Briguei sério por causa de religião aqui em casa

Autor Mensagem
janick
Veterano
# out/10
· votar


Bog
Eu penso de forma similar à você, mas só com uma diferença:

A ciência é a forma de nós humanos, compreendermos a grandeza da obra de Deus. Quando alguns dizem que Deus e ciência são conceitos antagônicos, eu discordo e muito. Tudo que Deus faz, tem uma explicação ciêntifica, pois isso tudo foi criado por ele. PORÉM, não conhecemos nem 5% da verdade em sua totalidade, sacou? A ciência só explica os feitos de Deus, simples assim.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# out/10
· votar


janick
quanto ódio nesse coraçãozinho =(



isso é bom hein >:)

Gui
Veterano
# out/10
· votar


fale: ok, você venceu. Deus existe.

se ela acreditar, pelo menos por um tempo acaba com a palhaçada.

Bog
Veterano
# out/10
· votar


KaTy

Epa, peralá. Não vou aqui devender esta ou aquela hipótese, mas você precisa estar ciente que teorias científicas não são teorias no sentido coloquial da palavra. Elas se baseiam em modelos que se provaram capazes de descrever e prever eventos, e só se firmam como teorias depois de muita evidência empírica. É bem diferente de simplesmente alguém que acordou um dia e disse: "ah, fui iluminado!".

Isso NÃO quer dizer que teorias científicas são infalíveis, muito menos que são inquestionáveis (ser questionável é um pré-requisito para ser científico). Mas quer dizer que não dá para colocar no mesmo balaio uma explicação científica e outra mágica.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/10
· votar


Existe algum antônimo aceitável p/ o teísmo agnóstico?

janick
Veterano
# out/10
· votar


Arcanjo Lúcifer
Ódio?
Apenas dispenso a tua palavra, ela de nada nos acrescenta.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/10
· votar


Sedank
O que eu faço?

Deixa de mentir para voce e para os outros, dizendo que é ateu. Não existe ateu. Isso é lenda.
É igual chifre. alguém colocou isso na sua cabeça!!!

Bog
Veterano
# out/10 · Editado por: Bog
· votar


janick

Eu também não disse que existe uma incompatibilidade, porque não acho que exista. Na verdade, acho até estranho que se pregue isso. Por definição, a ciência não pode estudar o metafísico, e um deus como o descrito pela Bíblia é, também por definição, metafísico.

Quando alguém se propõe a usar o método científico para "testar" a existência de um deus, está usando a ferramenta além dos seus limites. Por outro lado, muitos crentes também usam a religião para explicar fenômenos e eventos perfeitamente físicos, e neste caso, pode existir sim conflito, não apenas com a ciência, mas com toda a razão (toda ciência é racional, mas nem toda razão é científica).

Por exemplo, se eu digo que "a falta de Deus no coração é o que causa a violência em uma sociedade", estou fazendo uma afirmação a respeito do mundo material, e não de um suposto deus metafísico. Neste caso, a hipótese pode ser facilmente invalidada simplesmente se olharmos a realidade de países nada cristãos que nem por isso deixam de ser lugares bastante tranquilos para se viver.

Enfim, acho que a ciência não é incompatível com a idéia de que existe um deus, mas existe muita coisa dita com base religiosa que se refere a coisas testáveis e observáveis pela razão e/ou pela ciência.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# out/10
· votar


ZakkWyldeEMG
e o que viria a ser teísmo agnóstico ?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/10
· votar


Arcanjo Lúcifer

Teísmo agnóstico é a filosofia que engloba tanto o teísmo quanto o agnosticismo. Um teísta agnóstico é alguém que assume não ter conhecimento da existência de Deus, mas acredita que sim.

Fonte: 12V wikipedia

Estava procurando uma definição apropriada para a minha crença.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# out/10
· votar


Bog
Estou falando dos seres que se dizem ateus, mas não sabem dizer no que acreditam, o que acham, apenas que não acreditam em Deus. E isso, pra mim, e totalmente sem fundamento. Mas as pessoa que não creem em Deus, mas acreditam que as coisas surgiram de outra forma e sabem dar uma explicação acerca disso, acho valido.

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Kensei
De acordo Bruno, o que vc disse foi perfeito, mas isso faz parte do processo de desenvolvimento da pessoa. O errado é os mais experientes quererem que os mais novos sejam iguais a eles, que devem adquirir maturidade espontaneamente, sem passar pelas situações e desafios que surgem na vida.

