Sobre a proibição do racismo

Autor Mensagem
Animal Mother
Veterano
# nov/10
· votar


Anderson Eslie
Me pegou! É realmente um conflito de interesses intransponível.

Só pode discutir sobre racismo quem já foi vítima do mesmo. Assim como só pode discutir sobre o aborto quem já abortou, sobre assassinato quem já foi morto, etc.

shoyoninja
Veterano
# nov/10
· votar


Animal Mother
Se bem que pensar não se encaixa bem com isso...


Prefiro entender que estimula um pensamento mais profundo antes de fazer bobagem ^^

Anderson Eslie
Veterano
# nov/10 · Editado por: Anderson Eslie
· votar


Animal Mother
Só pode discutir sobre racismo quem já foi vítima do mesmo. Assim como só pode discutir sobre o aborto quem já abortou, sobre assassinato quem já foi morto, etc.

Nope. Mas é muito mais fácil julgar atos como não discriminatórios e elevá-los à pura semântica, pq não os viveu de fato. É como vc culpar uma mina que aborta um filho gerado de um estupro. Em vez de vítima, ela se torna a principal culpada por ter sido estuprada, e por vários motivos, seja a roupa extravagante, seja pq é bonita demais, essas coisas, sacou?!

Edit: Refiz o exemplo da mina pq tava confuso hahaha...

shoyoninja
Veterano
# nov/10
· votar


Apenas para lembrar que do ponto de vista semântico, o termo racismo é incorreto tendo em vista que não existem "raças" de humanos.

Existem tons de pele e diferenças culturais, mas uma não está por via de regra associada a outra.

Sam Keat
Veterano
# nov/10
· votar


Uma mulher só sente atração por homens brancos e se recusa a ter relações com homens negros. Tirando isso, tem amigos de todas as raças.

mais ai naum é uma questao de gosto?

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


1) Uma mulher só sente atração por homens brancos e se recusa a ter relações com homens negros. Tirando isso, tem amigos de todas as raças.

E isso é racismo???

Então se a mulher se recusar a ter relações com gordos vai ser bulling?

Bassist_rsl
Veterano
# nov/10
· votar


O Andy já citou meu nome aqui nesse tópico, o que aconteceu?

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


Eu acho que isso nao deveria ser punido de maneira alguma pelo Estado. Eu tenho o direito de gostar de quem eu quiser, eu posso ter relaçoes ou negocios com quem eu quiser, nao minha casa entra quem eu nao queira. Se eu nao gosto de crente, foda-se, se eu nao gosto de negro, ou branco, japones, foda-se!

Mas o foda é ver a alienaçao das pessoas que acham que porque tem o direito de nao gostar de alguem tem o direito de tratar com violencia. A partir do momento que esse "preconceito" se manifesta com violencia, aí o Estado devieria punir devidamente o responsavel pelo ato.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


A linha tênue do preconceito está entre pensar e agir.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


eu vejo isso da mesma forma que o problema das drogas: repressão não funciona

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Poh, tem umas negona gostoza pra krlh0

Axo muitos afros decendentes mais preconceituosos do que brancos

sempre fico puto quando dizem que black music é "coisa de negão" eu branquelo que sou curto demais esse estilo musical.
Axo o preconceito por cor de pele tão relevante quanto a dica de não tomar leite depois de comer manga.

Bassist_rsl
Veterano
# nov/10
· votar


Pra começar, só existe a raça humana. Brancos e negros não são raças diferentes. Por isso se eu quiser que na minha casa só entrem brancos, não serei racista.

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


Bassist_rsl
Pra começar, só existe a raça humana.
Há controvérsias

Bassist_rsl
Veterano
# nov/10
· votar


renansena777
Você entendeu. Leia o post todo.

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


não serei racista.
mas será preconceituoso.

esse é o "x" da questao

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


Bassist_rsl
vc é quem nao sacou

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/10
· votar


Não acho racismo uma mulher que não teria relações sexuais/não namoraria/casaria/se envolveria com homens negros. Fazer o que se ela não sente atração por negros?

