Brasileiro compra Uno no País por preço de Civic na Europa!

Autor Mensagem
Murillo Wendel
Veterano
# fev/11


O custo dos carros no Brasil é muito alto em comparação a outros mercados por conta de impostos, especialmente o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O brasileiro paga por um Fiat Uno, em dólares, o que o valor que um europeu precisa para comprar um Honda Civic. "O IPI pode chegar até 33% do valor do veículo, dependendo da cilindrada. Quanto maior (a cilindrada), maior o percentual do imposto", explicou o analista de produção, Fernando Trujillo.

Quando o governo isentou alguns veículos do IPI para estimular o consumo e ajudar a economia brasileira a sair da estagnação provocada pela crise, no entanto, o preço médio desses carros para venda caiu 5%, apenas, de acordo com Trujillo.

Outros impostos também fazem dos carros brasileiros muito mais caros quando comparados a modelos similares em outros países. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pode chegar a até 30% do preço final de um automóvel, de acordo com a consultoria CSM.

O peso do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre o preço final dos automóveis varia entre 2% e 5%; a contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) corresponde a 1,65% e o percentual referente à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) é de 7,6%.

Outro fator que afeta o custo dos carros brasileiro e, portanto o preço final, é o chamado "custo Brasil", uma expressão utilizada para se referir a ineficiência nacional na área de infraestrutura e logística. "O 'custo Brasil' está embutido (nos preços finais), percorre toda cadeia automotiva desde a importação de insumos", disse o diretor para a América do Sul da consultoria Booz & Company, Fabio Takaki.

O impacto do real valorizado ante o dólar, no entanto, não pode ser menosprezado em comparações desse tipo. Quanto mais valorizado o real, mais caro o preço veículo ficará quando convertido para a divisa americana, lembrou Takaki.

Mas a diferença do peso dos tributos na aquisição de carros do Brasil em comparação com outros países não é nada desprezível. "Enquanto 30% do preço final de um veículo no Brasil são tributos, nos Estados Unidos este percentual é de 6%", diz Takaki.

A CSM fez um levantamento da diferença de preço entre veículos no Brasil e Europa e descobriu que o valor gasto para se comprar um Fiat Uno no Brasil (US$ 15,6 mil) equivale ao preço de um Honda Civic na Europa. O Civic custa US$ 15,6 mil, na Europa. O Fiat Panda, um modelo similar ao Uno brasileiro, custa US$ 11 mil.

Enquanto com US$ 18,3 mil o brasileiro compra um Corsa, o europeu compra um Hyundai i30, que custa US$ 17,7 mil. O similar europeu do Corsa, o Opel Corsa, custa US$ 14,3 mil.

Em uma faixa de veículos mais caros, a diferença não é menor. Enquanto um brasileiro paga US$ 28,6 mil por um Astra, o europeu, com o mesmo valor (US$ 28,3 mil) compra um BMW 3 Series. Para comprar um similar ao Astra, o Opel Astra, são necessários apenas US$ 21,3 mil na Europa.

Enquanto um brasileiro paga US$ 32,4 mil por um Honda Civic, o europeu paga apenas US$ 15,6 mil pelo mesmo veículo. Com os mesmos US$ 32 mil, compra-se uma Mercedes-Benz C180K na Europa, com direto a troco: US$ 31,5 mil.

Juros
Não bastasse impostos e deficiências estruturais do País, a diferença de juros cobrada entre um financiamento no Brasil e demais países faz com que a disparidade de valores dispare. "O juro é muito alto. A média cobrada no Brasil é de 25% (ao ano), enquanto na Alemanha são 4%, nos EUA 8% e no Japão 6%. Os bancos e financiadoras ganham muito dinheiro aqui", afirmo Trujillo. Mesmo com a taxa de juros ao consumidor em 2010 sendo uma das mais baixas do País na história.

Enquanto um Honda Fit financiado em uma concessionária brasileira custa US$ 37 mil, o mesmo veículo custa cerca de US$ 20 mil nos Estados Unidos. Na vizinha Argentina, o Fit financiado custa US$ 23 mil, conforme apurado pela CSM South America.

Fonte: http://www.terra.com.br/economia/infograficos/compare-precos-carros-br asil-mundo/

Murillo Wendel
Veterano
# fev/11
· votar


É só uma "explicaçãozinha" econômica do pq as montadoras demoram tanto para atualizar os modelos aqui no Brasil.

BokuWa
Veterano
# fev/11
· votar


Agora conta a nova...