Entendo. Mas a realidade é que as gerações passadas mal tem consciência de que estão sendo intolerantes ao impor alguma coisa aos filhos, e eu não culpo eles, pois a maioria com certeza deu um duro danado pra um dia constituir familia e criar seus filhos, sendo privados dos estudos, do conhecimento, que são coisas fundamentais para derrubarmos os preconceitos.

Entende sim, que surgem essas situações desagradáveis. infelizmente acho que a gente vive num choque de gerações muito grande, tomara que com as próximas seja diferente.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# out/10
· votar


ZakkWyldeEMG
hum.

é que pra mim agnosticismo é acreditar que não existem evidências suficientes pra alguém poder afirmar ou pregar que a origem da vida se deu por uma divindade, por processos químicos e evolução, por concentração de energia, pelo unicórnio rosa, etc...

aí nesse caso, ser teísta seria contraditório a ser agnóstico

mas é outra definição

Dazoo
Veterano
# out/10
· votar


Sei lá, fala que tu engravidou uma menina e ela vem morar com vocês, repetiu no colégio, tá com problemas com drogas, provavelmente tem aids e várias outras DSTs, deve dinheiro pra algum traficante, tá jurado de morte.
Depois de umas horas diz que é mentira. Ela vai ficar feliz de você ser só ateu :>

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/10
· votar


Quando alguém se propõe a usar o método científico para "testar" a existência de um deus, está usando a ferramenta além dos seus limites. Por outro lado, muitos crentes também usam a religião para explicar fenômenos e eventos perfeitamente físicos, e neste caso, pode existir sim conflito, não apenas com a ciência, mas com toda a razão (toda ciência é racional, mas nem toda razão é científica).

Enfim, acho que a ciência não é incompatível com a idéia de que existe um deus, mas existe muita coisa dita com base religiosa que se refere a coisas testáveis e observáveis pela razão e/ou pela ciência.

Esse tópico lembrou-me de uma matéria em uma revista, na qual havia um comentário de um membro do clero religioso dizendo que religião e ciência podem andar de mãos dadas.

Eu já acho que elas podem andar lado a lado, mas de mãos dadas tá difícil.

Trololo
Veterano
# out/10
· votar


KaTy
Eu não sei ainda no que eu acredito. Já desacreditei totalmente de Deus, mas agora não sei o que pensar.
E agora porque eu não sei como surgiu o universo tenho que acreditar que um Mister M. mega mágico apontou o dedinho e criou tudo?

Só acho que ninguém pode brigar por isso pois não tem nada disso comprovado. Então é cada um tentando acreditar na sua verdade.

Cavaleiro
Veterano
# out/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Engraçado, minha mãe tem uma visão totalmente oposta da minha em religião, política, economia e até mesmo futebol.

O negócio é respeitar, mesmo ela tendo doutorado, foi um processo complicado aceitar meus posicionamentos, no começo ela achava que eu fazia de propósito para ir contra ela.

Mas tem que saber contornar, expliquei por que acho isso baseado em minhas experiências, mostrei dados. No começo tinham algumas brigas, eu entendi porque sei como deve ser difícil ciar um filho e ele ter um pensamento tão distoante, hoje nos respeitamos e discutimos numa boa, no final sempre fica na risada.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/10
· votar


Arcanjo Lúcifer

Wiki de novo:

Muitas pessoas usam, erroneamente, a palavra agnosticismo com o sentido de um meio-termo entre teísmo e ateísmo. Isso é estritamente incorreto pois teísmo e ateísmo separam aqueles que acreditam em divindades daqueles que não acreditam em divindades. O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.

O agnosticismo não refuta a razão, apenas mantém a mesma no mundo físico e não no metafísico.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# out/10
· votar


KaTy
Estou falando dos seres que se dizem ateus, mas não sabem dizer no que acreditam, o que acham, apenas que não acreditam em Deus. E isso, pra mim, e totalmente sem fundamento. Mas as pessoa que não creem em Deus, mas acreditam que as coisas surgiram de outra forma e sabem dar uma explicação acerca disso, acho valido.

uai, mas onde está a lógica nisso?
a pessoa não pode simplesmente ser indiferente ao que originou a vida e querer apenas viver essa vida? as pessoas estão pré-determinadas a crer em Deus e só podem não o fazer se tiver outra explicação pra origem do universo?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# out/10
· votar


Trololo
Vale lembrar que eu não estou defendendo nenhuma verdade.

