Empreendedorismo no OT.

Autor Mensagem
NoAlarms
Veterano
# set/10


"Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas (...)

Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia."
Wikipedia

Alguém aqui abriu seu próprio negócio? Planeja abrir (öëee hihi) ? Vamos trocar informações e experiências (esse tópico tá quase uma suruba, em).

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Dizem que o perfil do gerente de projetos também é do empreendedor, pretendo me aventurar nisso.

Meu pai tem uma construtora que futuramente vou tocar com meu irmão, mas eu quero mesmo é abrir um bar temático, já tenho plano de negócios e plano de investimento desenvolvidos, basta arregaçar as mangas e colocar em prática.

NoAlarms
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro

Quase que abria um bar, cara. Quaaase mesmo.

Claro que você não vai entregar o ouro, mas me conta aí! Qual teus planos pra esse bar ?

EternoRocker
Veterano
# set/10
· votar


Não abri ainda... mas pretendo abrir um dia... ou não... vai saber.

Dependendo da área... até compensa ser empregado.

Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


NoAlarms

Ele é quase nos moldes do Frangó de São Paulo, não sei se você conhece.

É voltado para um público de bom poder aquisitivo, o grande gargalo é o aluguel caríssimo da sala comercial em bairro nobre e o capital de giro absurdo para o primeiro ano.

Mas tem uma lucratividade excelente de acordo com as informações coletadas em dados primários.

NoAlarms
Veterano
# set/10 · Editado por: NoAlarms
· votar


Cavaleiro

Não conheço o Frangó. Te aconselho a realmente dar uma pesquisada legal e levantar a maior quantidade de dados possíveis pra depois não quebrar a cara.

Tenho um amigo que levantou um bar lindo, numa das principais avenidas aqui de Recife. O investimento foi absurdo, mas o local era maravilhoso, o bar mais ainda, e ele tinha uma idéia legal. O problema foi a administração. Talvez não calcularam bem o capital de giro, ou esperavam que bombasse de cliente e não bombou e com 6 meses o bar foi fechado.

Esse ramo - como você já disse - é muito lucrativo, mas como todo ele, é muito concorrido. Você tem que se estruturar bem, preparar um ambiente enxuto e começar sólido se não leva a rasteira antes mesmo do primeiro ano.

Não sei como funciona em São Paulo, mas aqui em Recife esse setor de bar/restaurante é praticamente controlado por uma família. Eles tem as melhores localizações e os bares/restaurantes mais badalados, aí fica complicado também bater de frente com esse "cartel".

Bog
Veterano
# set/10
· votar


NoAlarms

Uma das coisas que aprendi durante a faculdade é que eu NÃO tenho perfil empreendedor. Meu perfil é essencialmente técnico. Até tentei ser do grupo que abriu a empresa júnior, até pensei que queria ter minha empresa, mas no fim das contas, percebi que aquilo não me empolgava tanto quanto saber como fazer um computador aprender a generalizar conceitos.

Isso quer dizer que 10 anos depois, eu faço brinquedos cada vez mais nerds, enquanto alguns dos meus ex-colegas de faculdade fazem fortuna (e outros morrem na praia - uma das coisas chatas do empreendedorismo é que é preciso correr riscos!). =/

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


NoAlarms

Com certeza, eu sou formado em administração e tenho uma formação em gerenciamento de projetos, sei dos riscos.

Quando você abre um empreendimento você tem que ser um outlier, um ponto fora da curva, porque a tendência natural é não dar certo, por isso que não abri ainda.

Além disso, ele tem que cobrir o custo de oportunidade, só investirei caso tenha a garantia de retorno de 100% do meu investimento em cinco anos, porque nesse período 3/4 das empresas quebram e o mercado financeiro paga até 13% com baixo risco para deixar o dinheiro parado a juros compostos.

A avaliação risco/retorno normalmente não compensa a não ser em caso de grande demanda não atendida ou pioneirismo.

Aqui em Florianópolis está em expansão o mercado, para ter idéia, só na rua da minha casa tem dois bares para este mesmo público e que formam fila, em outras regiões parecidas ainda não saiu nada, o momento é esse ao meu ver, só estou pegando uma consultoria para ver se não é desvaneio meu e ter uma segunda opinião.

