Tecnico em Informática - Vale a pena antes de entrar na faculdade ?

    Autor Mensagem
    Guilherme 90
    Veterano
    # mai/10


    Vale mesmo a pena ?
    Um dos motivos de eu entrra num tecnico é que além de ser gratuito, não tenho dinheiro no momento pra pagar facul, e pra não ficar sem fazer nada, o tecnico vai me ajudar e quando formar um trampo legal.

    russobass
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Claro que vale.
    Na faculdade não vai aprender quase nada sobre os conhecimentos de um Técnico em Informática.
    E outra é de grátis.

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu fiz o 2o grau técnico. Depois, fiz a faculdade com uma mão nas costas.

    Bog
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ken Himura

    Curioso isso. Eu conheci gente que tinha feito técnico e levava a faculdade como quem ia fazer tudo com uma mão nas costas.

    Metade reprovou em Matemática Discreta. A outra metade em Teoria dos Grafos. =P

    (obviamente, guardados os devidos exageros)

    Jani Kristian Liimatainen
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu fiz técnico em informática, mas era pra ter uma idéia se era isso mesmo que eu queria fazer (queria algo relacionado com a informática de faculdade)... fiz 1 ano e parei, foi uma experiência proveitosa :D

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Bog
    Curioso hehehe. Basicamente, todo o pessoal que se formou comigo no técnico e foi fazer faculdade de Sistemas de Informação ou Ciências da Computação ou se formou ou tá quase sem sustos. Muitos tiveram algum problema ou outro (tipo cálculo e física hehehe), mas no geral, foi bem light a parte de informática.

    Mas, talvez, isso seja pelo programa e professores do técnico. Nós saímos com uma base muito forte de programação e banco de dados (era o enfoque principal do curso) e até conseguíamos já entender de análise e dos rudimentos de engenharia de software.

    Moa Assunção
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guilherme_90

    Não sei se isso vai contribuir, mas eu estou no 3º ano do ensino médio integrado ao curso técnico em informática.

    Eu tenho um amigo que está no 1º ano do curso superior de Gestão em TI. O que ele está vendo é exatamente a mesma coisa que estudei no 1º ano.
    Aqui no IFTO os cursos de informática são mais voltados ao desenvolvimento de software.

    =)

    DarkMakerX
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guilherme_90
    Eu fiz o curso antes de entrar na faculdade.

    Foi muito bom mesmo. Lá aprendi a lógica de programação e algumas linguagens. Foi o que me deu um emprego bom.

    Estou no segundo ano de Ciência da Computação e está tranquilo. Até ajudo quem está mal na sala.

    Guilherme 90
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Valeu pessoal pelos comentários e ajuda.

    Moa Assunção
    Você está em qual módulo do tecnico ?

    DarkMakerX
    É, dizem que o Tecnico antes ajuda demais depois que entra na facul, principalmente na parte de lógica. Quais linguagens você aprendeu ?

    Atomic
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    acho q depende bastante de qual curso ou area vc quer

    o que eu fiz (ciencia da comp na ufmg) eh muito teorico, nao acho q tecnico ajudaria muito...
    agora se vc quer trabalhar nessa area de TI mesmo (sistemas empresariais, coisas web, banco de dados) tem uma boa chance de vc aprender mais no tecnico q na facul mas acho que em questao de salario o tecnico ganha bem menos mesmo que seja fazendo a mesma coisa, entao pode valer mais a pena vc aprender essas coisas sozinho e fazer facul

    Guilherme 90
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Atomic

    Aprender a programar sozinho é muita dor de cabeça, apesar que eu to sempre tentando fazer algo por aqui.

    Atomic
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guilherme_90

    entao tenho mas noticias pra vc: na facul (na ufmg, pelo menos) eles nao ensinam nada de programacao, vc tem q aprender sozinho pra fazer os trabalhos

    Guilherme 90
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Atomic

    Disso eu já to sabendo. So aprende na prática mesmo..
    ^^

    Mas devem passar coisas da linguagem sim, sintaxe, variaveis, operadores logicos, formularios, etc.

    Atomic
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guilherme_90

    no meu curso poucas materias tiveram isso (eu dei sorte pq ja entrei sabendo programar.. quem nao sabia sofreu pra aprender na marra):

    -algoritmos e estruturas de dados 1 teve um pouco de sintaxe de java mas so o basicao, nada que vc nao pegue em um tutorial pra iniciantes no google

    -banco de dados tem um pouco de sintaxe sql mas nada muito avançado

    note tambem que no curso todo so 2 *dias* de aula pratica!

    varias materias tem trabalhos de programacao (java e c na maioria, algumas o aluno escolhe)

    Guilherme 90
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Atomic

    Eu to estudando PHP aqui, ta foda cara. To tentand fazer uma calculadora simples, putz, que troço dificil..

