Tópico Conscientizador - Segurança no Trânsito

Autor Mensagem
dibass
Veterano
# nov/10


Uma imagem vale por mil palavras.

Você vê a moto?

http://uploaddeimagens.com.br/imagem/ver/140image001.jpg/480/360

Agora você vê isso?

http://uploaddeimagens.com.br/imagem/ver/139image002.jpg/480/360

http://uploaddeimagens.com.br/imagem/ver/16image003.jpg/480/360

http://uploaddeimagens.com.br/imagem/ver/270image004.jpg/480/360

O piloto da Honda estava viajando a cerca de 120 kph. A condutora do VW estava falando em um telefone celular, quando ela entrou em uma rua lateral, aparentemente, não vendo a moto. O tempo de reação dos motoristas não foi suficiente para evitar esse acidente. O carro tinha dois passageiros e o piloto da moto foi encontrado dentro do carro com eles. O Volkswagen, na verdade, voou a partir da força de impacto e caiu 20 metros de onde ocorreu a colisão.

Todos os três envolvidos (dois do carro, o piloto da moto) foram mortos instantaneamente...

Mande esta mensagem a seus amigos motoristas e motociclistas e a todos, especialmente você, que tem um TELEFONE CELULAR !!!!!
Uma imagem vale por mil palavras.

Acorda povo, pare de falar em telefones celulares e dirigir ao mesmo tempo. Ponha seu telefone celular no banco de trás!


_________________________________________

Recebi isso por email.

E aí galera, vamos discutir sobre segurança no trânsito??
Bom dia/tarde/noite

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


O piloto da Honda estava viajando a cerca de 120 kph.

Acho que a culpa não recai muito sobre o cel. do motorista não, nesse caso.

fill.zanchez
Veterano
# nov/10
· votar


Crazy...

leo2505
Veterano
# nov/10
· votar


120 kph.
120 kph.

Que diabos de unidade de medida é essa?

fill.zanchez
Veterano
# nov/10
· votar


leo2505
Acho é a mesma coisa que km/h.

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Na realidade eu coloquei esse exemplo aí só pra ilustrar, só copiei na íntegra o que eu recebi no email. A ideia central do tópico é falar sobre segurança no transito, nao necessariamente sobre o fato que eu citei

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10 · Editado por: Lucas Borlini
· votar


dibass
A ideia central do tópico é falar sobre segurança no transito, nao necessariamente sobre o fato que eu citei

Hummmm.

Eu não gosto de sair sem o cinto de segurança.
Sério, me causa tremendo mal estar quando estou sem o cinto, mesmo que seja pra ir na padaria.

Edit: Quando dou carona também exijo que a pessoa use o cinto também.

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Quando dou carona também exijo que a pessoa use o cinto também.

Tem aquele lance também dos passageiros que andam atraz usarem o cinto, são raras as pessoas que eu vejo usando, quando, em boa parte dos motoristas, que deixam o cinto dos bancos trazeiros embaixo do acento.

fernando tecladista
Veterano
# nov/10
· votar


só quem já passou por isso sabe o que é

meu carro ficou igual ao corpo de um violão quando outro passou pelo sinal vermelho e me acertou na lateral
se estivesse alguem como carona no meu carro teria virado suco no poste

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


E há aqueles que se axam fodões' e andam sem capacete nas motos, sem cintos, sem habilitação e um argumento na boca "eu me cuido, nunca vai acontecer comigo" ....

leo2505
Veterano
# nov/10 · Editado por: leo2505
· votar


Sexta-feira de noite passou 2 carros por mim fazendo um "racha" no centro da cidade, era cerca de 2h da madrugada, quando foram fazer a curva por pouco não bateram em uma caminhoneta, que estava descendo uma ladeira, e o mais legal de tudo, foi que essa caminhoneta era de um dos batalhões da policia militar (não lembro o nome daqui, mas é os parecidos com o bope). Moral da história, todos multados e presos hahaha

Edit: eu acho que aqui é o BOE.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


dibass
Tem aquele lance também dos passageiros que andam atraz usarem o cinto, são raras as pessoas que eu vejo usando, quando, em boa parte dos motoristas, que deixam o cinto dos bancos trazeiros embaixo do acento.

Até os passageiros que andam atrás no carro eu peço que usem cinto. Sempre tem um ou outro falando merda que não precisa, mas ai eu falo coisas tipo ''se der merda a culpa vai ser sua e você vai pagar'' ou senão ''minha carteira é permissão ainda (mentira), se eu levar multa eu perco a carteira''.

