O Cristianismo é bom para o mundo?

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# nov/10


"Como cristão consagrado que é, Douglas Wilson acredita que o cristianismo é bom e verdadeiro. Como ateu não menos consagrado, Christopher Hitchens acredita que o cristianismo é uma grande mentira e, no fim das contas, algo perverso". As primeiras linhas do prefácio de "O Cristianismo é Bom para o Mundo?" resumem o conteúdo e o espírito do livro, embate acalorado entre dois importantes intelectuais da atualidade.

Em defesa dos valores cristãos, Douglas Wilson, teólogo, pastor de uma igreja cristã e mestre em filosofia. O jornalista britânico e analista político Christopher Hitchens, como autêntico representante do movimento "neoateísta", posiciona-se contrário à ideia de um Deus absoluto.

As principais polêmicas --existência de Deus, explicação para o "mal no mundo", a importância da fé-- figuram como tópicos do livro-debate, lançado pela Garimpo Editorial com um projeto gráfico bem cuidado:

Abaixo, leia um trecho do "Primeiro Round" do livro:

De Hitchens para Wilson:

Ao olhar para a questão que se me apresenta (pela qual devo agradecer-lhe sua generosidade e hospitalidade ao solicitar minha resposta), tenho plena certeza de que posso responder na negativa.

As razões são estas:

1. Embora o cristianismo seja visto como a fonte (ou se veja como a fonte) de onde se disseminam preceitos morais como "Ama o teu próximo", eu não conheço nenhuma prova de que esses preceitos sejam derivados do cristianismo. Citando um exemplo de cada Testamento, não acredito que os seguidores de
Moisés não se importaram com homicídio, roubo e falso testemunho enquanto não chegaram ao Sinai, e observo que a parábola do bom samaritano revela alguém que, por definição, não podia ser cristão.

Acrescento a esses pontos óbvios que a Regra Áurea é bem
mais antiga que qualquer sistema monoteísta, e nenhuma sociedade humana seria viável ou mesmo concebível sem uma base de solidariedade (o que também abre espaço para o Interesse próprio) entre seus membros.

Mesmo que isso não seja de grande relevância para a dimensão ética, eu acrescentaria que nem a fábula de Moisés nem os relatos que os evangelhos fazem de Jesus de Nazaré, com todas as suas enormes discrepâncias, podem afirmar a virtude da veracidade histórica. Tenho consciência de que muitos cristãos também têm dúvidas sobre a veracidade literal desses contos, mas isso é muito mais problema deles do que dificuldade minha. Ainda que eu acreditasse que Jesus nasceu de uma virgem, não consigo pensar como isso constituiria uma prova da divindade de seu pai ou da veracidade de seus ensinamentos. Nem mesmo se eu aceitasse que ele ressuscitou.

No Novo Testamento há tantas ressurreições que é difícil depositar minha confiança em alguma delas, e muito menos empregá-las como base para algo tão integral para mim quanto minha moralidade.

2. Muitos dos ensinamentos do cristianismo são imorais, além de inacreditáveis e míticos. Cito principalmente o conceito da redenção vicária, pelo qual a responsabilidade pessoal pode ser transferida a um bode expiatório, sendo, dessa maneira, eliminada. Em meu livro, argumento que posso pagar sua dívida ou até mesmo ir para a prisão em seu lugar, mas não posso absolvê-lo do que você fez. Infelizmente, essa fantasia exorbitante chamada "perdão" anda de mãos dadas com uma advertência igualmente extrema - a saber, a rejeição de uma oferta tão sublime é passível de ser punida com condenação eterna.

Nem o Antigo Testamento, que não se intimida em recomendar genocídios, escravidão, mutilações de órgãos genitais e outros horrores, inclina-se a mencionar a tortura dos mortos. Os que contam essas histórias tão horríveis para criancinhas não são condenados por mim, mas pela História e por aqueles que abominam a crueldade cometida contra crianças (fundamento moral presente em todas as culturas).

C.S. Lewis ajuda-me a tornar clara essa ideia, enfatizando que os ensinamentos de Jesus fazem sentido somente se o emissor da mensagem for arauto de um reino dos céus iminente. Se não fosse assim, não seria moralmente arriscado denunciar o uso econômico do dinheiro, a família e a preocupação com "o dia de amanhã"? Alguns de seus leitores poderão acreditar que esse ensinamento é verdadeiro - no sentido de uma redenção iminente - ou moral. Penso que, para eles, seria difícil acreditar nas duas coisas ao mesmo tempo; e observo também que seus esforços seriam infrutíferos e excessivamente hercúleos (às vezes chamados "fanáticos" em relação ao modo como as duas coisas tracionam em sentidos opostos).

