Felicidade custa R$ 11 mil por mês, aponta estudo

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro


"Para saber até que ponto dinheiro compra felicidade, estatísticos analisaram um banco de dados gigantesco nos EUA. Descobriram um valor a partir do qual mais riqueza não significa mais bem-estar: R$ 11 mil por mês.

"Uma renda pequena exacerba as dores emocionais associadas a problemas como divórcio, doença ou solidão", diz Daniel Kahneman, da Universidade Princeton, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2002 e coautor da nova pesquisa publicada na revista científica "PNAS".

Para ser feliz, então, o importante não é ser rico, mas sim não ser pobre, revelam entrevistas feitas com mais de 450 mil americanos.

A pesquisa funciona assim: entrevistadores pedem que as pessoas relatem a frequência com que se sentiram felizes ou sorridentes recentemente. Perguntam o mesmo com relação ao estresse. Pedem também que, em uma escala de zero a dez, digam o quanto estão satisfeitas com as suas vidas --a "nota" média dada pelas pessoas foi de 6,76. Cruzam, então, as respostas obtidas com dados sobre a vida dos entrevistados.

Imagem 1

Assim, eles descobriram, por exemplo, que gente solitária se sente muito infeliz até em comparação com quem sofre de um problema crônico de saúde.

Ter filhos, por outro lado, traz felicidade. Mas, curiosamente, em média o efeito é menor do que o de ter um plano de saúde --ao menos em países em que o sistema público de hospitais é ruim, como os EUA e talvez o Brasil.

Surpreende também a correlação entre envelhecer e se sentir mais feliz. Aparentemente, os anos fazem com que as pessoas aprendam a lidar com as dificuldades.

O fator campeão de bem-estar, porém, é ser uma pessoa religiosa. Angus Deaton, também de Princeton, esboçou uma explicação para a Folha sobre isso.

"Quem vai à igreja faz amigos por lá, e isso tem um impacto muito bom. A religião também ajuda os fiéis a entender algumas questões mais difíceis da vida, e isso pode servir de apoio em tempos difíceis. Além disso, muitas igrejas oferecem cuidado médico ou apoio social."

A fé é o único fator que consegue até ganhar do dinheiro na busca pela felicidade.

O valor de R$ 11 mil reais, claro, serve como indicador, mas é bom ter em mente que, como ele se refere aos Estados Unidos, uma margem de erro precisa ser levada em consideração ao adaptá-lo ao Brasil --onde, ao menos em algumas cidades, o custo de vida pode ser bem diferente.

"Nós sabemos, por exemplo, que os latino-americanos costumam se sair bem em medições de felicidade", recorda Angus Deaton.

Imagem 2

Fonte

Vocês concordam com o estudo?

É impactante ser religioso estar no primeiro critério para a felicidade, talvez por isso as pessoas religiosas se apeguem tanto as suas crenças.

Dissertem, ou não.

suco de laranja
Veterano
# set/10
· votar


essa notícia me deixou triste...

suco de laranja
Veterano
# set/10
· votar


brinks.. tô feliz!! :)

Ed_Vedder
Veterano
# set/10
· votar


Vocês concordam com o estudo?


O dia em que eu ganhar 11k mes, eu respondo.

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
arrume essa ibagens!
eu quero ibagens!

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


renansena777

Tá com problema?

Aqui dá certo :(

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Entao e so aqui...
vou ter que ficar sem ibagens =/

Heaffy
Veterano
# set/10
· votar


Quem vai à igreja faz amigos por lá, e isso tem um impacto muito bom.Além disso, muitas igrejas oferecem cuidado médico ou apoio social
Amizade + plano de saúde > Deus D:

Tivertimailaif
Veterano
# set/10
· votar


Tenho certeza que eu sou muito mais feliz com meus 745,00 reals do que 37% das pessoas que ganham 11k

Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


renansena777

Não necessariamente, entre pela fonte que eu citei e veja as imagens, é bastante interessante.


Tivertimailaif

Você está sendo pessimista.

Eu acho que faltou nessa pesquisa o desenvolvimento do salário até um ponto em que começa a decair em decorrência do acúmulo de capital.

Assim como pouco dinheiro gera problemas conjugais, o excesso dele traz catástrofes familiares em boa parte dos casos.

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Desisto, nem a fonte ta abrindo aqui...

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Eu acho que felicidade é algo muito subjetivo, não confio nas médias de amostragem.

Tivertimailaif
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
o.O pq pessimista?

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Tivertimailaif

Eu acho que é mais de 37%.

