Programas católicos e evangélicos devem sair do ar na TV Brasil

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# nov/10


O Conselho Curador da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) deve tirar do ar os programas católicos e evangélicos hoje veiculados pela TV Brasil e pelas oito emissoras de rádio que compõem a rede pública criada pelo governo Lula.

Assim tendem a decidir os integrantes do conselho da EBC que analisarão a questão em 7 de dezembro.

O tema religião, porém, não será banido. A ideia é que seja abordado de forma mais ampla, sem programa específico sobre uma ou outra crença.

A proposta deve ser apresentada para votação do conselho sob a forma de uma minuta de resolução.

Está madura entre os conselheiros a ideia de que a rede pública deve aumentar o diálogo com as religiões.

"Elas [as religiões] já possuem tempo em redes privadas para divulgar seu proselitismo. Dar espaço também na rede pública me parece antidemocrático", diz o conselheiro Daniel Aarão Reis.

Os programas que devem sair da grade são "Reencontro" (evangélico), "Santa Missa" e "Palavras da Vida" (católicos).

Porém uma consulta pública sobre o tema mostrou que, de 140 propostas apresentadas, 118 pediam a manutenção da programação.

Apenas 13 reivindicavam a exclusão dos programas com o argumento de que o Estado brasileiro é laico.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/833833-programas-catolicos-e-evange licos-devem-sair-do-ar-na-tv-brasil.shtml

O ônus da democracia atinge os justos.

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês.

_Gallagher
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro

Coerência! Finalmente!

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Estado brasileiro é laico.

Mas se o Estado é laico, então pq tirar tais programas do ar?

''o Brasil é um estado laico, pois respeita qualquer manifestação de credo religioso e fé.''

Se estava na rádio é porque um determinado publico ouvia e expressava a sua fé. Não acho que essa justificativa seja valida.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# nov/10
· votar


boa

_Gallagher
você é quem? hahaha

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Borlini

Mas é restrito a essas duas religiões.

A idéia é debater religião de forma geral.

Muito justo por sinal, um bom sinal de que as coisas lentamente estão evoluindo.

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Que o Silas e o Macedo sejam os primeiros a sair, amem!

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Mas é restrito a essas duas religiões.

A idéia é debater religião de forma geral.

Muito justo por sinal, um bom sinal de que as coisas lentamente estão evoluindo.


Mas são as religiões que dão mais ibope.
Não é só material religioso, tem interesse comercial nisso tudo também.

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


Não é só material religioso, tem interesse comercial nisso tudo também.

E pilitico, pode ter certeza

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Acho válido emissora e rádio específica para programação cristã, como ja existe aqui em Minas e acredito que em todo o Pais;
Que todos os líderes se unam la, ja que evangelho é unidade e não essa "guerra santa" que vemos por ai entre um e outro programa!

Assim diz o SENHOR acerca dos profetas que fazem errar o meu povo e que clamam: Paz, quando têm o que mastigar, mas apregoam guerra santa contra aqueles que nada lhes metem na boca.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Borlini

Mas é de veiculação pública.

Antes do IBOPE vem a constituição, pelo menos para as emissoras públicas, e nela diz que o estado é laico, mesmo não o sendo na prática.

Se fosse uma emissora privada, ela que colocasse o que bem entender.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Acho válido emissora e rádio específica para programação cristã

Eu também, acho que seria melhor.

Mas por outro lado, toda emissora de rádio e tv é concessão do governo.

Então não seria publico?

Outra coisa que eu tenho observado é que tem uma galera (vi isso em uma manifestação de um camarada daqui da UFES) que confunde Estado laico com e fica pregando contra as religiões.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Mas por outro lado, toda emissora de rádio e tv é concessão do governo.

Então não seria publico?


Não.

Concessão e domínio são coisas distintas.

Na concessão pública a pessoa paga ao governo pelo direito de veicular o que quiser.

No domínio público a programação é regida pelo governo e é de interesse do estado.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro

Uhum, eu entendo.

Mas o laico prega que o Estado não deve favorecer nenhuma religião (salvo interesses comerciais e políticos que podem ter variadas justificativas).

Você acha que o Estado não é neutro?

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Borlini

Acho que não é mesmo.

Sobretudo no âmbito do direito, e tenho discutido bastante isso aqui.