Beleza, cada um defende a sua verdade. Mas pra isso precisa-se acreditar em algo. Nao consigo imaginar uma pessoa sem idéia nenhuma a respeito de algo, pra mim isso e impossível. Ainda mais dizer que não acredita em algo, sem fundamentar.

Trololo
Veterano
# out/10
· votar


Nao consigo imaginar uma pessoa sem idéia nenhuma a respeito de algo
Pois tente, sou assim :). Não vou acreditar em algo que não me convence e também não vou tentar inventar uma teoria própria. Então simplismente eu não faço questão de saber como surgiu a vida ou se tem um ser mágico em algum lugar.

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


KaTy

O válido é desenvolver uma opinião própria.

Tem gente que não acredita na Biblia que leu, mas na Biblia que leram para ele.
Tem gente que não acredita na teoria da evolução que leu, mas na teoria da evolução que leram para ele.

Cavaleiro
Veterano
# out/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Ainda mais dizer que não acredita em algo, sem fundamentar.

Se a crença (ou descrença) dependesse da fundamentação, não existiria uma igreja de pé no mundo.

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# out/10
· votar


ZakkWyldeEMG
falando do agnosticismo religioso

afirmar que Deus é o criador seria uma prática teísta, não seria?

afirmar que A deu origem ao universo como verdade vai contra o agnosticismo.

Huxley definiu o agnóstico como alguém que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida.


Esse texto que você postou está de acordo com o que eu penso sobre isso.

Muitas pessoas usam, erroneamente, a palavra agnosticismo com o sentido de um meio-termo entre teísmo e ateísmo. Isso é estritamente incorreto pois teísmo e ateísmo separam aqueles que acreditam em divindades daqueles que não acreditam em divindades. O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.

exato, sendo os agnósticos o primeiro caso.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Arcanjo Lúcifer

afirmar que A deu origem ao universo como verdade vai contra o agnosticismo.

Diz isso pro Stephen Hawking

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
me passa o número dele o/

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/10
· votar


Arcanjo Lúcifer

afirmar que Deus é o criador seria uma prática teísta, não seria?

Sim.

afirmar que A deu origem ao universo como verdade vai contra o agnosticismo.

O que seria A?

Ir contra o agnosticismo é dizer que posso explicar por X + Y = Z que Deus existe, concorda?

Esse texto que você postou está de acordo com o que eu penso sobre isso.


Achei outro negócio interessante. Novamente, wikipedia como fonte:

Grupos Agnósticos - http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnosticismo

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# out/10
· votar


ZakkWyldeEMG

O que seria A?


qualquer teoria que tente provar a existência de uma divindade ou que tente provar a inexistência, dando explicações fora do campo metafísico para os fenômenos atribuidos a essa suposta divindade.

não to dizendo que o agnosticismo refuta a razão, só que de acordo com Huxley a razão nunca vai provar a existência ou a inexistência de uma divindade, assim como a fé e argumentações teológicas também não o fará.

não entendi bem sua crença, você acredita na existência de um deus, mas que as provas de sua existência estão fora do alcance do ser humano. é isso?

-Dan
Veterano
# out/10
· votar


Trololo
Pois tente, sou assim :). Não vou acreditar em algo que não me convence e também não vou tentar inventar uma teoria própria. Então simplismente eu não faço questão de saber como surgiu a vida ou se tem um ser mágico em algum lugar.


Tb penso assim.

Bog
Veterano
# out/10
· votar


KaTy
Nao consigo imaginar uma pessoa sem idéia nenhuma a respeito de algo, pra mim isso e impossível.

Ué, tem tanta coisa que a gente não sabe!!! O que você está dizendo é que se eu te mostrar uma caixa fechada e perguntar: "você acredita que aqui dentro tem uma pedra?" você precisa acreditar ou desacreditar, mas não pode simplesmente dizer que não sabe?

Acho perfeitamente possível a pessoa não acreditar no deus da Bíblia (que não é o único possível) e simplesmente não saber como tudo começou. O cara pode pensar: "bem, pode ter sido um deus diferente do da Bíblia, pode ter sido um processo aleatório, pode ser uma ilusão, pode não ter havido um começo... não sei". Não é?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Briguei sério por causa de religião aqui em casa