O que você acha do agronegócio?

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


Animal Mother
Danza Macabra
que seja, cada um reza para o deus que encontra/inventa/consegue

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
é um modelo agroindustrial focado no agronegócio. Mas como é com pequenos produtores ele é mais "fofo". Os dejetos dos porcos em SC já viraram caso de saúde pública.

Danza Macabra
Veterano
# out/10
· votar


J. S. Coltrane

Senseless.

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


Danza Macabra
se quiser escolher o mimimi da burguesia, vai fundo

Bog
Veterano
# out/10
· votar


J. S. Coltrane
nem dá, tenho um trabalho a fazer: criticar.
desmistificar o mundo.

Sinceramente, do jeito que você está fazendo não vai dar certo. Você sempre acaba partindo para afirmações meio vagas, nada objetivas, e muito, muito herméticas. Se esconder por trás desse discurso embolado é um recurso típico daqueles que querem "vencer" uma discussão pelo cansaço, independente de quantos absurdos forem ditos. A forma de dizer acaba valendo mais que o conteúdo. De certa forma, me parece uma versão canhota e um tanto mais hipócrita (já que você não vive de acordo com o próprio discurso) de gente como Diogo Mainardi e Olavo de Carvalho. E isso não é um elogio...

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Bog

Eu poderia ser mais didático mesmo, mas os dicionários estão aí para isso. Essa sua tal de objetividade é que me parece um critério bem vago, quando não impossível e totalmente abstrato. Viver de acordo com o discurso é outro dogma muito comum, mas para mim isso corresponderia a loucura [o lado de fora da razão].

Estou respondendo o tópico sobre agronegócio normalmente.

Animal Mother
Veterano
# out/10
· votar


Estamos batendo palma pra doido dançar.

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Parece que vocês ainda não aprenderam a lidar com o J. S. Coltrane.

Excelion
Veterano
# out/10
· votar


Todo mundo tem direito a seu megalatifundio.

O foda foi como isso começou com a nossa Lei de Terras.

Deviam ter começado nivelando como Ab Lincoln fez, mas agora merda tá feita e o palco armado pra um bando de comuna se vestir a caráter e exigir reforma agrária com 200 anos de atraso.

james_the_bronson
Veterano
# out/10
· votar


Animal Mother

Exato.

Quem dera voltássemos à agricultura de subsistência como a da Idade Média, quando havia fartura e variedade de alimentos a preços acessíveis como em nenhuma outra época.


HUASHSUAHUASHAUSAHUSAHUSAHSUAHSAUHSUAHSAUSHAUHASUH

Black Fire
Gato OT 2011
# out/10
· votar


Adoro quando perco o fio da meada do meu próprio tópico.

Devil Boy
Veterano
# out/10
· votar


J. S. Coltrane
que escamoteam o processo histórico sangrento por trás da instituição dessa razão divina, colocando ela como universal e individual.

Sim, é claro que escamoteia. E o que teria a ver uma coisa com a outra?

Não é o objetivo da Economia (e, que eu saiba, de nenhuma disciplina minimamente séria) fazer julgamentos éticos sobre eventos históricos ou nada do tipo. O objetivo da Economia é estudar a lógica das escolhas e interações de seres humanos sob condições de escassez dos seus meios de ação. Nada menos, nada mais. As próprias expressões "eficiência econômica" (i.e., menos tempo, trabalho e recursos naturais gastos na produção de alguma coisa) e "economicamente ótimo" (i.e., uma comunidade funcionando com o máximo de eficiência econômica em dadas condições) não têm nenhum tipo de conotação moral.

"Criticar" as vantagens comparativas dizendo que um dos participantes da troca tinha conseguido seus bens roubando-os de um terceiro tem exatamente a mesma relevância que "criticar" a eficiência farmacológica de um determinado medicamento com a alegação de que o fabricante tinha quebrado a patente de outra empresa farmacêutica. Ou seja, é um absurdo em todos os sentidos.

Mas, se é para ficar discorrendo sobre "processo histórico sangrento", por que não falar também em coisas como coletivização forçada, gulags, revolução cultural, "grande salto adiante", Holodomor e outros crimes contra a humanidade que de fato foram resultados diretos da aplicação prática das idéias de jerico dos marxistas? Duvido que algum comunista seja honesto para fazer a estes "economistas" a mesma "crítica" que você fez ao David Ricardo.

PS.: Não estou dizendo que o cercamento de terras pelos lordes ingleses foi justo ou ético. Muito pelo contrário: acho que em qualquer ordem jurídica justa (e, por sinal, economicamente ótima), a nobreza parasita teria devolvido as terras aos verdadeiros proprietários, com as devidas perdas e danos, mais uma indenização específica só pelo roubo.

