Faculdade de Informática - Vale a pena? Qual a melhor área? Qual melhor caminho?

    Autor Mensagem
    Victor_Campos
    Veterano
    # fev/11


    Queria saber se faculdade de informática vale a pena,a área mais promissora e rendável e qual o melhor caminho?
    Tenho 14 anos,8ª série,alguns falaram pra eu fazer o Cefet daqui até chegar lá..mas não sei muito bem.
    Se puderem me tirar essas dúvidas, obrigado.

    PS: Desculpe se eu fiz alguma pergunta que já havia sido respondida em outro tópico, é porque sou novo por aqui e se puderem responder minha pergunta iriam me ajudar muito.


    Ch4p0L1N
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    A melhor área é a que vc gosta, só vale a pena assim, fazer o que não gosta só pensando no dinheiro não vai te levar longe, sem prazer vc não rende o suficiente.

    Victor_Campos
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Claro, mais quero saber um pouco mais sobre as áreas, acho que vou seguir com informática mais preciso saber como é as coisas etc.

    Lexplorer
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Faça o Técnico + Ensino Medio pra ver se gosta mesmo.

    Muita gente quer fazer informatica sem conhecer o curso e suas vertentes, simplesmente por todos dizerem que "ta em alta no mercado" , e realmente esta, mas se você não gostar não vai progredir na area.

    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    A melhor área é a que vc gosta, só vale a pena assim, fazer o que não gosta só pensando no dinheiro não vai te levar longe, sem prazer vc não rende o suficiente. [2]

    Tanto no curso de Ciência da Computação como no Técnico de Informática que fiz, o número de pessoas que desistiram é enorme.

    Pra ter noção, a última turma que eu vi formar saiu com 4 alunos.

    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Victor_Campos
    Se você não gosta de matemática, já é meio caminho andado para trás.

    Informática é muito abrangente. Procure mais sobre coisas específicas, como programação, hardware, computação gráfica, análise de sistemas, etc.

    GOREFESTA
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Tanto no curso de Ciência da Computação como no Técnico de Informática que fiz, o número de pessoas que desistiram é enorme. (2)

    Eu fiz 6 semestres de sistemas de informação e realmente tem mta desistencia...enquanto as materias são html, ingles e noções de adm todos adoram... ai quando começa materias mais complicadas relacionadas a programação geral cai fora. Na minha turma aqui da fatec ja sairam 3 do 1º para o 2º semestre.
    Quanto ao mercado de trabalho, existem discrepancias em algumas cidades

    JowR
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    GOREFESTA
    Eu fiz 6 semestres de sistemas de informação e realmente tem mta desistencia...enquanto as materias são html, ingles e noções de adm todos adoram... ai quando começa materias mais complicadas relacionadas a programação geral cai fora. Na minha turma aqui da fatec ja sairam 3 do 1º para o 2º semestre.

    To fazendo 1o semestre de SI, obrigado pela motivação. :)

    GOREFESTA
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    JowR

    To fazendo 1o semestre de SI, obrigado pela motivação.

    Se tu gosta não vai desistir, eu só sai no 6º semestre por causa de grana msm... eu vejo da seguinte forma, tem mto aventureiro que entra neste curso. Galera que ve a area de TI crescendo e quer pegar carona para ganhar um salario legal. O que poucos se ligam é que tem que estudar mto e ralar mto ganhando pouco para pegar experiencia

    Bog
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Victor_Campos

    http://ufprtv.wordpress.com/2010/04/27/vocacao-ciencia-da-computacao/

    Eu estudei Ciência da Computação na UFPR, turma de 1998, malditos, yeah! Vi o videozinho faz tempo, acho que tinha uns exageros, mas dava uma idéia.

    No mais, use a busca que isso já foi MUITO discutido por aqui. Só um exemplo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/234495/

    Skider
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Semana que vem começo meu curso de S.I;
    Não gosto de desenvolvimento, mas gosto mt de Banco e Soluções para redes e afins;
    Espero que o curso me atenda!

    qew
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Se for seguir programação, procura os tópicos do guilherme90, é praticamente uma apostila completa.

