Você está disposto a mudar de ideia?

Autor Mensagem
Codinome Jones
Veterano
# dez/10


Imagine algo da qual você tenha certeza absoluta, imagine que de alguma forma - pra você, de acordo com o que você acredita - essa ideia foi provada contrária.

Como vocês imaginam que reagiriam, supondo que essa ideia é tratada como inexorável por você, e que provavelmente outras ideias que formam quem você é estejam diretamente ligadas àquela?

Seriam capazes de mudar de ideia rapidamente e aceitar que estavam errados o tempo todo ou inventariam algumas racionalizações para manter uma ideia morta?

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# dez/10
· votar


me matava

Codinome Jones
Veterano
# dez/10
· votar


Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Você não tem pai

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


Eu já mudei de idéia várias vezes na vida, mas de idéias mais acessíveis, como visão política, preconceitos...

Agora, pra responder essa pergunta, só passando pela experiência. Fico espantado em ter que prever o futuro dizendo como eu reagiria.

Se é pra ter o mesmo nível de honestidade entre aceitar uma nova idéia sem insistir numa idéia morta, acho que devo ter a honestidade de não saber dizer como eu reagiria.

Mas de todo jeito, acredito que aquilo "forma quem você é" como diz o tópico, não morre completamente. Pode deixar de ser uma crença e permanecer em você como cultura.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# dez/10
· votar


brunohardrocker
ideia.

Zandor
Veterano
# dez/10
· votar


Aí eu passo a acreditar na verdade.

Cavaleiro
Veterano
# dez/10
· votar


Seja feliz e ignore os fatos e a razão.

Afinal é apenas uma instrumentalização da burguesia capitalista que não representa a verdade.

Codinome Jones
Veterano
# dez/10
· votar


Cavaleiro
Seja feliz e ignore os fatos e a razão.

Cedo ou tarde você sucumbe

Cavaleiro
Veterano
# dez/10
· votar


Codinome Jones

Diga isso pro Coltrane, se mantém coerente pelo menos desde 2003.

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# dez/10
· votar


Codinome Jones

então matava o cara

Codinome Jones
Veterano
# dez/10
· votar


Cavaleiro
Ele optou por ''tarde''.

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


Codinome Jones

Qual a sua resposta para o tópico?

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# dez/10
· votar


Pretendo mudar quando a Fiat lançar um modelo mais true.

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


L.A.M_Hard_Rock

Vai mudar de Stilo ou de Idea?

Codinome Jones
Veterano
# dez/10
· votar


brunohardrocker
É igual a sua, não sei.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# dez/10
· votar


brunohardrocker
Mudar de Idea, mas sem interferir no meu Stilo de vida.

Leucocieetus
Veterano
# dez/10
· votar


Há uns tempos comecei a me dar conta disso que você chamou de racionalizaçoes pra se justificar, em mim. Nunca tinha percebido o quão presunçoso eu estava sendo. Me apegava a uma idéia e fim. Então comecei a aprender a dar a cara a tapa e a deixar o que me contrarie vir, seja por parte das minhas experiências ou das outras pessoas. Me sinto bem melhor desde então.

A verdade é que é muito, mas muuuito mais cômodo simplesmente não dar ouvidos, firmar o pé numa opinião e não sair de lá. Isso pq ceder à crítica é muito difícil, você precisa se dedicar a conhecer melhor aquilo, tem que sair da sua zona de conforto em nome da "verdade", tem que saber se frustrar, pq vai se frustrar e MUITO, e tem que acima de tudo saber admitir erros, o que pros menos maduros muitas vezes é ter o orgulho ferido. A pessoa que decide seguir essa proposta se vê obrigada a se encarar de frente.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/10
· votar


Codinome Jones

Toda pessoa mais ou menos inteligente, tem que mudar de opinião e atitudes. Isso é normal durante a vida. Ou não!

Gui
Veterano
# dez/10
· votar


não estou disposto.

Codinome Jones
Veterano
# dez/10
· votar


Leucocieetus
Boa, eu queria passar a profundidade que seu post passou quando criei o tópico, pras pessoas pensarem um pouco antes de falaram que abririam mão de suas verdades.

qew
Veterano
# dez/10
· votar


Aqui no fórum pelo menos, não estou.

marcus c. f.
Veterano
# dez/10
· votar


Cite um exemplo. Só consigo pensar em exemplos triviais, como se alguém provasse que 1+1 é diferente de 2... Mas eu sei que não foi bem a intenção do tópico! :-p

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10
· votar


Cavaleiro
Codinome Jones

¬¬

Sammy Page
Gata OT 2011
# dez/10
· votar


estou constantemente mudando... de acordo com as provas, ou não...

Codinome Jones
Veterano
# dez/10
· votar


Sammy Page
duvido

Rato
Veterano
# dez/10
· votar


"a única diferença entre os homens e os animais é a capacidade de mudar de opinião"

ass.: Rato


uia. Época q me preocupava em ser politicamente correto me fazia ter esses devaneios como a frase acima.

Tudo seria muito mais produtivo se as pessoas optassem pelo bom senso ao invés de uma verdade que só ela acredita.

=)

Codinome Jones
Veterano
# dez/10
· votar


Rato
Tudo seria muito mais produtivo se as pessoas optassem pelo bom senso ao invés de uma verdade que só ela acredita.

Esse bom senso é dogmático e burro,pois incita o comodismo -que é basicamente a definição de bom senso- , e as ''verdades que só ela acredita'' pode ser o pontapé inicial para o progresso, seja por uma ideia ou invento revolucionário.

Bob do recife
Veterano
# dez/10 · Editado por: Bob do recife
· votar


exagerei.. (edited)

ficaria puto, pois alguem me convenceu da tal verdade um dia.. e era errada.. e me fez perder tempo defendendo isso

enfim...

Tamehiro
Veterano
# dez/10
· votar


Ficaria muito puto com a pessoa/coisa que me "ensinou" o que eu acredito.

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10
· votar


Você está disposto a mudar de ideia?

Acho que comigo acontece o contrário. As ideias estão dispostas a me convencer?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você está disposto a mudar de ideia?