Se você for para um tribunal de justiça, normalmente terá um crucifixo pendurado na parede, assim como nos tribunais.

O correto seria ou todos os símbolos religiosos ou nenhum, já que é um órgão público de um país laico.

Nossa legislação também é altamente baseada em princípios cristãos, até porque a CF é de 88, muita coisa já mudou desde lá.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Na concessão pública a pessoa paga ao governo pelo direito de veicular o que quiser.

Mas se a emissora publicar algo que o Estado não queira, então isso seria censurado (isso caso o estado queira censurar).
Ou então a própria emissora pode decidir por não publicar pra poder manter relações boas com o Estado.

Acho que é igual a vigilância sanitária, eu molho a sua mão e você diz que meu restaurante ta limpo.

ghostbastard
Veterano
# nov/10
· votar


janick em lágrimas.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Borlini

Mas uma emissora privada tem o direito de fazer veiculação de uma religiao específica por IBOPE e não vai ser censurada por isso, a pública não deveria se pautar mercadologicamente.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro

Hum....

Saquei, mas isso também não poderia ser ''democracia''?

Pois se grande parte da população apóia essa expressão religiosa então isso estaria dentro da lei. Também esta na constituição que a livre expressão da religião é permitida.

Se os funcionários de determinada repartição são religiosos e querem enfeitar a mesa deles com símbolos religiosos, proibir isso seria inconstitucional também.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Mas uma emissora privada tem o direito de fazer veiculação de uma religiao específica por IBOPE e não vai ser censurada por isso, a pública não deveria se pautar mercadologicamente.

Eu concordo.
Mas se a rede publica de comunicação não se basear na pesquisa do mercado (num aspecto geral e não só nos programas religiosos), ela não terá público. Acho que seria inviável manter algo que ninguém usa.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro

Amigo, vou almoçar.

Podemos continuar depois?

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Borlini

Por isso que eu coloquei no tópico:

O ônus da democracia atinge os justos.

Porque por mais que a maioria seja da religião X, a constituição diz que o estado é laico. Há menos que tenha pressão popular e o estado mude isso, é errado veicular uma ou duas religiões, ou você veicula todas ou deixa em aberto como eles irão fazer.


Se os funcionários de determinada repartição são religiosos e querem enfeitar a mesa deles com símbolos religiosos, proibir isso seria inconstitucional também.

Não deveriam por tratar-se de um local público, mas o problema não são nem os funcionários são os locais de acesso ao público, como a parede do tribunal onde ocorrem julgamentos, isso é o pior.

Cada um pode expressar sua religião, mas órgãos pertencentes ao estado e a legislação não podem.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Borlini

Com certeza. Adoro boas discussões, bom almoço.

Konrad
Veterano
# nov/10 · Editado por: Konrad
· votar


Lucas Borlini

Estado laico não significa ser contra religiões. Significa não lhes dar suporte financeiro, já que ela não é representativa.

Dai ser esquisito ter programas apologéticos usando dinheiro estatal.

Não é uma questão de perseguir religiões, mas sim de ser coerente. Culto privado é direito de todos. Mas não com bens públicos.

O Brasil não é católico, não é evangélico, não é ubandista, não é nada. O Estado brasileiro por meio da imparcialidade garante a igualdade de representatividade entre as religiões.

White G3
Veterano
# nov/10
· votar


Tem gente que anda muito chata.só sabe falar de religião.

Andy TheCatSp
Veterano
# nov/10
· votar


não sei pra que isso
iso é tirar direto de expressão...sinceramente

se for assim, deve ser retirados da TV todos os comerciais específicos, e ser feito um para discutir os diversos produtos existentes no segmento de tal...

Crazy Batera
Veterano
# nov/10 · Editado por: Crazy Batera
· votar


Programas católicos e evangélicos devem sair do ar nas TVs do Brasil


Muito melhor, hein! =]

Rafael Walkabout
Veterano
# nov/10
· votar


Crazy Batera
Yeah yeah.

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


Andy TheCatSp
se for assim, deve ser retirados da TV todos os comerciais específicos, e ser feito um para discutir os diversos produtos existentes no segmento de tal...

Comerciais são feitos por agências privadas.... dinheiro privado....

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Coitado dos neopentecostais;

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/10
· votar


Que diferença faz?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Programas católicos e evangélicos devem sair do ar na TV Brasil