Outra maneira de dizer a mesma coisa seria afirmar que, se o cristianismo pretendia nos salvar com seus ensinamentos, ele deveria ter se saído melhor até agora.
E assim passo para meu próximo ponto.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u713497.sht ml

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês.

Minow
Veterano
# nov/10
· votar


Living after midnight
Trolling till the dawn!!
Pompompom

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Se é ruim, quer dizer que é bom.

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


Religiosidade nao é bom pra ninguem
Deus salva...porque isso incomoda tanto que nao acredita?
será tao dificil deixar de lado e viver a vida normalmente?

_JCM_
Veterano
# nov/10
· votar


O Cristianismo é bom para o mundo?

acredito que sim, pois prega que devemos amar a nosso próximo.

Fazendo isto, o correto seria não fazermos nada que prejudicasse à pessoa ao nosso lado.

Sammy Page
Gata OT 2011
# nov/10
· votar


Se formos analisar, dependendo pode ser bom... pra pessoas que não tem motivação e não vão em frente... elas se agarram a isso...

Heaffy
Veterano
# nov/10
· votar


EU sou bom para o mundo

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Sammy Page

Mas por outro lado ela não mata o senso crítico atribuindo todos os insucessos e acasos da vida a algo maior com o discurso "Porque Deus quis?

renansena777

A discussão é boa.

_JCM_


http://www.direitoshumanos.etc.br/index.php?option=com_content&view=ar ticle&id=7184:intolerancia-religiosa-envolve-70-da-populacao-mundial&c atid=15:dhescas&Itemid=158

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker

Devolve a senha do bruno, Coltrane!

_JCM_
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro

pois é, mano... o que acontece é que o pessoal não vive o que acredita.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/10
· votar


Eu não li o texto. mas eu acho que é bom!

DarkMakerX
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Mas por outro lado ela não mata o senso crítico atribuindo todos os insucessos e acasos da vida a algo maior com o discurso "Porque Deus quis?

Vou tomar a liberdade de responder essa:
Não.
Nenhum cristão acha que as coisas ruins acontecem por causa de Deus, assim como eu não acredito que as coisas boas são feitas por Ele.
Segundo os ensinamentos cristãos, nossa vida aqui é de livre arbítrio, e sem interferência de Deus.

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Esse texto deixa claro que o Hitchens não entendeu nada do evangelho!

É de ser esperar!

... como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.


Se é ruim, quer dizer que é bom. ²

Sammy Page
Gata OT 2011
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Com certeza né... mas vai entender essa gente...

Heaffy
Veterano
# nov/10
· votar


nossa vida aqui é de livre arbítrio, e sem interferência de Deus.
diga isso pra igrejas modernas, pq elas não sabem/não querem dizer

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Pelo que vejo, ler esse livro aí só pode ser mais um bagulho maçante. Não sei o que basicamente o teólogo afirma, pois não tem nenhum preview, mas pelo que o Ritchens diz, deve ser mais um daqueles discursos onde eu posso afirmar que o comunismo é ruim, que o capitalismo é ruim, que o islamismo é ruim, que o judaísmo é ruim, que o positivismo é ruim, que niilismo é ruim, que o ateísmo é ruim, que o fulanismo e o ciclanismo é ruim.

Sei que eles são livres pra dizer o que bem entenderem, mas eu também sou pra dizer que isso pra mim é uma baita perda de tempo, é pegar uma corrente de pensamento como milhões de outras e fazer dela um Nêmesis, um ser independente, poderoso e dotado de consciência.

Se o teólogo se agarrou a falar de religiões organizadas, igrejas e etc, pra mim se danou. o outro vai falar de senso crítico, de liberdade e etc. Se ele quem sabe se resumir a falar da personalidade de Jesus Cristo, pode muito bem sair dessa, mesmo afirmando de peito aberto Cristo não foi e nem era pra ser o precursor dessa idéia de bondade.

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


Muitos dos ensinamentos do cristianismo são imorais, além de inacreditáveis e míticos. Cito principalmente o conceito da redenção vicária, pelo qual a responsabilidade pessoal pode ser transferida a um bode expiatório, sendo, dessa maneira, eliminada. Em meu livro, argumento que posso pagar sua dívida ou até mesmo ir para a prisão em seu lugar, mas não posso absolvê-lo do que você fez. Infelizmente, essa fantasia exorbitante chamada "perdão" anda de mãos dadas com uma advertência igualmente extrema - a saber, a rejeição de uma oferta tão sublime é passível de ser punida com condenação eterna.

nao entendi de onde o cara tirou isso, serio

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Nenhum cristão acha que as coisas ruins acontecem por causa de Deus

Essa foi a maior falácia que eu li hoje.

