'Nova doméstica' tem carro zero e faz faculdade

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# set/10


"Aquele velho perfil da doméstica, com baixa escolaridade e renda inferior a um salário mínimo por mês, está perdendo espaço para um novo tipo de profissional da área: mulheres mais estudadas e com perfil empreendedor, afirmam as próprias trabalhadoras. O G1 conversou com domésticas que ganham em média R$ 1,5 mil, têm carro zero e, entre outras atividades, fazem faculdade.

Conforme dados divulgados este mês na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009 os trabalhadores domésticos no Brasil eram 7,2 milhões -- alta de 12% em relação ao ano anterior. Em cinco anos, o total de domésticos com carteira assinada subiu 20%, conforme a pesquisa.

O instituto mostra também que das 39,5 milhões de mulheres que trabalham no país, o maior percentual é justamente de domésticas (17%). 16,8% delas estão no comércio e 16,7% estão na educação, saúde e serviços sociais.

A carioca Vera Lúcia da Silva Teixeira, de 42 anos, diarista há mais de 20, vive uma realidade bem próxima da vivida pela patroa. Ela estuda direito em uma faculdade particular do Rio, paga colégio particular para a filha, de 19 anos, troca mensagens de celular com os patrões e ainda está sempre conectada na internet.

Moradora na Zona Oeste do Rio, Vera divide seu tempo de trabalho em oito apartamentos da Zona Sul. Mas a doméstica moderna afirma que seu caso não é tão comum e que sofre preconceitos. "Se falo que sou diarista, moro na Freguesia (bairro da Zona Oeste) e faço faculdade particular, não acreditam. As pessoas são muito preconceituosas",disse.

Vera quer fazer concurso para ser juíza ao terminar a faculdade. Segundo ela, a relação com os patrões melhorou e ela se sente mais respeitada. "Tudo mudou. Parece que abre um leque, as pessoas te olham de outra forma", contou."

Parece que as coisas estão mudando um pouco, vocês estão presenciando essa evolução do consumo das classes mais baixas?

Aproveitar o tópico para perguntar:

Você, colega forista, qual sua classe social?

Caso não saiba, basta entrar aqui e verificar.

Fonte

froggy
Veterano
# set/10
· votar


isso prova que quem é inteligente consegue as coisas.

faith_girl
Veterano
# set/10
· votar


Você, colega forista, qual sua classe social?
nossa fiquei deprimida com essa tabela :(

GOREFESTA
Veterano
# set/10
· votar


Você, colega forista, qual sua classe social?

Agora é a mais baixa possivel

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
'Nova doméstica' tem carro zero e faz faculdade

Grandes "bosta". Ela vai sair da faculdade e continuar lavando banheiro.
E andar de carro, ter celular, acesso à internet... O que tem demais nisso?

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


faith_girl

hahahah

Ela é mais malvada que a do IBGE.

Tabela do IBGE

Dazoo
Veterano
# set/10
· votar


Classe D \o

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Prof. Grosélio

Ela vai sair da faculdade e continuar lavando banheiro.

Discordo. A doméstica entrevistada queria ser juíza.

Talvez isso ela não consiga devido a carga de trabalho e déficit educacional, apesar de não ser impossível, mas tem boas chances de advogar ou passar em um concurso menos concorrido.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Discordo. A doméstica entrevistada queria ser juíza.

Querer é uma coisa. Conseguir são outros quinhentos
Eu quero ser o Papa!!!

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Prof. Grosélio

Exatamente como eu falei logo abaixo.

Ela pode não conseguir exatamente o que quer, mas provavelmente irá ascender profissionalmente.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
mas provavelmente irá ascender profissionalmente.

Boa sorte pra ela. Vai precisar!!!

Blankk
Veterano
# set/10
· votar


carioca Vera Lúcia da Silva Teixeira, de 42 anos, diarista há mais de 20, vive uma realidade bem próxima da vivida pela patroa. Ela estuda direito em uma faculdade particular do Rio, paga colégio particular para a filha, de 19 anos

aff
isso limpando a casa dos outros :/

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


isso limpando a casa dos outros

Exato.

Por isso ainda há esperança no mundo.

haha

Dazoo
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Tabela do IBGE

Em 5 minutos fui pra Classe E ):

Gui
Veterano
# set/10
· votar


nem tou tão mal quanto eu achava..

Kensei
Veterano
# set/10
· votar


É impressionante o nível de preconceito hein? E daí se ela está limpando a casa dos outros? É uma profissão digna! Cuidar de uma casa, mesmo que de outro, se feito da forma correta, requer muita atenção, por vezes carinho, afinal de contas a pessoa está em contato direto com aquilo que é mais valioso pra pessoa, a família. Eu fico triste de não ter condições de pagar melhor essas pessoas que trabalham bem.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Kensei
Concordo plenamente.
Doméstica, principalmente as fixas, não diaristas, tem uma rotina de trabalho extremamente cansativa, não sobra muito tempo pra própria família, diversão e etc. E mesmo assim ganham pouco, pois, querendo ou não a grande maioria, senão todas, não tem uma boa educação. Digo, não estudaram muito ou largaram a escola e, ou ganham aquele pouco ou não ganham nada.

