Sobre a proibição do racismo

Autor Mensagem
qew
Veterano
# nov/10
· votar


servo e fiel
O racismo e as barreiras sociais estão em várias outras áreas, processos seletivos não se resumem a vestibulares, mas há entrevistas de estágios e empregos, círculos sociais, grupos e associações

Com certeza, por isso eu disse 'processo seletivo'. Ser avaliado apenas como mais um, ao invés de 'mais um que a empresa é obrigada a contratar' ou 'mais um que é a faculdade tem que aceitar'.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Bizet
Ok, um caso específico, alguns bares e boates de São Paulo que passam a não permitir nordestinos.

Sendo este um estabelecimento que visa o lucro antes de mais nada, a presença de consumidores é mais do que necessária. Se o dono entende por qualquer pensamento absurdo que certo tipo de gente não é bem vinda, tem todo o direito de proibir, assim como o descriminado tem direito de fazer um protesto e fazer com que as pessoas não frequentem mais.

Resumindo, acho que o direito de alguém ser idiota é necessário, ao passo que esse idiota tem o direito de pagar por sua idiotice.

servo e fiel
Veterano
# nov/10
· votar


qew

Bom, mas há um processo seletivo entre os candidatos às cotas, ou melhor tinha. Confesso que também não sou há favor desse tipo de cota, não por questão de justiça, pois elas tem mais que um belo arcabouço de argumentos. Mas justamente pelas posições geradas da parte contrária, as pessoas não conseguem enxergar os privilégios que sempre tiveram e as privações que outros sempre tiveram. A idéia de incluir negros nas faculdades não é resolver o problema e pronto acabou, dívida paga.

Mas a inserção de pessoas de outras etnias nesses meios estimula e inclui as próximas gerações num nivel de aspiração que tende a levar as pessoas ao nível em que a competição possa ser igualitária e possa ser presada a isonomia ampla e irrestrita. As cotas seriam eliminadas dada a sua inutilidade com o tempo.

Mas surge a questão que é a rejeição como vc coloca, e daí vem a resposta a rejeição, e isso gera uma cisão social, que pode levar a ações de ódio e até mais preconceito. Uma pena, mas é a limitação humana secular.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Qual a importância disso tudo?

É tão bom aprender sobre culturas diferentes com pessoas de outros países.

Independente da cor, todos somos do mesmo universo, então porque ter preconceito?

Acho que assuntos separatistas que dão oportunidades aos negros, índios, brancos e quem mais for é que é racismo. Se todos são iguais perante a lei, então não precisamos de mais leis martelando as mesmas coisas. A punição deveria ser sobre a ofensa ao próximo independente da etnia, porque até onde eu sei, se alguém me chamar de branco azedo pejorativamente, essa pessoa não será punida por racismo, e sim por danos morais.

Então que os direitos sejam iguais.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Preconceito é diferente de racismo.

Entendam isso e ai começem uma discussão decente.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones
Preconceito é diferente de racismo.

Qual a diferença?

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Borlini
Racismo é segregação, fazer merda baseado em crenças igualmente fétidas. Preconceito todo mundo tem, através dos arquétipos, da cultura e do próprio cérebro humano de padronizar comportamentos em eventos mais aleatórios do que padronizados.

Na maioria das vezes o preconceito é correto, embora as pessoas não gostem de ser categorizadas dessa maneira.

-Dan
Veterano
# nov/10
· votar



1) Uma mulher só sente atração por homens brancos e se recusa a ter relações com homens negros. Tirando isso, tem amigos de todas as raças.


nada. Paia se ela for protistuta.

2) Um empresário é racista e não confia em negros. Sempre dá preferência a brancos quando em vista de dois currículos iguais.

a princípio, nada tb. Mas isso é paia.

3) Um lojista não permite que negros entrem no seu estabelecimento.

ridiculo ao extremo.

4) Um sujeito tem um site de apologia à superioridade branca.

ridiculo ao extremo.

5) Um outro é ultra racista, mas só mostra isso em conversas informais. Ele não deixa negros entrarem na sua casa.

ridiculo ao extremo.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10 · Editado por: Lucas Borlini
· votar


Codinome Jones

Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".

Preconceito racial = racismo.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Borlini
Existe diferença na prática.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# nov/10
· votar


1) Uma mulher só sente atração por homens brancos e se recusa a ter relações com homens negros. Tirando isso, tem amigos de todas as raças.

Beleza!

2) Um empresário é racista e não confia em negros. Sempre dá preferência a brancos quando em vista de dois currículos iguais.

Todos tem o direito de seguirem suas crenças sem serem racionais.

3) Um lojista não permite que negros entrem no seu estabelecimento.

Qual medidor de melanina ele usaria pra garantir?

4) Um sujeito tem um site de apologia à superioridade branca.