NoAlarms
Veterano
# set/10
· votar


Bog

Isso é verdade, man. É muito difícil você pegar todo seu dinheiro, e muitas vezes levantar até o que não é nem seu por uma idéia que pode não dar certo. O pior é que a maioria dos colegas, familiares e afins, vão te desiludirem: "Fique no seu emprego, você tem um salário razoável; E se tudo der errado, o que você vai fazer?"

O lance grande também é saber o que é trabalhar e administrar uma empresa. Antes, quando era gurizão, tinha aquela imagem dos executivos de filme: os administradores só ficavam sentados em uma sala - sempre luxuosa, tomando cafézinho, flertando com a secretária gostosa, e o único stress que rolava era decidir aonde iria gastar todo o lucro. Descobri na raça que administrador deve ser um dos trabalhos mais estressantes que existem. Com o celular e a internet é que complicou de vez porque você nunca tem folga da sua empresa. Você sai do escritório, mas a empresa vai com você aonde quer que você esteja.

Dogs2
Veterano
# set/10
· votar


o Sam é empreendorzaço!

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Vou engolir a WMcCann

Bog
Veterano
# set/10
· votar


NoAlarms
Descobri na raça que administrador deve ser um dos trabalhos mais estressantes que existem.

Eu não precisei ir tão longe, heheh. Depois de uma recessão braba nos anos 90, meu pai perdeu o emprego, se juntou com os ex-colegas da firma (todos desempregados), e abriu uma empresa. No comecinho, ele saída de casa às 7 da manhã e chegava às 9 da noite. Depois, precisava viajar toda semana, porque só conseguiam trabalho em micro-cidades do interior. Isso sem contar que ele teve que lidar com politicagem e coisas do tipo.

No fim das contas, deu tudo certo: ele conseguiu continuar pagando colégio particular para eu para meus irmãos, pagou faculdade para eles também, garantiu uma aposentadoria tranquila (sem depender só de INSS)...

Mas mesmo tendo um exemplo positivo em casa, eu não consegui me animar com essa coisa de ser empreendedor. Depois de formado, só piorou: eu vi que não quero ser o dono da indústria, quero ser o cara que inventou a tecnologia por trás da máquina que a tal indústria usa. Todos os elos da cadeia são importantes. Mas o dono da indústria continua ganhando mais que eu, hahahah.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/10
· votar


Bom eu tenho tipo de uma lojinha secreta na escola, eu fico vendendo apitos (daqueles que fazem um barulho bem escroto), pulseiras que estouram e um monte de outras coisas pra quem gosta de bagunçar (eu já vendi uma B1 que posteriormente um cara estourou no patio da escola). Já devo ter lucrado uns 20 mangos, sem brincadeira, eu faço isso mesmo, e olha que comecei a fazer isso em agosto.

EternoRocker
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido

Vou engolir a WMcCann

Cresci lá dentro... Se for a mesma McCann que estou pensando... A McCann Erickson.

Gui
Veterano
# set/10
· votar


nos moldes do Frangó de São Paulo
bar bacanaço na Freguesia do Ó...se tiverem com bala na agulha, recomendo uma passada lá.
é o tipo de local que você não vai pra beber brahma.

Cavaleiro
as duas coisas que mais chamam a atenção no Frangó (além da falta de espaço, devido ao excesso de gente frequentando) são a carta de cervejas e a coxinha (já eleita a melhor de SP, pela veja)...

esses são os dois principais diferenciais do Frangó...
tem um outro na mesma região que tentou seguir a mesma linha..mas não conseguiu manter a mesma linha e mudou um pouco o foco..o Bar do Alemão.
é um bar tão aconchegante quanto o Frangó, com carta de cervejas bem reduzida (apesar de ter boas opções internacionais), petiscos maravilhosos (diria que até melhores que o do Frangó) e preço mais camarada.
deu certo (é dificil encontra-lo com mesas vazias), tá lá até hoje e já tem bom tempo por ali (são quase vizinhos)...mas teve que mudar o foco pra se manter.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


EternoRocker
Aham, ela se fundiu com a W/Brasil e agora é WMcCann.

