Sobre financiar uma casa.

Autor Mensagem
Johnny Favorite
Veterano
# fev/11
· votar


Christhian
Se em vez de pagar aluguel, pagar uma parcela de financiamento e conseguir ainda guardar um valor similar você terá uma ''grana violenta + uma casa quitada''.

Cara, obviamente não sendo o valor do aluguel o mesmo da prestação né? Para financiar um apartamento pequeno no valor de R$ 200.000,00 vai pagar no SBPE de prestação uns R$ 1800,00. O Aluguel desse mesmo apartamento fica em torno de R$ 850,00. Tomando como base a cidade de Curitiba. Raciocina porra! kkkkkkkk

toty
Veterano
# fev/11
· votar


O cara prefere pagar aluguel do que que fazer um financiamento de uma CASA PRÓPRIA?
Certeza que é a reencarnação do seu madruga, por isso prefere aluguel.

Gianyny
Veterano
# fev/11
· votar


Vou responder as perguntas abaixo, não tenho resposta pra todas, visto que estou fazendo planos desde agora para um futuro muito próximo, pois começarei minha vida mesmo agora, tipo constituir família e talz.


- é casa ou apartamento?
Casa

- pretende comprar na planta? Se sim, vai financiar direto com a construtora?
Não sei, seria melhor do que comprar a casa pronta ? Seria mais barato ?

- vai comprar em construção? lembre-se que o ajuste do financiamento de imóveis é o INCC até a entrega das chaves e após, geralmente é algum IGP.
Não sei

- pretende comprar uma casa protinha para morar?
Não sei, seria melhor do que comprar um lote ou financiá-lo ? Seria mais barato ?

- já pesquisou sobre os preços dos imóveis?
Sim, bem por alto, um lote na faixa de R$ 40.000,00 e uma casa pronta uns R$ 85.000,00

-até quanto está disposto a pagar?
Ainda não sei, talvez os preços acima

- tem alguma reserva para dar uma entrada?
Necas

- tem algum dinheiro no FGTS para utilizar?
Vide resposta acima

- qual sua renda mensal ?
Não muito

- quanto vc 'aguenta' pagar por mês de prestação?
Não muito

- pretende entrar no esquema 'Minha Casa minha Vida"?
Seria a melhor opção?

- já olhou as 'ofertas' de algum feirão da caixa?
Não

Peço que me ajudem a responder as perguntas que eu não sei, muito obrigado a todos que postaram.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# fev/11
· votar


Gianyny
Cara, entra no site da caixa e faz uma simulação de financiamento e se informa a respeito do minha casa, minha vida.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/11
· votar


toty
Se vc pagar 360 meses de financiamento num apê de R$ 200.000,00 terá gasto no final pouco menos de R$ 648.000,00. Pagando aluguel terá gasto R$ 306.000,00 e poupando o restante da prestação terá no final do período incríveis R$1.276.840,79.

ou seja,
financiamento = R$ 448.000,00 negativos
Aluguel e poupança = R$ 970.840,79 positivo


apê R$ 200.000,00
Prestação amortização SAC R$ 1800,00 (diminue com o tempo)
Aluguel do mesmo apê R$ 850,00.

Quem é o seu madruga agora? Hein esbanjador de grana? =P

J. S. Coltrane
Veterano
# fev/11
· votar


o trauma de sucessivo planos econômicos bizarros é parcialmente culpado pela mania do brasileiro de achar que comprar casa própria é tão importante.

mas vai saber quando vai chegar a nova zélia cardoso...

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


J. S. Coltrane
mania do brasileiro de achar que comprar casa própria é tão importante.

A propriedade privada é uma conquista.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# fev/11
· votar


E ai?

DrStrangelove
Veterano
# fev/11
· votar


Johnny Favorite
Lembrando do IPTU e manutenção que não tão incluídos no caso de quem compra.

shoyoninja
Veterano
# fev/11
· votar


Se você não tem nada nem para a entrada fica difícil...

Para financiar um imóvel nesse valor, pelo menos 10.000 você vai ter que ter, fora o que você vai gastar com registro, imposto e o cacete a quatro. Na caixa você consegue financiar até 90% do valor e o juros nominal é de 6% aa.

Aluga algo barato, junta dinheiro e se possível faça um consórcio (alguns bancos dão opção de fazer com redutor de parcela até a contemplação ou até metade do prazo do grupo formado).

Acho que o minha casa minha vida não inclui imóveis nessa faixa de valor.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11 · Editado por: Christhian
· votar


Johnny Favorite
Cara, obviamente não sendo o valor do aluguel o mesmo da prestação né? Para financiar um apartamento pequeno no valor de R$ 200.000,00 vai pagar no SBPE de prestação uns R$ 1800,00. O Aluguel desse mesmo apartamento fica em torno de R$ 850,00. Tomando como base a cidade de Curitiba. Raciocina porra! kkkkkkkk

Velho, tá faltando uma porrada de variáveis aí. É como se você estivesse medindo a gravidade no vácuo apenas. Reajuste do aluguel, termino de contrato e a necessidade e o custo de encontrar outro imóvel. Se alugar em outra região, o custo agregado de transporte e ajuste do custo de vida, melhorias e manutenção no imóvel que não é seu, móveis novos ou manutenção dos antigos, comprometido em mudanças e mais um bilhão de coisas. Não há mais aluguel de longo prazo, cara. Os contratos são de 30 meses e dificilmente renovados, pois o IGPM muitas vezes não acompanha a valorização real da região e do imóvel, então é melhor esvaziar e alugar pra outra pessoa.

A casa que moro comprei por 165.000R$ há uns 7 anos. A casa ao lado da minha foi vendida no ano passado, por 230.000 e são casas gêmeas, do mesmo construtor, inclusive. Ou seja, em 7 anos, meu investimento rendeu 65.000R$.

