Trecho do livro "Ua nova história do tempo" de Hawking e Mlodinow

Autor Mensagem
Codinome Jones
Veterano
# out/10 · Editado por: Codinome Jones


Um pensamento alternativo sobre a necessidade de haver um criador.

A teoria quântica tem sido uma teoria tremendamente bem-sucedida e fundamenta praticamente toda a ciência e a tecnologia modernas. Ele governa o comportamento dos transistores e blábláblá.
As únicas áreas da ciência física nas quais a mecânica quântica ainda não foi propriamente incorporada são a gravidade e a estrutura em larga escala do universo: a teoria da relatividade geral de Einstein, como anteriormente mencionado, não leva em conta o principio da incerteza da mecânica quântica, como deveria, para se harmonizar com as outras teorias.
Já sabemos que a teoria da relatividade geral deve ser alterada. Por prever pontos de densidade infinitas – singularidades- ,a relatividade geral clássica (isto é, não-quântica) prevê seu próprio desmoronamento, exatamente como a mecânica clássica previu sua queda por sugerir que os corpos negros deveriam irradiar energia infinita ou que os átomos deveriam colapsar até uma densidade infinita. E, assim como com a mecânica clássica temos a esperança de eliminar essas singularidades inaceitáveis, transformando a relatividade geral clássica numa teoria quântica – isto é, através da criação de uma teoria quântica da gravidade.
[...]
Na teoria clássica da gravidade, só existem duas maneiras possíveis de o universo se comportar: ou ele existe há um tempo infinito ou então teve um único inicio numa singularidade há algum tempo finito no passado. Por razões anteriormente discutidas, acreditamos que o universo não tenha existido sempre. No entanto, se teve um inicio, de acordo com a relatividade geral clássica, para saber qual solução das equações de Einstein descreve o nosso universo, precisamos conhecer seu estado inicial – isto é, exatamente como o universo começou. Deus pode ter originalmente decretado as leis da natureza, mas parece que, depois disso, ele deixou o universo evoluir de acordo com elas e, agora, não mais intervém nele. Como Ele escolheu o estado inicial do universo? Quais foram as condições de contorno no inicio do tempo?
Na verdade a relatividade geral clássica, isto é um problema porque a ela se desfaz no inicio do universo.
Na teoria quântica da gravidade, por outro lado, surge uma nova possibilidade que, se verdadeira, remediaria este problema. Na teoria quântica, é possível o espaço-tempo ser finito em extensão e, ainda assim, não ter singularidades que tenham formado um contorno ou beirada. O espaço-tempo seria como a superfície da Terra, nunca se deparará com uma barreira intransponível nem cairá por sobre uma barreira, mas acabará retornando ao lugar em que começou, sem cair numa singularidade. Portanto, se viermos a constatar que é este o caso, então a teoria quântica da gravidade terá exposto uma nova possibilidade na qual não haveria singularidades nas quais as leis da ciência deixariam de ser validas.
Se não existirem limites no espaço-tempo, não haverá necessidade de especificar o comportamento no contorno – não haverá necessidade de conhecer o estado inicial do universo. Não existe beirada no espaço-tempo, na qual teríamos que apelar para Deus ou alguma nova lei para definir as condições de contorno para o espaço-tempo. Poderíamos dizer: "A condição de contorno do universo é que ele não tem contorno". O universo seria inteiramente autocontido e não afetado por nada fora dele. Não seria criado nem destruído. Apenas SERIA. Enquanto acreditávamos que o universo teve um inicio, o papel de um criador parecia evidente. Mas se, de fato, o universo for inteiramente autocontido, não tendo contorno nem barreiras, não tendo nem inicio nem fim, então a resposta não é tão óbvia assim: qual é o papel de um criador?


Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


aos vagabuns de plantão, leiam a parte sublinhada somente.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


porra, moderas arrumem ae o titulo faz favor, ''uma''.

Snakepit
Veterano
# out/10
· votar


Ua
Ua
Ua
Ua
Ua
Ua
Ua
Ua
Ua
Ua
Ua
Ua
Ua
Ua

fcl
Veterano
# out/10
· votar


qual é o papel de um criador?

criar

Rodrigo_Iron
Veterano
# out/10
· votar


Mas e como fica a teoria do Big Bang que da um "início" ao Universo ??

se tudo levasse ao Big Crunch tudo bem pq ai teriamos um ciclo infinito sem começo nem fim mas pelo que sei o mais aceito hoje é que não haverá Big Crunch.