Assim como alguns não sentem por magrelos/magrelas, por gordos/gordas, por loiros/loiras, enfim. É questão de gosto, atração.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/10
· votar


Domingo, assistindo ao Programa Silvio Santos, vi uma cena de racismo, então.

Era a "prova" do Beijo. Ficam umas meninas sentadas com umas plaquinhas de "sim" e "não", entram uns caras e se apresentam da forma que quiserem. O primeiro era negro e uma das moças que colocou "não" disse: não quero porque ele é negro. Gosto de branquinhos.

Gui
Veterano
# nov/10
· votar


acho que já até falaram...

o problema não é no não gostar...é em sair espalhando.

eu sou xenofobo..mas não saio espalhando qual a etnia que tenho aversão...e nem discriminando.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# nov/10
· votar


Gui
Qual o problema em dizer: não sinto atração por negros/negras? não sinto atração por loiros/loiras? não sinto atração por magros/magras?

As pessoas só levam a mal quando dizem que não gostam de negros, mas quando dizem que não gostam de magros, loiros, morenos, enfim, nunca veem essa afirmação com outros olhos.

Gui
Veterano
# nov/10
· votar


KaTy
isso ai num tem nenhum...

o maior problema tá em discriminar..

seu gosto não reflete no seu circulo de amizades...só no parceiro...
dai..taca o foda-se.

você não discriminou quando deu fora num negro/magro/loiro

Kensei
Veterano
# nov/10
· votar


Para não abrir outro tópico, aconteceu semana passada:

Estudante de Direito é vítima de racismo na PUC de São Paulo
da Radioagência NP

A estudante do último ano de direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) Meire Rose Morais sofreu ofensas com conteúdo racista de uma colega de sala. De acordo com ela, as agressões se deram em uma lista de e-mails. Meire relata que é comum os bolsistas negros do Prouni serem tratados de maneira preconceituosa.

"Ela manda os e-mails com vários contextos que discriminam a questão racial: 'esse creme que você usa para emplastar seu cabelo'. Ela faz uma ofensa pelos elementos raciais que eu possuo. Eu tenho o cabelo crespo, cacheado e para ele não armar muito eu passo bastante creme."

Meire é solteira e mãe de três filhos. Dentro de um mês se formará aos 46 anos de idade. Ela conta que foram feitas referências até mesmo a um problema no pé que a obriga a usar sandálias.

"Ela deixa bem claro o que ela entende das pessoas negras, que é tudo bandido, ladrão. Eu nunca imaginei que pudesse causar tanto problema. Eu passei cinco dias chorando na faculdade. Eu não conseguia me vestir direito, eu tinha medo de sair de casa e as pessoas rirem de mim. Eu tive dificuldades para colocar de novo a minha sandália."

O advogado Cleyton Wenceslau Borges, que acompanha o caso, acionará o conselho universitário para pedir apuração. Depois de encerrada a sindicância, poderão ser abertos processos na Justiça. Meire revela que também será solicitado ao Ministério da Educação que oriente as universidades a implementarem fóruns de discussão e combate ao racismo como exigência para a concessão do título de filantropia.

"Às vezes aquela pessoa é tão tímida que não consegue se colocar. Então, teria que existir um comitê de combate a todos os tipos de discriminação. Não adianta apenas ter um psicólogo para atender aqueles que sofrem preconceito na PUC ou em outras universidades particulares que adotam ações afirmativas."

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

19/11/10

Confira trechos de um dos e-mails:

"Fico feliz, pq agora, posso, sem peso na consciência, dizer: VAI SE
FUDER!!!"

"Ah, já que estamos falando de campanhas e tal, queria te apresentar uma
que só depende de vc, ela se chama: Meire, botas já!! É baseada no fato
de que estamos cansados de ter que ver o seu pé grotesco!! Sério! Vc
devia consultar um podólogo, tenho certeza que o SUS tem um, pq aquilo
não pode ser só um joanete, com certeza é uma forma alienígena de vida
que se acoplou ao seu pé!! Na boa, pela sua própria saúde, consulte um
médico!"

"Além disso, tbm acho que está na hora de vc trocar o produto que vc
usa para emplastar seu cabelo, pq esse já venceu, e o cheiro.... Na
boa....É insuportável!"

