Leitura dinâmica funciona?

    Autor Mensagem
    guschard
    Veterano
    # ago/10


    E aí, alguém conhece esse negócio??? Falam tão bem dela (as escolas que ensinam isso, obviamente), que parece ser a maior mentira do mundo.
    Eu já procurei saber como funciona e inclusive já fiz uns exercícios que achei na internet, mas não tive muita fé que iria funcionar, então não dei continuidade. Gostaria de saber o opinião de vocês.

    Sam Keat
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    guschard
    a manolo
    post a teoria disso ai

    Bob do recife
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    guschard
    se você explicasse, facilitaria uma exposição de opiniões diversas...

    guschard
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Sam Keat
    É assim. Normalmente, quando as pessoas vão ler, elas sub-vocalizam as palavras, ou seja, mechem os lábios ou até "lêem" as palavras mentalmente. Isso limita sua velocidade de leitura à velocidade que você consegue falar. Além disso, eles propõem a leitura das palavras em grupos, por exemplo, tente ler a frase a seguir olhando diretamente para os asteríscos:


    Joãozinho foi a feira comprar bananas.
    * * *


    Dessa forma, você diminui os movimentos oculares, também aumentando a velocidade.

    Mas queria saber de alguém que já fez isso como isso afeta a compreensão de textos, principalmente textos técnicos. Segundo os instrutores, a compreensão melhora, mas uma coisa é ler um texto da Veja, e outra coisa é ler um texto do Webber.

    guschard
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bob do recife
    Eu tava redigindo a explicação quando você postou;
    Hhuauhauhahuahuauhauha

    Rapha_krust...
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    what porra is this?

    Tivertimailaif
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Funciona sim cara, da uma olhada la na comuna que tem no orkut sobre isso, teve um tempo que eu estava praticando, e consegui sentir uma boa diferença, só que não é uma coisa que vem da noite pro dia, no começo pode até parecer lorota, pois tu não ve mudanças, mas depois da 3º semana, praticando pelo menos 6 vezes por semana, 30 ou 60 minutos, tu ja consegue ver uma boa diferença, tanto na velocidade quanto no entendimento do texto.

    Dogs2
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    funciona, eu pratico da minha forma (sem técnica, só no frílingue) e li um livro de 400 páginas numa tarde antes da prova (com consulta) dele. Perdi muita informação detalhada e específica propositalmente porque a prova era com consulta, mas fui seletivo no olhar, peguei as informações principais (sem caneta, só passando página, lendo), fui passando o olho e absorvi muita coisa mesmo. Mas nesse caso foi uma leitura paupérrima, feita só pra passar na matéria mesmo.

    guschard
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tivertimailaif
    Dogs2

    Mas, como eu perguntei antes, isso funciona com textos bem técnicos e difíceis de ler?? Bom, vo dar uma olhada na comunidade no orkut e ver se faço os exercícios. O foda é que ta difícil achar 1 hora no meu dia pra praticar.

    Rapha_krust...
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    pow me interessei...Pra quem faz história, e necessita de uma carga de leitura grande deve ajudar.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Isso era uma programa que passava na RedeTV antes do fraco programa de putaria da Monique Evans.

    Bob do recife
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    guschard
    quase todo mundo faz isso sem perceber..

    a gente nao le 'silaba por silaba'.. colocamos o olho na palavra, o cerebro automaticamente lembra da imagem daquela palavra e lê..
    e muitas vezes a gente até deduz o que ta escrito antes mesmo de ler..

    voce ja deve ter percebido isso quando ta lendo em voz alta junto com alguem (igreja, por exemplo), as vezes tu fala uma palavra que nao ta lá, pq teu cerebro a deduz..

    enfim.. todos nos fazemos essa leitura, sem perceber :)

    guschard
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Rapha_krust...
    pow me interessei...Pra quem faz história, e necessita de uma carga de leitura grande deve ajudar.

    Pois é, eu não faço história, faço economia. Vim perguntar isso porque pretendo fazer um mestrado e, durante o curso, precisaria ler muita coisa, inclusive coisas relacionadas a história.

