Capitão Planeta e Meio ambiente

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# out/10


Capitão Planeta é um desenho americano, criado em 1990, que se tornou muito famoso no Brasil a partir de 1993, com sua exibição na TV Globo, emissora dominante no território brasileiro.

Nesse desenho o personagem principal era o Capitão Planeta, personagem que surgia a partir da união de cinco poderes divididos por cinco jovens que representavam partes do mundo. Na união dos poderes desses jovens surgia o Capitão Planeta, logo, a frase célebre do personagem principal: "Pela união dos seus poderes eu sou o Capitão Planeta".

Os poderes atribuídos aos jovens era a terra, o vento, o fogo, a água e o coração, e os jovens procediam da África, Ásia (possivelmente do Japão), dos Estados Unidos, da União Soviética (existente ainda no momento da edição norte-americana e dublada como União soviética na versão brasileira, mesmo já tendo sido extinta), e, da América do Sul (possivelmente do Brasil, pois o personagem apresentava ligações com os índios do território brasileiro). Há uma série de rótulos e imagens preconceituosas nesses personagens, dando um aspecto mais desenvolvido aos integrantes dos Estados Unidos, da União Soviética e da Ásia, personagens ligados ao estudo, tecnologia, atualidades, eminentemente urbano-industriais, e aspectos mais subdesenvolvidos e de atraso aos integrantes da África e da América do Sul, sendo o primeiro negro, ligado ao meio ambiente simplesmente pela sua prática, já que vive no meio de florestas e animais, e o segundo, índio, criado por um pajé de uma tribo da Amazônia, conhecedor de florestas tropicais, seu maior amigo é um macaco.

Esse personagem, por sinal, consegue se comunicar com os animais através do seu poder, o coração, mostrando um certo romantismo acoplado no tema meio ambiente e uma habilidade que extrapola os limites dos seres humanos.

Quando um vilão é detectado os cinco jovens juntos, mostrando que a união é parte do processo de salvação do meio ambiente, evocam o Capitão Planeta, que sozinho, mostrando a individualização do poder, consegue dar conta de qualquer situação. Os vilões apresentam uma aparência diferenciada, muitas vezes, diferentes de seres humanos, dando a entender que os impactos ambientais são gerados por criaturas malignas e extraterrestres.

Após a vitória do Capitão Planeta, e, consequentemente, o fim do vilão, que é preso ou incapacitado de degradar o ambiente, é mostrado uma falsa ideia de que a degradação ambiental não acontece pelo desenvolvimento, ocorre pelas atitudes ruins de pessoas ruins, que devem ser contidas. Mesmo muitas vezes aliando a poluição à fábrica o desenho demonstra que essa atividade só é poluidora pelo comando da pessoa julgada como anti-ambientalista. No final de cada episódio dicas de educação ambiental são dadas mostrando que todos têm responsabilidade perante a conservação da natureza, já que o poder de conservar é de todos (Capitão Planeta no final de cada episódio diz a frase: "O poder é de vocês").

O desenho Capitão Planeta distingue o sujeito bom, que é aquele que preserva o meio ambiente, e tem uma estética específica, e, determina o sujeito mau, que degrada o meio ambiente, e possui uma estética específica.

Considerando hipoteticamente essa distinção barroca, você é o sujeito bom o mau?

Dissertem, ou não. O poder é de vocês.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/40069/1/Do-Capitao-Planeta-ao-Terra -Planeta-Agua-Os-mitos-do-meio-ambiente-que-invadem-os-desenhos-animad os-e-a-sala-de-aula/pagina1.html#ixzz13ZCNVCCd

Ed_Vedder
Veterano
# out/10
· votar


Vai planeta!

Dazoo
Veterano
# out/10
· votar


Terra!

Heaffy
Veterano
# out/10
· votar


fogo!
(naum qero ser a agua)

wild.man
Veterano
# out/10 · Editado por: wild.man
· votar


Vento!

renansena777
Veterano
# out/10
· votar


Avatar>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>All

Chespirito
Veterano
# out/10
· votar


Atualmente passa na TV Futura, canal parabólico... assistia direto!!! :)

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Para ilustrar o tópico

http://www.acervoclube.com/images/capitao_planeta_1.gif

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Após a vitória do Capitão Planeta, e, consequentemente, o fim do vilão, que é preso ou incapacitado de degradar o ambiente, é mostrado uma falsa ideia de que a degradação ambiental não acontece pelo desenvolvimento, ocorre pelas atitudes ruins de pessoas ruins, que devem ser contidas.

