Vale a pena fazer um curso de informática e depois de eletrônica?

    Autor Mensagem
    dufrayer
    Veterano
    # fev/10


    Estou pensando em fazer um curso técnico, pensei em informática, logo depois pensei em quando terminar fazer de eletrônica também para unir informática e eletrônica...

    Oque vocês acham? Vale a pena unir o conhecimento dos dos cursos?

    joaormrt
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    eu diria que combina

    guschard
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    acho q c vc fizer engenharia da computação vc tem o conhecimento dos 2 cursos, e ainda um curriculum melhor... mas nao tenho ctza

    Zandor
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Vale a pena porque aí voce descobre se ia querer ou não fazer engenharia da computação.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/10
    · votar


    Acho que num curso técnico você não vai aprender a combinar as duas coisas.

    Chespirito
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Eu tentei fazer esses cursos pelo IUB, mas desisti... :(

    Bog
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Bog
    · votar


    guschard
    vc fizer engenharia da computação vc tem o conhecimento dos 2 cursos

    Não existe mágica. ;)

    Não se condensa 9 anos de curso em 5 sem se perder em algum lado. Como dizem, o pato anda, nada, e voa, mas não é o melhor em nenhuma das 3 coisas. No final, quem estuda engenharia da computação costuma pender mais para um ou outro lado na hora de trabalhar. Na melhor das hipóteses, o curso dá um leque maior de opções no começo da carreira. Até porque um tempinho depois de entrar no mercado, a tendência é cada um se especializar em alguma coisa EXTREMAMENTE restrita. Algo muito mais específico do que "computação" ou "eletrônica".

    dufrayer
    Vale a pena unir o conhecimento dos dos cursos?

    Valer, sempre vale. Mas veja bem se você vai querer fazer isso a longo prazo. Conheço gente que entrou em um curso pensando que ia engatar logo outro depois de terminar. No 2o ano já estava trabalhando na área do primeiro curso, e o plano foi deixado de lado em nome de coisas legais como "independência financeira" e "meu carro".

    Em vez de fazer 2 técnicos, considere a possibilidade de fazer um técnico e depois um bacharelado ou tecnólogo. Assim você pelo menos tem uma sensação de "continuidade" e não de "vai começar tudo de novo".

    Em tempo, eu sou da computação, e uma das poucas coisas das quais eu me arrependo em termos de carreira foi não ter feito um técnico em eletrônica no 2o grau. Odeio ser incapaz de fazer uma bendita solda que preste, hahaah

    Simonetti
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    dufrayer
    Oque vocês acham? Vale a pena unir o conhecimento dos dos cursos?

    Não, não vale.

    Informática, por si só, já é um campo tão vasto quanto a medicina.

    Se você for generalista demais, não vai conseguir trabalhos que pagam bem, e será apenas mais um no meio de uma multidão de pessoas que sabem um pouco de informática e um pouco de eletrônica.

    Além do mais, um curso técnico de informática não te ensina nada que você não possa aprender sozinho. Fazer um segundo grau normal e se preparar por 3 anos para um vestibular foda é melhor: uma faculdade vale mais a pena. Se você passar numa federal então, é ótimo! Os cursos de exatas nas nossas Uni Federais são - em geral - muito bons (e olha que eu sou um crítico ferrenho de universidades federais!)

    Ou então faça um curso superior em engenharia elétrica com ênfase em eletrônica (que é o nome correto). A base de informática necessária você terá no curso.

    O que vale realmente a pena, se você gosta de informática, e quer fazer um curso técnico é: faça o curso técnico, escolha uma área da informática que você tenha visto e gostado, e estude ela até cansar. Seja um especialista naquele assunto. Isto te dará, a longo prazo, muito mais retorno financeiro do que ser um cara que sabe um pouco de tudo. Desta forma, sendo especialista, com o tempo você poderá partir para uma certificação, poderá dar aulas, etc. As vagas de emprego para especialistas também são mais abundantes e melhores. Faça, depois, um curso superior de computação apenas pelo diploma e conhecimento mais teórico/científico.

    Pra te dar uma idéia, um especialista em redes, com certicação da Cisco, tem salários de até $8 mil. Um DBA especialista em DB2(banco de dados), com certificações da IBM, tem salário de até $25 mil. Na verdade, para DBAs, o céu é o limite quando se fala em salários, pois tem DBAs ganhando acima de $25k.

    Se você gosta de eletrônica (eu adoro), faça disto um hobby para o fim de semana (como o nerd-mor aqui faz!). Dá para aprender sozinho, através de sites ou livros técnicos. O importante é: não tente abraçar o mundo. Foi-se o tempo em que profissionais generalistas eram supervalorizados. Hoje os especialistas são mais caros e mais procurados.

    Bog
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Simonetti

    Engraçado que a gente falou coisas diferentes, até sobre "valer" e "não valer", mas no fundo nós enxergamos a mesma coisa: no fim, o cara fatalmente se especializa em uma coisa BEM mais restrita do que "informática" ou "eletrônica". É ilusão o cara achar que sai da faculdade sabendo tudo de tudo. Mas confesso que antes de fazer a minha eu tinha essa ilusão... heheh.

    A parte ruim disso (um movimento natural, diante das pressões do mercado) é só que a gente sempre se acha meio ignorante. Outro dia estava vendo que eu não sou qualificado para a imensa maioria dos trabalhos na área de TI. Se quisesse entrar, estaria em igualdade de condições com recém-formados. Eu meio que amarrei meu calcanhar na pesquisa, e isso porque eu sou um pesquisador considerado generalista! O.o

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena fazer um curso de informática e depois de eletrônica?