Universitários acreditam que ET fez pirâmides, analfabetismo científico nos EUA preocupa

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro


Após ouvir cerca de 10 mil alunos de graduação nos EUA, pesquisadores descobriram que só 35% discordavam da ideia de que ETs teriam visitado civilizações antigas da Terra e ajudado a construir monumentos como as pirâmides do Egito.


Poucos se manifestaram contra outras teses sem base, como o suposto status de ciência da astrologia (não confundir com a astronomia) e a ideia de que existem números da sorte -22% e 40%, respectivamente.

Além disso, mais de 40% disseram que antibióticos matam tanto vírus quanto bactérias --na verdade, só as bactérias são vulneráveis a esse tipo de medicamento.

Imagem

Para o autor do estudo americano, o astrônomo Chris Impey, os números refletem um problema do país: os alunos de ensino médio não precisam fazer cursos de ciência. A maioria estuda biologia, mas menos de metade tem aulas de química e só um quarto estuda física.

"O ensino médio americano é forte em história, conhecimentos gerais, esportes, computação, mas bastante fraco mesmo em ciências", diz Renato Sabbatini, biomédico e educador da Unicamp.

"Mas as perguntas que fizeram são hiperelementares, um adolescente minimamente informado que assista televisão saberia responder."

Preocupante, diz Impey, é que o pior desempenho foi justamente o dos alunos de cursos na área da educação.

Não há números parecidos que indiquem qual a realidade brasileira. Embora aulas de ciência sejam obrigatórias no ensino médio por aqui, a baixa qualidade do ensino não garante muita coisa.

Conspirando contra a compreensão científica no país, diz Sabbatini, há o fato de que cerca de 70% dos brasileiros só conseguem ler textos curtos e tirar informações esparsas deles. "Têm letramento insuficiente. É impossível serem bem informados sobre a ciência moderna."

Tal analfabetismo, diz Impey, não deixa de ser um problema político: "Esses conhecimentos são importantes para avaliar posições políticas sobre mudança climática ou células-tronco."

Tá explicada nossa situação política.

Dissertem, ou não.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/802161-universitarios-acreditam-q ue-et-fez-piramides-analfabetismo-cientifico-nos-eua-preocupa.shtml

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


mas que droga!
Aqui nunca abre suas ibagens!

Trololo
Veterano
# set/10
· votar


Ninguém tava la pra ver.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


renansena777

Deve ser desse site ou da minha ignorância em copiar link de imagem :(

renansena777
Veterano
# set/10 · Editado por: renansena777
· votar


Mas os egipanos eram fodas...
edit: eu tbm sempre faço errado os links de imagens ahuahua

BuBu Vodka
Veterano
# set/10
· votar


tudo é ET pra esse povo

oiio
Veterano
# set/10
· votar


sim, eles tbm acreditam que Lady Gaga seja um ET.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/10
· votar


No Brasil os universitários desconhecem a existência das pirâmides.

BuBu Vodka
Veterano
# set/10
· votar


oiio
e não é?
hauahuaha


Black Fire
a pirâmide é uma merda....

pra q diabos vc vai fazer um bagulho daquele tamanho colocar td de valor do puto do faraó lá dentro.. e ainda abandonar ???

claro q vai ser roubado.... só faltou a plaquinha "me assalta"

não era anda funcional.. só era grande.. e com toda certeza dificil de fazer...

Bog
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro

Tinha lido a reportagem. Achei meio mazomeno, na verdade.

Seja como for, já vi até aqui no FCC gente falando coisas sem sentido, como "a complexidade das pirâmides é muito maior do que qualquer obra de engenharia moderna" (!?) e afins. E ainda usa como "evidência" o fato de que ninguém constrói mais pirâmides hoje em dia.

Mas eu acho que o problema é ainda mais embaixo: a maior parte das pessoas não sabe nem O QUE é ciência. E eu quase não fugi à regra: depois de estudar "ciências" por 11 anos na escola (e em escolas supostamente boas), mais 2 anos de "ciência da computação", eu ainda não sabia como o negócio funcionava. Fui ***começar a*** aprender na segunda metade da faculdade, e só porque comecei a me direcionar para a pesquisa. Muita gente que se formou no mesmo curso que eu não sabe o que é ciência, como/por que [não] funciona...

Enfim, isso quer dizer, no mínimo, que tem algo muito errado no jeito que a ciência é ensinada nas escolas e universidades brasileiras. O pior é que eu não vou me supreender se daqui a pouco aparecer alguém neste mesmo tópico demonstrando exatamente isso. ô.o

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


BuBu Vodka
A piramide significava status...por isso eram caras e extravagantes

BuBu Vodka
Veterano
# set/10
· votar


renansena777
justamente...

mas teoricamente.. a intenção era q tudo ficasse lá, mtu seguro.. até que o faraó voltasse a vida...

beleza.. até aí..


o baguio tem uma puta entrada do tamanho de um bonde...
é enorme... no meio do deserto.. onde n tem nada .. além delas e alguns cactos, claro...

porra... é pra roubar;...
a a maior (literalmente) imbecilidade já feita

mas é igual o mano Bog falou:

Seja como for, já vi até aqui no FCC gente falando coisas sem sentido, como "a complexidade das pirâmides é muito maior do que qualquer obra de engenharia moderna" (!?) e afins. E ainda usa como "evidência" o fato de que ninguém constrói mais pirâmides hoje em dia.



gente é claro.. imagina o espaço q vai ter de usar pra fazer uma merda dessas
pensa o valor dos blocos usados pra construção
o trabalho q vai dar por essa merda de pé...

beleza..

depois de td...

o vamos fazer com uma pirâmide???

olhar?