    Bob do recife
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    ainda passa..
    e é um otimo resumo de noticias..
    eles dão a noticia de forma imparcial, voce faz sua interpretação.

    diferentemente de jornais, como o jornal nacional, que impõe opiniões na mente das massas (de forma subjetiva e subliminar, obvio)

    Tivertimailaif
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bob do recife
    Mas no caso da leitura Dinâmica, não é fato de ler uma palavra como um todo, ou sílaba por sílaba, a leitura dinâmica, auxilia no processo de "perder" a sub vocalização, faça esse seguinte teste:

    Leia um texto, do jeito que vc lê normalmente.
    Depois pegue um texto que seje do mesmo tamanho, só que enquanto ler faça o seguinte, ao invés de ir Sub vocalizando as palavras na sua mente, vc começa a contar de 100 à 0. Vc verá que vai ler o texto, muito, mas muito mais rápido mesmo.

    Na primeira vez, vc não vai entender porra nenhuma do texto, pq seu olho só vai estar "enxergando", mas depois de alguns treinos, vc começa a ler mais rapido por causa disso.

    Entendeu?

    Animal Mother
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Acho que o tempo que você leva praticando isso não compensa o que você vai economizar. Além de que a leitura exageradamente rápida pode não dar o tempo necessário pra que se reflita sobre o assunto.

    Acho que, porém, pode ser uma boa pra quem tem problemas de concentração.

    Scrutinizer
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Sério que precisa de treinamento para isso? Fiz aqui e não é difícil. Talvez precise de prática.

    GuitarUser
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mas queria saber de alguém que já fez isso como isso afeta a compreensão de textos
    Entendi perfeitamente que o sujeito Joãozinho dirigiu-se à feira com a finalidade de comprar bananas.

    maspn
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    leitura dinamica é bom pra ler um jornal, qndo tu nao tem interesse no assunto, le rapido e entende meia boca do que ta escrito... meio que um pré-resumo da mente...

    mas vai estudar algebra com isso pra ver.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    eu faço no feeling também. o fato é que a linguagem escrita é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito repetitiva. Dá para pular muita coisa, mas tem que ter discernimento

    guschard
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Animal Mother
    Acho que o tempo que você leva praticando isso não compensa o que você vai economizar. Além de que a leitura exageradamente rápida pode não dar o tempo necessário pra que se reflita sobre o assunto.

    Dependendo da quantidade de coisas que alguém tem pra ler, eu acho que seria válido gastar um tempo praticando isso. E imagino que realmente não dê pra refletir durante a leitura, mas talvez seja possível fazer a reflexão após a leitura, quando já tiver adquirido a informação. Bom, sei la, como já falei, não sei como funciona. Minha leitura é muito ruim. Eu tenho dificuldades em me concentrar e quando percebo, já to pensando em outra coisa, por isso to pensando nisso.

    maspn
    leitura dinamica é bom pra ler um jornal, qndo tu nao tem interesse no assunto, le rapido e entende meia boca do que ta escrito... meio que um pré-resumo da mente...

    mas vai estudar algebra com isso pra ver.


    Algebra realmente seria impossível, mas e história, por exemplo??

    Fernandojp
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu estudo leitura dinamica já faz um bom tempo. Realmente aumentei bastante a minha velocidade de leitura.

    Preciso melhorar muito ainda, mas creio eu que eu esteja lendo umas 3 vezes mais rápido do que quando eu não usava as técnicas que aprendi.

    Para quem esta indiciando ou procura ler mais rápido recomendo este curso gratuito:
    http://www.downgratis.com/cursos/leitura-dinamica/

    E também uma ótima ferramenta para ajudar a ler mais rápido é a "Spreeder":
    http://www.spreeder.com/app.php

    Boa sorte pra quem esta estudando leitura dinâmica também.

    Abração galera!

    att,
    Fernando

    Benva
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Porra brother, para de desenterrar tópico pra fazer propaganda desses sites aí...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Leitura dinâmica funciona?