Quando comprei a casa, fiz um plano de 100 parcelas de 2298,00R$, das quais 20 paguei antecipadamente. Ao terminar de pagar a casa (nesse ano), terei pago 229.800R$.

Minha casa tem pouco mais de 150m², 3 suítes e o meu home estúdio, que era um escrítorio, garagem para 2 carros e fica a cerca de 10 minutos do metrô/terminal de ônibus. O bairro é super tranqüilo e a vizinhança ótima. Tenho um Carrefour a 3 minutos à pé, um Wal Mart a 10 minutos, farmácias diversas, um dos melhores hospitais particulares para crianças ao meu lado. Estou também há cerca de 35 minutos do litoral, pois estou ao lado da Rodovia dos Imigrantes.

O que quero dizer com tudo isso? Um aluguel de uma casa igual a minha aqui no mesmo bairro não sai por menos de 1500R$. Com 850R$ em São Paulo, só se você quiser dividir o aluguel com algum amigo, em um apartamento de dois quartos, numa região próxima à algum metro. Só na periferia, é possível encontrar coisas baratas, mas aí entram outros gastos.

Ou seja, existem mais variáveis a se considerar e uma das principais é a região onde se aluga ou compra um imóvel. O aluguel pode ser uma boa saída a curto prazo, mas a sua consolidação financeira só vai se dar quando você conseguir mudar a relação entre suas receitas e despesas. Nesse aspecto, eliminar um aluguel que pode representar 40% do que o sujeito ganha é fundamental.

Se mesmo assim você acha que aluguel é uma boa saída, a gente pode voltar a falar sobre isso quando você tiver os mesmos 34 anos que eu tenho agora. Vai ser uma amostragem no mínimo edificante, para um de nós! Além disso, se quiser, eu posso alugar o meu imóvel pra você e com a sua grana, já vou pagando a prestação de uma outra casa! Olha que genial a minha idéia! haha

:D

Johnny Favorite
Veterano
# fev/11 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


Christhian
Sim cara, logico que existem inúmeras variaveis, por isso citei Curitiba. Em cada lugar pode ser melhor um ou outro (alugar ou financiar), por isso tem que pesquisar muito por ai. Citaram ai em cima o consórcio, inclusive a compra de consórcio já contemplado é uma boa tanto para quem compra como para quem vende com ágio, já que fica mais barato do que financiar.

obs. E cara, no seu exemplo vc financiou, contando com taxas e tudo mais, um imóvel com juros de 4% ao ano? Por favor me diga quem foi o anjo que concedeu esse financiamento a vc, pq abaixo da inflação neguinho te deu a casa. Foi seu pai? rrsrs

Johnny Favorite
Veterano
# fev/11
· votar


Christhian
Na vida real (rsrsrs), em Curitiba, vc teria que pagar no mínimo 9,1% de juros ao ano para financiar R$ 165.000,00.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# fev/11
· votar


Johnny Favorite
Não chega a 9%

Johnny Favorite
Veterano
# fev/11 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


KaTy
9,1 % carta de crédito SBPE pós fixada. Com recurso pró-cotista do FGTS só se tiver 3 anos de conta ou estiver ativo.

http://www.caixa.gov.br/habitacao/aquisicao_residencial/usado/carta_cr ed_sbpe/index.asp

Kobberminer
Veterano
# fev/11
· votar


Aluguel em Santos de um apartamento 2 dorm. 1 banheiro, no máximo 80m² e longe de tudo ta saindo por R$ 800 com o condomínio...

É foda morar numa cidade que não tem mais espaço pra crescer...

Tá aparecendo já absurdos aqui como apartamento de 3 dorm., 200m² por 1 milhão... é muita sacanagem...

R. Marcone
Veterano
# fev/11
· votar


J. S. Coltrane
mania do brasileiro de achar que comprar casa própria é tão importante.

O que é mais importante do que ter uma casa pra morar?

Johnny Favorite
Veterano
# fev/11
· votar


Kobberminer

Esses dias liguei numa construtora aqui em Curitiba para perguntar o preço de um apartamento de 70m² e dois quartos no bairro água verde, me disseram R$ 500.000,00. O apê na planta ainda, não limparam nem o terreno do lugar onde será construído. Indagada sobre o absurdo do preço a moça da construtora me disse que é por causa da Copa, a localização fica perto da Arena do Atlético. Imagine que depois de pronto isso ai vai pra perto de 1 milhão, um treco que não vale 200 k vendido a um preço absurdo!

-Dan
Veterano
# nov/11
· votar


Johnny Favorite
Sim cara, logico que existem inúmeras variaveis, por isso citei Curitiba. Em cada lugar pode ser melhor um ou outro (alugar ou financiar), por isso tem que pesquisar muito por ai. Citaram ai em cima o consórcio, inclusive a compra de consórcio já contemplado é uma boa tanto para quem compra como para quem vende com ágio, já que fica mais barato do que financiar.

obs. E cara, no seu exemplo vc financiou, contando com taxas e tudo mais, um imóvel com juros de 4% ao ano? Por favor me diga quem foi o anjo que concedeu esse financiamento a vc, pq abaixo da inflação neguinho te deu a casa. Foi seu pai? rrsrs


Pegar o exemplo do Christian pra se pautar é foda. Tb queria saber quem foi o anjo que o vendeu esse imóvel.

mosca volante
Veterano
# nov/11
· votar


Junta uma grana e vai comprar na CAIXA! Minha mãe fez isso e pagou durante 15 anos, conforme o tempo passa o preço da parcela abaixa também! Hoje ela vive de renda alugando essa casa que comprou..Mó esperta

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre financiar uma casa.