Dogs2
Veterano
# set/10
· votar


[M]@a.[K]!ller
Bom eu tenho tipo de uma lojinha secreta na escola, eu fico vendendo apitos (daqueles que fazem um barulho bem escroto), pulseiras que estouram e um monte de outras coisas pra quem gosta de bagunçar (eu já vendi uma B1 que posteriormente um cara estourou no patio da escola). Já devo ter lucrado uns 20 mangos, sem brincadeira, eu faço isso mesmo, e olha que comecei a fazer isso em agosto.


Heber_MG

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/10
· votar


Dogs2
Quem é esse Heber_MG?

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Bom eu tenho tipo de uma lojinha secreta na escola, eu fico vendendo apitos (daqueles que fazem um barulho bem escroto), pulseiras que estouram e um monte de outras coisas pra quem gosta de bagunçar (eu já vendi uma B1 que posteriormente um cara estourou no patio da escola). Já devo ter lucrado uns 20 mangos, sem brincadeira, eu faço isso mesmo, e olha que comecei a fazer isso em agosto.

AHUSHUASHUSHUHUASUHASHUASHUHASUAUHS

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/10
· votar


Codinome Jones
Eu sempre fui de lucrar, quando eu era pequeno eu fazia uns aviões de papel que tinha aprendido na internet, eu lembro que eu fazia um bem maluco que era bonito mas não voava nada e era facil de fazer, ai eu falava que era o melhor avião de papel do mundo eleito pelo Guiness Book (naquela época passava), eu cobrava 1 real + uma folha, só pra fazer um avião mixuruca.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Gui

Mas eu pretendo fazer em um formato temático, mas essa parte eu não pretendo revelar porque é o grande diferencial e pioneirosmo, eu só quero roubar algumas idéias do Frangó, como a carta de cervejas fantástica deles com promoções semanais por exemplo.

Eu já estudei e no plano de negócios com menos de R$ 650.000,00 é bastante inviável, tanto pelo aluguel num espaço nobre, gastos em publicidade e propaganda e alto capital de giro, mas esse tipo de bar costuma fazer grande sucesso em Florianópolis, com ROI estimado em 18 meses.

Gui
Veterano
# set/10
· votar


[M]@a.[K]!ller
Dogs2
Quem é esse Heber_MG?

use a busca.

IgorC
Veterano
# set/10
· votar


Há um tempo atrás eu tinha a idéia de fazer um bar/restaurante temático com um amigo meu, ele é chefe de cozinha e tem vontade de abrir um restaurante e eu to me formando em administração... a ideia era fazer um rock bar, que tivesse música, um ambiente legal e música ao vivo nos fins de semana... a gente se inspirou um pouco no Sushi bar Rock do David Silvera...

NoAlarms
Veterano
# set/10
· votar


Bog

É foda mesmo...

Tem que suar a camisa (literalmente).

Cavaleiro

Gerenciamento de projetos foi uma pós que você fez? Interessante!

Eu tou me formando e ainda não sei pra que lado eu vou nas pós.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


NoAlarms

Está se formando em adm?

Estou fazendo ainda.

NoAlarms
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro

Sim.. acabando a facul. Já era pra ter me formado, mas tive que trancar porque fui morar fora e tudo mais. Ta curtindo o curso? Tá fazendo aonde?

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


NoAlarms

To fazendo MBA na FGV e fazendo algumas matérias de mestrado na UDESC.

Eu gosto bastante, trabalho com isso há uns três anos e já tive oportunidade de gerenciar projetos sociais.

E você, pendendo pra qual área?

NoAlarms
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro

Legal, cara. Pra te falar a verdade, ainda não sei o que quero. Passei muito tempo pensando que faria algo relacionado a RH, mas hoje não mais. Tenho que dar uma procurada nesses dois últimos períodos de faculdade que me faltam para ter uma certeza.

Alguma sugestão?

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


NoAlarms

Empreendedorismo já que você parece gostar do tema.

goodhatin
Veterano
# set/10
· votar


O maior empreendedorismo que faço é investir em mim mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Empreendedorismo no OT.