a minha relação com meu pai foi praticamente nula, nao faria isso com a minha mãe, até pelo apego que eu tenho a ela e vice-versa.

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
· votar


Bizet
minha bisavo preferia morar sozinha ,nunca aceitou morar na casa de ninguem ,e nunca quis morar num desses asilos boms, sempre morou em casa s'ozinha ,oque a gente fazia eh que alguem sempre passava a tarde com ela pra cuidar dela (oque ela odiava ,e sempre que dava ,ela fugia e ia fazer as comprinhas dela s'ozinha ).
ps: ela foi pro outro lado com 94 anos .
entao eu acho que se o idoso quer morar s'ozinho ,ele tem esse direito.

Bizet
Veterano
# mar/11
· votar


Christhian
No caso do primeiro, há uma inversão por interpretação e quem vai para o asilo acha que vai para 'morrer lá'.

Não consigo ver essa interpretação se aplicando, apesar dela ser verdadeira. Digo, acho realmente possível que a pessoa pense que tá indo pro asilo pra morrer, mas não por esse motivo.

Se você acha que não tem nada de terrível em ser recolhido num lugar, da mesma maneira que mendigos, inválidos, etc.

Mas colocar meu pai num asilo com o consentimento dele tá bem longe de ser um recolhimento. Essa palavra se aplica a pessoas que foram abandonadas, eu não vejo colocar no asilo como um abandono...

acho que vale passar um dia num asilo e conversar com quem lá está.

Mas eu já disse que não vale qualquer asilo, cara. É claro que a maioria pode ser ruim, mas alguns são bons, sim. Digo isso porque na frente da minha casa tem um asilo que já é bem razoável e pelos posts do russobass e do Strikewar.

Só se você interpretar certinho a flexão de número desse pronome: vocês.

Não to entendendo o tom irritado... te ofendi de algum jeito aí?

E Vocês = "você e os outros", então tá errado... aquele "você" não era pra ter ficado ali.

Zebreiro
Veterano
# mar/11
· votar


Bizet

Cê foi criado a leite com pera na juventude e não vai querer retribuir depois que eles estão velhos?

Bizet
Veterano
# mar/11 · Editado por: Bizet
· votar


Zebreiro
rhoadsvsvai

Leiam direito meu primeiro post, velhos.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/255275/#7384855

Mas óbvio que isso aí é só se o velho quiser (exceto em casos mais graves, como Alzheimer ou idosos que já tão realmente senis).

Zebreiro
Veterano
# mar/11
· votar


Bizet

Ah sim.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/11
· votar


Bizet
Tem irritação nenhuma não, mano. :)

E sobre o seu pai querer, vai por mim... se você propuser isso a ele, é capaz dele concordar por constrangimento e não por vontade própria.

E velho, não tem essa de asilo bom ou ruim. Se você fosse abandonado por seus pais numa casa que não é a sua - com a promessa de que eles viriam de te visitar de vez em quando - faria diferença se o lugar é bom ou ruim? O problema está no sentimento de rejeição e nas sensações de abandono e injustiça.

Enfim, pense bem, pois quando você largar seu pai lá, provavelmente já vai restar pouco tempo com ele aqui. E recompensar uma vida de dedicação com um 'lugar bacana' pra esperar a morte chegar é algo que mais tarde, pesa na consciência de qualquer um.

Abraços.

Chespirito
Veterano
# mar/11
· votar


Não.

Levaria os meus pais p/ morar lá no sítio, preferência deles!!!

Strike..War
Veterano
# mar/11
· votar


Lucas Borlini

Se você tivesse lido meu post eu cito os enfermeiros na linha seguinte.

Você acha que é barato? HAHAHA é MUITO, mas MUIIITOOO mais caro que um asilo, pouca gente tem condição de contratar esses enfermeiros(que também não são confiaveis, só ver o tanto desses que agride os idosos, e tal).

Bizet
Veterano
# mar/11
· votar


Christhian
E velho, não tem essa de asilo bom ou ruim. Se você fosse abandonado por seus pais numa casa que não é a sua - com a promessa de que eles viriam de te visitar de vez em quando - faria diferença se o lugar é bom ou ruim? O problema está no sentimento de rejeição e nas sensações de abandono e injustiça.