Ai o pessoal bota o cinto.
=D

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Borlini
rsrs

poisé, um dos problemas é a nossa cultura desleixada quantao a isso

russobass
Veterano
# nov/10
· votar


é triste mesmo.

DarkMakerX
Veterano
# nov/10 · Editado por: DarkMakerX
· votar


A condutora do VW estava falando em um telefone

Sem comentários. hehe

Agora sem brincadeira. Estava observando os motoristas hoje enquanto vinha ao trabalho, pois venho de fretado.

E cheguei a conclusão de que se vi 2 homens falando ao celular ou outra coisa em toda a minha vida, foi muito.
Só hoje vi duas mulheres, uma tomando suco na Anhanguera enquanto dirigia, e outra com celular.

Homem é mais imprudente e tal, segundo as estatísticas, mas as mulheres parecem estar mais distraídas enquanto dirigem.

qew
Veterano
# nov/10
· votar


:O

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


O:

Bassist_rsl
Veterano
# nov/10 · Editado por: Bassist_rsl
· votar


.  .
 O

Crazy Batera
Veterano
# nov/10
· votar


fill.zanchez
Crazy...


Oi??

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Crazy Batera
estragou a brincadeeeeira


saafaaada


=P

Crazy Batera
Veterano
# nov/10
· votar


dibass
saafaaada

SafadA?? o_O

E METAL
Veterano
# nov/10
· votar


O Volkswagen, na verdade, voou a partir da força de impacto e caiu 20 metros de onde ocorreu a colisão

eta motinha pesada

TWT ICE
Veterano
# nov/10 · Editado por: TWT ICE
· votar


A condutora do VW estava falando em um telefone celular, quando ela entrou em uma rua lateral, aparentemente, não vendo a moto.


isso explica muito


hoje numa rua aqui que da pra passar, uma mulher FILHA DA PUTA QUE VAI MORRER DE CANCER NO CU JUNTO COM A FAMILIA TODA ficou lerdando na frente, sem deixar passar, no mieo da pista como se nada tivesse acontecendo

a velocidade normal pra lá é uns 60km/h, ela tava nem a 30km/h, e quando abriu um micro espaço fui passar ela me fecha

Tamehiro
Veterano
# nov/10
· votar


TWT ICE
Sempre tem uns filho da puta assim, principalmente mulher. Porra, se não quer que ninguém te passe anda rápido, só não passa a porra do limite!

dibass
Veterano
# dez/10
· votar


Dica do dia :

NÃO AVANCE O SINAL VERMELHO
7 Pontos (gravíssima)
Multa de R$ 574,60

EternoRocker
Veterano
# dez/10
· votar


Pra transportar a moto, acho melhor uma pick-up...

dibass
Veterano
# dez/10 · Editado por: dibass
· votar


http://www.streetsampa.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/04/seguranc atransito.jpg


É fácil principalmente para quem mora em cidades grandes flagrar além de absurdos cometidos no trânsito, presenciar acidentes cometidos por diversos fatores, muitos deles por pura negligência.

As estatísticas demonstram que, a cada ano, são centenas de milhares as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Dentre elas, aproximadamente 50 mil são vítimas fatais, das quais 30 mil morrem no local do acidente. São computados em dezenas de milhares também, os sobreviventes que se tornam inválidos.

Por esse motivo, este artigo servirá para alertar todo o motorista a assumir uma postura defensiva ao guiar um veículo, e muni-lo de informação para a diminuição dessa triste estatística.

O impacto social causado pelas mortes no trânsito é muito intenso, pois a grande maioria das vítimas tem entre 18 e 35 anos e pertence à faixa economicamente mais produtiva e ativa da nossa sociedade.

Quando analisamos as estatísticas envolvendo motos, os números são ainda mais impressionantes. As motos representam aproximadamente 7% da frota brasileira de veículos, mas estão envolvidas em 35% dos acidentes.

Todos nós somos usuários diários do trânsito, seja como passageiros, pedestres ou condutores. Somos responsáveis pelo bem estar desse meio social. Porém, quanto à segurança no trânsito, sem dúvida a maior responsabilidade cabe aos condutores.