Tivertimailaif
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Ahhhhhhh bom, tmb acho isso, coloquei 37 pq é um numero que eu gosto bastante, não quero dizer necessariamente que foram 37% das pessoas

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro

Mulheres sabem disso há milênios.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/242072/#7024619

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido

Felizmente isso é um estudo e não um prognóstico.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Que seja, mas como eu disse... Eu acho que felicidade é algo muito subjetivo, não confio nas médias de amostragem.

Não se tem nem uma definição pra felicidade.

E além do mais, o Black Fire estudou a vida a fundo por anos e anos antes de redigir aquele texto :D

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido

Mas não é por isso que não deve-se estudá-la

Condordo com você que o conceito de felicidade é subjetivo, no caso é considerado o conceito do entrevistado e obrigatoriamente por pesquisa qualitativa.

Eu mostrei em outro tópico um pouco disso:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/241297/#7005822

Ah sim, o Black Fire tirou da tese de doutorado dele em Berkeley haha.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Assim como pouco dinheiro gera problemas conjugais, o excesso dele traz catástrofes familiares em boa parte dos casos.

Eu concordo com isso. Mas evito comentar. Geralmente quando falo que dinheiro em excesso tende a trazer estresses e problemas muito mais graves que uma pessoa assalariada tem, eu me passo por idiota.

EternoRocker
Veterano
# set/10 · Editado por: EternoRocker
· votar


Eu concordo com isso. Mas evito comentar. Geralmente quando falo que dinheiro em excesso tende a trazer estresses e problemas muito mais graves que uma pessoa assalariada tem, eu me passo por idiota.

Aí depende da orientação e administração desse $$... o que vc falou pode ser 100% correto ou 100% incorreto... vai depender.

Acho que um cara que vem construindo patrimônio aos poucos, vai saber lidar bem com elevado montante eventualmente recebido... agora aqueles que recebem $$ do nada, tipo herança ou prêmios, vão ter sérios problemas se não se controlarem... certamente irão gastar mais do que deveriam.

É tudo questão de administração... e sinceramente acho que R$ 11.000 é um exagero exageradamente exagerado tendo em vista um cidadão médio. Com R$ 5.000 uma pessoa já consegue viver bem, constituir patrimônio e ter certas regalias, como viagens por exemplo.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Eu concordo com isso. Mas evito comentar. Geralmente quando falo que dinheiro em excesso tende a trazer estresses e problemas muito mais graves que uma pessoa assalariada tem, eu me passo por idiota.

Isso vai contra a crença das pessoas, eu acho que quando as pessoas tem um objetivo para com o dinheiro a ser arrecadado ela consegue atingir um maior nível de felicidade.

O problema é o acúmulo como fim, isso gera um problema educacional com os filhos, inveja e interesses com amigos e outros parentes.

A construção social não é mais com você e sim com seu dinheiro.

GiulianoB
Veterano
# set/10
· votar


11 mil por mes? entao jamais serei feliz :(
solucao : virar político!

r2s2
Veterano
# set/10
· votar


Prefiro tetas grandes.

Acho que cada 100ml a mais nas tetas da sua(s) mulher(es) diminui cerca de R$ 1.850 esse piso de alegritude.

Johnny Favorite
Veterano
# set/10
· votar


GiulianoB
11 mil por mes? entao jamais serei feliz :(
solucao : virar político!


Que nada, estuda 1 de cursinho e faz um concurso da Receita Federal que tu ganha isso fácinho.

Strato_Master
Veterano
# set/10
· votar


cara.. 11 mil é nas condições dos EUA.... aqui seria diferente como dito na próprio estudo....

@topic: resumindo o estudo:
na busca à felicidade
fé>dinheiro>all
-> ateus são menos felizes que pessoas religiosas

ateísmo FAIL


apesar desta fonte pseudo-científica não apresentar nenhuma referência confiável tãopouco análises estatísticas.

Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


apesar desta fonte pseudo-científica não apresentar nenhuma referência confiável tãopouco análises estatísticas.

É a publicação em um site da uol, você queria que viesse com análise de amostra estatística?

Lembrando que o autor foi vencedor nobel em 2002.

Resumindo seu comentário: Você não entendeu nada do estudo e resolveu tratá-lo como prognóstico conforme estava falando com o Headstock invertido.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Sem contar que a PNAS - Proceedings of the National Academy of Sciences onde foi publicado o artigo, é uma das publicações mais respeitáveis dos Estados Unidos e a segunda mais acessada.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


tsc tsc

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Felicidade custa R$ 11 mil por mês, aponta estudo