Lucas Borlini
Veterano
# fev/11
· votar


Olha a diferença de preços entre o Camaro do EUA e o do Brasil:

EUA:
http://www.chevrolet.com/vehicles/2011/camaro/overview.do


Brasil:
http://www.chevrolet.com.br/veiculos/carros/camaro/index.shtml?s_icid= Institucional_CarHome_BaseballCard_Camaro

marcosshrp
Veterano
# fev/11
· votar


Mano.. eu já cansei de ler coisas desse tipo, vamo envia essas informações para os políticos pra eles abaixarem os impostos, pq eu acho que eles não sabem o que ta acontecendo ainda... ^^

Lucas Borlini
Veterano
# fev/11
· votar


marcosshrp
vamo envia essas informações para os políticos pra eles abaixarem os impostos

Que nada, se fizer isso eles vão dizer ''ih olá, se os burros tão comprando é porque tem dinheiro, então vamo aumentar nosso salário em mais uns 60%''.

Kensei
Veterano
# fev/11
· votar


Tem uma outra explicaçãozinha econômia: taxa de lucro exorbitante.

AnaClara
Veterano
# fev/11
· votar


Com os mesmos US$ 32 mil, compra-se uma Mercedes-Benz C180K na Europa, com direto a troco: US$ 31,5 mil.

Deu a entender q o carro é 500 dolares...

Então quer dizer q se uma pessoa tem um mercedes na europa, não quer dizer q ela é rica...
Ou se eu fosse da Europa eu seria rica e teria um carro bonito...

E quer dizer, q se no Brasil fosse mais baratos os carros, já teria acontecido o congestionamento sem fim previsto...

Olha... sempre tem o lado bom...

marcosshrp
Veterano
# fev/11
· votar


Lucas Borlini
Cara, é por isso que eu digo que uma solução um pouco viável são parlamentares comunistas..
Visto que será impossível o país se tornar comunista, não corresmo este risco, mas que la dentro o esquema vai pega fogo... opa que vai! ^^

Lucas Borlini
Veterano
# fev/11
· votar


marcosshrp
Cara, é por isso que eu digo que uma solução um pouco viável são parlamentares comunistas..
Visto que será impossível o país se tornar comunista, não corresmo este risco, mas que la dentro o esquema vai pega fogo... opa que vai! ^^


Ai eu não como funciona, não manjo muito sobre comunismo, mas acho que ia ter uma reação bem curiosa.


AnaClaraFonseca
E quer dizer, q se no Brasil fosse mais baratos os carros, já teria acontecido o congestionamento sem fim previsto...

Tem dessa também, o super congestionamento.
Mas ai da pra resolver com uma estrutura boa.
Se o custo de uma viagem de ônibus tivesse seu preço reduzido e os ônibus tivessem boa qualidade, isso seria um baita incentivo. Metrô também ajuda.

Kobberminer
Veterano
# fev/11
· votar


Ter uma concessionária é a forma mais eficiente de lavar dinheiro, só perdendo para igrejas caça-níquel

KaTy
Miss Simpatia 2012
# fev/11
· votar


Enquanto um Honda Fit financiado em uma concessionária brasileira custa US$ 37 mil
Onde isso? :O

De quando é essa notícia?

Ch4p0L1N
Veterano
# fev/11
· votar


marcosshrp
Mano.. eu já cansei de ler coisas desse tipo, vamo envia essas informações para os políticos pra eles abaixarem os impostos, pq eu acho que eles não sabem o que ta acontecendo ainda... ^^

eles podem comprar fora sem pagar imposto ¬¬

KaTy
Miss Simpatia 2012
# fev/11
· votar


US$
Detalhe!

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


O Brasil se sustenta por impostos, nem na Argentina a coisa é tão exagerada assim.

DarkMakerX
Veterano
# fev/11
· votar


Tem como ir para um país de fora, comprar um carro e entrar com ele no país? (seja países vizinhos ou europa, por exemplo)

Kensei
Veterano
# fev/11
· votar


KaTy
US$
Detalhe!




Acho que vale uma pequena explicação cambial. Seguinte, estamos em um momento da economia mundial que muitos chamam de "Guerra Cambial", trocando em miúdos, os Governos estão fazendo de tudo para desvalorizar a própria moeda.

O FED, que é o Banco Central dos EUA, já há algum tempo, vem imprimindo dólares feito louco, e isso influencia nos valores apresentados na matéria.

A cotação do dolar spot em Reais hoje é igual a 1,67. Considerando um carro de R$ 30 mil, seu preço em Dólar é de USD 17,964,00. Agora considerem uma situação hipotética no qual o dólar passa a ter cotação de R$ 2,00, o que aconteceria com o preço do carro em dolar? Cairia, passaria a ser de 15 mil dólares. Então, levem em consideração também esse pequeno detalhe cambial ao comparar preços internos/externos.

d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/11
· votar


Não é só culpa do governo, veja a CAOA por exemplo, deu quase 13mil reais em marketing pra cada carro vendido. Agora que todos ja conhecem os carros da Hyundai, nem precisaria mais de marketing, e em tese essa economia seria passada pro consumidor, ja pensou, i30 por 44mil, 0KM???