Muitos motoristas não têm consciência desta responsabilidade. É comum ouvirmos relatos de acidentes onde o condutor aponta como "culpa" a falta de acostamento, a chuva, um buraco na pista, entre diversos outros fatores.

Após analisar as causas de milhares de acidentes, foi possível chegar às seguintes conclusões:

90% dos acidentes são causados por falhas humanas.

4% são causados por falhas mecânicas.

6% são causados por má condição das vias.

A partir destes dados, verificou-se também que a grande maioria das falhas humanas pode ser evitada, tomando-se alguns cuidados básicos. Esses procedimentos foram analisados e sistematizados: o conjunto destas técnicas recebe o nome de Direção Defensiva para condutores de veículos de quatro rodas e Pilotagem Defensiva para condutores de veículos de duas ou três rodas. A prática desses procedimentos está ao alcance de todos os condutores.

Definição

Dirigir ou Pilotar defensivamente é evitar acidentes ou diminuir as conseqüências de um acidente inevitável, apesar dos erros, das condições adversas e da irresponsabilidade de outros condutores e pedestres.

Desta definição podemos concluir que:

* Os acidentes geralmente são causados pela combinação de diversos fatores. O fator mais relevante é chamado de causa principal do acidente. Esse fator pode ser: excesso de velocidade, erros na previsão de ações de outros motoristas, desrespeito à sinalização ou normas de trânsito, negligência na avaliação das condições adversas, falta de habilidade para conduzir com segurança, etc.
* O condutor defensivo altera conscientemente o encadeamento dos fatores que resultariam em um acidente. Ele sabe que basta interferir, de forma positiva, em um ou mais destes fatores, para que o acidente não aconteça.
* Motorista defensivo é aquele que utiliza constantemente as técnicas de Direção e Pilotagem Defensiva, enquanto dirige seu veículo. Deste modo, ele evita acidentes, tornando assim o trânsito muito mais seguro, para si próprio e para as demais pessoas.

Lembre-se: conhecer as técnicas não basta. É preciso alterar o comportamento, incorporando essas técnicas ao dia-a-dia, reconhecer e abandonar antigos vícios e maus hábitos, de forma a automatizar os procedimentos e as atitudes corretas.

Outra característica importante do condutor defensivo é a de que ele fica satisfeito em evitar o acidente, independente de quem tenha razão ou de quem seja a culpa.

É importante saber que, em qualquer acidente, ocorre pelo menos uma destas três falhas humanas:

* Negligência
* Imprudência
* Imperícia

A negligência pode ser definida como descaso, displicência ou desleixo. Muitos acidentes e mortes são causados por negligência:

* Do órgão com jurisdição sobre a via, quando deixa de fazer a manutenção e instalar ou reparar a sinalização.
* Do proprietário do veículo, quando permite que condutores não habilitados ou sem condições de dirigir conduzam seu veículo.
* Do condutor, quando insiste em conduzir um veículo mal conservado ou fora dos padrões de segurança.
* Do condutor, quando não obedece às leis de trânsito e não pratica as técnicas de Direção ou Pilotagem Defensiva.

A imprudência, elemento de presença constante no trânsito brasileiro, o motorista imprudente é aquele que:

* Expõe a si próprio e às demais pessoas a riscos desnecessários, sem medir as conseqüências.
* Mesmo percebendo a precariedade de sinalização e conservação de uma via, continua conduzindo com velocidade incompatível.
* Dirige perigosamente, sem levar em consideração condições adversas existentes no momento em que trafega.

A imperícia ou falta de habilidade é uma importante causa de acidentes. Geralmente é proveniente de má formação ou treinamento inadequado do condutor que:

* Não está suficientemente capacitado ou familiarizado para usar determinado tipo de veículo.
* Não sabe o que fazer ou tem reações impróprias frente a situações adversas.
* Não sabe como agir em situações de emergência.

Agora você já sabe, não entre nos 90% das estatísticas, seja prudente, consciente e defensivo na direção.

fonte


___________________________________________

Se quizer leia, ou não!

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10
· votar


não sei porque o estado autoriza pessoas leigas a operar máquinas tão complexas.


é ridículo

Mr. Joe
Veterano
# dez/10
· votar


J. S. Coltrane
não sei porque o estado autoriza pessoas leigas a operar máquinas tão complexas.

Realmente.

dibass
Veterano
# dez/10
· votar


J. S. Coltrane

em que sentido?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico Conscientizador - Segurança no Trânsito