    Atomic
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guilherme_90

    eu sou parcial (pra caralho) quanto a linguagens mas nao acho PHP uma boa escolha pra começar a aprender... os exemplos soltos pela net sao muito ruins e cheios de gambiarra

    eu comecei aprendendo C# e ate hoje eh minha linguagem favorita mas se quiser algo bem facil mesmo, sem frescuras, começa com Python (que ainda tem a vantagem de juntar coisas de varios "mundos" da programaçao - procedural, orientada a objetos e funcional)

    Guilherme 90
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Atomic

    Eu começei pelo JavaScript, dai dei uma parada e voltei com PHP, porque sou louco pra fazer as paradas nessa linguagem (sisteminhas de upload, cadastro, login, etc).

    Eu não vejo exemplos na net, procuro quebrar bastante a cabeça pra fazer os meus mesmo. Vejo exemplos de apostilas, e to estudando pelo curso do Imasters.

    Moa Assunção
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guilherme_90
    Você está em qual módulo do tecnico ?

    Como eu disse, o curso que faço é o ensino médio integrado ao curso técnico. Meu curso não é dividido em módulos, mas em anos. Estou no 3º (o curso é de 4 anos). Eu ia desistir no ano passado, mas resolvi terminar logo.
    Se aí na sua city tiver alguma instituição federal, onde vc possa fazer só o curso técnico de 2 anos e meio, e se vc tiver disposição pra isso, tente o processo seletivo e faça o curso mesmo.

    Parece que a sua preocupação é já entrar na facul tendo noções de programação. Do jeito que vc está indo, se conseguir manter disciplina nos estudos na sua casa mesmo, acho que vc pode fazer um curso superior sem problemas.
    Boa sorte.

    DarkMakerX
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guilherme_90
    Tive além de lógica, PHP, Delphi, VB, C e Java.

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    no meu caso não...fiz tecnico de informatica pra tentar arrumar trampo...nao arrumei nada e fui fzer facul de biologia...
    poderia até me ajudar a entrar em algumas coisas de bioinformatica...mas to de boa

    Koisa
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guilherme_90


    Compensa sim, eu me arrependo de não ter feito, é uma experiência a mais, você ira entender a matéria da faculdade com mais facilidade e conseguira emprego na area antes de terminar a faculdade, o que é meio que impossível arrumar emprego antes do 4° ano.
    Mas se você não fizer, vai dar na mema, tem muito nego que fez o karaleo a quatro de curso, mas vai pegar o diploma de Bacharel junto comigo.

    be5
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DarkMakerX


    Cara, vc é se SP?

    Fiquei interessado nesse técnico ai, já que a minha faculdade foi pras cucúias mesmo...

    Guilherme 90
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Moa Assunção

    Tem curso Tecnico aqui, que está pra ter aprovação do PEP para ficar gratuito, duração é de 1 anos e 2 meses. Conheços pessoas que fizeram e gostaram bastante.

    A minha preocupação é sim entrar na facul sabendo programar, assim não terei dificuldades demais na hora..

    Atomic
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guilherme_90
    Eu começei pelo JavaScript, dai dei uma parada e voltei com PHP, porque sou louco pra fazer as paradas nessa linguagem (sisteminhas de upload, cadastro, login, etc).

    Eu não vejo exemplos na net, procuro quebrar bastante a cabeça pra fazer os meus mesmo. Vejo exemplos de apostilas, e to estudando pelo curso do Imasters.


    mais importante que a linguagem eh aprender a programar fazendo o tipo de coisa q vc gosta entao vc ta no caminho certo, boa sorte ae :)

    Guilherme 90
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Atomic

    Valeuuu bixo.. Eu chego lá!

    B r u t u S
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guilherme_90

    basicamente todo conhecimento que vc puder agregar ao seu curriculum atraves de cursos tecnicos que sejam focados para a area que vc pretende dedicar sua vida profissional são de suma importância. não limite-se apenas ao superior que vc pretende cursar.

    e não deixe de lado outros conhecimentos profissionais como administração de empresas e até secretariado. ajuda a enxergar o outro lado da moedae a lhe tornar um profissional mais completo.

    Guilherme 90
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    B r u t u S

    Você tem razão sobre olhar o outro lado da moeda, é muito importante na carreira profissional. E o bom do Tecnico é que tem uma ideia se é isso mesmo que eu quero, e se vale a pena investir numa graduação, porque é chato começar e depois largar..

    Burning Aces
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guilherme_90

    Vale MUITO a pena fazer um técnico de qualidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecnico em Informática - Vale a pena antes de entrar na faculdade ?