Andy TheCatSp
Veterano
# fev/11
· votar


O Congestionamento existe, e sempre existirá, independente da isenção das taxas elevadas de impostos, e de lucros.

a AnaClaraFonseca disse:
E quer dizer, q se no Brasil fosse mais baratos os carros, já teria acontecido o congestionamento sem fim previsto...


mas isso nao seria assim, pois quem quer comprar um carro, vai e compra um usado anos 80 por 5mil reais, e ja era. mesmo com a redução dos preços, não mudaria taaanta coisa
só mudaria que o consumidor teria maiores exigências

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/11
· votar


DarkMakerX
O Problema é na hora de documentar o carro pra você andar com ele aqui no Brasil, você vai ter que declarar aonde arrumou o carro, aí vai ter que pagar imposto do mesmo jeito (senão maior).

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/11
· votar


Vale o ditado. "Nasceu no Brasil é pra se foder mesmo."

Não é apenas o preço do automóvel, mas o preço dos impostos, pedágios, combustíveis... tudo acima da média internacional graças à gloriosa carga tributária.

vitaoma
Veterano
# fev/11
· votar


Acho a taxa de 33% absurda.
Contudo, tem carro demais. Acho que esse é um grande desincentivo para que vai comprar. Agora falta incentivar o uso de transporte público.

AnaClara
Veterano
# fev/11
· votar


Andy TheCatSp
Se fosse mais barato eu já tinha comprado um carro... coisa q nao fiz ainda pq não tenho dinheiro pro carro q eu qro...

E aposto q tem um monte de gente assim... (ou não)

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/11
· votar


vitaoma
Contudo, tem carro demais. Acho que esse é um grande desincentivo para que vai comprar. Agora falta incentivar o uso de transporte público.

E onde os carros são mais baratos, os transportes públicos são melhores que aqui. Dá pra entender?

Um país que os brasileiros odeiam, mas que dá um show de organização em nós é a própria argentina. Os caras tem uma localização geográfica muito menos privilegiada que a nossa, possuem menos riquezas naturais a serem exploradas, menor território para prática de agricultura e uma moeda desvalorizada. Mas lá os serviços públicos conseguem facilmente superar os daqui e a carga tributária é muito menor.

TWT ICE
Veterano
# fev/11
· votar


Sem contar que quando nós compramos um Celta que seja já saimos felizes da vida hahaha

Ian Anderson
Veterano
# fev/11
· votar


O Problema é na hora de documentar o carro pra você andar com ele aqui no Brasil, você vai ter que declarar aonde arrumou o carro, aí vai ter que pagar imposto do mesmo jeito (senão maior).

Se conseguir uma dupla-nacionalidade talvez consiga argumentar =P


Lucas Borlini
Ia citar esse exemplo mas o camaro q vendem aqui eh o 2SS que custa US$ 34 295, soh pra deixar os valores corretos =P, mas mesmo assim eh um put4 dirença

Se o custo de uma viagem de ônibus tivesse seu preço reduzido e os ônibus tivessem boa qualidade, isso seria um baita incentivo. Metrô também ajuda.

O sistema de transporte publico no Brasil eh precario, em Porto Alegre soh tem uma empresa que eu vi, q tem alguns oninus de linha executivo claro q o preço é bem mais alto.

Muitas capitais não tem metro, aqui tem mas na hora de pico eh uma lata de sardinha... se não fosse a copa nem teriam pensado em trocar os trems adicionando + 1 carro (e eu digo só 1 merda de carro q nem vai solucionar o problema) e ao menos vão colocar ar condicionado neles.

QUARESMA
Veterano
# fev/11
· votar


Prefiro comprar moto e sofrer acidente...




Mentira.

Excel Lion
Veterano
# fev/11 · Editado por: Excel Lion
· votar


Sem contar que uma coisa que não esqueço é que em 2002 eu acho, se comprava um Civic completo por 38 pila. Hoje em dia um Civic completo beira os 80.

Além de tudo tem a inflação.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/11
· votar


TWT ICE

rsrsrs.... sem dúvida, isso é o mais curioso. Cidadão compra uma Honda Biz e fica mais feliz que o europeu que compra uma BMW.

Quando mais observo o brasileiro, mais acho engraçado o seu comportamento.

Andam no centro velho de São Paulo e reclamam de degradação do local, com prédios velhos, ficam felizes quando fazem a demolição de uma construção antiga para fazer um estacionamento, elogiando o "desenvolvimento" da região. Aí viajam para Paris, ou até para Buenos Aires, e ficam babando na arquitetura dos casarões do século 18, 19 e início do século 20, conservados e em uso pelo comércio e repartições públicas. Essa é apenas uma situação contraditória.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/11
· votar


Excel Lion
Sem contar que uma coisa que não esqueço é que em 2002 eu acho, se comprava um Civic completo por 38 pila. Hoje em dia um Civic completo beira os 80.

Em 1998 um Fiat Uno Mille 0km custava 12 mil reais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Brasileiro compra Uno no País por preço de Civic na Europa!