Mas para falar a verdade não vejo diferença entre um universo com suas próprias leis e sem início nem fim de um Deus.
O universo nesse caso seria Deus, não nos moldes de um Deus cristão, mas um Deus nos moldes mais panteístas.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Rodrigo_Iron
Mas e como fica a teoria do Big Bang que da um "início" ao Universo ??

A teoria do Big Bang demonstra o desenvolvimento do Universo. O inicio, propriamente dito, é tido como uma singularidade.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


up

Johnny Favorite
Veterano
# out/10
· votar


Uma idéia e tanto que ainda n]ao explica nada.

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones

Estou lendo lendo um paper sobre a estrutura do universo sem matéria e sem radiação. Quando terminar e falar com a minha amiga que passou ele para mim eu volto aqui para tacar fogo na discussão.

Enquanto isso:
Deus pode ter originalmente decretado as leis da natureza, mas parece que, depois disso, ele deixou o universo evoluir de acordo com elas e, agora, não mais intervém nele

Ou talvez as "leis da natureza" sejam somente nossas abstrações.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


J. S. Coltrane
ok, espero.

talvez as "leis da natureza" sejam somente nossas abstrações.

talvez.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


ma oe, bota pra subir

Gourmet Erótico
Veterano
# out/10
· votar


huahuahuahuahuahuha

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Gourmet Erótico
massa né hsauhsua?!

Gourmet Erótico
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
não sei se vc entendeu, mas eu estou rindo pelo fato de vc ter upado o tópico umas 3 vezes e ele ainda não engrenou.

quem sabe agora com meus posts né

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Gourmet Erótico
é, patético mesmo.

vou deixá-lo às moscas até algum corajoso ressuscitá-lo no futuro.

Trololo
Veterano
# out/10
· votar


Acho que tão perdendo tempo fazendo isso.
Quem acredita não vai deixar de acreditar.

E parem de se meter na vida dos outros, deixem cada um com suas crenças meninada.

/ajudando o topico

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Trololo
ninguem quer converter ninguem.

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Não tenho conhecimento suficiente pra discutir.

Só pra dizer que é interessante o fato de podermos olhar por um outro caminho, por abrir mais um leque de possibilidades e sabermos que muito conhecimento que vem sendo usado há séculos estar sujeito a cair ou ser modificado.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


brunohardrocker
decerto, essa quebra de paradigmas é uma caracteristica importante da ciência, diria que é sua essência.

El_Cabong
Veterano
# out/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


O problema é que as pessoas olham para o início do universo como sendo ele um evento temporal. Como se o tempo já existisse sem o universo.

Eu acho que o tempo é um ente físico que só passou a existir depois do início do universo, Mas aí se o tempo não existia, nem o antes e nem o início existiu na contagem temporal.

Sem o tempo as duas teorias que se contrariam:
- houve um início do universo.
- o universo sempre existiu.
As duas afirmações contrárias uma à outra podem ser verdadeiras.

He He!!! Que complicação !!!

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


El_Cabong
''Tempo'' é um conceito deveras complexo do qual a maioria ( eu também) não tem a menor ideia do que significa, de acordo com os ditames cientificos e etc, principalmente quando incorporado ao ''espaço-tempo'', uma outra dimensão e os caralho.

Tanto que esse periodo da não-existencia do tempo é tratado como uma singularidade, pelas teorias atuais, coisa que a proposta nesse topico é uma alternativa à existencia dessas aberrações cientificas.

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones
conceito deveras complexo

Prepare-se para a crítica marxista...

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Dylan Thomas
deveras satírico.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones

Tem que ler o novo, esse livro já tá ultrapassado pelo próprio Hawking

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
calma betty.

to terminando esse.

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


brunohardrocker
e sabermos que muito conhecimento que vem sendo usado há séculos estar sujeito a cair ou ser modificado.

correção: todo.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones

Deveras rápido. (seguindo a moda)

El_Cabong
Veterano
# out/10
· votar


Hawking é um cara único. É um gênio sem dúvida, e que apesar de toda a situação em que ele se encontra, de seu corpo praticamente paralisado, sendo esta uma paralisia que progride dia-a-dia, consegue se manter sóbrio e ainda "escrever" livros.

Eu na situção dele já teria há muito tempo pirado na batatinha !!!

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones

A verdade única é a radiação de fundo do universo (Cosmic
Background Radiation). A matéria é um acidente... Nem deveríamos estar aqui...







...no OT.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trecho do livro "Ua nova história do tempo" de Hawking e Mlodinow