    Cyndy Gerstner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Qual a diferença entre Ciência da computação, Engenharia da computação e Análise de Sistemas? Eu nunca entendi muito bem a diferença entre os três cursos.

    Bog
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Bog
    · votar


    Cyndy Gerstner

    De forma bem grosseira:

    - Ciência da Computação: foco maior em software e nos fundamentos teóricos, o que ocorre debaixo dos panos.

    - Engenharia da Computação: foco maior em hardware e software básico.

    - Sistemas de Informação: foco maior no projeto de sistemas corporativos e na aplicação de técnicas de computação para construí-los.

    - Tecnólogos (diversos): foco maior em uma sub-área específica (redes, programação web, etc) para a solução direta de problemas práticos.

    #ifdef MUNDO_PERFEITO

    Engenheiros projetam o software e o firmware da Máquina. Bacharéis em ciência da computação desenvolvem as técnicas e ferramentas básicas que rodarão na Máquina: SO, sistemas gerenciadore de bancos de dados, arquitetura de redes. Bacharéis em sistemas de informação projetam os sistemas que usarão essas ferramentas básicas para resolver problemas de empresas e pessoas. Técnicos e tecnólogos implementam os projetos. No final, Papai Noel traz presentes para todos.

    Mas #undef MUNDO_PERFEITO, então as linhas na prática são bem mais borradas, e existem muitas interesecções. Eu sou formado em ciência da computação, mas já trabalhei com firmware de DSP, e uma grande parte dos meus colegas foi trabalhar com o desenvolvimento de sistemas para empresas - para o bem ou para o mal, atualmente no Brasil existe muito mais mercado para o profissional de TI, o cara que vai pensar em bancos de dados e interfaces com a web, do que para o cara que vai inventar um sistema de buscas ou projetar um SO. No fim das contas, meio que todo mundo faz um pouco de tudo, tirando casos particulares.

    Uma coisa comum de acontecer é a pessoa entrar de cabeça em um desses cursos sem saber o que realmente quer. Aí o sujeito entra em CC esperando aprender sobre ferramentas específicas para o desenvolvimento de sistemas, não aprende, e fica reclamando do curso (reciclando uma analogia: é como você querer um carro, comprar uma moto, e daí reclamar que ela tem só duas rodas e não tem porta-malas). Pior ainda é quem imagina que vai entrar num desses cursos e sair sabendo tudo sobre Word, Excel e como faz para tirar vírus do computador. E ainda pior é quem entra num desses cursos porque acha que vai aprender a ser hacker, hohoho.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/11
    · votar


    Eu sou um desistente do técnico em informática, mas desisti porque era muito imaturo na época, hoje me arrependo.

    Dylan Thomas
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Qual melhor caminho?

    Leitura para jovens gafanhotos:

    Alice: Would you tell me, please, which way I ought to go from here?
    The Cat: That depends a good deal on where you want to get to.

    ROTTA
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Victor_Campos
    Queria saber se faculdade de informática vale a pena,a área mais promissora e rendável e qual o melhor caminho?

    O mercado de TI é aquecidíssimo (posso falar por experiência própria), mas considere que trabalhar com informática é muito diferente de "gostar de usar o computador". Se você tem isto bem claro, eu recomendaria estudar programação e algoritmos, para ver se você gosta. Claro que esta não é a única linha disponível na carreira, mas é um bom começo.

    Abraços.

    leandrooriente
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Opa Victor, trabalho na área tem 4 anos e acredite, essa é uma dúvida muito comum. Respondi essa pergunta algumas dezenas de vezes por email/grupos do facebook e resolvi escrever a respeito para ajudar os novos desenvolvedores.

    Caso tenha interesse o post sobre faculdade de informática é esse.

    Se tiver alguma sugestão pode comentar por lá ou aqui =)

    Abs e boa sorte na empreitada

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faculdade de Informática - Vale a pena? Qual a melhor área? Qual melhor caminho?