Claro, falando de domésticas de classe baixa trabalhando pra famílias de no máximo classe média e no Brasil, não dessas que trabalham pra milionários e conseguem mais renda que um médico.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Bom, eu conheço um jardineiro, que só tem o ensino médio, mas fatura o dobro do meu salário. Basta ser bom de serviço e fidelizar clientes.

Pena que eu não gostaria de ser um jardineiro. Mas com certeza terei que bater muita cabeça nas empresas ainda pra chegar no que ele ganha.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


Kensei
E daí se ela está limpando a casa dos outros?

É o que eu acho um absurdo. A nota de R$50,00 do rico vale mais do que a do pobre? Agora começaram a avaliar a classe em que se encontram fazendo comparação com a doméstica. Qual o problema dela ter carro zero, fazer faculdade? Fala sério!!!

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


ganham em média R$ 1,5 mil, têm carro zero e, entre outras atividades, fazem faculdade

comofas?!? 1.5K com tudo isso? Tem mutreta ae!


sou da classe D ou C2. o/

Kensei
E daí se ela está limpando a casa dos outros? É uma profissão digna!

não, não é digno. Esse papo de dignidade e trabalho duro é mimimi da meritocracia burguesa. Basta ver nos USA ou na Europa: nenhum cidadão nativo faz esses trampos, colocam imigrantes de segunda classe para fazê-lo.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


meritocracia burguesa

Eu trocaria por salvação cristã para dar maior coerência.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


nenhum cidadão nativo faz esses trampos, colocam imigrantes de segunda classe para fazê-lo.

Não provou nada.

Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Headstock invertido

Tá.

Você preferiria trabalhar com algo que use seu conhecimento ou como doméstico(a)?

Pode considerar o mesmo salário

Repita essa pergunta para toda a terra.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Quem tentou invalidar argumento se apoiando em afirmação sem base e totalmente pessoal não foi o Headstock invertido.

Você preferiria trabalhar com algo que use seu conhecimento ou como doméstico(a)?

Pode considerar o mesmo salário


E se o conhecimento da pessoa se limita a cuidar da casa dos outros?
Isso impediria, então, de alguém ter dignidade.
O que é dignidade além do que você acha que ela é?

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Hoje em dia até quem ganha bolsa família tem carro zero e faz faculdade pelo ProUni.

Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Headstock invertido
Quem tentou invalidar argumento se apoiando em afirmação sem base e totalmente pessoal não foi o Headstock invertido.


E se o conhecimento da pessoa se limita a cuidar da casa dos outros?
Isso impediria, então, de alguém ter dignidade.
O que é dignidade além do que você acha que ela é?


Acredito que o conhecimento de ninguém se limita a cuidar da casa dos outros, por mais limitado que seja.

Não invalide o argumento por redução forçada de amostra.

Dignidade vem do latim dignitate e pode ser definida como honradez, honra, nobreza, decência, respeito a si próprio, conforme O Novo Dicionário Aurélio e Minidicionário Aurélio, ambos da Editora Nova Fronteira, e está ligada ao ser humano por uma abstração intelectual representativa de um estado de espírito.

Esses são os conceitos que eu concordo.

Não que a pessoa não vai ter respeito a si mesmo se realizar trabalhos domésticos, mas acredito que normalmente preferiria fazer outro tipo de trabalho e tem sim condições.

O que falta é quebra de crenças e sair da zona de conforto na maioria dos casos, com medo do fracasso. Com muita ajuda da culpa colocada no acaso, destino e o famoso "porque Deus quis".

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/10
· votar


Sou B1.

Dazoo
Veterano
# set/10
· votar


[M]@a.[K]!ller
Sou B1.

Hmmmmmmmmmmmmmmmm

Kensei
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane
Realmente não mudou em nada, se eles não consideram digna, americanos ou europeus, eu considero, se ler novamente o que eu escrevi, pode ver que eu declarei que gostaria de poder pagar bem essas pessoas, inclusive, vou além da profissão, penso na dignidade humana. Querer rebaixar uma pessoa pela profissão dela que é um pensamento burguês.

Outra coisa, observe o contexto da frase, típica do conservadorismo burguês, aliás, no Brasil nem precisa ser burguês, o fato é que as pessoas se incomodam, acham um absurdo, consideram que pobre tem que ficar andando de cabeça baixa, que só pode se locomover com transporte público, e etc., isso sim é tirar a dignidade.

trabalho duro é mimimi da meritocracia burguesa, mano, até entendo suas considerações, porém, essa sua frase pode ser usada pra 95% do sistema em que vivemos.

Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Kensei

Eu até acho o contrário, há um preconceito maior ainda com o acúmulo de riqueza no país.

Na verdade, é essa cultura que faz com que nunca lutemos de forma definitiva para sair da pobreza.

Ser pobre ou classe média representa uma pessoa que sofre, trabalha, sua e não um rico que não faz nada e se aproveita dos outros, essa é a cultura predominante

Ficar rico é pecado e te leva ao inferno, entre outras coisas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 'Nova doméstica' tem carro zero e faz faculdade