Existem Verdades Absolutas?

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico

Dizer que não existe uma verdade absoluta ou que todas elas possuem uma exceção, acabam tornando essa sentença uma verdade absoluta.

Oficialmente, somente axiomas são incontestáveis.

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10
· votar


Cavaleiro
e o que seria um axioma?

Cavaleiro
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Axioma

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10
· votar


Cavaleiro

Dizer que não existe uma verdade absoluta ou que todas elas possuem uma exceção, acabam tornando essa sentença uma verdade absoluta.



mas se vc diz que não existe uma verdade absoluta e isso for uma verdade absoluta então ela tão logo cai por terra pois ela mesmo se torna tanto a sua verdade absoluta quanto o seu argumento que faz a verdade ser desmentida.

Como eu disse: acabamos sempre caindo num loop.

Bizet
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico
mas eu posso dizer tmb que "não necessariamente" vc pode dizer "não necessariamente" para qualquer coisa.

Hã? Claro que não. Colocar um "não necessariamente" em cima do meu "não necessariamente", seria admitir a possibilidade do erro do meu. Possibilidade que não existe (me mostre uma). E você não comentou sobre meus outros dois exemplos, entre eles tem um que é bem básico e impossível de contestar também (do X, Y e Z).

Cavaleiro
Veterano
# dez/10
· votar


Na lógica, por exemplo, temos verdades absolutas:

A = 1
B = 3

Então A é diferente de B.

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10
· votar


Cavaleiro
quotando do site que vc postou:

Na lógica tradicional, um axioma ou postulado é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicial necessário para a construção ou aceitação de uma teoria. Por essa razão, é aceito como verdade e serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras verdades (dependentes de teoria).


A partir do momento que ela não é provada, mas apenas assumida como verdade; ela pode ser contestada.
Pelo menos por uma dúvida razoável

Cavaleiro
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico

Não tem como se contestar, justamente por isso é assumida como uma verdade.

Normalmente lógicas booleanas ou a própria matemática em algumas proposições enquadram-se nessa categoria.

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10
· votar


Cavaleiro
Então A é diferente de B.
mas A não é sempre diferente de B.

Exemplos como este apenas demonstram uma possibilidade, nunca um contexto inteiro, portanto não é uma verdade absoluta que A é diferente de B, pois eu posso falar que:
A = 3
B = 3

A = B

cao fofo
Veterano
# dez/10
· votar


assim como existe um numero inteiro (1) existe o quase 1, que daria ideia de limite 0,99827348573847575273747575

sendo que o 1 poderia ser a verdade absoluta, ate para coisas simples, um cachorro é um cachorro, 100% absoluto, pq colocamos esse rotulo a ele

e para as outras verdades que não são tao absolutas trabalharia com incertezas, tendo suas uma escala maior em suas casas decimais, tipo, essa agua esta limpa, mas pra a ciencia ela esta 0,9786885 limpa

Cavaleiro
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico

Mas o enunciado é diferente, então não é a mesma proposição, a variável é uma constante.

Bizet
Veterano
# dez/10 · Editado por: Bizet
· votar


mas A não é sempre diferente de B.

Exemplos como este apenas demonstram uma possibilidade, nunca um contexto inteiro, portanto não é uma verdade absoluta que A é diferente de B, pois eu posso falar que:
A = 3
B = 3

A = B


As premissas são de que "A" e "B" têm aqueles valores. Dentro das premissas dadas, aquela conclusão é incontestável(isso que eu acabei de dizer também). Esse é o máximo que a gente pode ter, fora daí eu não conheço.

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10
· votar


Bizet
vc disse que "muitas pessoas fazem a coisa X, portanto a coisa X deve ser boa" Aí vc disse, "não necessariamente, portanto a possibilidade de erro é uma verdade absoluta"

só que eu posso dizer que não necessariamente haverá uma possibilidade de erro.

E você não comentou sobre meus outros dois exemplos,

nem reparei
pera e

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10
· votar


Bizet
Cavaleiro

então sempre tem de haver uma premissa para haver uma verdade absoluta.
Isso complica um pouco a situação pois aí estaremos trabalhando com hipóteses, coisas que não são comprovadas e/ou são variáveis de caso para caso.

Portanto eu posso dizer que joguei um martelo fora pela janela e partindo da premissa de que eu nunca minto.

Isso seria então uma proposição assumida como verdade e vcs não poderiam contestar

Bizet
Veterano
# dez/10
· votar


vc disse que "muitas pessoas fazem a coisa X, portanto a coisa X deve ser boa" Aí vc disse, "não necessariamente, portanto a possibilidade de erro é uma verdade absoluta"

Mais ou menos. Eu quis dizer que não necessariamente fazer a coisa X pode ser algo bom, já que as pessoas podem fazê-la por outros motivos além desse. Isso é uma possibilidade real, e a existência dela torna a afirmação "não necessariamente" correta.

Dá pra arrumar vários exemplos parecidos. A própria refutabilidade da ciência vem por culpa desse tipo de coisa, creio.

só que eu posso dizer que não necessariamente haverá uma possibilidade de erro.

E estaria errado afirmando isso...

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10
· votar


Bizet
Existem outras possibilidades. "Se todos os X são Y e todos os Y são Z, então todos os X são Z", etc

mais uma vez vc está partindo de uma premissa hipotética.

"Se minha mãe fosse homem eu teria dois pais"
...