Dane-se

5) Um outro é ultra racista, mas só mostra isso em conversas informais. Ele não deixa negros entrarem na sua casa.

A casa é dele.

EternoRocker
Veterano
# nov/10
· votar


Postei...

Depois eu colo aqui pra dar minha opinião.

goodhatin
Veterano
# nov/10
· votar


O branco xinga o negro, o negro xinga o homossexual, o homossexual xinga o pobre, e o pobre xinga o deficiente físico, que xinga o branco.

A sociedade impõe que você deve ser homem, branco, hétero, magro e rico. Todos que fogem deste padrão estão sujeitos à discriminalização.

O preconceito reside em cada um, é quase impossível fugir dele. Quem nunca teve uma reação preconceituosa?

- Hum, ela é gorda, não quero.
- Ele é pobre, tô fora.
- Olha, tá vendo na direção daquele negrinho, vira à esquina que fica bem em frente.

Eu sou negro, e já fizeram piadinhas escrotas com isso, mas eu não ligo nem um pouco, não vejo problema nenhum em ser negro. Pessoas que se incomodam demais, o preconceito já reside nela mesma.

A questão não é criar uma lei proibindo o racismo ou qualquer outro preconceito e sim, vigorar as leis que já existem. Leis que punem violência, seja contra qualquer etnia ou orientação sexual, punem agressão verbal ou qualquer outro tipo de reação constitucionalmente incorreta.


Separar por lei o negro do branco, já é preconceito e do Estado, que deveria proteger igualmente à todos.

qew
Veterano
# nov/10
· votar


servo e fiel

Quero colocar que entendo e respeito sua opinião, mas ainda discordo.

tende a levar as pessoas ao nível em que a competição possa ser igualitária

Isso é contraditório, querer uma igualdade entre as "raças" decretando cotas que vão favorecer um cidadão dependendo da raça do mesmo.

Além disso, se essas cotas foram feitas para pagar uma divida moral dos brancos com os negros, esse foi o jeito mais fail que eles poderiam fazer, subestimando a capacidade de uma raça que passou séculos sendo menosprezada. Acho que se existe uma forma de tentar se redimir disso é admitir uma igualdade de direitos entre todos, SEM essa droga dessa distinção entre raçaX e raça Y.

E ainda, não me sinto em uma divida moral pelo que fizeram com pessoas ha tantos anos. Seja lá quais foram as atrocidades que fizeram, as pessoas responsaveis por isso já morreram há muito tempo, e nós da geração atual, não temos o que fazer quanto a isso, pois pagar pelos erros cometidos apenas por ser branco, ou negro, não faz sentido.

obs.: quando me refiro ao termo 'raça', não quero ofender ninguém, apenas foi o melhor jeito que achei para me expressar.

obs2: deve estar meio confuso :S

goodhatin
Veterano
# nov/10 · Editado por: goodhatin
· votar


qew
Como já disse, pessoas que se ofendem demais, já carregam o preconceito em si.

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


qew
obs2: deve estar meio confuso :S


Eu axei bem claro!

MarceloSousa
Veterano
# nov/10
· votar


Racismo é ridículo
Mas existem muito mais coisas ridículas nesse mundo
Sistema de cotas, por exemplo, também acho ridículo, é o Estado já fazendo discriminação, o que precisa e ter uma igualdade de condições a todos.
Porque nos estados mais desenvolvidos as escolas são de qualidade e as do interior do nordeste as vezes tem até 3 turmas com uma mesma professora em uma mesma sala.
Porque uma agencia dos Correios ou do Banco do Brasil são padronizados e a educação não é.
Muitas coisas precisam ser corrigidas, e se forem corrigidas logo ainda sim só veremos o resultado nas próximas gerações, ou seja é longo prazo.

SayArtur
Veterano
# nov/10
· votar


Imagine as seguintes situações:

1) Uma mulher só sente atração por homens brancos e se recusa a ter relações com homens negros. Tirando isso, tem amigos de todas as raças.


2) Um empresário é racista e não confia em negros. Sempre dá preferência a brancos quando em vista de dois currículos iguais.

3) Um lojista não permite que negros entrem no seu estabelecimento.

4) Um sujeito tem um site de apologia à superioridade branca.

5) Um outro é ultra racista, mas só mostra isso em conversas informais. Ele não deixa negros entrarem na sua casa.


1 - A mulher tem relações com quem ela quiser, ora bolas... Questão de foro íntimo. Liberado

2 - Deveria ser proibido, o difícil é imaginar como...

3 - Deveria ser proibido. Apesar da loja ser um estabelecimento particular, ela é um espaço público...

4 - Se não houver qualquer apologia a violência, é liberdade de expressão. Entretanto, negros poderiam processar o site caso se sentissem pessoalmente ofendidos...

5 - Na minha casa só entra quem eu quero, ora bolas... Questão de foro íntimo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a proibição do racismo