Trololo
Veterano
# set/10
· votar


Bog
Quero ser igual vc quando crescer. Sabe opinar com conhecimento sobre tudo! Ta loco!

Bog
Veterano
# set/10
· votar


Trololo
Sabe opinar com conhecimento sobre tudo! Ta loco!

Hahah, claro que não! Tem um monte de coisas que eu não entendo. E um monte ainda maior de coisas sobre as quais eu não opino.

Sedank
Veterano
# set/10
· votar


Intrigante.

Animal Mother
Veterano
# set/10
· votar


Bog
Esse tópico e seu post me lembraram aquele motorista do mundo assombrado por demônios.

Aquele livro deveria ser adotado como paradidático no ensino médio.

Pior que eu nunca terminei de ler.

Excelion
Veterano
# set/10
· votar


Fuck that, science is for Eurofags and gay New Yorkers. And those fucking tea sipping britons, that got owned by a bunch of farmers.

We are Americans, we don't need that shit.

Dogs2
Veterano
# set/10 · Editado por: Dogs2
· votar


Mas tem cientista (muito discriminado pela comunidade científica, claro) que acredita e defende essas coisas buscando evidências. Nassim Haramein, assiste no Youtube a palestra dele. Soa como total teoria da conspiração, mas além desse julgamento pela aparência da coisa, tem muito conteúdo bacana. Um dia vou assistir esse vídeo com algum arqueólogo e vou perguntar pra ele se o Nassim não tá de sacanagem. Talvez ele fale de tanta área diferente do conhecimento humano justamente pra nos deixar perdidos já que ninguém sabe tão aprofundadamente todas elas. Talvez pra refutar ele teríamos que montar um supergrupo como o dele.

Aced
Veterano
# set/10
· votar


Bog

candidato à presidência exemplificando o seu comentário:




Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


Animal Mother
Esse tópico e seu post me lembraram aquele motorista do mundo assombrado por demônios.

Aquele livro deveria ser adotado como paradidático no ensino médio.

Pior que eu nunca terminei de ler.


Eu li por conta do Clube do Livro do OT. FAIL.

Muito bom mesmo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/10
· votar


Cavaleiro
Universitários acreditam que ET fez pirâmides

Vários universitários acreditam que um único ET fez as pirâmides?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/10
· votar


Mas tem cientista (muito discriminado pela comunidade científica, claro) que acredita e defende essas coisas buscando evidências.

Não é cientista, é apologista, ele parte de uma ideia pré-concebida, sem ter qualquer base além da crença dele e sai por aí tentando buscar provas, isso nunca vai ser ciência.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


A humanidade merece tudo isso. Os cientistas e intelectuais merecem ser incomodados com o fato das pessoas não conhecerem a ciência e não serem intelectuais e as pessoas merecem ser ignorantes. Nós nos moldamos pra isso. Não foge da nossa natureza competitiva e elitista.

brunohardrocker
Veterano
# set/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Black Fire
Não é cientista, é apologista, ele parte de uma ideia pré-concebida, sem ter qualquer base além da crença dele e sai por aí tentando buscar provas, isso nunca vai ser ciência.

Devemos deletar tudo quanto é estudo logo no início por não ter bases, só a crença?

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


"Esses conhecimentos são importantes para avaliar posições políticas sobre mudança climática ou células-tronco."

Importantes para avaliar, mas sabemos que as decisões serão tomadas politicamente, com aqueles laudos "técnicos" fornecidos por cientistas picaretas comprometidos com alguma agenda política.

O conhecimento é mais inútil do que pensamos. Se ele vai servir ao poder, seria melhor que nem existisse.

james_the_bronson
Veterano
# set/10
· votar


haushaushuahsuashuh olha o naipe dos comentários...

Dogs2
Veterano
# set/10
· votar


Black Fire
Não é cientista, é apologista, ele parte de uma ideia pré-concebida, sem ter qualquer base além da crença dele e sai por aí tentando buscar provas, isso nunca vai ser ciêncima.

Faz sentido

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Black Fire

Não é cientista, é apologista, ele parte de uma ideia pré-concebida, sem ter qualquer base além da crença dele e sai por aí tentando buscar provas, isso nunca vai ser ciência.


Isso não é bem verdade, todos partem de alguma base, desde homeopatas e psicanalistas até astrólogos.

Eles só não obedecem todos os processos do método científico.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Bog
Enfim, isso quer dizer, no mínimo, que tem algo muito errado no jeito que a ciência é ensinada nas escolas e universidades brasileiras. O pior é que eu não vou me supreender se daqui a pouco aparecer alguém neste mesmo tópico demonstrando exatamente isso. ô.o

Olha, eu também fiz computação e fiz administração e pararam pouquíssimo para discutir esses assuntos, as universidades são cada vez mais pragmáticas e tecnicistas, voltadas ao mercado.

Talvez porque eu tenha feito computação em uma federal e administração em uma particular, talvez se fosse o contrário, teria uma visão um pouco diferente.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/10
· votar




Isso não é bem verdade, todos partem de alguma base, desde homeopatas e psicanalistas até astrólogos.


Sim, da própria crença.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Universitários acreditam que ET fez pirâmides, analfabetismo científico nos EUA preocupa