Essa crítica foi escrita por alguém do greenpeace?

tncv
Veterano
# out/10
· votar


água

tncv
Veterano
# out/10
· votar


coração servia pra nada

Dazoo
Veterano
# out/10
· votar


Coraçããão

Dazoo
Veterano
# out/10
· votar


merda

renansena777
Veterano
# out/10
· votar


"Pela união dos seus poderes eu sou o Capitão Planeta".

Esse desenho é mais uma tentativa americana de colocar a ideia de nova ordem mundial na cabeça das pessoas

/trollei

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Pela união dos seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!

tncv
Veterano
# out/10
· votar


pela união de seus poderes... eu sou o Capitão Planeta!

tncv
Veterano
# out/10
· votar


ahuahuahauh
todo mundo :(
maldita net da Vivo

The_Jhoe
Veterano
# out/10
· votar


Tópico Muito Grande não li ..
Então sigo a filosofia:

Não concordo nem discordo, muito pelo contrário.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


brunohardrocker

Não, foi criado por:

Felipe de Souza Ramão

Formado no curso de Licenciatura em Geografia pela Ferlagos , cursando especialização em Ensino de Geografia pela UERJ São Gonçalo. Área de estudo: Meio ambiente e ensino de geografia.

Ele tem razão na crítica.

raf.pp
Veterano
# out/10
· votar


O desenho fazia apologia as drogas mostrando uma tal de "Gaia", conhecida como a mãe terra.
Na verdade ela fazia papel de uma hippie degenerada que fumava baseado e incentiva os jovens contra grandes empresas responsaveis como Sheel, Exxon, BP entre outras...

/trollandodesenhos

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
Considerando hipoteticamente essa distinção barroca

Johann Sebastian Bach



"Somente a beleza é capaz de salvar o mundo" Fiódor Mikhailovich Dostoiévski.

hugo_prado
Veterano
# out/10
· votar


Nem ligo, sempre torcia pelos poluidores mesmo....

Black Fire
Gato OT 2011
# out/10
· votar


Pior que o sujeito escreve uma merda dessas, e ainda fica olhando o pc com cara de malandrão e se achando esperto.

hugo_prado
Veterano
# out/10 · Editado por: hugo_prado
· votar


Black Fire
Pior que o sujeito escreve uma merda dessas, e ainda fica olhando o pc com cara de malandrão e se achando esperto.


:)

Considerando hipoteticamente essa distinção barroca, você é o sujeito bom o mau?


Todos jogamos o lixo pra fora de casa com o pensamento "com o tempo some" e de que "pagamos o IPTU pra que seja coletado, então nao me importo"... e nem todos separam o lixo ou jogam as pilhas em locais destinados pra isso.

Esse lance de ecologicamente correto é até o ponto que convém à pessoa.

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Objetivando maior clareza:

"Somente a beleza é capaz de salvar o mundo." Fiódor Mikhailovich Dostoiévski.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Dylan Thomas
Digno

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


O mau.
E assumo.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil

As pessoas ao teu redor não te enchem o saco pelo fato de ser o mau e estudar biologia?

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro

Eu só assumo quando me perguntam.
Ninguém me perguntou ahahahahaha

Mas meus amigos que sabem não enchem meu saco não.
Não tem como convencer um misantrópo a ser o sujeito bom, pois a preservação da espécie humana é o principal argumento (mesmo que disfarçado de outros ideais).

Ah, relacionado com o tópico, vejam este vídeo da Globo News, sobre técnicas de tratamento de água.

A partir dos 16 minutos aparece o meu laboratório e o meu orientador demonstrando um método de descontaminação da água utilizando um fotocatalisador e a luz solar:

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1626120-17665-334,00.ht ml

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


uma bosta de desenho que trai o movimento ambientalista

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Capitão Planeta e Meio ambiente