Para alugar som preciso abrir empresa?

    Autor Mensagem
    Henrique Ramone
    Veterano
    # set/10


    Galera, vou ingressar no ramo de aluguel de equipamentos de som para festas e eventos e eu gostaria de saber se devo abrir uma empresa ou posso fazer isso como autônomo?? Quem trabalha no ramo poderia me dar umas dicas para ficar dentro da lei?? hehehe... obrigado desde já!

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Depende para quem você vai alugar. Isso é tudo conversado...

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Henrique Ramone
    Você tem duas opções.
    Se você for alugar só pra pessoas físicas, você pode fazer no esquema mais informal. Deixar o equipamento na mão de alguém e receber depois o dinheiro como preferir. Não vai pagar impostos e vai ficar por isso mesmo.

    Agora, se você quiser alugar pra eventos, a produção do evento vai te pedir uma nota fiscal pra provar pra onde foi aquele dinheiro. Essa nota, você pode ter de duas maneiras. Uma é tendo uma firma, a outra é comprando a nota com firmas que vivem disso. A empresa passa a nota por você e você dá uma porcentagem revoltante pra eles.

    Você precisa ver o que vai valer mais a pena pra você.
    Se você for alugar ali pra o teu vizinho e tua prima uma vez por mês, você pode fazer no esquema informal.

    Se você vai viver disso e alugar direto pra pessoas físicas (que nem sempre ou nunca vão pedir nota) você pode emitir os comprovantes só quando precisar alugar pra um evento ou empresa mais ocasional.

    Se for alugar pra eventos o tempo todo, a melhor coisa é ver qual tipo de firma é melhor pra você, provavelmente o Simples vai ser o mais barato em termos de carga tributária.

    Cavaleiro
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Não sei se eles obrigam o CNPJ, talvez sim por causa do ECAD.

    Mas hoje em dia vale a pena fazer CPNJ, mesmo que não precisasse nesse seu caso.

    Faça no sistema de Micro Empreendedor Individual, é barato e você pode conseguir crédito com bancos de desenvolvimento, fazer plano de investimento e já ir constituindo uma empresa maior.

    Cavaleiro
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Cavaleiro
    · votar


    Minow

    provavelmente o Simples vai ser o mais barato em termos de carga tributária.


    O MEI é menor, cerca de R$ 60,00 mensal fixo.

    Minow
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cavaleiro
    Eu esqueço que existe isso.
    Dá pra emitir comprovantes por locação de equipamento então? Precisa de alvará? Isso tudo eu já não sei, eu só faço prestação de serviços, praticamente. Minha firma é LTDA.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Além do que o Minow apresentou eu acrescentaria que o seu risco de levar um calote é muito menor sendo pessoa jurídica, uma vez que vc poderá efetuar cobranças por duplicata.
    Outra coisa. Se entrar neste ramo aprenda a cobrar na frente sempre que possível, caso contrario vc vai levar calote até dizer chega.
    Assuma a lojística, alugue, entregue, monte, instale, regule e acompanhe todo o tempo de uso. Depois do evento a mesma coisa, desligue, desmonte, carregue e siga pra outra.
    São maneiras de dar maior durabilidade ao seu equipamento e evitar que curiosos queimem aparelhos, detonem falantes e etc.

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Não precisa constituir SOCIEDADE, mas pode ser o chamado "empresário individual".

    Mas tem de regularizar na JUNTA COMERCIAL. Procura lá informações sobre isso.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Henrique Ramone

    para montar uma empresa converse com um contador, ele lhe dará todas as orientações, possibilidades e custos.
    Acho que hoe vc vai gastar em torno de R$850,00 e deve levar algo em torno de 45 dias para estar com o CNPJ na mão.
    Varia de cidade e estado.

    Henrique Ramone
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bom, vou agilizar isso então.. acho que é mais interessante ter a cnpj mesmo, pois penso em alugar o som tbm para o festival que rola na minha cidade todo mes, e é a prefeitura que patrocina o evento...
    Valew aew a todos pelo suporte!!

    E jimmy vandrake, com certeza eu estarei o tempo todo ao lado do equipamento fazendo os ajustes necessários eu mesmo, pois sou muito ciumento com meus equipamentos... hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para alugar som preciso abrir empresa?