O que estou dizendo apenas é que achar que esse tipo de coisa realmente afeta de alguma maneira a validade de um TEOREMA ABSTRATO é misturar alhos com bugalhos.

Pequena lista de entidades metafísicas burguesas:
propriedade intelectual

propriedade intelectual. As ideias são livres, ninguém pode patentear uma ideia, somente a sua expressão formal [ou obra]. Isso é o que diz a lei. Pode existir uma ideia sem forma? Isso para mim é uma entidade metafísica, uma vez que o conteúdo e sua expressão formal caminham juntos e são inseparáveis.

É. E o que te faz pensar que a função social da propriedade intelectual é um consenso entre os "economistas burgueses"? Eu mesmo sou da corrente contrária.

Mas o estado burguês, para garantir a perpetuação do capital, sustenta essa farsa

Propriedade intelectual é uma tática ANTICAPITALISTA. Você precisa rever os seus conceitos:

http://www.4shared.com/document/nfhy3_f5/BESSEN_James_MEURER_Michael_J _.html

http://www.4shared.com/document/qTYd75aA/BOLDRIN_Michele_LEVINE_David_ K.htm

http://www.4shared.com/document/hbaRyrTr/BOUCKAERT_Boudewijn_GEEST_Ger r.html (procurar pelo artigo sobre copyrights da Wendy Gordon)

http://www.4shared.com/document/vB4_zyzb/PALMER_Tom_G_Intellectual_pro p.html

http://www.4shared.com/document/2JIYbmH6/OSTROM_Elinor_HESS_Charlotte_ U.html

http://mpra.ub.uni-muenchen.de/5025/1/MPRA_paper_5025.pdf

http://www.intellectualprivilege.com/book/IntellectualPrivilegeBook.pd f

http://www.scribd.com/doc/7511095/Against-Intellectual-Property-by-Ste phan-Kinsella-

http://www.copyright.bbk.ac.uk/contents/publications/workshops/theme1/ jcahir.pdf

http://www.libertariannation.org/a/f31l1.html

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Devil Boy
Propriedade intelectual é uma tática ANTICAPITALISTA. Você precisa rever os seus conceitos:

Tirando essa parte, sua argumentação foi excelente.

Dar uma conotação socialista ou capitalista a propriedade intelectual, é um absurdo, não tem carga de valor.

Por um lado, pelo que eu vi superficialmente por alguns de seus links, eles alegam que a propriedade intelectual traz riscos a inovação.

Até pode ser, mas conhece a análise VRIO?

Quando você vai iniciar qualquer projeto que envolve P&D, além dos cálculos naturais de payback, VPL e etc, ele é um dos mais utilizados para verificar viabilidade quanto a Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.

Se todo projeto é passível de imitabilidade, fator que a propriedade intelectual tem um valor primordial, muitos desses projetos não seriam viáveis, sobretudo em indústrias farmacêuticas que vivem disso.

Então com certeza não podemos definir como uma tática anticapitalista, ou o contrário.

Devil Boy
Veterano
# out/10 · Editado por: Devil Boy
· votar


Cavaleiro
Dar uma conotação socialista ou capitalista a propriedade intelectual, é um absurdo, não tem carga de valor.
Então com certeza não podemos definir como uma tática anticapitalista, ou o contrário

Eu não quis dizer que as idéias têm vida e intenção próprias, nem nenhuma abobrinha desse tipo. =)

Disse que, do meu ponto de vista, PI é uma instituição que contribui tanto para o ótimo quanto o protecionismo e subsídios que os governos europeus dão para os agricultores nacionais. É bom para as empresas que recebem esse tipo de benefício? Sem dúvida que sim. Mas, assim como nos monopólios da vida, quem se ferra são os concorrentes e o consumidor.

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Devil Boy

Que julgamento ético eu fiz? Eu só coloquei a gênese histórica do pensamento do vídeo, que se quer natural como a lei da gravidade.

O objetivo da Economia é estudar a lógica das escolhas e interações de seres humanos sob condições de escassez dos seus meios de ação

Essa é a economia burguesa, que se quer ciência mas se reduz a uma ideologia rasa, que se quer natural e universal quando é classista e histórica. E que exclui a relação com a natureza, o valor, entre outros.

resultados diretos da aplicação prática das idéias de jerico dos marxistas

isso foi fruto de uma leitura dogmática e errônea de marx. Valeu pelos links, vou dar uma olhada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que você acha do agronegócio?