Então, como eu disse, eu preferiria ser colocado num asilo, dependendo da história da qualidade do lugar, e também da minha situação. Não me sentiria abandonado, pelo contrário, acho que a companhia de mais gente da minha faixa etária me faria bem. E eu gostaria bastante do cuidado médico.

Mas isso sou eu, lógico.

Enfim, pense bem, pois quando você largar seu pai lá, provavelmente já vai restar pouco tempo com ele aqui. E recompensar uma vida de dedicação com um 'lugar bacana' pra esperar a morte chegar é algo que mais tarde, pesa na consciência de qualquer um.

Eu não o largaria lá. Como eu disse no primeiro post, eu só faria isso se fosse a vontade do velho.

Codinome Jones
Veterano
# mar/11
· votar


Meus pais tem condições para definharem no lugar que mais lhes agradar, não me vejo escolhendo por eles, sequer pondo em qualquer lugar.

R. Marcone
Veterano
# mar/11
· votar


O asilo daqui fica com todo o dinheiro da aposentadoria dos velhinhos que lá estão. Dizem que é para cobrir despesas, como: Remédio, roupas e etc...Não sei até que ponto isto está correto!

dom de Deus
Veterano
# mar/11
· votar


Quero que Deus, de-me forças, pra cuidar dos velhos até o fim!

fernando tecladista
Veterano
# mar/11
· votar


o que eu tenho em mente

primeiro diferenciar os tipos de asilos
uma coisa é "deposito de velho" outra é o que chamam de "casa de repouso"

tem uns bacaninhas:
quarto individual, atividades para 3ª idade, enfermeiros, pode sair e voltar

falando por mim quando chegar na 3ª idade
acho muito mais interessante, estar em um lugar com estrututa, outros da mesma idade pra conversar do que ficar o dia todo na casa de um filho sendo um mala sem alça, dando gastos indiretos, tirando privacidade, e solitário o dia todo
eu iria para um asilo direto quando sentir a hora
----------------------------------

por aqui já vi alguns idosos que alugaram sua casa e com essa grana pagam o asilo

passeiam o dia todo e voltam para o asilo a noite com caminha arrumada

Vick Vaporub
Veterano
# mar/11
· votar


Só sei que quando eu for velho e estiver sendo um peso na vida de meus parentes, partirei para viver só. Não quero ser dependente de ninguém.

dom de Deus
Veterano
# mar/11
· votar


E sobre o seu pai querer, vai por mim... se você propuser isso a ele, é capaz dele concordar por constrangimento e não por vontade própria.

E velho, não tem essa de asilo bom ou ruim. Se você fosse abandonado por seus pais numa casa que não é a sua - com a promessa de que eles viriam de te visitar de vez em quando - faria diferença se o lugar é bom ou ruim? O problema está no sentimento de rejeição e nas sensações de abandono e injustiça.


gostei disso!


hoje em dia falta amor!e gratidão!

tem pessoas que vi que tem codições de cuida dos velhos, mas não não querem nem saber !

(muitas das vezes) não genaralizando!
São pessoas egoista! que pensam só em si mesma e não olha no retrovissor da vida pra ver o que ELES passaram pra telos

Lucas Borlini
Veterano
# mar/11
· votar


Strike..War
Você acha que é barato? HAHAHA é MUITO, mas MUIIITOOO mais caro que um asilo, pouca gente tem condição de contratar esses enfermeiros(que também não são confiaveis, só ver o tanto desses que agride os idosos, e tal).

Rapaz, eles gastaram uma fortuna com você, te deram escola, comida e o caramba pra que você tenha condições de se manter quando for adulto.
Muito mais $ do que vai gastar com eles contratando enfermeiros.

