Autor |
Mensagem |
brunohardrocker Veterano |
# set/10
· votar
Stonebreaker os pastores possivelmente não acreditam e as pessoas são assim mesmo, agem diferente qdo em exposição
Posso negar essa afirmação que terá o mesmo valor.
esse é um exemplo, bseado em experiência pessoal de como foi atingido o objetivo ao escrever essa passagem, explicitamente "porque DEUS AMA AO QUE DÁ COM ALEGRIA",
Eu tive a mesma experiência pessoal que você, porém, conforme as regras, não devo julgar ninguém por suas atitudes, é errado. Falando na lingua dos ateus, que não deixa de ter palavras herdadas dos tempos biblicos: "é errado ser hipócrita". Ou só pra contrariar você vai me dizer é correto ser hipócrita?
implicitamente, Deus não ama ao que não dá com alegria...
Não é isso que estão escrito. Se está escrito que "ama quem dá com alegria" não quer dizer que "não ama quem não dá com alegria". Lembrando que isso é mais um conselho do que uma lei e o dízimo bíblico não é para enriquecer os sacerdotes e sim "pra que haja mantimentos em minha casa", traduzindo para a linguagem dos ateus: um sacerdote, que dedica sua vida a Deus, por certo, deve viver de doações, a igreja deve se sustentar pelo dízimo e ser uma instituição filantrópica.
|
luiztx Veterano |
# set/10
· votar
Stonebreaker não tem nada implicito ai não, isso é falacia... por exemplo, um pai ama um filho que lhe da um abraço... dizer isso não nega o fato dele amar seus outros filhos...
|
Stonebreaker Veterano |
# set/10 · Editado por: Stonebreaker
· votar
luiztx os pastores qdo citam uma passagem destas, é fácil para os fiéis associarem, à parábola do rico, provérbios sobre avareza etc e criarem uma imagem negativa daquele que não contribui
|
Stonebreaker Veterano |
# set/10
· votar
brunohardrocker não disse que significa, mas que fica subentendido seria melhor escrever está escrito e pode ser entendido
|
Cavaleiro Veterano |
# set/10
· votar
Eu também vejo esse trecho como uma espécie de chantagem, porque ela pode entrar no mundo da coação moral.
Recomendo leitura:
http://www.cacb.adv.br/Pdf/D%CDZIMO%20E%20COA%C7%C3O%20MORAL.pdf
|
brunohardrocker Veterano |
# set/10
· votar
Cavaleiro Eu também vejo esse trecho como uma espécie de chantagem, porque ela pode entrar no mundo da coação moral.
Como eu disse, a coação moral só é feita por outra pessoa, no caso, pode ser um pastor ou um padre, com algum acréscimo de discurso.
O trecho é bem ao contrário de uma coação, é muito mais uma liberdade concedida ao doador. Ou seja, "se for pra doar contra sua vontade, não doe". Simples.
Mas é bem interessante o artigo, vou ler até o fim.
Mas olha só:
SÍLVIO RODRIGUES assevera que tal regra tem "o propósito direto de proteger o doador, não permitindo que, por sua leviandade ou imprevidência, caia em penúria. Mas tem, por igual, o escopo indireto de proteger a sociedade, evitando que o Estado se veja compelido a prestar assistência a mais um desgraçado." 12
Casos que conheço e posso citar aqui, são os noticiados na TV a respeito das práticas da IURDI. Esse ponto é justíssimo.
|
Cavaleiro Veterano |
# set/10
· votar
brunohardrocker
Claro que palavras não vão ser o fim da coação, sempre o meio.
Não estou criticando qualquer forma de expressão religiosa, inclusive o dízimo mas acho que a forma de coleta deveria ser diferente, não ao olhar de outras pessoas, isso constitui uma forma de coação.
|