"Ah! Mas espero que vc não leve para o lado pessoal sabe?! Gosto muito
de vc! Vc alegra o meu dia e me faz dar muitas risadas, principalmente qnd
vc vem com meia calça estampada, saia de bolinhas e sapatos caramelo!
Uhaha! Hilário!"

"Ha, e só para fechar com chave de ouro, queria saber se vc não tem
nada mais pra fazer da vida dq propaganda política? Pq pessoalmente acho q
vc deveria se dedicar mais aos estudos, não?!

Mas hey! Oq eu estou falando vc já está bem encaminhada! Afinal, vc
pratica a profissão mais antiga do mundo (É a prostituição caso vc nao
saiba!)

Ou melhor.. acho que não Né?Pq, citando um político:

'Vc nem pra prostituta serve pq é muito feia' "

"Ufa! Obrigada mais uma vez por permitir esse meu desabafo! Com certeza
sairei mais leve desta faculdade!"

qew
Veterano
# nov/10
· votar


Sou branco e me orgulho disso.


Meu comentario é racista?

servo e fiel
Veterano
# nov/10
· votar


qew

Seu comentário não é racista, é apenas imbecil.

Não vejo porque raios alguém se orgulharia de um fator genético. Qual o mérito disso? Apenas a conveniência social que você pode ter a mais do que um negro ou algúem de outra etnia. Ou seja, a única coisa que vc tem de vantagem em ser branco é sofrer menos preconceito e discriminação em processos seletivos e de agregação que permitam uma vida social mais confortável.

qew
Veterano
# nov/10
· votar


servo e fiel
Seu comentário não é racista, é apenas imbecil.

Que bom.

Porque é exatamente o que eu penso quando vejo alguém dizendo que tem orgulho de ser negro.

wild.man
Veterano
# nov/10
· votar


qew
Sou branco e me orgulho disso.

Se você tiver orgulho apenas por ter pouca melanina, NA MINHA OPNIÃO, é idiotice. Mas se você estiver com orgulho das tuas 'raízes', da história de luta dos teus antepassados, tudo bem.

qew
Veterano
# nov/10
· votar


wild.man

Pode ser... Mas que fique claro que ter orgulho de ser branco não significa desmerecer em nenhum sentido os negros, os amarelos, os verdes.

Quando alguém diz que tem orgulho de ser branco, todo mundo associa ao racismo contra negros, não sei porquê.

servo e fiel
Veterano
# nov/10
· votar


qew

Acho imbecil ter orgulho por qualquer cor de pele, ou qualquer outra coisa, como cor dos olhos, tipode cabelo e etc.

Sobre o orgulho de ser negro, também acho imbecil de certo modo, quando colocamos as duas coisas no mesmo plano. Porém, conforme você conhece a história desse país e do mundo em geral, por muito tempo ser negro era uma vergonha e uma desgraça. Na verdade, ainda é, principalmente para algumas aspirações, então faz um certo sentido as pessoas assumirem um orgulho e afirmarem se sentirem bem com sua raça, ao invés de num passado desejarem ter nascido brancas.

qew
Veterano
# nov/10
· votar


servo e fiel
por muito tempo ser negro era uma vergonha

Realmente, e como compensação hoje existe cotas para negros.

Eu me orgulho de passar em um processo seletivo sem ser subestimado.

servo e fiel
Veterano
# nov/10
· votar


qew

Na verdade, de acordo com o Estatudo da Igualdade Racial, não há mais obrigatoriedade das universidades adotarem as cotas com o critério racial. Quanto a isso, nós sabemos que mesmo assim é uma medida de valor bem pequeno, quando pensamos no percentual da população que pleiteia uma vaga numa escola de ensino superior pública, e dentro disso, o total de vagas reservadas a cotistas. Há toda aquela discussão sobre a dívida social e a discriminação pelo simples cálculo de proporção entre negros e brancos no total da população com o total das universidades, mas isso é uma discussão outra longa discussão.

O racismo e as barreiras sociais estão em várias outras áreas, processos seletivos não se resumem a vestibulares, mas há entrevistas de estágios e empregos, círculos sociais, grupos e associações, etc...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a proibição do racismo