Quanto as agressões, é só você ser um filho responsável e acompanhar de perto. As chancer de apanhar em um asilo é tão grande quanto, senão maior, de apanhar de um enfermeiro.

buddy guy
Veterano
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar


À partir do dia em que o idoso passar a ser visto com outros olhos,esta coisa de descaso e asílo mudam.Basta ver em um país como Japão por exemplo,além do idoso ser visto com prioridade e respeito,ele ainda é tido como um ser detentor de grande sabedoria.E na maioria das vezes,sempre é o primeiro a ser ouvido por todos.Já na "filosofia ocidental" é ao contrário,sempre se tende a pensar de maneira individualista,onde o que não serve mais,é descartável.E infelizmente,o idoso por aqui,na grande maioria das vezes é "visto como estorvo". E quase nunca é encarado como um ser humano detentor de grande sabedoria e merecedor de atenção e respeito.Existe também,claro,outros fatores que podem desencadear a decisão de um filho colocar os pais em um asílo,o fator "ter como cuidar e zelar" !! Pois muitas das vezes,na luta pela sobrevivência diária e o fato do idoso (em sua grande maioria,depender de cuidados médicos) e o filho ter que adquiri o sustento da casa,pode não ter como zelar pessoalmente dos pais.Neste caso sim,o asílo pode ser encarado como alternativa.O que não dá,é ter no asílo "a solução de descarte para um estorvo".Daí sim,a coisa passa a ter uma outra conotação (como a falta de amor ao próximo e respeito ao seu semelhante).Logo,se um filho tem como cuidar e zelar de seus pais na fase avançada da vida,por que não faze-lo? No meu caso tentarei de todas as formas possíveis,cuidar e zelar dos meus.Pois tenho a fiel certeza,que se fosse ao contrário ou se eu dependesse de cuidados ou até mesmo por uma doênça que me impedisse autonomia,meus velhos se desdobrariam para cuidar e zelar de mim(bem como fizeram e fazem até hoje). Lembro de meu pai dia destes "encher os olhos de água",quando dia destes comentamos a respeito deste caso de asilo.Quando eu disse que custasse o que custasse eu cuidaria deles(meu pai e minha mãe),até o último suspirar deles nessa terra.Isso foi uma "cena" que me marcou demais,este dia está gravado em minha mente.Lembro-me,voltando no tempo,até onde minha mente pode fazer uma regressão,de como meus pais deram e ainda dão sangue deles por mim.De como eles sempre foram e são presentes em minha vida.Zelando de mim quando eu adoecia,da vez que encarei a morte de frente aos meu 13,14 anos em uma cirurgia de apêndice que supurou e por muito muito pouco eu não tive uma infecção generalizada.Lembro de meus pais mesmo tendo que se desdobrarem entre me dar apoio moral com a presença deles por perto e o trabalho deles na luta pela sobrevivência e o sutento da família.Ráá.....são memórias que tempo não apaga...........Eita,escreví demais !!!!! Mas em fim,no que depender exclusivamente de mim,meus velhos em sua idade avançada,ficarão até o último supirar deles aqui na terra,"por debaixo das minhas asas".Asílo e descaso,nem pensar(eles são meu patrimônio mais valioso) !! Fonte de toda minha sabedoria,berço da minha educação e caráter.Formadores do homem de valor que hoje sou e dignos de toda minha admiração e respeito !!!

Bog
Veterano
# mar/11
· votar


buddy guy
Japão

Curioso você ter mencionado o Japão.

Aqui tem umas casas de repouso (para o Christhian não encrencar com a palavra 'asilo') que parecem spas de luxo. O pessoal que pegou aquele crescimento monstro dos anos 70 e 80 está se aposentando, e cheio de dinheiro. Tinha um desses lugares pertinho de um dormitório onde eu morei. Se eu fosse rico, iria morar sem problemas lá. E iria hoje mesmo, hahaha.

buddy guy
Veterano
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Bog

buddy guy
Japão

Curioso você ter mencionado o Japão.

Aqui tem umas casas de repouso (para o Christhian não encrencar com a palavra 'asilo') que parecem spas de luxo. O pessoal que pegou aquele crescimento monstro dos anos 70 e 80 está se aposentando, e cheio de dinheiro. Tinha um desses lugares pertinho de um dormitório onde eu morei. Se eu fosse rico, iria morar sem problemas lá. E iria hoje mesmo, hahaha.





É por que tenho amigos orientais e pelo fato de eu sempre ter me interessado pela filosofia oriental,sei mais ou menos como a banda toca por lá no Japão !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você teria coragem de colocar seus pais em um asilo?