Primeiro, que está escrito na Bíblia que Deus criou o mal.

Segundo que você está usando a lógica eu sou cristão e não acho então nenhum cristão acha.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


renansena777

Da bíblia.

Ou você concorda em:

recomendar genocídios, escravidão, mutilações de órgãos genitais e outros horrores, inclina-se a mencionar a tortura dos mortos.

Basta ler o antigo testamento

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


renansena777
nao entendi de onde o cara tirou isso, serio

Heresias 3:7

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Primeiro, que está escrito na Bíblia que Deus criou o mal.

Está escrito também "nao deis aos caes o que é santo nem lances aos porcos as vossas pérolas";

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Skider

Claro, precisam resguardar-se de qualquer crítica.

Estão escritas também dezenas de contradições.

DarkMakerX
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Estou falando de cristãos de verdade. Você não vê padres por aí falando que o cara morreu porque foi a vontade de Deus, que você perdeu o emprego porque Deus quis assim.

Deus criou o bem e o mal. Mas ele não tem um caderninho anotado o que deve acontecer comigo e com você.
Estamos livres para buscar o mal e o bem. Podemos sofrer assim como podemos ser felizes.

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Kra, na boa, você não é bobo é até inteligente;

... mas citar o texto de Isaías pra apoiar o "porque Deus quis" em relação ao mal que acontece as pessoas é estúpido!
Criticar o cristinismo com base no velho testamente é mais estúpido ainda; E dizer que o cristianismo é imoral, é mais ainda ao quadrado;

Se for apenas uma gozação ou alfinetada, é de se relevar;
Mas se você estiver falando sério, prefiro não acreditar!

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Cara, no tempo do antigo testamento havia sacrificios, a lei era severa e alguns pecados eram punidos com a morte. Pra isso, segundo a biblia, Jesus veio ao mundo para morrer pelos pecados da humanide.

Estão escritas também dezenas de contradições.

Essas tais contradiçoes sao erros de traduçao, mas nada que comprometa os ensinamentos

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# nov/10
· votar


acho que

brunohardrocker
Veterano
# nov/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Coisa boa e relaxante é botar a culpa nos problemas do mundo em alguma coisa: é culpa do Sadam, é culpa do Bush, do Obama, dos Estados Unidos, do capitalismo, do Cristianismo, da música sertaneja... da mãe, da avó e da bisavó que não criaram seus filhos e netos a leite com pera e ovomaltino.

E não, a culpa não é minha porque eu sou um anti-social tristonho e lamentador que vivo a liberdade pura entre quatro paredes e formo pessoas íntegras e cheias de sucesso pessoal como eu, que sentam nos becos escuros da cidade para beber velho barreiro e falar mal do capitalismo, do cristianismo, das pessoas que fazem depósitos em bancos, da mãe e do pai.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Skider
mas citar o texto de Isaías pra apoiar o "porque Deus quis" em relação ao mal que acontece as pessoas é estúpido!

Não falei do mal que acontece as pessoas de forma geral, e sim da falta de senso crítico.

Muitos dos que se dizem religiosos atribuem sim a vontade de Deus para tudo que acontece na sua vida, quer você queira ou não, isso é proporcional a descida na pirâmide sócio econômica.

Criticar o cristinismo com base no velho testamente é mais estúpido ainda; E dizer que o cristianismo é imoral, é mais ainda ao quadrado;

O velho testamento não faz parte do Cristianismo? Você não pode fazer um mix das coisas que quer acreditar.

Eu não falei que ele é imoral, quem disse isso foi o autor do texto, eu só citei.

renansena777

As desculpas sempre são as mesmas, erros de tradução, metáforas.

O problema é que esse não é tratado como um livro qualquer, muitas pessoas baseiam suas vidas nela, não pode ficar a mercê de erros de tradução, metaforização ou qualquer coisa do tipo.


brunohardrocker


O certo mesmo é ser conformista e se contentar quieto com tudo que faz parte do mainstream.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Skider

E você tá puxando pra argumentação ad hominem.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
O certo mesmo é ser conformista

Leia-se:
um anti-social tristonho e lamentador que vivo a liberdade pura ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Cristianismo é bom para o mundo?