Esse negócio de não existirem verdades absolutas vem mais do fato das pessoas sempre usarem premissas falsas e concluírem alguma coisa também falsa a partir delas. Tipo... "Ricardo saiu, mas deixou o celular em casa, então ele vai voltar rápido". É uma conclusão interessante, mas tá longe de ser uma verdade, porque tá partindo da premissa (falsa) de que ele só largaria o celular em casa se não fosse demorar muito. Ignora a possibilidade dele ter esquecido, dele ter deixado lá pra não ser incomodado no cinema ou no teatro, por aí vai.

até ai concordo

Aí outra pessoa sempre parte de exemplos de conclusões como essa pra afirmar que não existem verdades absolutas (principalmente quando vêem algo científico sendo contestado).

aí já não entendi a correlação entre uma suposição e outra

Bizet
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico
Portanto eu posso dizer que joguei um martelo fora pela janela e partindo da premissa de que eu nunca minto.

Isso seria então uma proposição assumida como verdade e vcs não poderiam contestar


No campo teórico, sim. Na prática, as únicas coisas que eu conheço que a gente tem como verdades absolutas são um monte desses "não necessariamente". Da wikipedia, explicação de falsa dicotomia:

"Marcos está atrasado para o trabalho. Ou seu carro quebrou, ou dormiu demais. Ligamos para ele e não estava em casa, então seu carro deve ter quebrado."

Esse argumento é um falso dilema, pois há muitas outras razões pelas quais Marcos poderia estar se atrasando para o trabalho. Se fosse de alguma forma provado que não há outras possibilidades, então a lógica apareceria. Mas até lá o argumento é falacioso.


O fato disso ser uma falsa dicotomia também é uma verdade absoluta.

Bizet
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico
Aí outra pessoa sempre parte de exemplos de conclusões como essa pra afirmar que não existem verdades absolutas (principalmente quando vêem algo científico sendo contestado).

Eu quis dizer que esses vários exemplos de coisas que parecem ser verdade e não são, ou são verdade por muito tempo e deixam de ser(ambas por culpa de premissas incompletas), são as culpadas pelas pessoas dizerem que não existem verdades absolutas.

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10
· votar


Bizet
E estaria errado afirmando isso...

pq eu estaria errado?

Bizet
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico
pq eu estaria errado?

Porque é o que a lógica diz. Se você me perguntar o motivo da lógica estar correta, aí quer demais... a lógica não se explica, a gente simplesmente "sabe".

A única coisa que a gente talvez pudesse usar seria algo estatístico (a lógica existe há milênios e nunca mostrou incoerência). Aliás, nem isso, porque seria usar lógica pra explicar lógica...

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10
· votar


Bizet
Eu quis dizer que esses vários exemplos de coisas que parecem ser verdade e não são, ou são verdade por muito tempo e deixam de ser(ambas por culpa de premissas incompletas), são as culpadas pelas pessoas dizerem que não existem verdades absolutas.

saquei o seu ponto.
mas então quando que uma premissa pode ser considerada completa?
ou verdadeira.

pelo que me parece, realmente as verdades absolutas também só existem no campo hipotético, já que dependem de uma premissa.

O que seria uma outra afirmação, já assumida como verdade, mesmo sem ter como ser provada.

Chego então a conclusão de que existem verdades absolutas, mas as mesmas não podem ser comprovadas.

É isso?

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10
· votar


Bizet
Porque é o que a lógica diz. Se você me perguntar o motivo da lógica estar correta, aí quer demais... a lógica não se explica, a gente simplesmente "sabe".

A única coisa que a gente talvez pudesse usar seria algo estatístico (a lógica existe há milênios e nunca mostrou incoerência). Aliás, nem isso, porque seria usar lógica pra explicar lógica...


então isso reforça o que eu falei de que as verdades absolutas não tem como ser provadas e/ou explicadas

Bizet
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico
saquei o seu ponto.
mas então quando que uma premissa pode ser considerada completa?
ou verdadeira.


pelo que me parece, realmente as verdades absolutas também só existem no campo hipotético, já que dependem de uma premissa.

O que eu falei antes é uma verdade absoluta também, aplicada ao mundo real, não hipotético. A explicação de falsa dicotomia que postei também pode ser aplicada em várias situações não-hipotéticas, como a própria situação do exemplo mesmo. Aliás, várias vezes já usaram a expressão "falácia lógica" aqui no fórum, o falso dilema é uma delas, e todas elas são verdadeiras.

Bizet
Veterano
# dez/10
· votar


então isso reforça o que eu falei de que as verdades absolutas não tem como ser provadas e/ou explicadas

O que você chama de prova?

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


Bebam isso, e parem de perder tempo.

Bizet
Veterano
# dez/10 · Editado por: Bizet
· votar


Gourmet Erótico

Observe a situação:

Eu estou trabalhando.

Meu carro quebrou.

Meus vizinhos pensaram: "ah, então ele foi de ônibus e vai voltar de ônibus".

Alguém define isso como falso dilema.

Eu apareço na frente deles saindo de um táxi, mostrando que existiam outras possibilidades além do ônibus e do meu carro, e que eles criaram um falso dilema.

Quer prova maior que essa? Sério, o que você chama de prova? :S

Ian Anderson
Veterano
# dez/10
· votar


brunohardrocker

sou mais a bubu
=P

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


Ian Anderson

A Bubu é uma Absolut?

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


Bizet
então a lógica não pode ser explicada/comprovada a não ser por ela mesma, mas é tida como verdade absoluta pq já explicou/comprovou/demonstrou outras coisas tb tidas como verdade por meio dela?

Bizet
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico
Novamente: o que você chama de prova?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existem Verdades Absolutas?